Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Charles segue a dica do Albert !!! Faz o nucleo com o material mais grosso possível. A um tempo atras fiz um teste pra ver se dava pra usar isopor como núcleo e a coisa parece milagre! srsrsr
Duas camadas de fibra 150g/m² e 150gr de peso sobre ela.
http://img85.imageshack.us/f/dsc04458qh9.jpg/
1 camada de fibra 150g, isopor 10mm, 1 camada de fibra 150g. 2050gr de peso sobre ela e não flexionou nada.
http://img152.imageshack.us/img152/885/dsc04460wc3.jpg

Pra ajudar a distribuir o vácuo costumo usar tela de mosquiteiro da mais fina possível pra não marcar muito a peça. Pra absorver costumo usar papel toalha tbm. Laminar o tecido fora do molde tirando o escesso de resina com uma espatula de nylon tbm ajuda bastante com o peso.
albertferraz
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Seg Ago 21, 2006 4:27 pm
Localização: Tucuruí-PA

Mensagem por albertferraz »

[quote:3a61c5e84e="charles_pereira"]
Olá Albert!

Apenas 135g? Como você consegui isso? Eu tirei todo o excesso de resina e mesmo assim ficou mais pesado.

Eu pesei de novo as duas metades tirando as rebarbas de tecido. Elas já estão pintadas e estão com 145g. Falta ainda fazer a emenda, claro, mas isso não deve pesar tanto. Desse jeito vai dar 300g só com as asas, sem contar a longarina e servos.

Eu não tenho isopor. No próximo teste, vou experimentar um sanduíche de duas camadas de tecido fino com balsa no meio. Nem que fique pesado, mas quero ver esse modelo voando logo. :-)

Abraço![/quote:3a61c5e84e]

Basicamente a diferença esta no fato que usei somente uma camada de tecido mais leve e uma lâmina de isopor para agregar mais resistência com menos peso. Se conseguir laminar sua asa com tecido de 80g/m2 (uma camada) e a balsa de 1mm vai ter um resultado satisfatório, mas, ainda sou favorável que procure isopor de 5mm, que seja o de papelaria mesmo, e faça sua laminação. Somente com resina e tecido você até consegue uma resistência boa, mas, a custa de peso. Essa modalidade de construção visa a composição de alguns tipos de materiais (composite), entre eles a resina e o tecido de fibra, a fim de se obter um desempenho favorável, no caso baixo peso e grande resistência mecânica.
As imagens do henzell falam por si só.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Muito obrigado Henzel e Albert!

Impressionante as fotos.

Esse tópico está me ensinando bastante.

Uma coisa que nào comentei aqui foi que no dia que laminei a asa, fiz junto a laminação de outra fuselagem usando a mesma quantidade de fibra e ficou bem forte e leve. na primeira fuselagem que fiz usei 3 camadas de tecido, agora só duas. A diferença é que a fuselagem é toda arredondada e isso é que dá a resistência. Ontem eu desmoldei uma metade e ficou pesando só 50g. Isso que a fuselagem tem 1m. Acho que 100g está um peso ótimo.

Vou procurar o isopor de 5mm então. Pode ser depron também?

Só para confirmar se eu entendi bem, essas são as camadas a partir do molde:

- desmoldante PVA
- pintura PU
- 1 camada de tecido fino
- 1 camada de isopor de 5mm ou balsa de 1mm (vou testar as duas formas)
- plástico liso para ajudar a desmoldar
- plástico bolha ou tela de mosquiteiro para o ar fluir
- bolsa de vácuo

Muito obrigado pessoal!

Não vejo a hora de poder testar isso, mas acho que terei que esperar unas 10 dias, pois estou sem tempo agora. :-(

Enquanto isso, vou procurando o material.

