Asa Voadora "flex"

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

ACE Wings
membro
Contato:

Asa Voadora "flex"

Mensagempor ACE Wings » 04 Mar 2006 21:05

Estou tentando desenvolver uma asa voadora bem versátil (flex) que possa ser motorizada para vôos lentos de 80Km/h até vôos de mais de 160Km/h. Por isso, ela tem que ser rígida para evitar flutters e leve para possibilitar o uso de motores menos potentes.

Gostaria de discutir algumas técnicas para se conseguir isso!! Fibrar a asa adiciona muito peso?? Quais as longarinas que podem ser usadas? Que tipo de entelagem, fita ou monokote?

Eis umas fotinhos da asa... Estou usando 6 hastes de fibra de vidro e embutindo os equipamentos...
[img:6afea7c95b]http://www.acewings.com.br/images/construcao1.jpg[/img:6afea7c95b]

Fiz uma tampa de Unionda para acesso aos eletrônicos.
[img:6afea7c95b]http://www.acewings.com.br/images/construcao2.jpg[/img:6afea7c95b]
ACE

ACE Wings
membro
Contato:

Vídeo ACE Flextreme

Mensagempor ACE Wings » 04 Mar 2006 21:13

Pessoal, fiz um pequeno vídeo (15 seg) mostrando o vôo da asa com um corte repentino de motor. O perfil está retendo bastante energia permitindo um vôo bem rápido mesmo sem motor.

[url]http://www.acewings.com.br/MOV00108.MPG[/url]
ACE

ACE Wings
membro
Contato:

teste final

Mensagempor ACE Wings » 05 Mar 2006 23:32

Hoje fiz um vôo legal com a asa num vento relativamente forte... a asinha enfrentou muito bem o vento e até pegou um lift na cabeceira da pista com uns urubus...

Fábio, conseguiu terminar a sua? Quando vai estrear?

Fiz uma pequena modificação nos elevons que vale a pena para evitar flutter... deixei com 3cm de largura de ponta a ponta... faça isso na sua.... Eu também diminui um pouco as wingtips.
ACE

Felipe_rj
membro

Mensagempor Felipe_rj » 06 Mar 2006 12:19

É isso ai ACE!!!

Muito bom seu trabalho, muito caprichoso, porém creio q esse valor para um kit poderia ser mais estudado. Por esse preço consigo uma asa já montada e entelada.

Gostaria de deixar claro q não estou fazendo nenhuma difamação, apenas uma dica, eu já fiz uma asa com cnc e epp importado, o custo foi bem reduzido, creio q para vc começar a fazer sua clientela um valor mais acessível seria legal.

E já q vc está no negócio de asas, seria interessante divercificar, por exemplo uma Weasel ou uma JW, eu compraria de vc uma weasel feita com seu EPP.

Abraços e tudo de bom na sua empreitada.

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 06 Mar 2006 12:35

Ace,

Seja bem vindo ao e-voo.com

Faço parte da equipe de administradores do forum, e gostaria de esclarecer nossa atual politica sobre anunciantes donos de lojas virtuais que venha a efetuar vendas atraves de nossa comunidade.

Para isso, peço entrar em contato comigo por email, em andre@e-voo.com assim que possivel.

informo que estarei trancando este topico ate concluirmos nossas conversas.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 09 Mar 2006 11:47

[quote:5c048bfbee="Felipe_rj"]É isso ai ACE!!!

Muito bom seu trabalho, muito caprichoso, porém creio q esse valor para um kit poderia ser mais estudado. Por esse preço consigo uma asa já montada e entelada.

Gostaria de deixar claro q não estou fazendo nenhuma difamação, apenas uma dica, eu já fiz uma asa com cnc e epp importado, o custo foi bem reduzido, creio q para vc começar a fazer sua clientela um valor mais acessível seria legal.

E já q vc está no negócio de asas, seria interessante divercificar, por exemplo uma Weasel ou uma JW, eu compraria de vc uma weasel feita com seu EPP.

Abraços e tudo de bom na sua empreitada.[/quote:5c048bfbee]

Fala Felipe!! Obrigado pelo elogio e pela dica!
Então, gostaria de direcionar o tópico para o lado técnico e não comercial para evitar o bloqueio do mesmo! No momento eu só estou me dedicando ao desenvolvimento deste tipo de asa, mas conheço amigos que estão cortando JW, e acho que tbém Weasel. São asas para Dynamic não são? Se quiser, me manda uma MP! Abraço!!
ACE

Tcharllys
membro
Contato:

Mensagempor Tcharllys » 09 Mar 2006 12:16

Desculpem a ignorancia mas o que é flutter?

andreyamin
membro
Contato:

Mensagempor andreyamin » 09 Mar 2006 12:21

[quote:e79e543a38="Tcharllys"]Desculpem a ignorancia mas o que é flutter?[/quote:e79e543a38]

É quando parte do modelo (geralmente as partes móveis) entram em ressonância, ou seja, vibram intensamente.

