A asa secreta de Hitler - Trem de pouso novo para a festa
- Pedro Prado
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[quote:8fb51d6ad8="Gilberto"]Pedro, em princípio, em bimotores não há necessidade de hélices que girem em sentido contrário uma da outra, [color=red:8fb51d6ad8]pois o próprio binário de cada uma já anulam o torque reciprocamente.[/color:8fb51d6ad8] Mas se a ideia é um conjunto contrarotativo, aí a história é outra.[/quote:8fb51d6ad8]
Binário??? CUMA???? Ói! :shock:
Gilberto...num tô inntenndennndu nada, sô! :lol:
\ :D / Pedro
PS. Eu não quero fazer coisa contrarotativa nenhuma, foram esses caras do e-voo que inventaram essa moda, como eles não tem nada prá fazer... ficam inventando coisa prá [b:8fb51d6ad8]eu[/b:8fb51d6ad8] fazer. :wink:
Binário??? CUMA???? Ói! :shock:
Gilberto...num tô inntenndennndu nada, sô! :lol:
\ :D / Pedro
PS. Eu não quero fazer coisa contrarotativa nenhuma, foram esses caras do e-voo que inventaram essa moda, como eles não tem nada prá fazer... ficam inventando coisa prá [b:8fb51d6ad8]eu[/b:8fb51d6ad8] fazer. :wink:
- Gilberto
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"Discurpa" Pedro, já estou meio velho para isso, mas é que lembrei de alguma coisa que aprendi à muito tempo nas aulas de física na Escola de Especialistas de Aeronáutica (a maioria eu sei que já esqueceu isso mas às vezes acontece da gente se lembrar).
Deixa eu tentar traduzir em miúdos, sei que tem gente muito mais capacitada para explicar isso do que eu, mas vamos lá:
Quando um motor gira uma hélice, existe uma força que tende a girar o avião no sentido oposto, a isso chamamos de "torque" (não vou entrar na descrição do que é torque para não complicar), por exemplo se a hélice gira no sentido horário, a tendência do avião é de girar no sentido anti-horário, mas normalmente outros fatores anulam essa tendência nos nossos modelos, quando se usa dois motores imagina-se que essa tendência dobra, mas não é assim, cada motor vai produzir o seu próprio torque, e como estão presos na mesma asa, o torque de um anula o torque do outro, por isso muito aviões bimotores tem hélices girando no mesmo sentido e não tem problemas com isso, excepcionalmente alguns aviões usam hélices girando em sentidos opostos, óbvio que isso também anula os torques, mas só excepcionalmente isso é necessário.
Deixa eu tentar traduzir em miúdos, sei que tem gente muito mais capacitada para explicar isso do que eu, mas vamos lá:
Quando um motor gira uma hélice, existe uma força que tende a girar o avião no sentido oposto, a isso chamamos de "torque" (não vou entrar na descrição do que é torque para não complicar), por exemplo se a hélice gira no sentido horário, a tendência do avião é de girar no sentido anti-horário, mas normalmente outros fatores anulam essa tendência nos nossos modelos, quando se usa dois motores imagina-se que essa tendência dobra, mas não é assim, cada motor vai produzir o seu próprio torque, e como estão presos na mesma asa, o torque de um anula o torque do outro, por isso muito aviões bimotores tem hélices girando no mesmo sentido e não tem problemas com isso, excepcionalmente alguns aviões usam hélices girando em sentidos opostos, óbvio que isso também anula os torques, mas só excepcionalmente isso é necessário.
Caro Gilberto,
Dois motores com hélices girando no mesmo sentido produzirão reação que se soma, não acontece cancelamento.
O que minimiza o efeito de torque reverso é o uso de hélices de menor diâmetro, além do aumento do momento de inércia relativo quando as mesmas não estão no centro do avião.
Pegue um cabo de vassoura, gire-o pelo meio, agora segure pela ponta e gire novamente. O momento de inércia é relativo ao centro e segurando pelo ponta é maior e por isso é mais difícil girar.
Assim é mais difícil observar esse efeito com motores excêntricos à simetria do avião girando no mesmo sentido.
