C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera

Mensagem por Kemp »

Inicio da recuperação do tópico em 11/03/2015 em virtude da perda de imagens lincadas e hospedadas em provedores gratuitos.
A sequência de imagens da montagem está correta, mas alguns comentários poderão ficar fora de contexto, pois o tópico só permite anexar seis imagens por mensagem.

Salve galera do e-voo.

Estou aqui para mostrar mais uma de minhas construções e compartilhar novas ideias.
Depois de muito tempo sem contruir nada resolvi colocar a mão no isopor novamente.
O modelo a ser construído é o C-115 Búfalo da FAB.
Estou fazendo ele junto com dois colegas. O felipe e o ABCampos.
A ideia inicial era apenas de fazer um bi-motor. Depois surgiu a outra ideia de fazer um modelo com capacidade para levar uma quantidade rasoável de carga e poder fazer lançamentos.
Pretendemos colocar uma porta mecânica para ser controlada atravéz do Tx.
Imprimimos a planta baseada no tamanho da hélice 9x5 para ficar legal. A asa ficou um pouco mais larga que no desenho. Resolvi fazer assim para obter maior sustentação e deixar o CG um pouco mais atrazado por causa do compartimentode cargas. Além disso eu já tinha o perfil cortado e poupei um tempo com isso.
Gostaria de ideias para fazer o trêm dianteiro direcional e para fazer a fixação dos trêns nas naceles por baixo da asa.

Dados do aero:
Envergadura: 154cm
Corda média 24cm
Comprimento: 122cm
Área alar: 35,4 dm²
Carga alar: 48g/dm²
Perfil: Clark-Y
Velocidade de planeio: 33km/h
Motores: 2 x 2822
Hélice: 2 x 9x5 HD
Speed: 1 x TP de 25A para cada motor
Servos: 6 x TP 9g
Bateria: 3S de 4000mAh
Peso final completo: 1560g

Planta que usei (imagem 000)


Os colegas William e Edson desenharam a planta em Corel Draw.
Eu deu uma ajustada e coloquei o perfil de asa que usei.
Está em Corel e PDF para impressão em A0. Total de 3 folhas.
Também disponibilizei os decalques que usei.
A senha para descompactar os arquivos é: aeromodelo
Link para baixar a planta e os decalques: Só clicar no botão pequeno e azul escrito Download.
http://www.2shared.com/file/oQXyz5hw/C-115_Plantas_e_decalques.html

Mais um desenho do esquema para ligação de 2 ou 4 motores usando 1 ou 2 baterias.
Usei o 1º esquema com apenas 1 bateria para os 2 motores. (imagem 001)


1º Vídeo dos lançamentos:


2º vídeo dos búfalos.
Lançamento com câmera a bordo aos 3:50
Dois aeros lançando juntos aos 4:10


3º vídeo.
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe


Vídeo final.
Último vídeo do C-115 lançando 11 paraquedistas.
Pqd saltou com a câmera e outro ficou quase 3 minutos voando depois que todos já estavam no chão.



Algumas fotos:
Inspiração:
002.jpg
002.jpg (34.65 KiB) Exibido 11542 vezes


1º Objetivo: Fazer o aero voar.
003.jpg
003.jpg (33.62 KiB) Exibido 11542 vezes


2º Objetivo: Fazer lançamentos.
004.jpg
004.jpg (29.64 KiB) Exibido 11542 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 9:15 am, em um total de 8 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
genildo
membro
Mensagens: 505
Registrado em: Sex Abr 18, 2008 5:49 pm
Localização: são carlos S/p

Mensagem por genildo »

amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:7a122bb874="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:7a122bb874]

De verdade? Você serve onde?

Corte da planta
(imagens 006 a 008)

006.jpg
006.jpg (33.72 KiB) Exibido 11542 vezes

007.jpg
007.jpg (35.29 KiB) Exibido 11542 vezes

008.jpg
008.jpg (30.91 KiB) Exibido 11542 vezes


Comparando com o Cessna 182:
(imagens 009 a 011)

009.jpg
009.jpg (35.24 KiB) Exibido 11542 vezes

010.jpg
010.jpg (34.85 KiB) Exibido 11542 vezes

011.jpg
011.jpg (34.73 KiB) Exibido 11542 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:14 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:3a1718e959="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:3a1718e959]

Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.


Continuando...

Asa cortada:
(imagens 012 e 013)

012.jpg
012.jpg (33.41 KiB) Exibido 11542 vezes

013.jpg
013.jpg (35.46 KiB) Exibido 11542 vezes


Comparando a asa cortada com a planta:
(imagem 014)

014.jpg
014.jpg (32.81 KiB) Exibido 11542 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:14 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:1f391f7b2f="Kemp"][quote:1f391f7b2f="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:1f391f7b2f]

Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:1f391f7b2f]

Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:bd502274e4="warne"][quote:bd502274e4="Kemp"][quote:bd502274e4="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.

mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:bd502274e4]

Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:bd502274e4]

Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne[/quote:bd502274e4]

Será que mesmo eu reenrolando os 2 motores com o mesmo número de voltas pode dar alguma pane? Já ví vários colegas voando com um único speed para 2 brushlees.


Continuando...

Novas fotos:
(imagens 015 a 019)

015.JPG
015.JPG (33.68 KiB) Exibido 11542 vezes

016.JPG
016.JPG (35.91 KiB) Exibido 11542 vezes

017.JPG
017.JPG (34.5 KiB) Exibido 11542 vezes

018.JPG
018.JPG (34.51 KiB) Exibido 11542 vezes

019.JPG
019.JPG (34.8 KiB) Exibido 11542 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:15 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

Kemp ele já são enrolados com o mesmo fio e o mesmo número de voltas, e ainda com os mesmo padões.

Se você viu funcinando bem e quizer arriscar...

Caso prefira garantir a "vida" do seu aeromodelo, use 2 ESC's.

Boa sorte.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A 30 reais o ESC não vale a pena economizar. Na verdade o combo brushless inteiro custa menos do que eu paguei só nos motores escovados nos meus primeiros bimotores...
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:fbdb7887de="alexcmag"]A 30 reais o ESC não vale a pena economizar. Na verdade o combo brushless inteiro custa menos do que eu paguei só nos motores escovados nos meus primeiros bimotores...[/quote:fbdb7887de]

O risco seria só com os motores ou posso perder todos os comandos do aero?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Responder