Dobradiças de Raio-X, como colar?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

reefeiro
membro

Dobradiças de Raio-X, como colar?

Mensagempor reefeiro » 21 Jul 2010 19:00

Pessoal, como colo as dobradiças de Raio-X? Super bonder não pega...
Colo com araldite? Só coloco uma fita por cima?qual a melhor configuração?
Prendo ela com fita adesiva e por cima coloco vinil? Assim fica firme?

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Re: Dobradiças de Raio-X, como colar?

Mensagempor Marco Antonio » 21 Jul 2010 19:03

[quote:852aba9ca8="reefeiro"]Pessoal, como colo as dobradiças de Raio-X? Super bonder não pega...
Colo com araldite? Só coloco uma fita por cima?qual a melhor configuração?
Prendo ela com fita adesiva e por cima coloco vinil? Assim fica firme?[/quote:852aba9ca8]

Um "pivô" de madeira feito com palito de dente.

É assim que é feito a Décadas...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

reefeiro
membro

Mensagempor reefeiro » 21 Jul 2010 19:17

Fala Marco!
É que ainda não tenho as manhas do mecanismo de procura, eu procurei sobre colagem, dobradiças, etc e tinha a disposição da dobradiça em relação ao isopor, mas não como prender.
O palito estaria atravessando a dobradiça ou seria colada paralelamente ao isopor e à própria dobradiça?
Ah, e peço desculpas, a dobradiça será colada nas asas, que são P2 e no profundor e leme, que são depron 5mm, caso faça alguma diferença.
Estariam chegando da hk umas mini, mas a UPS tem demorado pacas.
Obrigado pela atenção e paciência.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 21 Jul 2010 19:32

[img:546c27e2fa]http://www.amars.hpg.ig.com.br/dicas/dobra1.gif[/img:546c27e2fa]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

reefeiro
membro

Mensagempor reefeiro » 21 Jul 2010 19:42

Marco, obrigado de novo pela resposta.
Mas acredito que ainda tenha uma dúvida. Esse exemplo é para balsa mas entendi que sirva para o depron da mesma forma.
Acontece que, como em um tópico que apareceu na pesquisa, o correto da dobradiça seja colocá-la assim (foto abaixo, o corte do aileron por exemplo está na forma do segundo exemplo, com a asa reta e o aileron tendo um corte de 45°).
Neste caso, os pinos não teriam sustentação, pois ficariam na ponta, certo?
Eu poderia colocar uma espécie de "tachinha" ou tô viajando?
Lembrando que o corte do aileron é o segundo modelo da foto.

[url]http://www.evoo.com.br/forum/files/dobradica_new_100.gif[/url]

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 22 Jul 2010 16:11

Em modelos elétricos geralmente utilizo dobradiças feitas com disquetes velhos ou folha de transparência, acho as de rai-x muito rígidas para microservos. Marque o local no bordo de fuga e aileron e depois com um estilete para modelismo, tipo X-Acto, faça os cortes com cuidado para não perder o alinhamento. Insira o aileron sem colar nada, apenas para testar se está tudo OK. Retire, passe pequena quantidade de adesivo epoxy e instale então as dobradiças. Comigo dá certo.
Em aeromodelos glow aí a imaginação é o limite, você pode usar folhas de raio-x, embalagens de óleo automotivo, de amaciante de roupas, de shampoo, etc, etc.
Aí sim é necessário um pino feito com palitos de dente para travar o sistema, nem é necessário colar. Faça o furo no aileron e no bordo de fuga com uma broca de diâmetro ligeiramente inferior ao diâmetro do palito, atravessando a balsa e também a dobradiça. Com a ajuda de um martelinho para alfinetes introduza o palito no orifício, corte o excesso e lixe, aí está pronto para o acabamento.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 22 Jul 2010 16:23

[quote:5d337e5f38="reefeiro"]Marco, obrigado de novo pela resposta.
Mas acredito que ainda tenha uma dúvida. Esse exemplo é para balsa mas entendi que sirva para o depron da mesma forma.
Acontece que, como em um tópico que apareceu na pesquisa, o correto da dobradiça seja colocá-la assim (foto abaixo, o corte do aileron por exemplo está na forma do segundo exemplo, com a asa reta e o aileron tendo um corte de 45°).
Neste caso, os pinos não teriam sustentação, pois ficariam na ponta, certo?
Eu poderia colocar uma espécie de "tachinha" ou tô viajando?
Lembrando que o corte do aileron é o segundo modelo da foto.

