Minha primeira construçao Scout em K-Line
- MisticRaider
- membro
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui Jul 08, 2010 1:52 pm
- Localização: Portugal
Minha primeira construçao Scout em K-Line
Oi galera...
Depois de tudo muito bem estudado e duvidas tiradas com pessoal deste forum chegou altura de sujar as maos e tentar construir o meu primeiro aviao. Modelo escolhido um scout.
Estou a combinar dois tipos de material na construçao, K-Line e Coroplast
Seguem as primeiras fotos:
[img:40ebf5d31d]http://i56.tinypic.com/2dhfd43.jpg[/img:40ebf5d31d]
[img:40ebf5d31d]http://i56.tinypic.com/n55vkp.jpg[/img:40ebf5d31d]
[img:40ebf5d31d]http://i53.tinypic.com/vvt6b.jpg[/img:40ebf5d31d]
Primeiros problemas encontrados... Uso de cola quente nao me dei muito bem com aquilo na hora de colar a cola ja estava seca... Estarei a fazer algo de errado?
Como tinha cola Por decidi-me por usa-la...
Vai ser uma construçao demorada porque o meu tempo é muito limitado...
Mas agora a questao é... Sera que vai voar?
Cumprimentos e bons voos
Depois de tudo muito bem estudado e duvidas tiradas com pessoal deste forum chegou altura de sujar as maos e tentar construir o meu primeiro aviao. Modelo escolhido um scout.
Estou a combinar dois tipos de material na construçao, K-Line e Coroplast
Seguem as primeiras fotos:
[img:40ebf5d31d]http://i56.tinypic.com/2dhfd43.jpg[/img:40ebf5d31d]
[img:40ebf5d31d]http://i56.tinypic.com/n55vkp.jpg[/img:40ebf5d31d]
[img:40ebf5d31d]http://i53.tinypic.com/vvt6b.jpg[/img:40ebf5d31d]
Primeiros problemas encontrados... Uso de cola quente nao me dei muito bem com aquilo na hora de colar a cola ja estava seca... Estarei a fazer algo de errado?
Como tinha cola Por decidi-me por usa-la...
Vai ser uma construçao demorada porque o meu tempo é muito limitado...
Mas agora a questao é... Sera que vai voar?
Cumprimentos e bons voos
- Farleytufao
- membro
- Mensagens: 1943
- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
- Localização: Betim MG
- MisticRaider
- membro
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui Jul 08, 2010 1:52 pm
- Localização: Portugal
[quote:6c7bf75ede="Farleytufao"]Bom... construa o modelo com a cola que vc está usando (seja qual for, covê não especificou), e caso julgar necessário, em alguns pontos, faça o reforço com cola quente.
A cola quente realmente seca rápido, então em grandes colagens, o certo é colar por etapas.
Acompanhando.[/quote:6c7bf75ede]
Oi amigo...
A cola usada foi a UHU Por propria para depron.. vou continua usando ate ao final
Cumprimentos.
A cola quente realmente seca rápido, então em grandes colagens, o certo é colar por etapas.
Acompanhando.[/quote:6c7bf75ede]
Oi amigo...
A cola usada foi a UHU Por propria para depron.. vou continua usando ate ao final
Cumprimentos.
- MisticRaider
- membro
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui Jul 08, 2010 1:52 pm
- Localização: Portugal
- marcos soares
- membro
- Mensagens: 957
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
- Localização: brasilia de minas MG
[quote:7dfb44a84d="MisticRaider"]Oi amigo...
A cola usada foi a UHU Por propria para depron.. vou continua usando ate ao final
Cumprimentos.[/quote:7dfb44a84d]
MisticRaider,
Excelente modelo para a primeira construção. Os nomes dos produtos em Portugal podem ser diferentes dos encontrados no Brasil, porém acredito que estamos falando sempre dos mesmos materiais.
Esta cola UHU, se for esta da foto aí embaixo, lembra a nossa cola Aerobrás ou Unium
Acompanhando...
