Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

charles_pereira
membro
Contato:

Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Mensagempor charles_pereira » 05 Jun 2010 16:20

Olá pessoal!

Como a fuselagem do motoplanador Tesla está pronta ([url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=60175[/url]), preciso agora fazer a asa.

Eu não tenho um cortador de isopor e estou pensando em fazer um molde para a asa.

Imagino que a qualidade e velocidade de construção, desconsiderando o molde, sejam maiores.

Vi pela Internet uns modelos com qualidade muito profissional tendo as asas feitas com molde.

O que tenho dúvida é como rechear a asa.

Penso em duas possibilidades:

- Laminar o molde com duas camadas de tecido e colocar uma longarina de balsa.
- Usar só uma camada de tecido fino e rechear com espuma PU

Em ambos os casos o molde seria pintado, então uma vez desmoldada a asa, ela estaria pronta.

Alguém tem alguma experiência nisso e poderia contribuir?

Desde já agradeço!

Abraços!

Juverto
membro

Mensagempor Juverto » 05 Jun 2010 16:25

Que ótimo que você voltou a construir, Charles!

Muito êxito em seu projeto

Abraço

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 05 Jun 2010 16:43

Valeu Juverto!

Achei um material muito legal, mostrando os passos da construção de um planador escala cheia: http://www.pacificsoaring.org/articles/Building_the_HP24_Kuykendall_PASCO_2005.pdf

Já li muito material sobre composites, mas tão bom como esse, nunca.

Vejam só esses links:

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_8_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_11_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_16_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_23_august_06.htm

http://www.hpaircraft.com/hp-24/update_28_august_06.htm

albertferraz
membro

Mensagempor albertferraz » 05 Jun 2010 19:55

Olá Charles, tudo bem? Vamos compartilhando experiências. Já cheguei a construir uma asa toda em fibra. Com relação ao plug, não há o que discutir, cada um escolhe a maneira que quer trabalhar. O núcleo de espuma PU não convém, agrega muito peso e para se obter o material distribuído de maneira uniforme dentro do molde demandaria um molde muito denso, e desnecessário em minha opinião. A melhor opção sem dúvidas seria laminar com duas camadas e inserir longarina não necessariamente de balsa, pode ser de deprom laminado com tecido de fibra. Aproveite para inserir algumas nervuras de deprom, que pode ser sem laminar mesmo. Como minha experiência foi com uma asa pequena, 1mt, achei desnecessário continuar, mas, para modelos maiores acima de 1,5mts acho uma boa opção e não necessita mais que 3 nervuras em cada metade. Outro detalhe é que pintar o molde antes da laminação proporciona um acabamento sem igual além da grande economia de peso. Lamentavelmente não vou poder anexar fotos para ilustrar pois perdi tudo num pen drive “OLIDINAL” made in china. No mais boa sorte em seu projeto e vamos continuar trocando idéias.

Albert

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 05 Jun 2010 21:11

Obrigado Albert!

Vou postar aqui o andamento do trabalho. Escolhi a forma mais demorada, mas acho que vai valer a pena.

Tens razão quanto ao enchimento com PU. Vou fazer a asa oca mesmo, só com a longarina e talvez algumas poucas nervuras como você disse.

Vou ter que adiar a estreia do Tesla em pelo menos um mês.

Abaixo está um rascunho de como pretendo fazer a asa. Ela terá 2m.

Abraços!
Anexos
DSC03162.JPG
DSC03162.JPG (24.47 KiB) Exibido 13554 vezes
DSC03161.JPG
DSC03161.JPG (24.45 KiB) Exibido 13554 vezes

Juverto
membro

Mensagempor Juverto » 05 Jun 2010 22:10

Já to vendo que logo você vai estar construindo um "full scale"

Já que é piloto mesmo, quem sabe?

