Supermarine Spitfire MK I
PessoALL,
A tinta spray que estava pensando em usar não está mais disponível na loja (Colorgin Esmalte ECO - Base água). Vou tentar improvisar com esmalte acrílico branco e corantes PVA. já estou preparando uma superfície de teste para avaliar os resultados. Existe um esmalte acrilico da Suvinil que possui secagem ao toque em 30 minutos. Alguem já usou este tipo de tinta?
A tinta spray que estava pensando em usar não está mais disponível na loja (Colorgin Esmalte ECO - Base água). Vou tentar improvisar com esmalte acrílico branco e corantes PVA. já estou preparando uma superfície de teste para avaliar os resultados. Existe um esmalte acrilico da Suvinil que possui secagem ao toque em 30 minutos. Alguem já usou este tipo de tinta?
Conforme prometido, segue a minha conclusão sobre a utilização do esmalte acrílico:
Possui bom acabamento, levemente brilhante no isopor com a massa Renner, porém se for diluído, perde o brilho e a cobertura fica prejudicada.
Na amostra abaixo, utilizei o esmalte acrilico suvinil puro (branco) e depois adicionei os corantes PVA nas cores Verde e Preto. na amostra verde houve a diluição com 1/4 de água e nas amostras cinza e branco a aplicação foi pura (tinta + corante). Agora só resta saber o quanto agregou de peso, como não tenho uma balança de precisão, vou ficar devendo esta informação para vocês.
Abs
Marco
Possui bom acabamento, levemente brilhante no isopor com a massa Renner, porém se for diluído, perde o brilho e a cobertura fica prejudicada.
Na amostra abaixo, utilizei o esmalte acrilico suvinil puro (branco) e depois adicionei os corantes PVA nas cores Verde e Preto. na amostra verde houve a diluição com 1/4 de água e nas amostras cinza e branco a aplicação foi pura (tinta + corante). Agora só resta saber o quanto agregou de peso, como não tenho uma balança de precisão, vou ficar devendo esta informação para vocês.
Abs
Marco
- Anexos
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- Exemplo com as três amostras. Apesar da foto não estar grande coisa, dá para notar a diferença entre as áreas cinza e verde
- SNC00096.jpg (26.12 KiB) Exibido 9672 vezes
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- Detalhe da cobertura da tinta diluída (verde) e somente com o corante (pura).
- SNC00094.jpg (22.39 KiB) Exibido 9672 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Pessoal,
Estou preocupado com a geometria da asa eliptica cortada com fio quente. Estou pensando em construir uma asa estrutural. Como já havia montado alguns modelos em balsa em escalas menores (inclusive um Spitfire), acredito ser mais "confiável" a asa estrutural. A construção do P51 do Laercio me mostrou ser possível a utilização do depron para isto, mas tenho dúvidas com o peso. Alguém já fez o comparativo entre os dois tipos de asas (estrutural e maciça)???
Abs
Marco
Estou preocupado com a geometria da asa eliptica cortada com fio quente. Estou pensando em construir uma asa estrutural. Como já havia montado alguns modelos em balsa em escalas menores (inclusive um Spitfire), acredito ser mais "confiável" a asa estrutural. A construção do P51 do Laercio me mostrou ser possível a utilização do depron para isto, mas tenho dúvidas com o peso. Alguém já fez o comparativo entre os dois tipos de asas (estrutural e maciça)???
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Continuando a saga da construção do Spitfire, resolvi construir uma nova asa para o aero, mas agora estrutural. Aproveitei as dicas e experiência do Laercio na construção do P51 e comecei a construir a asa estrutural em depron 4mm. Segue abaixo a sequencia de montagem da asa. Ao final vou ter a comparação entre os dois modelos de asa, pois não pretendo me desfazer da asa maciça.
- Anexos
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- Mais fotos da semi-asa com os reforços
- SNC00111.jpg (32.76 KiB) Exibido 9569 vezes
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- A exemplo do Laercio, resolvi colocar os reforços na parte frontal da asa para garantir o alinhamento e fornecer maior resistência estrutural. Segue amesma lógica, porém retirei material do meio do reforço para aliviar peso.
- SNC00110.jpg (32.07 KiB) Exibido 9569 vezes
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- Detalhe da longarina principal já colada com os alfinetes
- SNC00109.jpg (32.16 KiB) Exibido 9569 vezes
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- Finalização da longarina em "H" para garantir maior estabilidade da asa
- SNC00108.jpg (34.04 KiB) Exibido 9569 vezes
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- Longarina com a travessa inferior e os suportes intermediários já colados.
- SNC00106.jpg (26.45 KiB) Exibido 9569 vezes
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- detalhe dos reforços estruturais para garantir o alinhamento das nervuras.
- SNC00112.jpg (30.7 KiB) Exibido 9570 vezes
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Continuando com a construção:
Ontem terminei a estrutura das duas semi-asas e do suporte central. Fiz a encamenda do Depron de 2mm para fazer o chapeado da asa estrutural e junto com as placas (comprei duas) veio um material que é no mínimo curioso. Um tipo de depron preto chapeado por um tipo de papel cartão. É bem resistente e utilizei um pedaço deste material para servir de suporte para o servo dos ailerons.
Também chegou parte da eletrônica que utilizarei no modelo. Hoje fiz a junção das duas semi-asas ao suporte central.
