Antonov AN-22- 3,25m.envergadura-ajuda c/ tripartida
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Antonov AN-22- 3,25m.envergadura-ajuda c/ tripartida
[color=red:6f32028b90][/color:6f32028b90][color=blue:6f32028b90][/color:6f32028b90]
Pessoal, este é o Antonov AN-22 Antheus, todo em P2, projetado em CAD
e cortado em máquina, um corte de arte do amigo Rodrigo!
Tem 124 polegadas de asa, terá 8 motores 2822 contrarotativos, 2 hélices quadripás cada motor, trem retrátil (um sufoco para projetar-são 12 rodas no total).
Preciso de uma ajuda na questão fuselagem e asa tripartida-> para transportar esta besta, preciso repartir em 3 partes a asa e a fuselagem.
Estou confuso quanto a que solução darei para a longarina e para a junção da fuselagem.
ALGUMA DICA, PLEASE...
Obrigadão!!!!
Pessoal, este é o Antonov AN-22 Antheus, todo em P2, projetado em CAD
e cortado em máquina, um corte de arte do amigo Rodrigo!
Tem 124 polegadas de asa, terá 8 motores 2822 contrarotativos, 2 hélices quadripás cada motor, trem retrátil (um sufoco para projetar-são 12 rodas no total).
Preciso de uma ajuda na questão fuselagem e asa tripartida-> para transportar esta besta, preciso repartir em 3 partes a asa e a fuselagem.
Estou confuso quanto a que solução darei para a longarina e para a junção da fuselagem.
ALGUMA DICA, PLEASE...
Obrigadão!!!!
- Anexos
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- AN-22_In_The_Air-400.jpg (14.66 KiB) Exibido 13752 vezes
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- PICT0331A.JPG (28.17 KiB) Exibido 13756 vezes
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- PICT0334A.JPG (28.76 KiB) Exibido 13756 vezes
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- PICT0324A.JPG (34.5 KiB) Exibido 13756 vezes
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- PICT0320A.JPG (35.28 KiB) Exibido 13756 vezes
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- PICT0319A.JPG (34.73 KiB) Exibido 13756 vezes
fly!
- alexcmag
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No meu Martin Mars dividi a fuselagem em três partes, na verdade um corte sob a asa que era travado embaixo por uma dobradiça (como era um modelo experimental, usei dobradiça de fita) e em cima pela própria junção da asa. A terceira parte era o conjunto de cauda, que desencaixava da fuselagem. Toda a eletrônica ficava na metade atrás das asas, e eu desencaixava os links e soltava a cauda para transporte.
A asa não achei realmente nenhuma solução razoável, tive que cortar as pontas para transportar. 3,25m realmente é difícil de caber em qualquer lugar, mas a maioria dos carros cabe uma asa de 2m, então eu faria a junção das pontas onde já dá para ver que é um painel separado na foto.
A junção dá para fazer com tubos concêntricos de carbono (mas cuidado com o sentido das fibras do externo, se forem paralelos trinca), ou fazer uma "gaveta" de compensado junto à longarina. Não sou bom nisto, são apenas idéias.
A asa não achei realmente nenhuma solução razoável, tive que cortar as pontas para transportar. 3,25m realmente é difícil de caber em qualquer lugar, mas a maioria dos carros cabe uma asa de 2m, então eu faria a junção das pontas onde já dá para ver que é um painel separado na foto.
A junção dá para fazer com tubos concêntricos de carbono (mas cuidado com o sentido das fibras do externo, se forem paralelos trinca), ou fazer uma "gaveta" de compensado junto à longarina. Não sou bom nisto, são apenas idéias.
- david loos
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- Everton de Castro
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- Pedro Pithan
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[quote:ff686230ce="Everton de Castro"]É impressão minha, a pose da foto, ou a asa está com incidência negativa ? Vai ficar lindão, capricha e não pare a construção. Também quero saber como vai ser toda a parafernalha, quero dizer eletrônica.[/quote:ff686230ce]
Incidência ou Diedro?
Se for Diedro, por que não o AN-225 e o AN-224 tem diedro negativo...
Incidência ou Diedro?
Se for Diedro, por que não o AN-225 e o AN-224 tem diedro negativo...
Gaui Hurricane 550 || JR DSX7 2.4Ghz DSM2 Tô de volta 

mas acho que diedro negativo ficaria ruim num aeromodelo, pois os escala cheia, carregam muita carga, então se não tiver diedro negativo, o comando do aileron ficaria inativo, só serviria para dar arrasto....
está muito boa a construção.
uma pergunta: vc fez a fuselagem em um bloco só? se não, como fez essas carenagens do trem de pouso?
está muito boa a construção.
uma pergunta: vc fez a fuselagem em um bloco só? se não, como fez essas carenagens do trem de pouso?
