C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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Kemp
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C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera

Mensagempor Kemp » 10 Jun 2010 22:18

Inicio da recuperação do tópico em 11/03/2015 em virtude da perda de imagens lincadas e hospedadas em provedores gratuitos.
A sequência de imagens da montagem está correta, mas alguns comentários poderão ficar fora de contexto, pois o tópico só permite anexar seis imagens por mensagem.

Salve galera do e-voo.

Estou aqui para mostrar mais uma de minhas construções e compartilhar novas ideias.
Depois de muito tempo sem contruir nada resolvi colocar a mão no isopor novamente.
O modelo a ser construído é o C-115 Búfalo da FAB.
Estou fazendo ele junto com dois colegas. O felipe e o ABCampos.
A ideia inicial era apenas de fazer um bi-motor. Depois surgiu a outra ideia de fazer um modelo com capacidade para levar uma quantidade rasoável de carga e poder fazer lançamentos.
Pretendemos colocar uma porta mecânica para ser controlada atravéz do Tx.
Imprimimos a planta baseada no tamanho da hélice 9x5 para ficar legal. A asa ficou um pouco mais larga que no desenho. Resolvi fazer assim para obter maior sustentação e deixar o CG um pouco mais atrazado por causa do compartimentode cargas. Além disso eu já tinha o perfil cortado e poupei um tempo com isso.
Gostaria de ideias para fazer o trêm dianteiro direcional e para fazer a fixação dos trêns nas naceles por baixo da asa.

Dados do aero:
Envergadura: 154cm
Corda média 24cm
Comprimento: 122cm
Área alar: 35,4 dm²
Carga alar: 48g/dm²
Perfil: Clark-Y
Velocidade de planeio: 33km/h
Motores: 2 x 2822
Hélice: 2 x 9x5 HD
Speed: 1 x TP de 25A para cada motor
Servos: 6 x TP 9g
Bateria: 3S de 4000mAh
Peso final completo: 1560g

Planta que usei (imagem 000)


Os colegas William e Edson desenharam a planta em Corel Draw.
Eu deu uma ajustada e coloquei o perfil de asa que usei.
Está em Corel e PDF para impressão em A0. Total de 3 folhas.
Também disponibilizei os decalques que usei.
A senha para descompactar os arquivos é: aeromodelo
Link para baixar a planta e os decalques: Só clicar no botão pequeno e azul escrito Download.
http://www.2shared.com/file/oQXyz5hw/C-115_Plantas_e_decalques.html

Mais um desenho do esquema para ligação de 2 ou 4 motores usando 1 ou 2 baterias.
Usei o 1º esquema com apenas 1 bateria para os 2 motores. (imagem 001)


1º Vídeo dos lançamentos:


2º vídeo dos búfalos.
Lançamento com câmera a bordo aos 3:50
Dois aeros lançando juntos aos 4:10


3º vídeo.
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe


Vídeo final.
Último vídeo do C-115 lançando 11 paraquedistas.
Pqd saltou com a câmera e outro ficou quase 3 minutos voando depois que todos já estavam no chão.



Algumas fotos:
Inspiração:
002.jpg
002.jpg (34.65 KiB) Exibido 4889 vezes


1º Objetivo: Fazer o aero voar.
003.jpg
003.jpg (33.62 KiB) Exibido 4889 vezes


2º Objetivo: Fazer lançamentos.
004.jpg
004.jpg (29.64 KiB) Exibido 4889 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 09:15, em um total de 8 vezes.
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Mensagempor genildo » 10 Jun 2010 22:37

amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você

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Mensagempor Kemp » 10 Jun 2010 22:39

[quote:7a122bb874="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:7a122bb874]

De verdade? Você serve onde?

Corte da planta
(imagens 006 a 008)

006.jpg
006.jpg (33.72 KiB) Exibido 4889 vezes

007.jpg
007.jpg (35.29 KiB) Exibido 4889 vezes

008.jpg
008.jpg (30.91 KiB) Exibido 4889 vezes


Comparando com o Cessna 182:
(imagens 009 a 011)

009.jpg
009.jpg (35.24 KiB) Exibido 4889 vezes

010.jpg
010.jpg (34.85 KiB) Exibido 4889 vezes

011.jpg
011.jpg (34.73 KiB) Exibido 4889 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 08:14, em um total de 3 vezes.
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Mensagempor Haupenthal » 10 Jun 2010 22:45

Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.