[img:7dfb44a84d]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/UHU_Alleskleber.jpg[/img:7dfb44a84d]
[b:7dfb44a84d]Cola Aerobrás:[/b:7dfb44a84d]
[img:7dfb44a84d]http://www.casaaerobras.com.br/catalog/images/CL-103_alt.jpg[/img:7dfb44a84d]
[b:7dfb44a84d]Cola Unium:[/b:7dfb44a84d]
[img:7dfb44a84d]http://4.bp.blogspot.com/_2RLAseUIQbc/SRb2aHkj67I/AAAAAAAACRU/noytzJt_ViE/s320/Cola_Unium_1_bk.jpg[/img:7dfb44a84d]
Abs
Marco Aurelio (Mac2)
A cola usada foi a UHU Por propria para depron.. vou continua usando ate ao final
Cumprimentos.[/quote:7dfb44a84d]
MisticRaider,
Excelente modelo para a primeira construção. Os nomes dos produtos em Portugal podem ser diferentes dos encontrados no Brasil, porém acredito que estamos falando sempre dos mesmos materiais.
Esta cola UHU, se for esta da foto aí embaixo, lembra a nossa cola Aerobrás ou Unium
Acompanhando...
[img:7dfb44a84d]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/UHU_Alleskleber.jpg[/img:7dfb44a84d]
[b:7dfb44a84d]Cola Aerobrás:[/b:7dfb44a84d]
[img:7dfb44a84d]http://www.casaaerobras.com.br/catalog/images/CL-103_alt.jpg[/img:7dfb44a84d]
[b:7dfb44a84d]Cola Unium:[/b:7dfb44a84d]
[img:7dfb44a84d]http://4.bp.blogspot.com/_2RLAseUIQbc/SRb2aHkj67I/AAAAAAAACRU/noytzJt_ViE/s320/Cola_Unium_1_bk.jpg[/img:7dfb44a84d]
Abs
Marco Aurelio (Mac2)
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
O que vem a ser k-line ? Marca de cartão pluma ? Com ou sem revestimento de papel cartão ?
Se for com papel, tente retirar aquele papel cartão antes de fazer o aero senão o peso pode atrapalhar.
Cola quenta na Polionda tem que deixar a cola esquentar BEMMM senão acaba não colando direito...
E realmente ela seca muito rápido, poucos segundos, então tem que estar tudo já "no lugar" e passar a cola.Ou estar com "escoras" para ficar tudo no lugar quando juntar as peças para que nada fique torto.
Muito cuidado com o peso, Polionda chapeada como você está fazendo pode acabar ficando pesado...
Para um modelo treinador de 1m de envergadura, com 18cm de corda e perfil de asa para sustentação o ideal mesmo são no máximo ums 400g (22g/dm²) isso se você for iniciante no vôo também e não só na construção.
Se o aeromodelo passar muito disso (600g por exemplo), o avião vai ficar muito arisco e rápido para iniciar e possívelmente vai precisar de um motor mais forte...
Se for com papel, tente retirar aquele papel cartão antes de fazer o aero senão o peso pode atrapalhar.
Cola quenta na Polionda tem que deixar a cola esquentar BEMMM senão acaba não colando direito...
E realmente ela seca muito rápido, poucos segundos, então tem que estar tudo já "no lugar" e passar a cola.Ou estar com "escoras" para ficar tudo no lugar quando juntar as peças para que nada fique torto.
Muito cuidado com o peso, Polionda chapeada como você está fazendo pode acabar ficando pesado...
Para um modelo treinador de 1m de envergadura, com 18cm de corda e perfil de asa para sustentação o ideal mesmo são no máximo ums 400g (22g/dm²) isso se você for iniciante no vôo também e não só na construção.
Se o aeromodelo passar muito disso (600g por exemplo), o avião vai ficar muito arisco e rápido para iniciar e possívelmente vai precisar de um motor mais forte...
- MisticRaider
- membro
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui Jul 08, 2010 1:52 pm
- Localização: Portugal
[quote:4162f70278="Gustavo Murad"]O que vem a ser k-line ? Marca de cartão pluma ? Com ou sem revestimento de papel cartão ?
Se for com papel, tente retirar aquele papel cartão antes de fazer o aero senão o peso pode atrapalhar.
Cola quenta na Polionda tem que deixar a cola esquentar BEMMM senão acaba não colando direito...
E realmente ela seca muito rápido, poucos segundos, então tem que estar tudo já "no lugar" e passar a cola.Ou estar com "escoras" para ficar tudo no lugar quando juntar as peças para que nada fique torto.
Muito cuidado com o peso, Polionda chapeada como você está fazendo pode acabar ficando pesado...