- Gilberto
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Eis algumas opções de motores:
[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/YX-13DZ.jpg[/img:3a7edbafff]
[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/CR28M.jpg[/img:3a7edbafff]
[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/23LC6-1100.jpg[/img:3a7edbafff]
[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/YX-13DZ.jpg[/img:3a7edbafff]
[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/CR28M.jpg[/img:3a7edbafff]
[img:3a7edbafff]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/23LC6-1100.jpg[/img:3a7edbafff]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
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Bom, vamos lá:
Existe sim um ANEDRO nas pontas, e pretendo manter no modelo.
Ele funciona ao contrario do diedro-> ex.: numa curva para a esquerda, um avião com diedro terá a asa da esquerda gerando maior sustentação, logo ele tenderá a estabilizar na posição paralela ao chão.
Com o anedro ocorre o contrário_ a asa esquerda terá menor sustentação, a direita maior, e a aeronave tenderá a fechar mais a curva.
Mas no caso do AN-22, por ser apénas em parte da asa o anedro, o efeito é amenizado.
O sistema contrarotativo é barato (aprox. 70 reais) e levara , para cada par de motores, 2 helices.
Estou estudando o uso das Varioprops quadripás, por serem programáveis para mudança de passo e terem as helices pusher também, facilitando a montagem das helices duplas quadripás contrarotativas, como no verdadeiro.
Sei quew terei 2 vezes mais consumo, mas será um escala lindo e o barulho que este sistema gera é emocionante.
Pretendo dar massa para isopor e pintar, ALGUÉM SABE COMO PREPARAR O ISOPOR PARA RECEBER TINTA ESMALTE AUTOMOTIVO?
Obrigado pelo interesse, não esqueçam que este projeto só está indop adiante graças ao amigo RODRIGO!
Cesar
Existe sim um ANEDRO nas pontas, e pretendo manter no modelo.
Ele funciona ao contrario do diedro-> ex.: numa curva para a esquerda, um avião com diedro terá a asa da esquerda gerando maior sustentação, logo ele tenderá a estabilizar na posição paralela ao chão.
Com o anedro ocorre o contrário_ a asa esquerda terá menor sustentação, a direita maior, e a aeronave tenderá a fechar mais a curva.
Mas no caso do AN-22, por ser apénas em parte da asa o anedro, o efeito é amenizado.
O sistema contrarotativo é barato (aprox. 70 reais) e levara , para cada par de motores, 2 helices.
Estou estudando o uso das Varioprops quadripás, por serem programáveis para mudança de passo e terem as helices pusher também, facilitando a montagem das helices duplas quadripás contrarotativas, como no verdadeiro.
Sei quew terei 2 vezes mais consumo, mas será um escala lindo e o barulho que este sistema gera é emocionante.
Pretendo dar massa para isopor e pintar, ALGUÉM SABE COMO PREPARAR O ISOPOR PARA RECEBER TINTA ESMALTE AUTOMOTIVO?
Obrigado pelo interesse, não esqueçam que este projeto só está indop adiante graças ao amigo RODRIGO!
Cesar
fly!
- gomez hector
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A fuselagem está neste instante tripartida, foi gerada em blocos de P2.
Irei então, seguindo a sugestão do amigo, passar a massa leve para isopor, lixar muito , repassar e dar acabamento em acrílico + verniz.
Asa-> ainda estou confuso:
Estive estudando soluções-> uma seria longarina de plywood, com encaixes macho/femea no formato quadrado, haveria uma seção central da asa até os 2 motores internos e as pontas que se encaixariam, indo dos motores externos até as pontas das asas.
Outra seriam os tubos de fibra de carbono que encaixariam, com a mesma divisão citada acima.
O q acham melhor?
Quanto a chapear com balsa, confesso que nunca fiz isso (todos meus aeromodelos são 100% P2 ou blue foam...
Teria que contar com a ajuda de alguém, talvez meu colega Chico da UBA...
Irei então, seguindo a sugestão do amigo, passar a massa leve para isopor, lixar muito , repassar e dar acabamento em acrílico + verniz.
Asa-> ainda estou confuso:
Estive estudando soluções-> uma seria longarina de plywood, com encaixes macho/femea no formato quadrado, haveria uma seção central da asa até os 2 motores internos e as pontas que se encaixariam, indo dos motores externos até as pontas das asas.
Outra seriam os tubos de fibra de carbono que encaixariam, com a mesma divisão citada acima.
O q acham melhor?
Quanto a chapear com balsa, confesso que nunca fiz isso (todos meus aeromodelos são 100% P2 ou blue foam...
Teria que contar com a ajuda de alguém, talvez meu colega Chico da UBA...