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Mensagempor Kemp » 10 Jun 2010 22:55

[quote:3a1718e959="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:3a1718e959]

Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.


Continuando...

Asa cortada:
(imagens 012 e 013)

012.jpg
012.jpg (33.41 KiB) Exibido 4889 vezes

013.jpg
013.jpg (35.46 KiB) Exibido 4889 vezes


Comparando a asa cortada com a planta:
(imagem 014)

014.jpg
014.jpg (32.81 KiB) Exibido 4889 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 08:14, em um total de 3 vezes.
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Mensagempor warne » 10 Jun 2010 23:05

[quote:1f391f7b2f="Kemp"][quote:1f391f7b2f="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:1f391f7b2f]

Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:1f391f7b2f]

Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor Kemp » 10 Jun 2010 23:21

[quote:bd502274e4="warne"][quote:bd502274e4="Kemp"][quote:bd502274e4="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:bd502274e4]

Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:bd502274e4]

Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne[/quote:bd502274e4]

Será que mesmo eu reenrolando os 2 motores com o mesmo número de voltas pode dar alguma pane? Já ví vários colegas voando com um único speed para 2 brushlees.


Continuando...

Novas fotos:
(imagens 015 a 019)

015.JPG
015.JPG (33.68 KiB) Exibido 4889 vezes

016.JPG
016.JPG (35.91 KiB) Exibido 4889 vezes

017.JPG
017.JPG (34.5 KiB) Exibido 4889 vezes

018.JPG
018.JPG (34.51 KiB) Exibido 4889 vezes

019.JPG
019.JPG (34.8 KiB) Exibido 4889 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 08:15, em um total de 3 vezes.
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Mensagempor galo_ivi » 10 Jun 2010 23:48

Kemp ele já são enrolados com o mesmo fio e o mesmo número de voltas, e ainda com os mesmo padões.

Se você viu funcinando bem e quizer arriscar...

Caso prefira garantir a "vida" do seu aeromodelo, use 2 ESC's.

Boa sorte.

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Mensagempor alexcmag » 11 Jun 2010 00:08

A 30 reais o ESC não vale a pena economizar. Na verdade o combo brushless inteiro custa menos do que eu paguei só nos motores escovados nos meus primeiros bimotores...

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Mensagempor Kemp » 11 Jun 2010 06:45

[quote:fbdb7887de="alexcmag"]A 30 reais o ESC não vale a pena economizar. Na verdade o combo brushless inteiro custa menos do que eu paguei só nos motores escovados nos meus primeiros bimotores...[/quote:fbdb7887de]

O risco seria só com os motores ou posso perder todos os comandos do aero?
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Mensagempor alexcmag » 11 Jun 2010 08:02

Risco 1: um motor não dá partida ou pára, e o outro continua funcionando em condição monomotor. O motor parado queima rapidamente, se o ESC aguentar o outro pode continuar girando e te causar um parafuso descontrolado

Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo

Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente

Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.

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Mensagempor Kemp » 11 Jun 2010 09:52

[quote:3ae43b4c5b="alexcmag"]Risco 1: um motor não dá partida ou pára, e o outro continua funcionando em condição monomotor. O motor parado queima rapidamente, se o ESC aguentar o outro pode continuar girando e te causar um parafuso descontrolado

Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo

Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente

Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.[/quote:3ae43b4c5b]

Não é nem pelo valor pois tenho speeds disponíveis pra colocar no aero.
Depois dessa resposta vi que a coisa é mais séria, então vou usar um para cada.
Obrigado pelas dicas.
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Mensagempor alexcmag » 11 Jun 2010 10:52

Em tempo, você estimou peso de 1700g.

Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:

1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.

2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.

3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.

4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente

5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.

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Mensagempor Kemp » 11 Jun 2010 13:10

[quote:0fa326c0eb="alexcmag"]Em tempo, você estimou peso de 1700g.

Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:

1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.

2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.

3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.