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 06 Jun 2010 11:49

Olá Charles,
Já tentei fazer uma asa só de fibra, sem núcleo ("casquinha"), utilizando uma asa pronta,
sem molde, mas o resultado não ficou nada bom. Então, a 1ª conclusão é que tem
que ter molde. A 2ª questão é quantas camadas de fibra seriam necessárias para que fique firme. A 3ª é o núcleo, feito de que? Depron, Balsa, Fibra de Carbono? PU? Isopor?
A minha conclusão é a mesma do Albert, tem que ser oca, para que não agregue muito peso. O PU já foi descartado, pois além da dificuldade de preenchimento igual,
tem que ser um molde bem resistente, para aguentar a sua força expansiva sem deformar.
Agora, usar nervuras ou apenas longarinas na espessura da asa ou ambos?
Esse tipo de molde, para valer a pena, tem que ser muito prático, como os núcleos de
isopor fibrados. Mas, como muito me interessa esse assunto, quero deixar minha sugestão:
- longarinas planas na espessura da asa (madeira ou FV ou FC), com o mínimo de nervuras possível (balsa ou depron);
- 02 a 03 camadas de tecido (75g/m²) (questão peso ?), se for usar 01 camada, colocaria número de nervuras suficiente, como numa entelagem com monokote,
poderia arriscar talves, colocando 03 camadas da parte superior e 01 na inferior.
- molde: Gelcoat e Fibra, mas penso muito em substituir o Gelcoat por outro material
mais resistente, tipo "cimento" (mais barato) ou resina (a 1ª camada seria pura e depois completava com resina misturada com areia (para render), formando um grande bloco.
- e tudo feito no vácuo

Para lembrar, Como ainda não utilizei esta técnica, então, o que falei não passam apenas de sugestões.
De qualquer forma, vai precisar de um bom modelo (plug) para começar.
Como tenho cimento sobrando e uma asa de "bobeira", em breve devo fazer alguns testes, para ver o que dá.

Acompanhando e aprendendo !

Abs

rodrigozn
membro

Mensagempor rodrigozn » 06 Jun 2010 15:21

Lindo demais..

Kamikaze-MT
membro
Contato:

Mensagempor Kamikaze-MT » 06 Jun 2010 15:25

Interessante... acompanhando...

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 06 Jun 2010 17:44

[quote:71768c17e0="DEVAL"]Olá Charles,
Já tentei fazer uma asa só de fibra, sem núcleo ("casquinha"), utilizando uma asa pronta,
sem molde, mas o resultado não ficou nada bom. Então, a 1ª conclusão é que tem
que ter molde. A 2ª questão é quantas camadas de fibra seriam necessárias para que fique firme. A 3ª é o núcleo, feito de que? Depron, Balsa, Fibra de Carbono? PU? Isopor?
A minha conclusão é a mesma do Albert, tem que ser oca, para que não agregue muito peso. O PU já foi descartado, pois além da dificuldade de preenchimento igual,
tem que ser um molde bem resistente, para aguentar a sua força expansiva sem deformar.
Agora, usar nervuras ou apenas longarinas na espessura da asa ou ambos?
Esse tipo de molde, para valer a pena, tem que ser muito prático, como os núcleos de
isopor fibrados. Mas, como muito me interessa esse assunto, quero deixar minha sugestão:
- longarinas planas na espessura da asa (madeira ou FV ou FC), com o mínimo de nervuras possível (balsa ou depron);
- 02 a 03 camadas de tecido (75g/m²) (questão peso ?), se for usar 01 camada, colocaria número de nervuras suficiente, como numa entelagem com monokote,
poderia arriscar talves, colocando 03 camadas da parte superior e 01 na inferior.
- molde: Gelcoat e Fibra, mas penso muito em substituir o Gelcoat por outro material
mais resistente, tipo "cimento" (mais barato) ou resina (a 1ª camada seria pura e depois completava com resina misturada com areia (para render), formando um grande bloco.
- e tudo feito no vácuo

Para lembrar, Como ainda não utilizei esta técnica, então, o que falei não passam apenas de sugestões.
De qualquer forma, vai precisar de um bom modelo (plug) para começar.
Como tenho cimento sobrando e uma asa de "bobeira", em breve devo fazer alguns testes, para ver o que dá.

