Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Otimo trabalho Charles, Parabéns! Mais um topico que vai para a minha coleção de favoritos!

Abraço!
Avatar do usuário
davidmeke
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 10:09 am
Localização: Americana - SP
Contato:

Mensagem por davidmeke »

Lindo demais!

Este é um daqueles que logo aparecem ali do ladinho no Menu do Forum!
Parabens!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Começo do molde

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje eu comecei o molde.

Demorei quatro horas para conseguir posicionar o plug dentro da chapa de MDF, aplicar a massa de modelar e o desmoldante.

O que achei estranho foi que o gelcoat endureceu muito rápido. Eu usei 3% de catalizador. Depois reduzi um pouco. Fiz o mesmo para a resina de poliéster quando apliquei a manta de fibra de vidro.

Fiquei preocupado pois a resina esquentou muito. Estou com receio de ter comprometido o plug.

Agora terei que esperar.
Anexos
DSC03195.JPG
DSC03195.JPG (27.93 KiB) Exibido 10315 vezes
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Os poucos testes que fiz com resina de poliéster tive esse dois problemas; rápido ponto de gel (endurecimento) e grande reação térmica, chegando a deformar os copinhos que usei para misturar a resina.

Na época cheguei a conclusão que diminuindo um pouco o catalizador teria melhor resultado, mas nada se compara as resinas epoxy... Por isso desisti de usa-la...

Mas seu trabalho está ficando show! Parabéns!
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:a33efe15ad="Cyberware"]Os poucos testes que fiz com resina de poliéster tive esse dois problemas; rápido ponto de gel (endurecimento) e grande reação térmica, chegando a deformar os copinhos que usei para misturar a resina.

Na época cheguei a conclusão que diminuindo um pouco o catalizador teria melhor resultado, mas nada se compara as resinas epoxy... Por isso desisti de usa-la...

Mas seu trabalho está ficando show! Parabéns![/quote:a33efe15ad]

Tem um produto, não sei o nome, que vende na própria loja que vende resina, que deixa a resina mais líquida e mantem ela mais mole durante mais tempo, isso para poder fazer a laminação na prancha de surf e a pessoa ter mais tempo para trabalhar. Talves seja essa seja uma solução, é só pedir e o vendedor sabe indicar e dar a porcentagem da mistura.
ROD_RIB
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Ter Jan 12, 2010 7:56 pm
Localização: Guaratinguetá, São Paulo

Mensagem por ROD_RIB »

Oi Charles,

Eu sou cliente da Maxepoxi, fica em Santo Amaro. Lá tem de tudo e um ótimo suporte técnico para o que precisa. Sempre compro deles para construir meus aviões experimentais. Seu trabalho tá muito bom e acho que vale a pena um bom material para essa asa.
Abrs
Fabiano
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Cyber, tens razão, trabalhar com poliéster não é fácil. A única vantagem mesmo é o preço. Só num lado da metade da asa eu gastei ontem 1Kg de gelcoat e um de resina, isso sem contar a manta e o tecido. Já ficou caro, mas se fosse com epóxi, seria bem mais.

Mas para a laminação da asa, com certeza só uso epóxi.

Borokite, imagino que você esteja falando do monômero de estireno. Ele é muito forte. Não tenho coragem de colocar no gelcoat, para não reagir com a pintura. Na resina até colocaria, desde que o gelcoat já estivesse seco. Eu já usei o monômero para deixar a massa de poliéster mais mole e ficou muito bom.

Fabiano, obrigado por indicar a loja. Eu comprei uma resina epóxi mais barata para fazer esse protótipo. Se ele voar bem e eu produzir alguns para vender, pretendo comprar uma resina melhor nesse loja.

Hoje tirei o gabartio que usei para a primeira metade do molde. Deu um bom trabalho, pois eu não passei cera desmoldante no MDF, apenas o PVA e grudou em alguns pontos. Mas a minha maior preocupação era o plug. Forcei um canto para ver se o plug soltaria e ele começou a soltar. Acho que vai desmoldar sem problemas.

Estou sem gelcoat e acho que amanhã terei um tempinho para comprá-lo e fazer a outra metade. Daí na quarta eu poderei desmoldar e ver se deu tudo certo.