[url]http://www.evoo.com.br/forum/files/dobradica_new_100.gif[/url][/quote:5d337e5f38]

Quanto a foto de número 3, daquela maneira só funciona se for com as fitas cruzadas, da maneira que está será fácil de descolar um dos pontos e dar flutter no aileron, leme ou profundor.
Essa maneira era feita já a muitos anos, porém com cadarço de encadernação e funcionava muito bem, mas contando que as fitas estivessesm cruzadas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Sereno
membro

Mensagempor Sereno » 22 Jul 2010 17:21

:idea: Outra coisa: Não utilize CA para colar, a menos que seja foam-safe, pois o mesmo derrete o isopor e vira aquela melequeira que não cola nada. Um conselho: se não for modelo escala ou semi-escala dê preferência para o sistema de dobradiça com fita para empacotamento, uma por cima e outra por baixo. Acho o método mais rápido e fácil de fazer.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 22 Jul 2010 18:16

Eu tentei colocar com araldite as dobradiças de raio-x no isopor /depron, só que soltavam todas!!! Passei a usar cola de isopor mesmo. O que acho ruim é ter que esperar mais de 24hs para a cola secar e poder usar. Passei a usar o desenho três do link que passou (fitas cruzadas ou método porco batizado pelo Kemp), usando fita isolante de alta voltagem!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

Vitor Mano
membro
Contato:

Mensagempor Vitor Mano » 23 Jul 2010 11:33

Costumo utilizar cola epoxi (de cura rapida é claro) , porém faço alguns furos nas partes que ficam embutidas, desta forma ela não solta. Use tiras finas e compridas certifique-se de que passou cola dentro das cavidades onde ira colocar a dobradiça de modo que não fique ar na mesma, limpe o excesso se escorrer para fora, pois se houver cola na dobradiça ela ficará mais dura . Faça um lado de cada vez, cole primeiro as dobradiças no aileron e depois de seco cole o aileron na asa. Fica mais fácil evitar de colar uma peça na outra.
Uso chapa de raio X desta forma a pelo menos 11 anos e para soltar, sempre vem um bom pedaço de isopor ou madeira junto! rss

Vitinho

reefeiro
membro

Mensagempor reefeiro » 23 Jul 2010 21:18

Pois é... chegaram as dobradiças da HK.
As mini... aí usei elas e mais algumas de raio x. fiz um veio no meio do depron, passei cola isopor na dobradiça e depois encaixei. Ficou bem firme.

white_m0u5e
membro
Contato:

Mensagempor white_m0u5e » 23 Jul 2010 21:35

[quote:80ae719b88="warne"]Eu tentei colocar com araldite as dobradiças de raio-x no isopor /depron, só que soltavam todas!!! Passei a usar cola de isopor mesmo. O que acho ruim é ter que esperar mais de 24hs para a cola secar e poder usar. Passei a usar o desenho três do link que passou [b:80ae719b88](fitas cruzadas ou método porco batizado pelo Kemp)[/b:80ae719b88], usando fita isolante de alta voltagem!
Abs
Warne[/quote:80ae719b88]

[b:80ae719b88]Tension hinges.[/b:80ae719b88]

http://gustavo.exel.com.br/rc/tips-tensionhinges/index.html

josaka
membro

Mensagempor josaka » 23 Jul 2010 21:43

Para uma boa aderencia as chapas de raio X que serão utilizadas devem ser lavadas com candida (agua de lavadeira, kiboa) ela tira aquele preto que não deixa a epoxi aderir.Apos passar candida a chapa ficaráde cor azul bem claro, lixe a chapa para ficar aspera e depois é so cortar as dobradiças e passar epoxi e pronto.Passo em ambas as partes na parte cortada na balsa ou isopor enfiou cola com uma pequena espatula feita com a propria chapa, não desgruda .Outra coisa que pode ser feita é buracos na parte a ser colada usando aqueles pinos de fazer furos em cintos.