Acompanhando e aprendendo !

Abs[/quote:71768c17e0]

Legal Deval!

Quando puder, poste aqui.

O maior problema eu acho que é fazer o plug.

Deixar as duas asas bem parecidas não vai ser fácil.

Já comecei a fazer do jeito tradicional mesmo. Eu tenho um pouco de balsa ainda e estou fazendo com nervuras, como se fosse usar a asa. Depois vou cobrir tudo com fibra e fazer o acabamento. O problema é que dá um trabalhão. Mas se fosse muito fácil não teria graça né? :-)

Abraços!

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 07 Jun 2010 08:46

Tirando a CNC, o melhor jeito de deixar as asas exatamente iguais é da forma que tá fazendo mesmo,
ainda mais com esse design.

- calcular as nervuras, pensando na cobertura e na espessura final, para não ficar um perfil muito grosso.
- já que a asa vai servir só de modelo, a estrutura (longarinas, nervuras e chapeamento)
não precisam ser de balsa, pode ser de outra madeira mais mais firme.

E quanto ao núcleo, já chegou a alguma conclusão?

Abs

ROD_RIB
membro

Mensagempor ROD_RIB » 07 Jun 2010 10:27

Olá Charles,
Uma idéia que sempre pensei em colocar em prática, veja o que pensa e me responda. Depois da forma pronta e a laminação concluída, fecha-se as partes e injeta espuma em spray, para dar resistência, ou mesmo usando as partes prontas, como as vendidas na maxepoxi. Aí é tirar as formas para dar acabamento.
O que acha?

Abrs
Fabiano

ROD_RIB
membro

Mensagempor ROD_RIB » 07 Jun 2010 10:29

Ah, me desculpe de não ter comentado, está ficando muito boa sua construção. Parabéns!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 07 Jun 2010 10:36

Olá pessoal!

Obrigado por participarem.

Eu vou tentar fazer um molde para a longarina usando madeira e fibra de vidro.

A ideia é fazer da mesma forma que o planador H24 que mencionei no primeiro post. Lá tem muita informação, desenhos e fotos. Se dá certo para uma asa de 7,5m, então deve dar também para uma de 1mt. :-)

Vejam como está ficando o plug!

Abraços!
Anexos
DSC03165.JPG
DSC03165.JPG (15.78 KiB) Exibido 13219 vezes
DSC03164.JPG
DSC03164.JPG (17.7 KiB) Exibido 13219 vezes
DSC03163.JPG
DSC03163.JPG (18.99 KiB) Exibido 13219 vezes

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 07 Jun 2010 12:06

Coisa linda tá ficando!

Qual perfil usou?

Abs

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 07 Jun 2010 12:35

[quote:6fce3a4f77="DEVAL"]Coisa linda tá ficando!

Qual perfil usou?

Abs[/quote:6fce3a4f77]

Obrigado Deval!

Usei o S3021!

Aproveitando. vou precisar de resina epóxi logo.

Qual o nome da loja onde você comprou em Floripa?

Abraço!

betodebem
membro
Contato:

Mensagempor betodebem » 07 Jun 2010 13:58

Bom, pelas minhas visitas diárias ao RCG eu ainda acho que é melhor fazer de isopor para dar o formato e depois faz a forma por cima com resina e fibra. :)

Asa oca eu nunca vi heheheh, deve ser complicado pra cortar ailerons, Flpas, etc, não?

Abraços,

Beto

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 07 Jun 2010 14:11

[quote:b2769a56fc="betodebem"]Bom, pelas minhas visitas diárias ao RCG eu ainda acho que é melhor fazer de isopor para dar o formato e depois faz a forma por cima com resina e fibra. :)

Asa oca eu nunca vi heheheh, deve ser complicado pra cortar ailerons, Flpas, etc, não?