Imagine que dois motores localizados cada um em uma asa girando no mesmo sentido. A posição que estão na asa não interfere no torque reverso que produzem, agora imagine que podemos ir aproximando um do outro até ambos ocuparem o mesmo espaço (só imagine). Ai o que teremos será uma hélice com o dobro de pás no centro girando em um mesmo sentido.
Para haver o cancelamento de fato é preciso que os dois motores tenham sentido de giro contrário um do outro.
Dois motores com hélices girando no mesmo sentido produzirão reação que se soma, não acontece cancelamento.
O que minimiza o efeito de torque reverso é o uso de hélices de menor diâmetro, além do aumento do momento de inércia relativo quando as mesmas não estão no centro do avião.
Pegue um cabo de vassoura, gire-o pelo meio, agora segure pela ponta e gire novamente. O momento de inércia é relativo ao centro e segurando pelo ponta é maior e por isso é mais difícil girar.
Assim é mais difícil observar esse efeito com motores excêntricos à simetria do avião girando no mesmo sentido.
Imagine que dois motores localizados cada um em uma asa girando no mesmo sentido. A posição que estão na asa não interfere no torque reverso que produzem, agora imagine que podemos ir aproximando um do outro até ambos ocuparem o mesmo espaço (só imagine). Ai o que teremos será uma hélice com o dobro de pás no centro girando em um mesmo sentido.
Para haver o cancelamento de fato é preciso que os dois motores tenham sentido de giro contrário um do outro.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
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- Gilberto
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Imagine estes dois binários girando e produzindo torque, aproxime-os, aí lembramos da afirmação "duas forças iguais em sentidos opostos se anulam". Obviamente se houver uma sobreposição as forças se somam, mas imagine duas engrenagens girando no mesmo sentido, mas se tocando na tangente, o que aconteceria? O movimento seria anulado.
Esse é o meu raciocínio, se estiver errado, por favor me corrija.
Esse é o meu raciocínio, se estiver errado, por favor me corrija.
- Anexos
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- dois binários
- binario.jpg (29.18 KiB) Exibido 10022 vezes
Gilberto,
Sem entrar nas fórmulas da 2ª Lei de Newton para a rotação, os dois torques produzidos tem mesmo sentido e contrários nesse caso à aceleração angular.
Esses dois torques não são produtos de braço de alavanca, é isso que causa confusão.
O pessoal que confunde coloca a fuselagem como ponto de apoio, e mesmo assim não dá certo.
O teu desenho está parecendo com isso.
Eles são reações ao sentido de rotação das hélices primeiro à aceleração angular e depois à resistência do ar. Por isso que o efeito é mais forte ao iniciar o movimento das hélices.
Os torques são grandezas vetoriais e tem mesmo sentido e se somam, no caso de hélices puller normais esse torque tem direção no eixo do motor e apontam no sentido da frente para trás do avião.
Aplicando a regra da mão direita para o produto vetorial, isso faz o avião girar para a esquerda.
Pense que um bimotor são dois aviões ligados por uma das asas, ambos tem tendência de girar no sentido anti-horário, então ambos vão continuar com essa tendência quando estiverem ligados, o que vai retardar um pouco mais a reação é que o momento de inércia não simplesmente dobrou, ele aumentou mais que isso.
O efeito é menor, mas existe.
Sem entrar nas fórmulas da 2ª Lei de Newton para a rotação, os dois torques produzidos tem mesmo sentido e contrários nesse caso à aceleração angular.
Esses dois torques não são produtos de braço de alavanca, é isso que causa confusão.
O pessoal que confunde coloca a fuselagem como ponto de apoio, e mesmo assim não dá certo.
O teu desenho está parecendo com isso.
Eles são reações ao sentido de rotação das hélices primeiro à aceleração angular e depois à resistência do ar. Por isso que o efeito é mais forte ao iniciar o movimento das hélices.
Os torques são grandezas vetoriais e tem mesmo sentido e se somam, no caso de hélices puller normais esse torque tem direção no eixo do motor e apontam no sentido da frente para trás do avião.
Aplicando a regra da mão direita para o produto vetorial, isso faz o avião girar para a esquerda.
Pense que um bimotor são dois aviões ligados por uma das asas, ambos tem tendência de girar no sentido anti-horário, então ambos vão continuar com essa tendência quando estiverem ligados, o que vai retardar um pouco mais a reação é que o momento de inércia não simplesmente dobrou, ele aumentou mais que isso.
