Construção de molde de asa - Fotos da laminação

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
thcrivellari
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 7:17 am
Localização: Sao Paulo

Mensagem por thcrivellari »

ola amigos, a tinta pu q aplicam no molde é a pu automotiva mesmo? como aplicam? mais de uma camada? camadas finas? qual a espessura desejada? quanto tempo depois de aplicada a pu pra começar a laminação? Qual desmoldante vcs usam? Utilizei cera de carnauba de qualidade, umas 10 aplicaçoes deixando secar entre as aplicações e laminei sem pintar direto com epoxi, o epoxi grudou um pouco no molde.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:afcf0388da="thcrivellari"]ola amigos, a tinta pu q aplicam no molde é a pu automotiva mesmo? como aplicam? mais de uma camada? camadas finas? qual a espessura desejada? quanto tempo depois de aplicada a pu pra começar a laminação? Qual desmoldante vcs usam? Utilizei cera de carnauba de qualidade, umas 10 aplicaçoes deixando secar entre as aplicações e laminei sem pintar direto com epoxi, o epoxi grudou um pouco no molde.[/quote:afcf0388da]

Bom dia!

Esse tópico já é bem antigo. O que aprendi nele estou aplicando no Vectus Racer: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=129627&start=250

Não tenho todas as respostas, mas o que eu faço é o seguinte:

- Depois de aplicar a cera, aplico o PVA. Acho isso fundamental para desmoldar bem. Eu aplico com pistola, umas três demãos. Mas dá para passar com uma esponja mesmo e secar com o secador de cabelo.

- Com o PVA bem seco, faço a pintura com tinta PU. A espessura eu não sei, mas como o molde é laranja, vou pontando em finas camadas até cobrir totalmente o laranja. O segredo é usar finas camadas para não escorrer.

- Dizem que o tempo ideal de secagem é quando a tinta já aceita o toque, mas não está totalmente curado. Isso vai depender muito das condições climáticas ou se usou uma estufa. De qualquer forma, já fiz a laminação depois de dias, com a tinta totalmente curada e não tive problemas, pois a tinta cola melhor na resina do que o PVA no molde, então a desmoldagem é fácil. E como o PVA é solúvel em água, podes abrir um canto do molde e injetando água com ar comprimido para facilitar.

Espero ter ajudado!
Responder