Telemaster 120 cm - Re-inventando a roda - com vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

[quote:fdcc0ceed8="dekster"]Boa noite Rho
Tenho acompanhado suas ressentes construções, e por achar muito bonitas, ricas em detalhes e bem instrutivas pesquisei outras construções feitas por você e me ocorreu uma duvida.
As nervuras da asa em algumas construções apresenta um ressalto no bordo de fuga, e geralmente no inicio da montagem da asa elas ficam apoiadas para baixo, seria para deixar a corda paralela com a base de montagem para alinhar com precisão a montagem da asa?
Deixo meus agradecimentos por compartilhar suas construções e a paciência em responder a esta pergunta feita e a outras que provavelmente farei.

Abraços.[/quote:fdcc0ceed8]

Caro [b:fdcc0ceed8]dekster[/b:fdcc0ceed8],

Aqueles "pesinhos" no bordo de fuga das nervuras é utilizado no caso de nervuras simétricas ou semi-simétricas, com convexidade na face inferior, pois elas não parariam de pé numa mesma posição.

No caso de Telemaster que o perfil e plano-convexo, e a parte de baixo do perfil sendo plana, não precisa do pesinho para que todas as nervuras fiquem de pé na mesma posição/ inclinação.

Eu calço os pesinhos com uma régua para que o alinhamento fique perfeito.

E quando eu desenho a planta já faço o desenho do pesinho para deixar a asa já com o angulo de incidência correto, desde a montagem dos painéis.

Espero ter explicado!!! :P :P
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
dekster
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:30 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por dekster »

Sim, foi muito bem explicado.

Obrigado, e continue com estas belas construções.
fa_rp
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Jun 04, 2013 1:51 pm
Localização: Ribeirão Preto/SP

Mensagem por fa_rp »

[quote:955d27072a="Rho"]A minha planta diz que o modelo mede 873,4 mm de comprimento, sem contar o hélice.

A altura máxima da fuselagem, sem contar a asa é de 124,3 mm.

Alguns me perguntam sobre a largura: 66,6 mm de largura, acabado.

Adoror este modelo e até dá vontade de construir outro; seria o terceiro.

Forte abraço,

Randal[/quote:955d27072a]

Rho parabens pela iniciativa, serei mais um a seguir suas dicas.
duvidas.

medi a fuseca com o dwg viwer e a mesma esta com 820 mm sem a helice, já a altura esta com 127mm. Esta correto esta medida com base em um de seus posts que iria reduzir o tamanho da calda para acertar melhor o CG?
outra duvida:
o profundor e o leme são feitos com uma chapa lisa nas medidas que vc passou e depois com ajuda de alguma ferramenta de corte fariamos os triangulos vasados?

desculpe as duvida mas nunca montei um aero, estou no meio do caminha com um de depron e gostaria muito de montar um em balsa.
obrigado
Avatar do usuário
Omar
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 1:51 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Omar »

Estou tentando fazer essa montagem e me deparei com uma dificuldade:

fiz a impressão da fuselagem e ela ficou ligeiramente maior que a placa de balsa que comprei. E as chapas são de 4 polegadas.

Qual é a escala que devo fazer a impressão do arquivo? Quando fiz, foi em A1. Tem que ser menor, ou esse é o tamanho certo, o que preciso é colar um pedaço para ficar na altura exata?

Só esclarecendo melhor o comprimento saiu ok, o que deu errado foi a altura. Fica coisa de meio centímetro para fora no desenho da fuselagem.
Nunca tenha medo de tentar e fracassar. Se existe alguém que nunca fracassou, é porque nunca tentou.
Avatar do usuário
Omar
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 1:51 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Omar »

Para terem uma ideia melhor do que estou falando, resolvi postar umas fotos.

Esta primeira mostra a parte mais grossa da impressão como ficou.

[img:91f447b2ce]https://lh4.googleusercontent.com/-F5_YamuA4g0/UfBr0CAlfGI/AAAAAAAABMI/GUORK7l8ggc/w1143-h857-no/Foto1.jpg[/img:91f447b2ce]

Esta segunda já mostra a placa colocada sobre o desenho, sendo que alinhei com o contorno na parte mais baixa. Reparem que sobra um pouco na parte de cima.

[img:91f447b2ce]https://lh4.googleusercontent.com/-fkRu8FrZ6HI/UfBr1xw6wEI/AAAAAAAABMw/xJ8P21SaIsU/w1143-h857-no/Foto2.jpg[/img:91f447b2ce]

Por isso pergunto se a impressão em A1 que ficou muito grande ou se há algum detalhe que me escapou.
Nunca tenha medo de tentar e fracassar. Se existe alguém que nunca fracassou, é porque nunca tentou.
Avatar do usuário
Renato marcos da silva
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 6:11 pm
Localização: Prata MG

Mensagem por Renato marcos da silva »

[quote:918f4ed619="Omar"]Para terem uma ideia melhor do que estou falando, resolvi postar umas fotos.

Esta primeira mostra a parte mais grossa da impressão como ficou.

[img:918f4ed619]https://lh4.googleusercontent.com/-F5_YamuA4g0/UfBr0CAlfGI/AAAAAAAABMI/GUORK7l8ggc/w1143-h857-no/Foto1.jpg[/img:918f4ed619]

Esta segunda já mostra a placa colocada sobre o desenho, sendo que alinhei com o contorno na parte mais baixa. Reparem que sobra um pouco na parte de cima.

[img:918f4ed619]https://lh4.googleusercontent.com/-fkRu8FrZ6HI/UfBr1xw6wEI/AAAAAAAABMw/xJ8P21SaIsU/w1143-h857-no/Foto2.jpg[/img:918f4ed619]

Por isso pergunto se a impressão em A1 que ficou muito grande ou se há algum detalhe que me escapou.[/quote:918f4ed619]



é só vc colar mais um pedaço de balsa
Avatar do usuário
Omar
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 1:51 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Omar »

Valeu, Renato. Imaginava mesmo que fosse isso, mas preferi ter certeza antes de começar a cortar, afinal as placas não são baratas.

A maior dúvida era se a fuselagem não havia ficado maior do que deveria, mas depois conferi e vi que não. Valeu mesmo.
junior/bads
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Abr 08, 2013 9:29 am
Localização: guarulhos

Mensagem por junior/bads »

Quero muito fazer um desse,mas nao entendi muito a planta e nao consegui abrir, amigo vc poderia me mandar a planta completa por e mail? Por favor. Obrigado
junior/bads
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Abr 08, 2013 9:29 am
Localização: guarulhos

problemas com a planta

Mensagem por junior/bads »

amigos nao consegui de maneira alguma abrir a planta da fuselagem, alguem poderia ajudar por favor? quero muito construir um telemaster...
Avatar do usuário
engpli
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 8:13 am
Localização: Curitiba, Paraná
Contato:

Re: Planta em AutoCad 2004

Mensagem por engpli »

Olá Rho

Poderia nos disponibilizar as outras peças (profundor, leme, asa, cavernas) tb em dwg?
Obrigado antecipado...


[quote:459707b6e9="Rho"]Já me reclamaram que esta planta não estava abrindo.

Então seguindo o pedido do Mágico estou postando ela re-gravada em LT2004.[/quote:459707b6e9]
Responder