O efeito é menor, mas existe.
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- Gilberto
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Tudo bem Eashiuchi, creio que este debate pode ser bastante útil para nós, ainda que eu não seja físico e nem esteja perto disso. Mas, de qualquer forma, essa não deve ser uma grande preocupação para quem quer fazer um modelo bimotor, pois muitos tem sido feitos assim (com os motores girando no mesmo sentido) e o torque não costuma ser um problema.
- Luiz Phelipe
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eashiuchi e Gilberto, os senhores não se lembram de quando eu quebrei a cara depois de ter afirmado que o c115 do Kemp iria ter o efeito do torque por causa dos 2 motores e o aeromodelo não teve nenhum efeito?
O que acontece é que para gerar o torque e girar o modelo, ele tem uma dificuldade maior por causa de ele não estar no centro, assim que fazemos no monomotores, tiramos o motor do centro com o Right-Trust, como os 2 motores estão fora do centro não havera problema nenhum.
O que acontece é que para gerar o torque e girar o modelo, ele tem uma dificuldade maior por causa de ele não estar no centro, assim que fazemos no monomotores, tiramos o motor do centro com o Right-Trust, como os 2 motores estão fora do centro não havera problema nenhum.
- Pedro Prado
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Li em algum lugar que o efeito de rotação em bimotores é desprezível, e que mais vale é a facilidade de intercâmbio de motores, hélices e peças, isso no caso dos C-47 durante a guerra.
Falando aqui como leigo acho que o Gilberto tem um ponto, se imaginarmos dois aviões monomotores se encostando de ponta de asa, a ponta da asa de um que estaria levantando, teria a ponta da asa do outro por cima querendo abaixar e assim como os dois aviões como tem a mesma força, as asa iriam ficar paradas, a força de uma compensa a força da outra. É... acho que o Gilberto está certo, mas acho que o Eashiuchi também deve saber do que está falando.
No caso da asa com dois motores de altíssima rotação usando hélices muito pequenas, na prática não se irá notar nada de efeito de torção. Na asa do Hitler o motor está reto e não percebi absolutamente nada. Neste sábado arremeti quatro vezes quando tentava pousar e a um ou dois metros do chão, com pouca velocidade, dando todo motor a asa sai retinha.
Continuando esse assunto de física avançada, não posso deixar de falar desta lixa muito útil, é lixa de “carcanhar”, muito boa, é de pedicure, minha mulher comprou no cabeleireiro dela e trouxe para casa e eu já roubei.
É ótima, de um lado é reta e do outro é curva, ideal para asas ou fuselagens de isopor ou balsa. (E para calcanhares também!)
\ :D / Pedro
[URL=http://img815.imageshack.us/i/lixa.jpg/][img:c8642fd673]http://img815.imageshack.us/img815/2774/lixa.jpg[/img:c8642fd673][/URL]
Falando aqui como leigo acho que o Gilberto tem um ponto, se imaginarmos dois aviões monomotores se encostando de ponta de asa, a ponta da asa de um que estaria levantando, teria a ponta da asa do outro por cima querendo abaixar e assim como os dois aviões como tem a mesma força, as asa iriam ficar paradas, a força de uma compensa a força da outra. É... acho que o Gilberto está certo, mas acho que o Eashiuchi também deve saber do que está falando.
No caso da asa com dois motores de altíssima rotação usando hélices muito pequenas, na prática não se irá notar nada de efeito de torção. Na asa do Hitler o motor está reto e não percebi absolutamente nada. Neste sábado arremeti quatro vezes quando tentava pousar e a um ou dois metros do chão, com pouca velocidade, dando todo motor a asa sai retinha.
Continuando esse assunto de física avançada, não posso deixar de falar desta lixa muito útil, é lixa de “carcanhar”, muito boa, é de pedicure, minha mulher comprou no cabeleireiro dela e trouxe para casa e eu já roubei.
É ótima, de um lado é reta e do outro é curva, ideal para asas ou fuselagens de isopor ou balsa. (E para calcanhares também!)
\ :D / Pedro
[URL=http://img815.imageshack.us/i/lixa.jpg/][img:c8642fd673]http://img815.imageshack.us/img815/2774/lixa.jpg[/img:c8642fd673][/URL]