4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente

5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.[/quote:0fa326c0eb]

Pensei exatamente isso sobre a porta. Acionar no potenciômetro do Tx para abrir lentamente ou colocar um daqueles controladores de velocidade de servo que o pessoal usa para trêm retrátil. Também deve ficar legal.
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Mensagempor genildo » 12 Jun 2010 00:49

[quote:c8a1b55327="Kemp"][quote:c8a1b55327="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:c8a1b55327]

De verdade? Você serve onde?[/quote:c8a1b55327]

trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um

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Mensagempor Kemp » 12 Jun 2010 06:59

[quote:b9b4e97008="genildo"][quote:b9b4e97008="Kemp"][quote:b9b4e97008="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:b9b4e97008]

De verdade? Você serve onde?[/quote:b9b4e97008]

trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um[/quote:b9b4e97008]

Pô. Legal. Eu sempre quis ver um desses de pertinho. hehe. Se precisar de algum detalhe te dou um alô. Obrigado
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Mensagempor Kemp » 13 Jun 2010 15:29

Fotos da nacele e do corte para encaixe da asa
(imagens 020 e 021)

020.jpg
020.jpg (35.63 KiB) Exibido 4889 vezes

021.jpg
021.jpg (33.61 KiB) Exibido 4889 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 08:15, em um total de 3 vezes.
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Mensagempor Kemp » 13 Jun 2010 20:02

Esquema para corte da nacele e fixação do motor, speed e trêm de pouso:
(imagem 022)

022a.jpg
022a.jpg (37.65 KiB) Exibido 4889 vezes
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Mensagempor fabiofleal » 13 Jun 2010 20:53

Kemp, não esqueça da saida do ar. Ela tem que ter, no minio, a mesma area da entrada. Tô ansioso p/ ver o bichao voando. Ha algum tempo, um cara aqui fez um de 2m com motores escovados. Ficou muito bom.

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Mensagempor Kemp » 13 Jun 2010 23:00

[quote:45604ae13b="fabiofleal"]Kemp, não esqueça da saida do ar. Ela tem que ter, no minio, a mesma area da entrada. Tô ansioso p/ ver o bichao voando. Ha algum tempo, um cara aqui fez um de 2m com motores escovados. Ficou muito bom.[/quote:45604ae13b]

Acho que daqui umas 2 semanas sai do chão.
Também estou ansioso pra ver se vai voar.
Pode deixar que vou fazer a saída de ar.
Até mais
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Mensagempor alexcmag » 14 Jun 2010 13:43

Lembrei de meu Buffalo da era da escova lascada: [img:9950ab6e4e]http://www.e-voo.com/projetos/alexandre/c115/imgs/buffalo.jpg[/img:9950ab6e4e]

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Mensagempor Gilberto » 14 Jun 2010 14:25

Kemp, já que você alterou as dimensões da asa, eu recomendo que seja generoso também com a área dos estabilizadores, pois eu já vi alguns modelos do C-115 em escala terem problemas de estabilidade devido à pequena área do estabilizador vertical e leme (principalmente).

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Mensagempor Kemp » 15 Jun 2010 08:11

[quote:ab81960757="Gilberto"]Kemp, já que você alterou as dimensões da asa, eu recomendo que seja generoso também com a área dos estabilizadores, pois eu já vi alguns modelos do C-115 em escala terem problemas de estabilidade devido à pequena área do estabilizador vertical e leme (principalmente).[/quote:ab81960757]

Olá.
Boa dica. Eu já tinha pensado nisso. Como poderá ficar com um voo bem lento já deixei a marca para corte dos ailerons bem maior do que o que estava na planta pra evitar esse problema de ficar sem comando.
Obrigado. Até mais
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Mensagempor Kemp » 15 Jun 2010 11:52

Desta vez não usei estilete pra tirar os cantos. Foi apenas lixa. Menos risco de estragar as peças.
Usei a nº 80 e depois vou dar um acabamentomelhor com uma 120/150.

Nacele lixada
(imagens 023 e 024)

023.JPG
023.JPG (35.34 KiB) Exibido 4889 vezes

024.jpg
024.jpg (36.04 KiB) Exibido 4889 vezes


Fuselagem pré-lixada começando a querer ficar ruim. hehe
(imagens 025 e 026)

025.jpg
025.jpg (34.2 KiB) Exibido 4889 vezes

026.jpg
026.jpg (35.88 KiB) Exibido 4889 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 08:16, em um total de 3 vezes.
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Mensagempor Guto Huber » 15 Jun 2010 12:03

Para a abertura da tampa de lançamento, vocês já pensaram em usar o servo que é para a movimentar as velas em barcos RC?

Tipo este http://www.gabahobby.com/item.php?id=36511

É um pouco pesado, mas como o avião é muito grande, acho que não teria problema. Ao invés do braço comum de servo, ele tem um tambor que enrola uma cordinha e gira 360º, tenho um no meu JIF65 que puxa 9 kg, como a tampa do avião não tem peso significativo, poderia aumentar o tamanho do tambor até dar o movimento necessário para abrir e fechar as partes.


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