Construção do T-27 Tucano EDA elétrico
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- saratiel hirle
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A tevel tem balsas de 4" de largura enquanto as demais marcas só tem balsa de 3" de largura.
Eu compro somente na Tevel balsa de 4", sempre rende mais e pode ser bem mais aproveitada nessas dimensões, isso sem falar que o comprimento delas é de 1 metro e não 92cm como as da midwest e outras mais.
Eu compro somente na Tevel balsa de 4", sempre rende mais e pode ser bem mais aproveitada nessas dimensões, isso sem falar que o comprimento delas é de 1 metro e não 92cm como as da midwest e outras mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Mateus Pinheiro
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[quote:869abd292e="gravinafilho"]Que isso amigo, muito linda a construção.
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços[/quote:869abd292e]
Idem (mesma dúvida).
Pegando as fotos de alta resolução estou com uma dúvida em relação aos [b:869abd292e]servos do profundor e leme...[/b:869abd292e], eles foram colocados por dentro ou por fora da fuselagem, antes ou depois da colocação da entelagem?
Não entendi bem o que é isso dentro dos espaços que deverão ser colocados os servos do leme e profundor.
Veja foto:
[img:869abd292e]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/TUCANO%20-%20T%2027/44-1.jpg[/img:869abd292e]
Valeu amigo... agurado contato. :twisted:
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços[/quote:869abd292e]
Idem (mesma dúvida).
Pegando as fotos de alta resolução estou com uma dúvida em relação aos [b:869abd292e]servos do profundor e leme...[/b:869abd292e], eles foram colocados por dentro ou por fora da fuselagem, antes ou depois da colocação da entelagem?
Não entendi bem o que é isso dentro dos espaços que deverão ser colocados os servos do leme e profundor.
Veja foto:
[img:869abd292e]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/TUCANO%20-%20T%2027/44-1.jpg[/img:869abd292e]
Valeu amigo... agurado contato. :twisted:
Lolo querendo decolar.........
- saratiel hirle
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[quote:b4c6748970="gravinafilho"]Que isso amigo, muito linda a construção.
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços[/quote:b4c6748970]
De fato foi uma falha minha não ter tirado nenhuma foto da fixação dos comandos de voos, mas em todos eles utilizei esta dobradiça http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8417 .
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços[/quote:b4c6748970]
De fato foi uma falha minha não ter tirado nenhuma foto da fixação dos comandos de voos, mas em todos eles utilizei esta dobradiça http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8417 .
- saratiel hirle
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- saratiel hirle
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[quote:b03c6a57b7="LOLOMAU"]
Pegando as fotos de alta resolução estou com uma dúvida em relação aos [b:b03c6a57b7]servos do profundor e leme...[/b:b03c6a57b7], eles foram colocados por dentro ou por fora da fuselagem, antes ou depois da colocação da entelagem?
Não entendi bem o que é isso dentro dos espaços que deverão ser colocados os servos do leme e profundor.
[/quote:b03c6a57b7]
Os servos do profundor e leme ficam todos na parte interna da fuselagem, ficando para fora somente os horns, para isso eu os tampei com uma plaquinha de acetato que foi entelada na mesma cor da área, vide foto abaixo
"isso dentro dos espaços" são as pontas dos fios (extensão) dos servos! é que eu msmo faço as estensões e ao invés de utilizar conectores, eu os soldo.
Pegando as fotos de alta resolução estou com uma dúvida em relação aos [b:b03c6a57b7]servos do profundor e leme...[/b:b03c6a57b7], eles foram colocados por dentro ou por fora da fuselagem, antes ou depois da colocação da entelagem?
Não entendi bem o que é isso dentro dos espaços que deverão ser colocados os servos do leme e profundor.
[/quote:b03c6a57b7]
Os servos do profundor e leme ficam todos na parte interna da fuselagem, ficando para fora somente os horns, para isso eu os tampei com uma plaquinha de acetato que foi entelada na mesma cor da área, vide foto abaixo
"isso dentro dos espaços" são as pontas dos fios (extensão) dos servos! é que eu msmo faço as estensões e ao invés de utilizar conectores, eu os soldo.
- saratiel hirle
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- saratiel hirle
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[quote:216567de5d="e.fae"]A envergadura atual é de 1.20, quero construir um com 2.40.
Posso manter os mesmos servos e speed control?
Que motor e bateria devo usar? Pois o peso logicamente irá aumentar.
Conector...etc...etc...
Obrigado[/quote:216567de5d]
e.fae, tenho apenas 2 anos no aeromodelismo elétrico, sendo assim sou mto inexperiente para te orientar algo do tipo, mas posso te afirmar com toda certeza do mundo que não pode ser a mesma configuração.
Apesar da envergadura ser o dobro, o peso do aero de 2,4m será no mínimo de uns 4kg, o motor deverá suprir por volta disso de empuxo e para elétrico... teria que ser um baita motor com uma bateria maior que um tijolo (tipo uma 12s 5000mAh)!
Não preciso nem dizer que um servinho de 9g não vai dar conta de um profundor e um leme desse porte...