Abraços,

Beto[/quote:b2769a56fc]

E aí Beto!

Essa asa não terá flaps. Quanto aos ailerons, estou pensando em duas possibilidades:

- Fazer o molde sem o aileron, que deverá ser colocado depois.
- Antes de juntar as duas metades laminadas, colocar o aileron de madeira. No próprio molde poderia ser preparado um rebaixo para facilitar o corte do tecido e fazer a dobradiça com o próprio tecido.

Ainda não terminei nem o plug, mas por enquanto a segunda opção me parece melhor.

O encaixe da baioneta será feito junto com a longarina. Assim fica tudo integrado, sem emendas e bem forte.

Bom, pelo menos espero. O tempo vai dizer. :-)

Abraços!

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 07 Jun 2010 14:28

Charles,

Já vi muito tópico no RCG de construção de asa e em todos é colocado uma camada intermediária, como por exemplo, balsa de 1/32 ou 1mm. Acredito que você tb já tenha visto: http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3263083

Se o seu modelo for de +/- 1m de envergadura, p.ex, eu faria com uma camada de 85gr/m² + balsa + uma camada novamente de 85gr/m². Além, claro, de um boa longarina com a espessura interna da asa que vai garantir a rigidez dela...

Só cuidado com o peso de tudo isso!

rodrigozn
membro

Mensagempor rodrigozn » 07 Jun 2010 14:44

Que perfeição...

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 07 Jun 2010 14:45

[quote:938f325841="Cyberware"]Charles,

Já vi muito tópico no RCG de construção de asa e em todos é colocado uma camada intermediária, como por exemplo, balsa de 1/32 ou 1mm. Acredito que você tb já tenha visto: http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3263083

Se o seu modelo for de +/- 1m de envergadura, p.ex, eu faria com uma camada de 85gr/m² + balsa + uma camada novamente de 85gr/m². Além, claro, de um boa longarina com a espessura interna da asa que vai garantir a rigidez dela...

Só cuidado com o peso de tudo isso![/quote:938f325841]

Valeu Cyber!

Muito legal o link!

Cada metade da asa terá 1m, totalizando com a largura da fuselagem 2,07m.

A longarina terá que ser bem forte mesmo.

Ainda não sei o que colocarei dentro para dar reforço, mas a ideia da balsa é uma boa opção.

Abraços!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Jun 2010 15:24

Sem querer me meter no que não sei direito...

As longarinas e as respectivas "gavetas" atuam como vigas em I em uma construção. A tensão e a compressão são dissipados na parte superior, enquanto a parte vertical impede que ela feche ou abra.

Como a asa será de fibra, a parte de resistir a tensão e compressão já é feita pela fibra, a longarina serve para manter o formato e manter a distência entre o intradorso e o extradorso constantes.

Que tal cortar um filete de depron, balsa ou o material que achar melhor, mas "empacotado" previamente com tecido de fibra e resina?

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 07 Jun 2010 15:47

[quote:4ea9d574cb="alexcmag"]Sem querer me meter no que não sei direito...

As longarinas e as respectivas "gavetas" atuam como vigas em I em uma construção. A tensão e a compressão são dissipados na parte superior, enquanto a parte vertical impede que ela feche ou abra.

Como a asa será de fibra, a parte de resistir a tensão e compressão já é feita pela fibra, a longarina serve para manter o formato e manter a distência entre o intradorso e o extradorso constantes.

Que tal cortar um filete de depron, balsa ou o material que achar melhor, mas "empacotado" previamente com tecido de fibra e resina?[/quote:4ea9d574cb]

Sua presença no tópico é uma honra Alex! :-)

Fico até mais aliviado com o que você escreveu. Se a asa ficar bem resistente, não precisarei exagerar na longarina.

Tenho esperança de manter o peso abaixo de 250g para os 2m. Será que dá?

