Telemaster 120 cm - Re-inventando a roda - com vídeo
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Rho, demais seu tópico cara, to a tempo procurando alguma coisa para construir em balsa e este tópico foi definitivo para isso. Agora, só uma pergunta, existem os desenhos das cavernas? E o desenho da parte de cima e de baixo da fuselagem?
Cara, ja to encomendando a balsa e começo o projeto assim que chegar!!!
Valeu pela iniciativa, você é um cara que ajuda quem está iniciando e não fica humilhando quem faz perguntas "bobas"!!!
Cara, ja to encomendando a balsa e começo o projeto assim que chegar!!!
Valeu pela iniciativa, você é um cara que ajuda quem está iniciando e não fica humilhando quem faz perguntas "bobas"!!!
- lauro rock
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- Rho
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Para a autonomia que você quer compre uma bateria de 3S 2200mA, não sei se ela te dará 20 min, mas certamente chegará bem póximo disso. Precisa ser 3S, não tenho experiência para te propor 2S, ainda mais com motores de KV 950 a 1050.
Estes motores consomem até 18A, então 20C é mais que sufuciente.
Quanto a sugestão do Mágico acredito que é realmente um ótimo substituto para o BL2215/25.
Estes motores consomem até 18A, então 20C é mais que sufuciente.
Quanto a sugestão do Mágico acredito que é realmente um ótimo substituto para o BL2215/25.
- Rho
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Vou construir uma novo Telemaster para mim. Minha idéia é terminá-lo em curto prazo de tempo, pois com 120 cm de envergadura dá para eu levá-lo em algumas viagens de fim de ano. Trinta dias é minha meta!!!
Quanto aos detalhes, já adiantei o primeiro, terá 120 cm de env. que na minha opinião tem muitas vantagens:
1. utilizo as baterias 3S de 2200 mA que tenho,
2. fácil transporte,
3. boa autonomia,
4. motorização e servos bem conhecidos.
A plata foi baseada no Mini Telemaster 400, com aumento proporcional para a env. proposta, aumento da área de leme e consequente leve encurtamento da cauda - o que deve facilitar em acertar o CG apenas com a bateria.
Hoje trabalhei na planta e devo começar alguma coisa em madeira, se der tempo posto algumas fotos.
[img:e0ff73181b]http://img4.imageshack.us/img4/6703/planta1pp.jpg[/img:e0ff73181b]
Quanto aos detalhes, já adiantei o primeiro, terá 120 cm de env. que na minha opinião tem muitas vantagens:
1. utilizo as baterias 3S de 2200 mA que tenho,
2. fácil transporte,
3. boa autonomia,
4. motorização e servos bem conhecidos.
A plata foi baseada no Mini Telemaster 400, com aumento proporcional para a env. proposta, aumento da área de leme e consequente leve encurtamento da cauda - o que deve facilitar em acertar o CG apenas com a bateria.
Hoje trabalhei na planta e devo começar alguma coisa em madeira, se der tempo posto algumas fotos.
[img:e0ff73181b]http://img4.imageshack.us/img4/6703/planta1pp.jpg[/img:e0ff73181b]
Voltando aos poucos.....
- Rho
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[b:df60bb13c5][i:df60bb13c5]"Construção da asa"[/i:df60bb13c5][/b:df60bb13c5]
Sempre inicio a construção dos meus [i:df60bb13c5]aeros[/i:df60bb13c5] pela asa. Corto dois perfis em compensado (4 mm), passo cola tipo CA em toda a volta deles, na intensão de deixá-los mais resistentes à lixa. Como guia utilizo eixos retirados de CDROM's velhos de 3 mm, na foto a baixo fiz questão de incluí-los.
[img:df60bb13c5]http://img72.imageshack.us/img72/564/asa1p.jpg[/img:df60bb13c5]
Depois fica muito fácil para tirar as nervuras idênticas, basta paciência e uma boa lixa. Neste caso as nervuras são de balsa de 1,5 mm - 16 no total - uma chapa de 1 m por 4 polegadas é o suficiente.