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Esqueci de falar das carenagens do trem-> estão maciças neste estágio, deverão ser cavadas com Dremel e seccionadas, para eu poder inserir um reforço em plywood, que começará nas carenagens e irá para uma peça interna no formato da fuselagem, de forma a distribuir as cargas de pouso e decolagem e criar uma base para o trem e uma base para as baterias.
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Longarinas
Olá Cesar,
Belíssimo modelo!!!
Por favor me diga qual a envergadura das sessões onde a asa será dividida bem como a corda e altura do perfil e quanto a fuselagem qual o diâmetro externo e interno onde será ou já foi cortada.
Vamos ver se posso lhe dar algumas idéias, pois já fiz alguns aviões grandes.
Belíssimo modelo!!!
Por favor me diga qual a envergadura das sessões onde a asa será dividida bem como a corda e altura do perfil e quanto a fuselagem qual o diâmetro externo e interno onde será ou já foi cortada.
Vamos ver se posso lhe dar algumas idéias, pois já fiz alguns aviões grandes.
Ola a todos.
Cesar, primeiramente boa noite e desculpas pelo sumiço.
Graças ao bom Deus os aeromodelos que fabricamos Ganharam a graça de muitos, e fico muito agradecido com essa pequena vitória, o problema maior é que as vendas triplicaram e com isso atrasos e mais atrasos,pra muitas pessoas que não sabem hoje trabalhando com seis lojas, que revendem nosso produto, e isso praticamente ocupa cerca de 70% da minha produção, elevando ao Maximo com as vendas para consumidor final, Mais claro o que isso tem a ver, apesar já faz um bom tempo desde o início desse projeto e achei que não tinha mais o que falar e sim ser feito, por isso resolvemos colocar um ponto final nessa novela.
E é como muita alegria que posso dizer que esta pronta, ou melhor, na metade, pois agora é contigo, só lembrando que este aera é outro, lembra aquele das primeiras fotos, resolvi dar o fim nele e comecei outro cortado literalmente na CNC, um melhor acabamento e precisão nos cortes , como eu digo , é melhor demorar e fazer bem feito do que ser rápido e entregar um merd...
Segue as novas fotos do novo modelo” ALELUIA”
[URL=http://img825.imageshack.us/i/1001372r.jpg/][img:3edee35abb]http://img825.imageshack.us/img825/4656/1001372r.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img844.imageshack.us/i/1001379m.jpg/][img:3edee35abb]http://img844.imageshack.us/img844/6766/1001379m.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img408.imageshack.us/i/1001382p.jpg/][img:3edee35abb]http://img408.imageshack.us/img408/4856/1001382p.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img826.imageshack.us/i/1001383.jpg/][img:3edee35abb]http://img826.imageshack.us/img826/5641/1001383.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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Cesar, primeiramente boa noite e desculpas pelo sumiço.
Graças ao bom Deus os aeromodelos que fabricamos Ganharam a graça de muitos, e fico muito agradecido com essa pequena vitória, o problema maior é que as vendas triplicaram e com isso atrasos e mais atrasos,pra muitas pessoas que não sabem hoje trabalhando com seis lojas, que revendem nosso produto, e isso praticamente ocupa cerca de 70% da minha produção, elevando ao Maximo com as vendas para consumidor final, Mais claro o que isso tem a ver, apesar já faz um bom tempo desde o início desse projeto e achei que não tinha mais o que falar e sim ser feito, por isso resolvemos colocar um ponto final nessa novela.
E é como muita alegria que posso dizer que esta pronta, ou melhor, na metade, pois agora é contigo, só lembrando que este aera é outro, lembra aquele das primeiras fotos, resolvi dar o fim nele e comecei outro cortado literalmente na CNC, um melhor acabamento e precisão nos cortes , como eu digo , é melhor demorar e fazer bem feito do que ser rápido e entregar um merd...
Segue as novas fotos do novo modelo” ALELUIA”
[URL=http://img825.imageshack.us/i/1001372r.jpg/][img:3edee35abb]http://img825.imageshack.us/img825/4656/1001372r.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img526.imageshack.us/i/1001380a.jpg/][img:3edee35abb]http://img526.imageshack.us/img526/5620/1001380a.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img703.imageshack.us/i/1001381.jpg/][img:3edee35abb]http://img703.imageshack.us/img703/207/1001381.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img408.imageshack.us/i/1001382p.jpg/][img:3edee35abb]http://img408.imageshack.us/img408/4856/1001382p.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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[URL=http://img826.imageshack.us/i/1001383.jpg/][img:3edee35abb]http://img826.imageshack.us/img826/5641/1001383.jpg[/img:3edee35abb][/URL]
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Caramba!! O Rodrigo estava invocado mesmo, esse ficou perfeito!!!