Só para vc ter uma idéia do setup de um aero elétrico deste porte, dê uma olhada neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=86nBiIvvojM , td bem q ele é 3d, mas já dá pra ter uma noção....
Posso manter os mesmos servos e speed control?
Que motor e bateria devo usar? Pois o peso logicamente irá aumentar.
Conector...etc...etc...
Obrigado[/quote:216567de5d]
e.fae, tenho apenas 2 anos no aeromodelismo elétrico, sendo assim sou mto inexperiente para te orientar algo do tipo, mas posso te afirmar com toda certeza do mundo que não pode ser a mesma configuração.
Apesar da envergadura ser o dobro, o peso do aero de 2,4m será no mínimo de uns 4kg, o motor deverá suprir por volta disso de empuxo e para elétrico... teria que ser um baita motor com uma bateria maior que um tijolo (tipo uma 12s 5000mAh)!
Não preciso nem dizer que um servinho de 9g não vai dar conta de um profundor e um leme desse porte...
Só para vc ter uma idéia do setup de um aero elétrico deste porte, dê uma olhada neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=86nBiIvvojM , td bem q ele é 3d, mas já dá pra ter uma noção....
Valeu Saratiel...
Moro bem perto da Asas Elétricas...faz o maior tempão que que ir lá...mas como estava sem tempo para iniciar meus projetos fui deixando de lado...mas obrigado assim mesmo...vou lá conversar com o pessoal e certamente me orientarão...
Mais uma vez...obrigado e bons voos
ha...e parabéns pelo aero...espero que o meu fique ao menos parecido...
Moro bem perto da Asas Elétricas...faz o maior tempão que que ir lá...mas como estava sem tempo para iniciar meus projetos fui deixando de lado...mas obrigado assim mesmo...vou lá conversar com o pessoal e certamente me orientarão...
Mais uma vez...obrigado e bons voos
ha...e parabéns pelo aero...espero que o meu fique ao menos parecido...
- saratiel hirle
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Mac2, desculpe a demora, só agora vi a pergunta.
De fato eu não havia citado o mecanismo de acionamento do trem exatamente por ser algo difícil de se fotografar (fica bem escondido) e tb por ser um procedimento que fica a critério do construtor "existem 1000 maneiras de ser fazer um tucano, invente uma..." kkkk brincadeirinha.
Mas como hj eu estava com um tempo livre, fiz este esboço no paint para ilustrar o mecanismo. Lembrando novamente que existem mtas formas de se fazer esta instalação.
Espero ter esclarecido!
De fato eu não havia citado o mecanismo de acionamento do trem exatamente por ser algo difícil de se fotografar (fica bem escondido) e tb por ser um procedimento que fica a critério do construtor "existem 1000 maneiras de ser fazer um tucano, invente uma..." kkkk brincadeirinha.
Mas como hj eu estava com um tempo livre, fiz este esboço no paint para ilustrar o mecanismo. Lembrando novamente que existem mtas formas de se fazer esta instalação.
Espero ter esclarecido!
- Anexos
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- SERVO TREM.JPG (26.81 KiB) Exibido 11948 vezes
Saratiel,
Não precisa ter tanto trabalho assim. Estou com uma dor de cabeça enorme para resolver o problema do trem de pouso de meu Spitfire. O bichinho além de ter as pernas tortas, elas abrem para fora, no sentido contrário do mecanismo do trem retrátil.
Aproveitei o seu desenho e fiz um esqueminha de quais opções estou pensando, mas ainda não sei qual é a melhor.
Veja no desenho abaixo se você pode me dar uma dica.
Outra dúvida: Vc entortou a haste do trem de pouso ou colocou eixo próprio para isto?
Att
Mac2
Não precisa ter tanto trabalho assim. Estou com uma dor de cabeça enorme para resolver o problema do trem de pouso de meu Spitfire. O bichinho além de ter as pernas tortas, elas abrem para fora, no sentido contrário do mecanismo do trem retrátil.
Aproveitei o seu desenho e fiz um esqueminha de quais opções estou pensando, mas ainda não sei qual é a melhor.
Veja no desenho abaixo se você pode me dar uma dica.
Outra dúvida: Vc entortou a haste do trem de pouso ou colocou eixo próprio para isto?
Att
Mac2
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- trem de Pouso.jpg (22.98 KiB) Exibido 11929 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- saratiel hirle
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bom, acho q tenho a solução.
vc pode utilizar o esquema que eu fiz, no entanto, a haste do mecanismo do trem tem que ser invertido. A maioria deles vem com este recurso.
é só vc desmontar o mecanismo e inverter a haste. Vc verá que do lado oposto da carcaça há um orifício específico para passar esta haste e fazer a inversão.
flw!
vc pode utilizar o esquema que eu fiz, no entanto, a haste do mecanismo do trem tem que ser invertido. A maioria deles vem com este recurso.
é só vc desmontar o mecanismo e inverter a haste. Vc verá que do lado oposto da carcaça há um orifício específico para passar esta haste e fazer a inversão.
flw!
[quote:80edb7b13e="saratiel hirle"]bom, acho q tenho a solução.
vc pode utilizar o esquema que eu fiz, no entanto, a haste do mecanismo do trem tem que ser invertido. A maioria deles vem com este recurso.