Everton de Castro
membro

Mensagempor Everton de Castro » 23 Jul 2010 22:14

[quote:646e2f81dc="warne"]Eu tentei colocar com araldite as dobradiças de raio-x no isopor /depron, só que soltavam todas!!! Passei a usar cola de isopor mesmo. O que acho [b:646e2f81dc]ruim é ter que esperar mais de 24hs para a cola secar e poder usar[/b:646e2f81dc]. Passei a usar o desenho três do link que passou (fitas cruzadas ou[b:646e2f81dc] método porco batizado pelo Kemp[/b:646e2f81dc]), usando fita isolante de alta voltagem!
Abs
Warne[/quote:646e2f81dc]

Warne, aqui a cola de isopor só demora 5 minutos para secar. É só usar da maneira certa, ou seja, como cola de contato (cola de sapateiro).
Eu também uso as vezes o método porco do kemp. Muito eficiente por sinal.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 23 Jul 2010 22:17

[quote:515aba0eb9="white_m0u5e"][quote:515aba0eb9="warne"]Eu tentei colocar com araldite as dobradiças de raio-x no isopor /depron, só que soltavam todas!!! Passei a usar cola de isopor mesmo. O que acho ruim é ter que esperar mais de 24hs para a cola secar e poder usar. Passei a usar o desenho três do link que passou [b:515aba0eb9](fitas cruzadas ou método porco batizado pelo Kemp)[/b:515aba0eb9], usando fita isolante de alta voltagem!
Abs
Warne[/quote:515aba0eb9]

[b:515aba0eb9]Tension hinges.[/b:515aba0eb9]

http://gustavo.exel.com.br/rc/tips-tensionhinges/index.html[/quote:515aba0eb9]
Boa Branquinho!!
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 23 Jul 2010 22:22

[quote:902f01a449="Everton de Castro"]
Warne, aqui a cola de isopor só demora 5 minutos para secar. É só usar da maneira certa, ou seja, como cola de contato (cola de sapateiro).
Eu também uso as vezes o método porco do kemp. Muito eficiente por sinal.[/quote:902f01a449]
Hehehe... É que fica difícil de "enfiar" a dobradiça dentro do isopor depois de cinco minutos...heheh! Tem que colocar a cola e arrochar pra dentro!!rs
Abs
Warne

Everton de Castro
membro

Mensagempor Everton de Castro » 24 Jul 2010 08:03

[quote:62ebb2a12f="warne"][quote:62ebb2a12f="Everton de Castro"]
Eu também uso as vezes o método porco do kemp. Muito eficiente por sinal.[/quote:62ebb2a12f]
Hehehe... É que fica difícil de "enfiar" a dobradiça dentro do isopor depois de cinco minutos...heheh! Tem que colocar a cola e arrochar pra dentro!!rs
Abs
Warne[/quote:62ebb2a12f]

Então experimenta só 3 minutos pra ver se rola, ou 2 talvez. Aí o tempo de cura já reduziu bastante rss.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!

humbertomelo
membro

Muito trabalho

Mensagempor humbertomelo » 24 Jul 2010 08:43

Ola colegas, entao.... ja usei as chapas de raio-x nas dobradicas mas da muito trabalho, usar "kiboa", lixar, furar...ufa! Prefiro uma solucao semelhante e mais simples, uso o plastico da capa de xerox é so cortar as tiras, e no meu caso gosto de usar o spray de cola da 3m77, se nao achar desse spray tem outros similares, e se nao quiser usar o spray pode usar cola epoxi.

Abraco

humberto
.

Voltar para “Construções”