Grande abraço!
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

[b:772d57d9fc]"A diferença é que a fuselagem é toda arredondada e isso é que dá a resistência"[/b:772d57d9fc]
Exato! A fibra tem uma péssima resistencia a flexao em superfícies planas.
[b:772d57d9fc] "Vou procurar o isopor de 5mm então. Pode ser depron também? "[/b:772d57d9fc]
Eu iria de depron, ou isopor p5. É mais resistente a compressão.

[b:772d57d9fc]"- desmoldante PVA
- pintura PU
- 1 camada de tecido fino
- 1 camada de isopor de 5mm ou balsa de 1mm (vou testar as duas formas)
- plástico liso para ajudar a desmoldar
- plástico bolha ou tela de mosquiteiro para o ar fluir
- bolsa de vácuo
"[/b:772d57d9fc]
Isso. Depois de colado o deprom vai ficar com as rebarbas pra fora nas partes mais rasas(principalmente no bordo de fuga) , pra trimar a rebarba e deixar faceando com a aba do molde, corte com fio quente apoiado simultaneamente nas duas abas.

Depois disso é muito importante que vc lamine a outra camada de fibra! A menos que vc cole duas camadas de isopor ou deprom e deixe todo o molde preenchido com isopor ou deprom. Aí basta laminar o outro lado e colocar as duas metades com resina e talvez uma camadinha de fibra entre as duas metades.
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

ficaria mais ou menos assim o corte do isopor ou deprom:
[URL=http://img375.imageshack.us/i/laminaoasa.jpg/][img:c9ba54a351]http://img375.imageshack.us/img375/9261/laminaoasa.th.jpg[/img:c9ba54a351][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

O material ideal mesmo pra usar como núcleo é o Divinycell h80 4mm.
http://www.barracudatec.com.br/barracuda2009/divinycell.htm
Fiz uma peça com ele e fibra de carbono. Fica um absudo de rígido! rsrsrs
" não é feitiçaria, é tecnologia..." kkkkk

Muito importante pra ter rigidez, é qual resina epoxi está usando. Tem umas que são flexiveis. Se deois de curada o restinho do pote ficar cristalizado é boa pra isso.

Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:dd784cb241="henzell"]ficaria mais ou menos assim o corte do isopor ou deprom:
[URL=http://img375.imageshack.us/i/laminaoasa.jpg/][img:dd784cb241]http://img375.imageshack.us/img375/9261/laminaoasa.th.jpg[/img:dd784cb241][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

O material ideal mesmo pra usar como núcleo é o Divinycell h80 4mm.
http://www.barracudatec.com.br/barracuda2009/divinycell.htm
Fiz uma peça com ele e fibra de carbono. Fica um absudo de rígido! rsrsrs
" não é feitiçaria, é tecnologia..." kkkkk

Muito importante pra ter rigidez, é qual resina epoxi está usando. Tem umas que são flexiveis. Se deois de curada o restinho do pote ficar cristalizado é boa pra isso.

Abraço![/quote:dd784cb241]

Muito obrigado Henzell!

Eu tenho depron de 2mm, mas imagino que seja muito fino né?

Já li sobre o Divinycell, mas deve ser bem caro eu imagino.

Que bom que você comentou que depois do depron ou isopor, ainda vai outra camada de tecido. Eu estava achando que não era preciso.

Hoje à tarde vou procurar o material para comprar e domingo talvez sobre um tempo para fazer uma laminação. Daí eu posto o resultado aqui, sendo ele bom ou ruim. :-)

Abraço!
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

2mm fica fino... tô pensando em fazer uma zagi indoor casquinha com core de deprom 2mm. O ideal pra vc é 5mm mesmo.
O divinycell realmente não é barato, mas não é tão caro quanto eu achava tbm. o de 4mm h80 [b:9e193ab436]acho[/b:9e193ab436] que foi coisa de 70,00 m² não me lembro bem.
Mas faz o teste com o isopor ou deprom pq tem uma boa chance de ficar bom.
Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:987284fd50="henzell"]2mm fica fino... tô pensando em fazer uma zagi indoor casquinha com core de deprom 2mm. O ideal pra vc é 5mm mesmo.
O divinycell realmente não é barato, mas não é tão caro quanto eu achava tbm. o de 4mm h80 [b:987284fd50]acho[/b:987284fd50] que foi coisa de 70,00 m² não me lembro bem.
Mas faz o teste com o isopor ou deprom pq tem uma boa chance de ficar bom.
Abraço![/quote:987284fd50]

Olá Henzell!