é só vc desmontar o mecanismo e inverter a haste. Vc verá que do lado oposto da carcaça há um orifício específico para passar esta haste e fazer a inversão.
flw![/quote:80edb7b13e]
Saratiel,
Infelizmente acho que não será possível inverter. Pelo que reparei na peça, ela não foi preparada para esta inversão. Não vi este orifício, nem opção de desmontagem do mecanismo. Parece ser uma peça única. Veja na foto abaixo, foi comprado na HK.
Mesmo assim, obrigado pela ajuda!
Abs
Mac2
vc pode utilizar o esquema que eu fiz, no entanto, a haste do mecanismo do trem tem que ser invertido. A maioria deles vem com este recurso.
é só vc desmontar o mecanismo e inverter a haste. Vc verá que do lado oposto da carcaça há um orifício específico para passar esta haste e fazer a inversão.
flw![/quote:80edb7b13e]
Saratiel,
Infelizmente acho que não será possível inverter. Pelo que reparei na peça, ela não foi preparada para esta inversão. Não vi este orifício, nem opção de desmontagem do mecanismo. Parece ser uma peça única. Veja na foto abaixo, foi comprado na HK.
Mesmo assim, obrigado pela ajuda!
Abs
Mac2
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- SNC00003.jpg (13.02 KiB) Exibido 11894 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
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Olá amigo
Belissima construção, ficou muito bonito mesmo, baixei a planta e pretendo construir um com o meu grupo de escoteiros mas a longo prazo, parabens pelo capricho.
Outra coisa, você é de Taubaté? Eu tambem sou, onde você voa, apesar de fazer bem tempo que não pratico, estou com alguns projetos em andamento, mas voar mesmo faz bem tempo.
Entre em contato, podemos trocar algumas ideia ok
meu e-mail é: joao37a@yahoo.com.br
Abraços
João
Belissima construção, ficou muito bonito mesmo, baixei a planta e pretendo construir um com o meu grupo de escoteiros mas a longo prazo, parabens pelo capricho.
Outra coisa, você é de Taubaté? Eu tambem sou, onde você voa, apesar de fazer bem tempo que não pratico, estou com alguns projetos em andamento, mas voar mesmo faz bem tempo.
Entre em contato, podemos trocar algumas ideia ok
meu e-mail é: joao37a@yahoo.com.br
Abraços
João
"Se te disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic".
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic".
-
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- Localização: vitória da conquista
muito linda essa construção, ta de parabens...
eu ja inventei fazer uma construção de um aero, cesna skyline, no entanto em minha cidade não existe nenhuma loja ou grupo que trabalha com balsa, resultado, eu tive que armengar com um tipo de madeira comum, o resultado ficou bom, no entanto eu não conseguir chapear com o produto que eu tinha em mãos, já vi na pag 4 os materiais que vc usou e fiquei querendo fazer um desses pra mim usando sua planta, mas gostaria de saber a quantidade de cada coisas que vc usou.
Obrigado e mais uma vez ficou lindo.
Medidas das chapas de balsa usadas na construção do tucano:
longarinas da fuselagem: 3/16"
cavernas da fuselagem: 1/8"
longarinas das asas: 3/16"
cavernas das asas: 1/8"
profundor: 3/16"
leme: 1/4"
varetas da fuselagem: 03x03mm
chapeamento: 1mm
eu ja inventei fazer uma construção de um aero, cesna skyline, no entanto em minha cidade não existe nenhuma loja ou grupo que trabalha com balsa, resultado, eu tive que armengar com um tipo de madeira comum, o resultado ficou bom, no entanto eu não conseguir chapear com o produto que eu tinha em mãos, já vi na pag 4 os materiais que vc usou e fiquei querendo fazer um desses pra mim usando sua planta, mas gostaria de saber a quantidade de cada coisas que vc usou.
Obrigado e mais uma vez ficou lindo.
Medidas das chapas de balsa usadas na construção do tucano:
longarinas da fuselagem: 3/16"
cavernas da fuselagem: 1/8"
longarinas das asas: 3/16"
cavernas das asas: 1/8"
profundor: 3/16"
leme: 1/4"
varetas da fuselagem: 03x03mm
chapeamento: 1mm
O material ultilizado para o Canopy é Pet, correto? Com que nome se comercializa a "folha" de pet? A folha de acetato é muito fina e derreteria na hora de aquecer ou romperia quando botasse no vacum, né?
Quanto tempo e a quantos graus vc botou pra aquecer antes de levar para o vacum?
Estou boquiaberto com o modelo, simplesmente perfeito. Amanha devo plotar a planta e maos a obra. Meus parabéns, sao modelos assim que nos incentivam, maravilhoso.
Abs,
Elder.
Quanto tempo e a quantos graus vc botou pra aquecer antes de levar para o vacum?
Estou boquiaberto com o modelo, simplesmente perfeito. Amanha devo plotar a planta e maos a obra. Meus parabéns, sao modelos assim que nos incentivam, maravilhoso.
Abs,
Elder.
- fabiofleal
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