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 09 Mar 2006 13:06

Ja experiementei um flutter com minha zagi, que "bateu-asa" em um mergulho.

O barulho da vibracao e a rapidez que tudo acontece é assustador.

Estou montando agora a zagi Tao, que vem com uma nervura em compensando que vai entre as asas, e complementei o reforco, com uma longarina de fibra de vidro em arco, que sai e chega proximo às pontas de asa e passa proximo ao "bico".

Quero ver "bater-asa" agora.... :twisted:
Combate: Bateu é ponto.

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 09 Mar 2006 13:43

Na Flextreme há 6 barrinhas de fibra de vidro, 3 em cima e 3 na parte de baixo. Ela está muiiiito rígida. o problema que deu foi com o elevon que tinha a ponta larga (6cm) e agora está com 3 cm. Isso fez com que a asa "dormisse" no último vôo que fiz a uma velocidade de uns 160Km/h (mergulho à 45º a favor do vento).

srpab, esta nervura de compensado no meio, não acrescenta muito peso? Como/onde você coloca a bateria??
ACE

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 09 Mar 2006 18:22

costuma-se fibrar o elevon, ou
passar fita filamentosa na diagonal, ou
dispor os servos e linkagem no centro de cada elevon

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 09 Mar 2006 22:35

Essa de fibrar o elevon é uma boa!! O lance do servo com link no meio do elevon também é ótimo. Acho que logo vou ter que adotar essas técnicas se quiser mais velocidade nas asas.

Esse seu avatar, é uma JW?
ACE

edykauan
membro

Mensagempor edykauan » 10 Mar 2006 13:24

acho que esse tópico não está no lugar certo não é??????

EDY

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 10 Mar 2006 14:51

[quote:1720db7303="edykauan"]acho que esse tópico não está no lugar certo não é??????

EDY[/quote:1720db7303]

edykauan, este tópico já viajou mais que o Lula!! Os administradores entenderam que estava focado em vendas de asas e o moveram para a sessão Compra e Venda, mas editei o conteúdo e voltamos ele pra cá....
ACE

formel
membro

Mensagempor formel » 10 Mar 2006 15:38

Não vejo nada de errado neste tópico estar aqui. Afinal só pq o Ace vende asas ele não pode discutir sobre asas?!?

Achei sua asa muito legal estou pensando em fazer uma em balsa mas com a parte da frente em isopor. Tipo dois ou três centimetros do bordo de ataque em isopor e o resto em balsa entelada com seda. Sei que vai ficar mais frágil, mas acho que vai fivar bem leve e tambem quero testar uma asa sem wingtips, usando aquele conceito da asa alemã.

Vamos ver no que dá

[ ]s

Formel

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 10 Mar 2006 15:55

[quote:28e452311a="ACE Wings"]srpab, esta nervura de compensado no meio, não acrescenta muito peso? Como/onde você coloca a bateria??[/quote:28e452311a]

Veio no kit que comprei, ela é bem leve, se nao me engano tem uns 5mm, fiz um corte nela antes de colar nas asas, para poder alojar qualquer tipo de bateria.

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 10 Mar 2006 19:12

[quote:cb511729d7="srpab"][quote:cb511729d7="ACE Wings"]srpab, esta nervura de compensado no meio, não acrescenta muito peso? Como/onde você coloca a bateria??[/quote:cb511729d7]

Veio no kit que comprei, ela é bem leve, se nao me engano tem uns 6mm, fiz um corte nela antes de colar nas asas, para poder alojar qualquer tipo de bateria.[/quote:cb511729d7]

Entendi o sistema! Eu só tenho um pouco de receio de ter partes rígidas perto da bateria. Eu fiz um teste com uma asa colando as partes com Epoxy e nervura de balsa. Fui voar em um local sem área de pouso e na primeira bicada forte, a balsa com epoxy entrou na bateria danificando-a
Anexos
DSC00043.jpg
TP 3800mA 2P... sobrou duas células pra contar a estória.
DSC00043.jpg (14.36 KiB) Exibido 22844 vezes
ACE

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 10 Mar 2006 19:41

Ja tive caso parecido numa lenha, e nao havia esse perfil de compensado (veja figura)

...o "bico" da zagi amaçou e a lipo tambem.

Quero ver acontecer isso novamente com esse perfil ali...

Nao acredito que ele quebre numa pancada, esta muito rigido, fixado com araldite dos dois lados....ele é que une as asas...

Mesmo que quebre, existe uma inclinacao no encaixe para que a lipo pule pra fora e nao fure....ou amasse.....

Sei la, vamos aos testes ! :twisted:
Anexos
zagi perfil compensado.JPG
(minha maquina digital resolveu nao "conversar" mais com o micro, entao vai no desenho mesmo)
zagi perfil compensado.JPG (8.08 KiB) Exibido 23327 vezes

formel
membro

Mensagempor formel » 10 Mar 2006 20:23

Pq vcs não colocam uma espuma em volta da bateria(tipo aquela esponja que a DAC usa)? Vou fazer isso no meu avião amanhã, a espuma deve pesar umas cinco gramas e é ótima para absorver impactos.