Abraço!
Anexos
DSC03197.JPG
DSC03197.JPG (30.42 KiB) Exibido 10238 vezes
albertferraz
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Seg Ago 21, 2006 4:27 pm
Localização: Tucuruí-PA

Re: Começo do molde

Mensagem por albertferraz »

[quote:2cc97ac57b="charles_pereira"]
O que achei estranho foi que o gelcoat endureceu muito rápido. Eu usei 3% de catalizador. Depois reduzi um pouco. Fiz o mesmo para a resina de poliéster quando apliquei a manta de fibra de vidro.
Fiquei preocupado pois a resina esquentou muito. Estou com receio de ter comprometido o plug.
...[/quote:2cc97ac57b]

Charles, aqui vai mais um "pitaco". Seria interessante que você conhecesse a composição do gelcoat que esta usando, pois, o catalisador deve ser dosado em função da quantidade de resina no composto e não do seu volume ou peso total. Alguns fabricantes, principalmente aqueles que fornecem material para construção de caixas d'agua e piscinas costumam acrescentar cargas além da resina e aerosyl, o que diminui bastante o percentual de resina e consequentemente a dosagem do catalisador. Dessa forma é bem possível que esteja usando um percentual maior que os 3%, visto que a quantidade de resina é bem menor que o esperado. Por essas e outras, prefiro fazer o meu gelcoat somente com resina cristal, aerosyl e pigmento. Mesmo assim para a primeira camada, como é o caso do gelcoat, cataliso sempre com 1,5% para evitar aquecimento e deformação das peças. Espero que tenha sucesso.
Um grande abraço

Albert.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Começo do molde

Mensagem por charles_pereira »

[quote:6c8b44a56d="albertferraz"]
Charles, aqui vai mais um "pitaco". Seria interessante que você conhecesse a composição do gelcoat que esta usando, pois, o catalisador deve ser dosado em função da quantidade de resina no composto e não do seu volume ou peso total. Alguns fabricantes, principalmente aqueles que fornecem material para construção de caixas d'agua e piscinas costumam acrescentar cargas além da resina e aerosyl, o que diminui bastante o percentual de resina e consequentemente a dosagem do catalisador. Dessa forma é bem possível que esteja usando um percentual maior que os 3%, visto que a quantidade de resina é bem menor que o esperado. Por essas e outras, prefiro fazer o meu gelcoat somente com resina cristal, aerosyl e pigmento. Mesmo assim para a primeira camada, como é o caso do gelcoat, cataliso sempre com 1,5% para evitar aquecimento e deformação das peças. Espero que tenha sucesso.
Um grande abraço

Albert.[/quote:6c8b44a56d]

Olá Albert!

Muito bem observado. Eu não tinha pensado nisso. Obrigado!

Eu compro o gelcoat e resina numa fábrica de tachões de sinalização. Um dia liguei pra lá e perguntei quanto de catalisador que deveria usar e me responderam que para um litro mais ou menos uma tampinha de garrafa de refrigerante. :-) Nada muito preciso né.

Podes me informar onde você compra o seu material?

Muito obrigado!

Abraço!
albertferraz
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Seg Ago 21, 2006 4:27 pm
Localização: Tucuruí-PA

Mensagem por albertferraz »

Charles, eu compro o material em Belém, mas, procure na sua cidade a resina cristal e o aerosyl. O aerosyl é uma sílica coloidal que dá a resina consistencia de gel. Se usá-lo com resina epoxi, vais ter a cola epoxi com uma maior ou menor viscosidade. Caso não encontre a resina cristal use a resina comun mesmo sem nenhum problema a não ser com a tonalidade, mas, como é para o molde isso não será problema. Especial atenção com resinas pré aceleradas com cobalto que é a que normalmente encontramos no comercio. Comece preparando assim:
100g de resina, pigmento e va acrescentando o aerosyl até obter a cosistencia desejada. A partir dai 0,75ml de catalisador para cada 50g de gelcoat. Com essa proporção vais poder trabalhar tranquilamente com a resina.

Albert.
Responder