Abs
Marco
Ontem terminei a estrutura das duas semi-asas e do suporte central. Fiz a encamenda do Depron de 2mm para fazer o chapeado da asa estrutural e junto com as placas (comprei duas) veio um material que é no mínimo curioso. Um tipo de depron preto chapeado por um tipo de papel cartão. É bem resistente e utilizei um pedaço deste material para servir de suporte para o servo dos ailerons.
Também chegou parte da eletrônica que utilizarei no modelo. Hoje fiz a junção das duas semi-asas ao suporte central.
Abs
Marco
- Anexos
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- SNC00119.jpg (33.37 KiB) Exibido 9507 vezes
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- SNC00118.jpg (38.73 KiB) Exibido 9507 vezes
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- SNC00116.jpg (34.08 KiB) Exibido 9507 vezes
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- SNC00115.jpg (36.6 KiB) Exibido 9507 vezes
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- Detalhe do suporte para junção das asas
- SNC00113.jpg (34.81 KiB) Exibido 9507 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Agora a eletrônica:
São dois motores, dois Speed Controls e três servos de 9g. Para terminar ainda falta o Radio (um HobbyKing de 7 canais) e a bateria Rhino de 1750 mAh e 3S 20C.
Ainda não sei qual motor irei utilizar. Se alguem tiver uma dica, será muito bem vinda.
Abs
Marco
São dois motores, dois Speed Controls e três servos de 9g. Para terminar ainda falta o Radio (um HobbyKing de 7 canais) e a bateria Rhino de 1750 mAh e 3S 20C.
Ainda não sei qual motor irei utilizar. Se alguem tiver uma dica, será muito bem vinda.
Abs
Marco
- Anexos
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- Motor da HobbyKing 750 kv e esc de 35A (esse motor é "du mal")
- SNC00123.jpg (36.52 KiB) Exibido 9447 vezes
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- Motor RC Smart de 1084 kv arrematado no e-bay por USD 10,00 com ESC de 30 A da mesma marca. Não conheço essa marca e não tenha a mínima ideia se ele irá servir para este aero.
- SNC00126.jpg (34.61 KiB) Exibido 9447 vezes
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- Detalhe de toda a eletrônica junta.
- SNC00120.jpg (39.76 KiB) Exibido 9447 vezes
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- Roger g.p.
- membro
- Mensagens: 1427
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
- Localização: Içara, SC, 17
[quote:67b4fde4f0="Roger g.p."]cuidado com esse esc hein, falam mal dele ( o de 35A).
Muito legal a asa.
Abraços.[/quote:67b4fde4f0]
Roger,
Obrigado pela dica. Vou tomar cuidado com este ESC. Aliás, existe algum ESC Xing Ling que não seja arriscado?
Segue abaixo novas fotos do chapeado em depron 2mmm, por enquanto somente a parte inferior da asa.
Muito legal a asa.
Abraços.[/quote:67b4fde4f0]
Roger,
Obrigado pela dica. Vou tomar cuidado com este ESC. Aliás, existe algum ESC Xing Ling que não seja arriscado?
Segue abaixo novas fotos do chapeado em depron 2mmm, por enquanto somente a parte inferior da asa.
- Anexos
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- SNC00127.jpg (32.96 KiB) Exibido 9368 vezes
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- SNC00129.jpg (32.86 KiB) Exibido 9368 vezes
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- SNC00133.jpg (31.44 KiB) Exibido 9368 vezes
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- SNC00135.jpg (31.86 KiB) Exibido 9368 vezes
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- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13847
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Está ficando ótima a asa, ela ficará um pouco mais pesada do que a de isopor, mas verá que terá bem mais resistência.
Eu usei 4 varetas de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.
Uma diferença entre a minha e a sua forma de chapear as asas é que eu usei uma chapa de depron 2 mm praticamente inteira na parte inferior das asas, para garantir um pouco mais a resistência da união entre elas. somente a parte superior é que foi feito em dias partes.
Eu usei 4 varetas de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.
Uma diferença entre a minha e a sua forma de chapear as asas é que eu usei uma chapa de depron 2 mm praticamente inteira na parte inferior das asas, para garantir um pouco mais a resistência da união entre elas. somente a parte superior é que foi feito em dias partes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
[quote:b40b16feb0="LaercioLMB"]Está ficando ótima a asa, ela ficará um pouco mais pesada do que a de isopor, mas verá que terá bem mais resistência.
Eu usei 4 vareta de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.[/quote:b40b16feb0]
Achei bem mais precisa que a asa cortada com fio quente. A tecnica do fio pode ser muito útil para asas retas. Para fechar a construção da asa, falta o chapeado superior. Acredito que a sua técnica seja realmente mais recomendada mas fiquei com receio da dificuldade devido ao diedro de 6 graus de cada lado. Da próxima vez tentarei fazer em uma única peça.
Abs
Marco
Eu usei 4 vareta de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.[/quote:b40b16feb0]
Achei bem mais precisa que a asa cortada com fio quente. A tecnica do fio pode ser muito útil para asas retas. Para fechar a construção da asa, falta o chapeado superior. Acredito que a sua técnica seja realmente mais recomendada mas fiquei com receio da dificuldade devido ao diedro de 6 graus de cada lado. Da próxima vez tentarei fazer em uma única peça.
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001