Vou usar na bateria e no RX.

[ ]s

Formel

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 13 Mar 2006 21:02

Neste final de semana fiz um vôo e dixei a asa cair em parafuso a uma altura de aproximadamente 15 metros! Ela deu de bico no chão e a única avaria foi um amassado na fita adesiva. O bico não tem partes rígidas e a cola é à base de borracha sintética (Polyplac Extra Forte)... absorvendo totalmente o impacto!
Repare que a área perto da bateria não foi nem amassada, protegida pelas 4 hastes de fibra de vidro.
Anexos
tampa.jpg
Detalhe da tampa aberta...
tampa.jpg (30.35 KiB) Exibido 22846 vezes
batida.jpg
Área perto da bateria ficou intacta!
batida.jpg (20.26 KiB) Exibido 22842 vezes
ACE

Toninho LourenÇo
membro

Mensagempor Toninho LourenÇo » 16 Mar 2006 18:18

Este assunto não é de planadores mesmo tendo motor, não é assunto de outro topico? Planadores e Afins talvez!!!!!
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 07 Abr 2006 13:32

srpab,

Já montou sua asa? Tem fotos?
ACE

Ricardo_BH
membro

Mensagempor Ricardo_BH » 10 Abr 2006 07:44

Ace, sua asa esta usando qual perfil??

O perfil quanto mais fino masi fragil né?Eu usei fibra de vidro(varetas de gaiola de passarinho) e deu um otima resisténcia na minha asa.usei uma em um grande arco por cima e duas retas menores em baixo.Cortei na asa com o bico do ferro de solta encaixei a vareta e coloquei um pouco de epox para fixar.Otimo resultado.E o preço 0,50 centavos o metro...

eu nao entendi o que voce disse com " Isso fez com que a asa "dormisse"

Parabens , muito bacana sua zagi!!quanto de de voo oe consegue ?

Rick

ACE Wings
membro
Contato:

Mensagempor ACE Wings » 10 Abr 2006 13:13

[quote:c50bd356c6="Ricardo_BH"]Ace, sua asa esta usando qual perfil??

O perfil quanto mais fino masi fragil né?Eu usei fibra de vidro(varetas de gaiola de passarinho) e deu um otima resisténcia na minha asa.usei uma em um grande arco por cima e duas retas menores em baixo.Cortei na asa com o bico do ferro de solta encaixei a vareta e coloquei um pouco de epox para fixar.Otimo resultado.E o preço 0,50 centavos o metro...

eu nao entendi o que voce disse com " Isso fez com que a asa "dormisse"

Parabens , muito bacana sua zagi!!quanto de de voo oe consegue ?

Rick[/quote:c50bd356c6]

Ricardo,
O perfil é customizado ACE Wings... derivado do sipkill. Legal seu processo de longarina... bem parecido com o meu!

Quando eu disse que a asa "dormiu", é que no primeiro protótipo, o elevon estava muito largo e resultava num flutter muito intenso. Diminui a largura do elevon e a asa "dormiu", ou seja, acabou toda a vibração. Ehehe, essa expressão era usada quando eu brincava de rodar pião. Quando você joga o pião, ele fica girando, zunindo e fazendo uma rota circular... até estabilizar e "dormir".
ACE

srpab
membro
Contato:

Mensagempor srpab » 10 Abr 2006 21:11

[quote:dbbb713255="ACE Wings"]srpab,

Já montou sua asa? Tem fotos?[/quote:dbbb713255]

Oia ela aqui ó...

O arco que voce ve abaixo da fita adesiva, é de fibra de vidro, alem do perfil de balsa entre as asas, rebaixado so na frente (por cima), para abrigar, rx, mix, e a bateria, 1200mah AA :shock: , com uma tampa de depron fecho os equipamentos e durex pra lacrar, pode ate cair no mar sem galho...(espero)

Coloquei protetores de servos, e um protetor de bateria, na mesma forma, abrigando parte dela que ficou exposta, pra uma melhor aerodinamica.

Ainda nao usei chumbo, mas pretendo testar no proximo voo de ventos fortes.

frente
[img:dbbb713255]http://www.aeroseletricos.com.br/files/zagi_3_001.jpg[/img:dbbb713255]

verso
[img:dbbb713255]http://www.aeroseletricos.com.br/files/zagi_3_002.jpg[/img:dbbb713255]

video
[url]http://rapidshare.de/files/17230479/lift_ita_020406_0003.wmv.html[/url]
Anexos
zagi 3 007 evoo.JPG
oia la meu telefone, se aparece ai por sampa liga nesse numero que eu pago bem rs....
zagi 3 007 evoo.JPG (19.08 KiB) Exibido 22842 vezes

Voltar para “Construções”