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Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."

Enviado: Qua Jul 07, 2010 8:21 pm
por Mac2
Pessoal,
Já vi que os modelos que construi até o momento (Cessna e Spitfire) não me serão úteis para as aulas de voo e que para adquirir um modelo treinador (Calmato Sport) asa baixa, corro o risco de uma lenha e aí já era minha iniciação. Então resolvi criar um passo intermediário e construir um treinador asa alta, baseado no modelo Calmato Trainer. Como não tenho a planta e as medidas originais, estou projetando um modelo com base nas proporções e perfil do Calmato.
Para começar, as medidas básicas:
- Envergadura: 1400 mm
- Comprimento: 960 mm
- Corda: 235 mm
- Área Alar: 33 dm²
- Peso Estimado: 900 g
- Carga Alar: 27 g/dm²
- Perfil Semi-simétrico NACA2411
- Largura Fuselagem: 80 a 100 mm
- Altura Fuselagem: 133 mm (ponto mais alto)

Material:
Será construído todo em Isopor P2/P3 - Densidade média de 21 kg/m³ e Depron 8mm (sanduíche de depron 4mm) para Empenagem.

Eletrônica:
- Motor: A definir, provavelmente um hexTronik DT750 Brushless (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247) com hélice 11x5
- Esc 40A
- 03 servos Standard (aileron será feito com apenas 1 servo)

Acabamento:
- Trem de pouso principal de alumínio ;
- Entelagem de fita transparente ou pintura a esmalte acrílico;
- linkagem em vareta de fibra de vidro;
- Bequilha dianteira móvel de arame de aço mola

Abaixo segue os esboços e o corte da empenagem (ainda falta dar o acabamento com lixa).
Aceito sugestões, como sempre...

Abs
Mac2

Enviado: Qua Jul 07, 2010 9:15 pm
por Mestre dos magos
Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.

Enviado: Qua Jul 07, 2010 9:29 pm
por Mac2
[quote:32ac3786c1="Mestre dos magos"]Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.[/quote:32ac3786c1]
Mestre dos magos,
Para este caso, alguma dica especial? Qual a precaução que devo tomar com este tipo de material?
Abs
Mac2

Enviado: Qua Jul 07, 2010 10:20 pm
por Mac2
Caros,
Uma dúvida com relação a incidência da asa:
Se mantenho o ângulo de 2 graus positivos, a incidência do motor deverá ficar em zero. Correto?
Este seria o melhor ângulo para este perfil de asa (semi-simétrico) ou deveria deixá-lo alinhado com a linha da fuselagem (zero grau)?
Abs
Mac2

Enviado: Qua Jul 07, 2010 10:43 pm
por Mac2
Corte do gabarito das asas - Folha de alumínio de offset.
Abs
Mac2

Enviado: Qua Jul 07, 2010 11:15 pm
por warne
Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne

Enviado: Qua Jul 07, 2010 11:23 pm
por Mac2
[quote:4e53698614="warne"]Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne[/quote:4e53698614]
Warne,
Acertou na mosca! As coisas fáceis não me atraem. Tenho que testar meus conhecimentos e capacidade a todo momento. Quanto ao perfil, pode ser alterado, pois ainda não cortei as asas. O perfil original é um pouco mais simétrico que este que escolhi. Mas se tiver alguma sugestão, estou aceitando conselhos.
Com relação ao treinador básico, tenho dois aqui em casa feitos pelo meu filho, mas não gosto do voo deles. Parece que você está empinando uma pipa por RC...
Abs
Mac2

Enviado: Qua Jul 07, 2010 11:36 pm
por warne
Rapaz quem deu a dica do perfil foi o Gilberto:
Abs
Warne

Enviado: Qua Jul 07, 2010 11:45 pm
por Mac2
Legal este perfil. Este eu não tinha no meu banco de perfis. Deve gerar mais sustentação que o perfil que escolhi...
Abs
Mac2

Enviado: Qua Jul 07, 2010 11:47 pm
por Rafael Assis
Posso aproveitar o tópico pra esclarecer uma dúvida sobre a incidência da asa?

Quando o perfil é plano-convexo, a parte plana é a linha que define o angulo de ataque? (neste caso, o bordo de ataque ficaria a x graus acima da linha de voo, inclinado no bordo de fuga)

A medida para este GA30U-613.5 é feita até a linha verde?