[img:df60bb13c5]http://img827.imageshack.us/img827/5172/asa2e.jpg[/img:df60bb13c5]
Para montar, sempre que possível, utilizo quadrados de MDF, como [i:df60bb13c5]"garga"[/i:df60bb13c5]. Neste caso são 4 quadrados de MDF, com aresta de 95 mm. Reparem que a nervura central não foi colada ainda e que a "penúltima" é colada de modo a coincidir com a fuselagem, conferindo maior resistência e apoio.
[img:df60bb13c5]http://img713.imageshack.us/img713/6051/asa3.jpg[/img:df60bb13c5]
Lembram o que disse o [b:df60bb13c5]carlosm[/b:df60bb13c5]:
[quote:df60bb13c5="carlosm"]Rho, me desculpe se estou errado, mas acho que faltou colocar tiras de 1 mm em todas as nervuras para manter a altura, e não deixar rebaixo na hora da entelagem.
[img:df60bb13c5]http://img19.imageshack.us/img19/4808/montagemdaasaesq4.jpg[/img:df60bb13c5][/quote:df60bb13c5]
Pois é, já está feito nesta primeira metade. Os [i:df60bb13c5]"Cap Strips"[/i:df60bb13c5] estão colados sobre as 5 primeiras nervuras, uma vez que a área das remanescentes (6ª, 7ª e 8ª) será toda chapeada. Bordo de ataque e de fuga chapeados.
Para o chapeamento utilizarei 2 chapas de 1mm, de 1 m por 4 polegadas.
Longarinas e bordo de fuga - veretas de 6 x 6 mm (6 varetas de 1 m). Bordo de ataque vareta de 8 x 8 mm, colada a 45°.
Por hoje é só, espero manter o ritmo e acabar antes do Natal.
[img:df60bb13c5]http://img263.imageshack.us/img263/707/asa4a.jpg[/img:df60bb13c5]
[img:df60bb13c5]http://img841.imageshack.us/img841/192/asa5.jpg[/img:df60bb13c5]
Sempre inicio a construção dos meus [i:df60bb13c5]aeros[/i:df60bb13c5] pela asa. Corto dois perfis em compensado (4 mm), passo cola tipo CA em toda a volta deles, na intensão de deixá-los mais resistentes à lixa. Como guia utilizo eixos retirados de CDROM's velhos de 3 mm, na foto a baixo fiz questão de incluí-los.
[img:df60bb13c5]http://img72.imageshack.us/img72/564/asa1p.jpg[/img:df60bb13c5]
Depois fica muito fácil para tirar as nervuras idênticas, basta paciência e uma boa lixa. Neste caso as nervuras são de balsa de 1,5 mm - 16 no total - uma chapa de 1 m por 4 polegadas é o suficiente.
[img:df60bb13c5]http://img827.imageshack.us/img827/5172/asa2e.jpg[/img:df60bb13c5]
Para montar, sempre que possível, utilizo quadrados de MDF, como [i:df60bb13c5]"garga"[/i:df60bb13c5]. Neste caso são 4 quadrados de MDF, com aresta de 95 mm. Reparem que a nervura central não foi colada ainda e que a "penúltima" é colada de modo a coincidir com a fuselagem, conferindo maior resistência e apoio.
[img:df60bb13c5]http://img713.imageshack.us/img713/6051/asa3.jpg[/img:df60bb13c5]
Lembram o que disse o [b:df60bb13c5]carlosm[/b:df60bb13c5]:
[quote:df60bb13c5="carlosm"]Rho, me desculpe se estou errado, mas acho que faltou colocar tiras de 1 mm em todas as nervuras para manter a altura, e não deixar rebaixo na hora da entelagem.
[img:df60bb13c5]http://img19.imageshack.us/img19/4808/montagemdaasaesq4.jpg[/img:df60bb13c5][/quote:df60bb13c5]
Pois é, já está feito nesta primeira metade. Os [i:df60bb13c5]"Cap Strips"[/i:df60bb13c5] estão colados sobre as 5 primeiras nervuras, uma vez que a área das remanescentes (6ª, 7ª e 8ª) será toda chapeada. Bordo de ataque e de fuga chapeados.
