Asa voadora sem Winglets muito mais vel. e controle de Leme

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Marco Antonio
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Asa voadora sem Winglets muito mais vel. e controle de Leme

Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 10:51

Faz tempo que tento resolver esse problema... asa sem winglet para R/C, embora A asa voadora invisivel mostre como eu ficava pensando como fazer.
Mas porque fazer???? Primeiro: menos arrasto em alta vel pois poderá ajustar o ponto dos atuadores de ponta de asa e diminuir quanto mais rapido ficar.
Controle de guinada....
Já vi muita asa que voa bem em alta velocidade mas em baixa é um sufoco..
Freio para pouso...


Vejam essas duas fotos do A-6

http://www.bluejacket.com/usn/images/ac/a6e_va34_vieques-pr.jpg

e depois...

http://www.bluejacket.com/usn/images/ac/a6_final.jpg

é assim que as asas voadoras fazem o controle de guinada os spoilers são controlados para aumentar ou diminuir o arrasto mantendo a asa em voo controlado, ( ou permitindo uma curva de "leme")exatamente o que faz o Winglets mas ou vc ajusta para pouco arrasto e alta velocidade e fica sofrivel na aproximação ou ajusta para voo tranquilo.

Vou fazer um teste.... :roll:
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Mensagempor formel » 06 Mar 2006 11:45

A asa voadora alemã funciona assim. Já jogou IL2? É um jogo muito bem feito de aviões da segunda guerra, neste jogo dá para ver muito bem o controle da asa funcionando.

Se vc procurar no google deve conseguir até uma planta dela.

[ ]s

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 11:48

Sim essa é a ideia, eu tenho o jogo mas como fazer para R/C eu só fui ver nesse fim de semana ao ver um A-6 R/C com os freios controlado por radio, dai ficou facil... usa dobradiças em forma de pivo da Du-Bro
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Mensagempor Lambreta » 06 Mar 2006 11:51

mas precisa de momento de calda.. o que asa nao tem.

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 12:26

[quote:526c458b9a="Lambreta"]mas precisa de momento de calda.. o que asa nao tem.[/quote:526c458b9a]

Calda de morango?
Calda de Chocolate?


Cara.. vc disse uma besteira enorme!!!! Além de ter escrito errado, é justamente assim que Northrop e os projetistas alemães resolveram o problema sem momento de [size=24:526c458b9a][b:526c458b9a]CAUDA[/b:526c458b9a][/size:526c458b9a]

http://www.wpafb.af.mil/museum/research/bombers/b3-66.htm

elas fazem curva glissada aumentando o arrasto de uma das pontas de asa 8)
Chamam-se superficies bipartidas olha as pontinhas das asas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_YB-49

e dpois aqui.. http://en.wikipedia.org/wiki/B-2_Spirit

Cade a [size=18:526c458b9a][b:526c458b9a]CAUDA[/b:526c458b9a][/size:526c458b9a]
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Mensagempor formel » 06 Mar 2006 12:35

Acho que deve ficar mais ou menos como no desenho, deem um desconto pro meu desenho. :wink:

http://200.255.218.75/deliverer_homolog/arq/cli/arq_2_644.GIF

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Mensagempor formel » 06 Mar 2006 12:37

No desenho do tópico anterior eu digo que dois horms passam para cada pá do freio o correto é um horm para cada pá. O que dá dois horms para o freio todo de cada lado da asa.

Blz?

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 12:43

Eu to sem como fazer o desenho mas a idéia é essa, dois horns mas para baixo(do lado de dentro dos spoilers) pivotados por uma unica haste, fiz um teste simples e deu certo .. mas só deu porque vi as dobradiças em forma de pivo e eu tinha algumas aqui.
Elas poderiam ter dois ou um só controle, teria que usar dois servos(bem pequenos pois o esforço é pequeno) e a asa seria daquelas grandes.. ou um só servo e vc escolheria: Ou serveria de leme ou de compensador de escorregamento.

Vou ver se consigo uma asa grandona com o Laert
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Mensagempor rasec_jj » 06 Mar 2006 13:09

Vai ficar legal o projeto.
Júlio Cesar de Almeida Jr.

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Mensagempor rasec_jj » 06 Mar 2006 13:09

[quote:09f1a6c653="Marco Antonio"][quote:09f1a6c653="Lambreta"]mas precisa de momento de calda.. o que asa nao tem.[/quote:09f1a6c653]

Calda de morango?
Calda de Chocolate?


Cara.. vc disse uma besteira enorme!!!! Além de ter escrito errado, é justamente assim que Northrop e os projetistas alemães resolveram o problema sem momento de [size=24:09f1a6c653][b:09f1a6c653]CAUDA[/b:09f1a6c653][/size:09f1a6c653]



Cade a [size=18:09f1a6c653][b:09f1a6c653]CAUDA[/b:09f1a6c653][/size:09f1a6c653][/quote:09f1a6c653]

Só não entendi os modos de tratar um amigo da comunidade. Vamos corri-lo, mas sem arrogância blz? Não me leve à mal ok? Sei que você só quis dar um toque pra ele, e apesar de eu não ser ninguém pra te dar toque...
Abração, e bom projeto.
Júlio Cesar de Almeida Jr.