Hoje fiz um teste com o depron de 5mm. Durante a semana eu comprei um vacuômetro e um cilindro para "armazenar" o vácuo.

Comprei plástico para fazer a bolsa de vácuo e plástico bolha para o ar fluir.

A bomba de vácuo é um motor de geladeira. Vi que ele consegue um vácuo de 20pol hg. Sendo que o máximo é cerca de 30 pol hg, acho que está bom.

Só que tive problemas. Fiz apenas a metade de cima da asa para testar.

A bolsa de vácuo tem algum vazamento, que não consegui estancar. O vacuômetro marcou no máximo 18 pol hg. Mas mesmo assim o vácuo me pareceu bem forte.

O maior problema que tive foi com o depron. Ele é duro e em algumas partes, mesmo com o vácuo, ele não acompanhou o formato do asa. Acho que terei que fazer algumas estrias para que ele fique no formato correto. Como consequência, algumas partes da asa ficaram sem apoio. Deixei tudo no vácuo com o motor ligado direto por 5 horas. Ele estava muito quente, por isso desliguei.

Joguei tudo fora pra começar de novo.

Me surgiram algumas dúvidas e agradeço se alguém puder ajudar:

- devo deixar o depron do tamanho que acompanhe bem a corda da asa? Fazendo assim acho que será bem difícil ele dobrar no bordo de ataque, mas se não o fizer, acho que terei que deixar um espaço de pelo menos 1cm entre os bordos para que o plástico possa entrar nesse vão e empurrar o tecido contra o molde.

- fazer estrias no depron para que ele se molde melhor não vai deixar a estrutura mais fraca?

- é melhor fazer a longarina apoiada no depron ou já faço cortes nele para que a longaria se apoie sobre o tecido? Acho que a primeira opção é mais segura.

Muito obrigado!

Abraços!
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Vc está tendo o mesmo problema que eu... não estou usando motor de geladeira mas uma bomba com baixa vazão, então qualquer mínimo vazamento a bomba não consegue aplicar o vácuo máximo. A solução é trocar a bomba ou ter muita paciencia pra procurar e eliminar cada vazamento. Cola quente ajuda bastante.

Não tem problema fazer as estrias. Tem um tipo de divinycell que tbm tem ranhuras pra poder se conformar ao molde.
Acho que vc tambem pode colocar o núcleo apenas na parte central da asa deixando o bordo de ataque sem o núcleo, afinal como vc mesmo viu a fibra em partes curvas fica forte e rigida!
[b:e14a3bfee5]"- é melhor fazer a longarina apoiada no depron ou já faço cortes nele para que a longaria se apoie sobre o tecido? Acho que a primeira opção é mais segura. "[/b:e14a3bfee5]
não entendi...
Lembra de usar o pellply antes do papel toalha.Ficaria:
- fibra;
- nucleo;
- fibra;
- pellply (pode ser tecido de cetim, mas testa antes pq alguns tipos não funcionam)
- papel toalha;
- breather; ( tela mosquiteiro, plastico bolha..)
-bolsa de vacuo;
Evita sobrepor o papel toalha senão ele pode tirar mais resina de um ponto do que outro..

Qualque coisa manda mp, as vezes fico um tempo sem entrar no forum.

Abraço!
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Não sei se conheçe mas recomendo dar uma lida nesse livro" Técnica e Prática de Laminação de Composites" Vale a pena!
http://www.barracudatec.com.br/barracuda2009/midias.htm
Responder