Bomb Shell Old Timer terminado e voado...
- david loos
- membro
- Mensagens: 1144
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
- Localização: Brusque SC
estes Old Timers sempre tem o CG a 50%?
eu estava observando os vôos do Lanzo Bomber, que é parecido com este seu modelo, o vôo dele é meio pendurado, com pouco motor ele já levanta o nariz e dá a impressão que tem bastante arrasto, parece ser um vôo que nem precisa usar o profundor, se o CG dele ficasse a 1/3 como os modelos atuais, não seria melhor até no planeio dele? e seria até mais fácil de encontrar sem precisar colocar tanto peso no nariz dele!
abraço
eu estava observando os vôos do Lanzo Bomber, que é parecido com este seu modelo, o vôo dele é meio pendurado, com pouco motor ele já levanta o nariz e dá a impressão que tem bastante arrasto, parece ser um vôo que nem precisa usar o profundor, se o CG dele ficasse a 1/3 como os modelos atuais, não seria melhor até no planeio dele? e seria até mais fácil de encontrar sem precisar colocar tanto peso no nariz dele!
abraço
-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 851
- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
- Localização: Curitiba Parana
CG entre 50% e 60%, mas voam de uma forma ou outra. Voam normalmente, mesmo levando bastante lastro, como filmadoras e afins.
Bem montados, o profundor serve apenas para trimar e para emergências pois acelerando o aero decola sozinho e cortando o motor eles descem devagar ( as vezes precisa o profundor, pois ele demora muito para descer). No voo ocorre o mesmo, subir e descer basta acelerar ou tirar motor...
Bem montados, o profundor serve apenas para trimar e para emergências pois acelerando o aero decola sozinho e cortando o motor eles descem devagar ( as vezes precisa o profundor, pois ele demora muito para descer). No voo ocorre o mesmo, subir e descer basta acelerar ou tirar motor...
César, que construção bonita. O Bombshell é meu OldTimer preferido, seguido de perto pelo Lanzo. E sua construção está muito limpa, mesmo! É interessante observar como uma construção criteriosa de balsa cria aviões com envergadura maior que a padrão de 1m dos elétricos e ainda assim muito leves! Isso é resultado da mão de um mestre! PARABÉNS COM DIREITO A SALVA DE PALMAS DE PÉ!
David, uma coisa interessante nos Old timers a respeito o CG que parece estar "atrasado". O estabilizador traseiro e o profundor normalmente também têm perfil, e assim ganham sustentação. Isso influencia diretamente o controle do avião: é como se o avião estivesse "picando" o tempo todo. Por isso o CG é, aparentemente, muito atrasado. Mas funciona com esse tipo de modelo.
Os Oldtimers, sejam de vôo livre ou R/C, nunca me atraíram muito. Mas tenho olhado com cada vez mais interesse para o vôo tranquilo deles. Seriam uma opção interessante pro fim de tarde, pra uns vôos desestressantes, hehehe
Abraços, e parabéns mais uma vez César!
David, uma coisa interessante nos Old timers a respeito o CG que parece estar "atrasado". O estabilizador traseiro e o profundor normalmente também têm perfil, e assim ganham sustentação. Isso influencia diretamente o controle do avião: é como se o avião estivesse "picando" o tempo todo. Por isso o CG é, aparentemente, muito atrasado. Mas funciona com esse tipo de modelo.
Os Oldtimers, sejam de vôo livre ou R/C, nunca me atraíram muito. Mas tenho olhado com cada vez mais interesse para o vôo tranquilo deles. Seriam uma opção interessante pro fim de tarde, pra uns vôos desestressantes, hehehe
Abraços, e parabéns mais uma vez César!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
- Cesar-SP
- membro
- Mensagens: 3529
- Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
- Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010
[quote:38bd3862ae="david loos"]estes Old Timers sempre tem o CG a 50%?
eu estava observando os vôos do Lanzo Bomber, que é parecido com este seu modelo, o vôo dele é meio pendurado, com pouco motor ele já levanta o nariz e dá a impressão que tem bastante arrasto, parece ser um vôo que nem precisa usar o profundor, se o CG dele ficasse a 1/3 como os modelos atuais, não seria melhor até no planeio dele? e seria até mais fácil de encontrar sem precisar colocar tanto peso no nariz dele!
abraço[/quote:38bd3862ae]
David estes modelos foram projetados para voo livre (sem Radio) eles são auto estaveis, o fato da corda ser a 50 % da corda é porque a maioria tem profundor com perfil o gera sustentação, então voce pode voar com o CG um pouco mais recuado do que normalmente fazemos nos modelos convencionais.
abs
Cesar-SP
eu estava observando os vôos do Lanzo Bomber, que é parecido com este seu modelo, o vôo dele é meio pendurado, com pouco motor ele já levanta o nariz e dá a impressão que tem bastante arrasto, parece ser um vôo que nem precisa usar o profundor, se o CG dele ficasse a 1/3 como os modelos atuais, não seria melhor até no planeio dele? e seria até mais fácil de encontrar sem precisar colocar tanto peso no nariz dele!
abraço[/quote:38bd3862ae]
David estes modelos foram projetados para voo livre (sem Radio) eles são auto estaveis, o fato da corda ser a 50 % da corda é porque a maioria tem profundor com perfil o gera sustentação, então voce pode voar com o CG um pouco mais recuado do que normalmente fazemos nos modelos convencionais.
abs
Cesar-SP
warp drive Sr Sulo
- Cesar-SP
- membro
- Mensagens: 3529
- Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
- Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010
brunollo , obrigado pelas considerações, estou aprendendo ainda , os mestres são aqueles senhores que temos o prazer de receber la no Ibira a quem devemos ser gratos pois eles que fizeram o aeromodelismo ser divulgado e transformado em esporte no Brasil , e com quem aprendo muito, construção em balsa não tem segredo, um bom estilete, varias lixas e um pouco de capricho, colar sempre em cima da planta não tem erro.
abs
Cesar-SP
abs
Cesar-SP
- david loos
- membro
- Mensagens: 1144
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
- Localização: Brusque SC
eu quero fazer outro lanzo bomber, porém desta vez caprichado como este seu aí, mas daí agora que me falaram sobre o CG e o perfil do estabilizador...
no meu lanzo eu tinha deixado o CG a 50% e ele voava meio pendurado e parecia que não tinha sustentação, e motor eu tinha de sobra, era um 2822, com uma hélice 8x4 e bateria de 3s 750 mAh...
se eu montar o shocked bomber, com 1,2m de asa, precisarei fazer o tal perfil no estabilizador traseiro?
abraço
no meu lanzo eu tinha deixado o CG a 50% e ele voava meio pendurado e parecia que não tinha sustentação, e motor eu tinha de sobra, era um 2822, com uma hélice 8x4 e bateria de 3s 750 mAh...
se eu montar o shocked bomber, com 1,2m de asa, precisarei fazer o tal perfil no estabilizador traseiro?
abraço