O que me "preocupa" é esse perfil super fino da asa!! Será fibrada???
Abs
Warne
O que me "preocupa" é esse perfil super fino da asa!! Será fibrada???
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- Pedro Prado
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Oi Cesar, tudo bem? Muito legal seu projeto, vai ficar incrível!!!
Bom, posso dar uns palpites?
Essa asa é um desafio... acho que para reforçar a asa você deveria usar varetas de fibra de vidro de 2mm, de ponta a ponta, sem emendas. Por isso não daria para usar fibra de carbono, por serem só de 1m. Colocaria elas bem em cima uma da outra, para fazer o efeito estrutural tipo viga “ i “, colocaria no mínimo umas cinco em baixo e cinco em cima. Na parte central da asa eu colocaria compensados (1.20m +-), tipo uma régua, de 3mm entre as varetas de cima e de baixo para evitar que elas se aproximem uma da outra durante o esforço, devido ao isopor ser mole e fácil de comprimir. Na ponta da asa, eu colocaria um compensado de 10mm para segurar as ponta das varetas.
Eu não sei se você viu, eu fiz assim na asa do Hitler, ficou muito firme, mais firme que uma prancha de surf e na Zaginha também. Eu também não perderia tempo laminando com madeira, é muito difícil a colagem, fica cola de mais ou de menos, perdendo a estrutura. Daria o acabamento primeiro com massa Tapa tudo da Renner, lixava bem e depois tecido de fibra de vidro 83g e resina epóxi. Aí mais um pouco de massinha, cuidado para não lixar o tecido e furar ele, perdendo assim a resistência, e por fim primer a base de água e tinta fosca a base de água também. Nem pensar em tintas a base de thinner, o gás atravessa a fibra e derreter o isopor, arruinando tudo.
Tenho certeza que a asa assim resistirá a tudo. Faça ela inteira, se baionetar complica mais ainda, como ela é fininha fica mais fácil de carregar, leva ela pra fora do carro, que nem vara de pescar (de bambu, das antigas...he,he).
O corpo tem que ficar mais leve para compensar o peso da asa, mas eu faria também igual, só que sem os reforços, não seria necessário.
Aí foi meu palpite, você escolheu um grande desafio, assim que é legal! Boa sorte, conte comigo!
Abs. Pedro :D
[URL=http://img63.imageshack.us/i/zagui16.jpg/][img:2f437a1551]http://img63.imageshack.us/img63/7299/zagui16.jpg[/img:2f437a1551][/URL]
Bom, posso dar uns palpites?
Essa asa é um desafio... acho que para reforçar a asa você deveria usar varetas de fibra de vidro de 2mm, de ponta a ponta, sem emendas. Por isso não daria para usar fibra de carbono, por serem só de 1m. Colocaria elas bem em cima uma da outra, para fazer o efeito estrutural tipo viga “ i “, colocaria no mínimo umas cinco em baixo e cinco em cima. Na parte central da asa eu colocaria compensados (1.20m +-), tipo uma régua, de 3mm entre as varetas de cima e de baixo para evitar que elas se aproximem uma da outra durante o esforço, devido ao isopor ser mole e fácil de comprimir. Na ponta da asa, eu colocaria um compensado de 10mm para segurar as ponta das varetas.
Eu não sei se você viu, eu fiz assim na asa do Hitler, ficou muito firme, mais firme que uma prancha de surf e na Zaginha também. Eu também não perderia tempo laminando com madeira, é muito difícil a colagem, fica cola de mais ou de menos, perdendo a estrutura. Daria o acabamento primeiro com massa Tapa tudo da Renner, lixava bem e depois tecido de fibra de vidro 83g e resina epóxi. Aí mais um pouco de massinha, cuidado para não lixar o tecido e furar ele, perdendo assim a resistência, e por fim primer a base de água e tinta fosca a base de água também. Nem pensar em tintas a base de thinner, o gás atravessa a fibra e derreter o isopor, arruinando tudo.
Tenho certeza que a asa assim resistirá a tudo. Faça ela inteira, se baionetar complica mais ainda, como ela é fininha fica mais fácil de carregar, leva ela pra fora do carro, que nem vara de pescar (de bambu, das antigas...he,he).
O corpo tem que ficar mais leve para compensar o peso da asa, mas eu faria também igual, só que sem os reforços, não seria necessário.
Aí foi meu palpite, você escolheu um grande desafio, assim que é legal! Boa sorte, conte comigo!
Abs. Pedro :D
[URL=http://img63.imageshack.us/i/zagui16.jpg/][img:2f437a1551]http://img63.imageshack.us/img63/7299/zagui16.jpg[/img:2f437a1551][/URL]
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