Abraços!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Jun 2010 17:13

Como disse, não tenho experiência com chapeamento de fibra, apenas com uso de varetas como longarina, mas mecânica estática/dinâmica eram das matérias que mais gostava na faculdade e geralmente entendo bem como os vetores se comportam em estruturas.

Como comparação, meu Cessnão de 2m pesava 900g pronto para voar, a asa de isopor deve ter pesado uns 250g e tinha uma vareta de fibra na parte superior e outra na parte inferior, na parte mais alta do perfil. Como era bem experimental e com pouca potência (voar um modelo deste tamanho com motor 400 reduzido não é normal), usei um perfil de 8%, bem fino.

As varetas aguentaram bem por si só, o que pegou foi que quando a asa gerava sustentação, o momento da força sustentação se convertia em comprimir a vareta de cima, que se curvava, espremendo o isopor e fechando sobra a inferior, o que mudava o esforço de tensão/compressão delas e as fazia flexionar. Se eu tivesse ancorado melhor as longarinas a asa teria ficado rígida.

No seu caso, em vez da fibra ser concentrada em um feixe ela estará espalhada por uma área maior, mas o princípio de tensão/compressão se mantém, a necessidade de ter longarinas e nervuras é para manter o formato, impedindo que elas fechem como uma folha de papel. Por isto nos modelos em balsa é preciso interligar as longarinas com madeira na vertical, dissipando a eventual compressão/tensão que tenda a aproximá-las ou afastá-las.

Quanto mais fino o perfil maiores são as forças envolvidas, é uma relação inversamente proporcional, tipo se um perfil de 12% causa tensão/compressão de X kg, um perfil de 8% causa tensão/compressão de 3/2X.

No grandão seguinte que fiz (3,1m) as longarinas eram uma merreca para o tamanho (4 varetas de 2mm), o que mais deu rigidez e resistência foi um chapeado de depron 2mm, que por ter grande área de contato com o isopor (P0) que usei, não afundavam nele e a asa foi uma das mais rígidas e menos densas que já fiz, uns 600g de asa se me lembro bem, para 1 m² de área.

Voltando ao seu planador, é importante manter o formato, aí pode ser uma camada fina de fibra sobre isopor, uma camada mais grossa sem isopor mas com longarinas e nervuras, tem várias maneiras, mas uma casca vazia definitivamente não fica estável.

Uma coisa que deve ficar muito legal é fazer por dentro da asa tecido de fibra resinado em zig-zag, tocando tanto a parte superior quanto a inferior, como se fosse um papelão corrugado. Provavelmente ficaria bem rígido e leve, mas não faço a mínima idéia de como fazer isto.

Esta imagem faz parte do manual de manutenção do avião Diamond D20, que estou lendo aos poucos para fazer um modelo escala e de curioso também. Repare que ele é todo de fibra, mas tem longarina de alumínio em I (que você pode fazer em balsa) ou depron fibrado como citei, e tem algumas nervuras para fixar ailerons, flaps e ajudar no formato. É um avião muito leve e com ótimo desempenho.
Anexos
d20.PNG
d20.PNG (41.96 KiB) Exibido 13074 vezes

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 08 Jun 2010 22:08

[quote:bb9f7afcb4="charles_pereira"][quote:bb9f7afcb4="DEVAL"]Coisa linda tá ficando!

Qual perfil usou?

Abs[/quote:bb9f7afcb4]

Obrigado Deval!

Usei o S3021!

Aproveitando. vou precisar de resina epóxi logo.

Qual o nome da loja onde você comprou em Floripa?

Abraço![/quote:bb9f7afcb4]

Grande Charles, quando precisar é só falar que tá na mão !

O nome da loja é RESFIBER.

Uma dúvida: qual a característica de vôo que pretende para ele: planador para vôo
papai e mamãe (termal) ou Slope (para ventão de encosta - velocidade). Isso muda tudo: perfil da asa, resistência (longarinas, baionetas, cobertura).....

Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!

Voltar para “Construções”