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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 17:07

Oi Marco!

Essa é uma daquelas coisas que eu sempre quis fazer. O problema é a construção que é bastante complicada, já quebrei minha cabeça tentando bolar um sistema confiável e leve. É o mesmo problema que tive quando tentei fazer portas duplas para compartimento de bombas.

Minha idéia era colocar dois servos mixados no centro da asa, na ponta de cada semi-asa haveria balancins em L, uma perna do balancim estaria ligada ao servo e da outra sairiam duas hastes, uma para mover a parte superior e outra para a parte inferior.

Cesar Gimenes

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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 17:13

Esqueci de dizer:

A idéia de usar dois servos mixados é para ter controle de leme e freio aerodinâmico no mesmo sistema.

Cesar Gimenes

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Mensagempor mnovaes » 06 Mar 2006 17:20

Cesar

estou bolando um sistema para o compartimento de bombas no meu me109
assim que puder posto o desenho

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 17:35

Cezar.. não precisa de nada disso... dois horns(por dentro) e uma haste Y dobradiça pivô da DuBro e pronto.. eu testei e deu certo
Mas o Alex veio com uma idéia melhor...

Fazer os winglets moveis :D
Em baixa vel eles ficariam em 60° ou 80° e em alta velocidade somente 20° ou 10° achei o maximo e muito mais facil de fazer
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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 17:39

Legal, manda sim!

Eu estava pensando no assunto da asa voadora e acho que bolei um sistema mais simples e que resulta em um acabamento melhor. a idéia é no lugar de fazer duas cunhas representando as duas partes do bordo de fuga usar duas chapas de balsa, assim os horns poderiam ser internos. Alem disso no lugar de usar uma haste rígida para ligar o balancim ao servo eu usaria uma linha e o balancim seria mantido na posição fechado por uma mola, assim fica bem mais leve que minha idéia original.
Acho que ficou meio complicado de entender mas agora não tenho como desenhar a idéia.

Cesar Gimenes

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Mensagempor Akamatsu » 06 Mar 2006 17:52

[quote:d703e63832="Marco Antonio"]Cezar.. não precisa de nada disso... dois horns(por dentro) e uma haste Y dobradiça pivô da DuBro e pronto.. eu testei e deu certo
Mas o Alex veio com uma idéia melhor...

Fazer os winglets moveis :D
Em baixa vel eles ficariam em 60° ou 80° e em alta velocidade somente 20° ou 10° achei o maximo e muito mais facil de fazer[/quote:d703e63832]

Fazendo isto o Alex acaba fazendo os flutuadores das pontas da asa do PBY Catalina retráteis ! ... :-)
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 18:09

Eu estava pensando justamente usar um mecanismo de trem retratil para isso.... e para os flutuadores tb :roll:
Asa grande claro
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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 18:29

outra forma que vi foi inverter as pontas das asas.. a da direita pra esquerda e vice versa.. mas é um corte em angulo.. a asa que usava isso tinha 2M e não tinha winglets mas o Eric disse que só funciona em alta.. talvez winglets pequeninos e isso.. :roll:
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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 20:46

Legal mesmo seria fazer uma asa com esse sistema da Snowspeeder:

http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=451663

:D

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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 20:52

Estou com duvidas sobre a necessidade das Winglets:
Tendo enflechamento suficiente eu posso dispensar as winglets?
Pelo que eu entendi as winglets são boas em baixa velocidade, seria muito ruim pilotar asas sem winglets em baixa velocidadet

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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 21:05

Fiquei com duvida porque algumas asas não tem winglets como a SoSlo2 por exemplo.

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Mensagempor Akamatsu » 06 Mar 2006 21:15

Tenho um palpite: eu acho que deve ser pelas dimensões envolvidas.

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Mensagempor crg » 06 Mar 2006 21:21

hummm... não acho que seja isso. Estou procurando na Inter sobre o problema, se decobrir alguma cousa posto aqui.

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 22:55

[quote:e46b5a9fff="crg"]Legal mesmo seria fazer uma asa com esse sistema da Snowspeeder:

http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=451663

:D

Cesar Gimenes[/quote:e46b5a9fff]

mas é um tonto mesmo!! :lol:
Tava sentindo sua falta

[size=18:e46b5a9fff][b:e46b5a9fff]KAPLA[/b:e46b5a9fff][/size:e46b5a9fff]
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Mensagempor Marco Antonio » 06 Mar 2006 22:57

[quote:6fd612f0f6="crg"]Estou com duvidas sobre a necessidade das Winglets:
Tendo enflechamento suficiente eu posso dispensar as winglets?
Pelo que eu entendi as winglets são boas em baixa velocidade, seria muito ruim pilotar asas sem winglets em baixa velocidadet

Cesar Gimenes[/quote:6fd612f0f6]
De acordo com experimentos... em alta velocidade eles quase podem ficar diminutos, mas tira-los de tudo só substituindo por algo que faça uma compensação...
Vou pedir ao laerth para fazer essa asa com os bordos invertidos e ver o que dá
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