Para o chapeamento utilizarei 2 chapas de 1mm, de 1 m por 4 polegadas.
Longarinas e bordo de fuga - veretas de 6 x 6 mm (6 varetas de 1 m). Bordo de ataque vareta de 8 x 8 mm, colada a 45°.
Por hoje é só, espero manter o ritmo e acabar antes do Natal.
[img:df60bb13c5]http://img263.imageshack.us/img263/707/asa4a.jpg[/img:df60bb13c5]
[img:df60bb13c5]http://img841.imageshack.us/img841/192/asa5.jpg[/img:df60bb13c5]
Voltando aos poucos.....
- Rho
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O rendimento do serviço este final de semana está sendo acerelado, semi-asas prontas para serem unidas.
[img:cf8d43ab8e]http://img59.imageshack.us/img59/8761/asa6.jpg[/img:cf8d43ab8e]
[img:cf8d43ab8e]http://img440.imageshack.us/img440/1985/asa7.jpg[/img:cf8d43ab8e]
Colando-se a primeira nervura, já prevendo a inclinação do diedro:
[img:cf8d43ab8e]http://img257.imageshack.us/img257/5254/diedro1.jpg[/img:cf8d43ab8e]
[img:cf8d43ab8e]http://img840.imageshack.us/img840/962/diedro2.jpg[/img:cf8d43ab8e]
Peça em compensado de 4 mm e teste do encaixe das semi-asas:
[img:cf8d43ab8e]http://img138.imageshack.us/img138/1171/diedro3.jpg[/img:cf8d43ab8e]
[img:cf8d43ab8e]http://img94.imageshack.us/img94/4876/diedro4.jpg[/img:cf8d43ab8e]
[img:cf8d43ab8e]http://img214.imageshack.us/img214/1231/diedro5.jpg[/img:cf8d43ab8e]
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"Bora voar", e depois construo mais.....
[img:cf8d43ab8e]http://img59.imageshack.us/img59/8761/asa6.jpg[/img:cf8d43ab8e]
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Colando-se a primeira nervura, já prevendo a inclinação do diedro:
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Peça em compensado de 4 mm e teste do encaixe das semi-asas:
[img:cf8d43ab8e]http://img138.imageshack.us/img138/1171/diedro3.jpg[/img:cf8d43ab8e]
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"Bora voar", e depois construo mais.....
Caro Rho,
Se me permite uma sugestão( para os próximos...), o chapeado do" D box "sempre vai até o fim da longarina, sendo os capstrips colados sobre a nervura e rentes ao chapeado, não sobre a longarina.
Isto deve-se ao fato de que o chapeado tem função mecãnica de reforço mais intensa do que os capstrips, os quais ajudam mais a aumentar a área de contato com o material utilizado para cobertura do que reforçam a estrtura da asa em si, vide modelos da china que raramente trazem capstrips nas asas de balsa e tem menos "grip" na entelagem do que um Great Planes, por exemplo.
Todavia, sendo um treinador, elétrico e bem montado como o seu, não tem nenhum problema, só quis lhe avisar para um futuro.
Grande abraço e parabéns pela técnica limpa e bem colada( sem excessos) nas suas montagens.
Norton
Se me permite uma sugestão( para os próximos...), o chapeado do" D box "sempre vai até o fim da longarina, sendo os capstrips colados sobre a nervura e rentes ao chapeado, não sobre a longarina.
Isto deve-se ao fato de que o chapeado tem função mecãnica de reforço mais intensa do que os capstrips, os quais ajudam mais a aumentar a área de contato com o material utilizado para cobertura do que reforçam a estrtura da asa em si, vide modelos da china que raramente trazem capstrips nas asas de balsa e tem menos "grip" na entelagem do que um Great Planes, por exemplo.
Todavia, sendo um treinador, elétrico e bem montado como o seu, não tem nenhum problema, só quis lhe avisar para um futuro.
Grande abraço e parabéns pela técnica limpa e bem colada( sem excessos) nas suas montagens.
Norton
- Antonio Garcia
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- danilofalioni2
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