Para um modelo treinador de 1m de envergadura, com 18cm de corda e perfil de asa para sustentação o ideal mesmo são no máximo ums 400g (22g/dm²) isso se você for iniciante no vôo também e não só na construção.
Se o aeromodelo passar muito disso (600g por exemplo), o avião vai ficar muito arisco e rápido para iniciar e possívelmente vai precisar de um motor mais forte...[/quote:4162f70278]
Oi
Obrigado pelas suas recomendações... K-line é cartao pluma revestido a papel nao o retirei vou entelar depois... Logico que essa decisao mexe logo com o factor peso.. mas ja pensei nisso tambem...
Aqui deixo a electronica dele:
Material:
Motor:
TR 35-30B 1400kv Brushless Outrunner (Eq AXi 2808
Input Voltage : 7.4V~11.1V (2~3S Li-po)
KV : 1400 rpm/V within 10%
Nb. of turns : 22 Delta
Max. efficiency current : 10~15A
Current capacity : 22A/60s
Internal Resistance : 76 mohm
No Load current @ 7V: 1.19A
Dimensions : 35mm X 30mm / 1.38in X 1.18in
Shaft diameter : 4mm / 0.16in
Weight : 77g / 2.72oz
Number of poles/magnets : 14
Recommended model weight : 600~1300g / 21~45oz
Power equivalent : .12,2stroke
Helice:
TGS Sport 8x3.8E Precision propeller
Servos:
2 x 9g servos
Bateria:
Turnigy 2200mAh 3S 30C Lipo Pack
Minimum Capacity: 2200mAh
Configuration: 3S1P / 11.1v / 3Cell
Constant Discharge: 30C
Peak Discharge (10sec): 40C
Pack Weight: 207g
Pack Size: 117 x 34 x 24mm
Charge Plug: JST-XH
Discharge Plug: XT60
Variador:
Hobbyking SS Series 50-60A ESC
Spec.
Weight: 63g
Size: 55x35x8mm
Cells: 6-20Ni MH ~ 2-7S Li Po
Max Current: 50A
Burst: 60A
No BEC
Timing: 1/7/15/30 programmable
PWM: 8/16K
Features.
Constant current 50A Max 60A <10S
Li-Poly 2-7 cells Ni-MH 6-20 cells
Low Resistant 0.0014 Ohms;
Dynamic Braking
BEC: opto
Auto shut down when lose signal
Slow down at 3.0V per cell Lipo, Cut-off at 2.9V per cell Lipo 0.8V NiMh
User Programming options:
Battery settimg
Throttle Range
Brake setting 4 options:
Direction and Cutoff Type
Timing Mode Setting: 1 / 7 / 15 / 30
PWM setting: 8K/16K
Carregador de baterias:
Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger w/ accessories
Features;
Microprocessor controlled
Delta-peak sensitivity (NiMH/NiCd)
Individual cell balancing
Li-ion, LiPo and LiFe capable
Ni-Cd and NiMH capable
Large range of charge currents
Store function, allows safe storage current
Time limit function
Input voltage monitoring. (Protects car batteries at the field)
Data storage (Store up to 5 packs in memory)
Battery break in and cycling.
Spec.
Input Voltage: 11~17v
Circuit power: Max Charge: 50W / Max Discharge: 5W
Charge Current Range: .1~6.0A
Ni-MH/NiCd cells: 1~15
Li-ion/Poly cells: 1~6
Pb battery voltage: 2~20v
Weight: 355g
This charger has a JST-XH charge plug, which makes it compatible with Zippy, HXT, TURNIGY and any pack with a JST-XH adapter.
Com um motor para 1300g o aviao vai decolar na vertical mesmo :wink:
Cumprimentos
Se for com papel, tente retirar aquele papel cartão antes de fazer o aero senão o peso pode atrapalhar.
Cola quenta na Polionda tem que deixar a cola esquentar BEMMM senão acaba não colando direito...
E realmente ela seca muito rápido, poucos segundos, então tem que estar tudo já "no lugar" e passar a cola.Ou estar com "escoras" para ficar tudo no lugar quando juntar as peças para que nada fique torto.
Muito cuidado com o peso, Polionda chapeada como você está fazendo pode acabar ficando pesado...
Para um modelo treinador de 1m de envergadura, com 18cm de corda e perfil de asa para sustentação o ideal mesmo são no máximo ums 400g (22g/dm²) isso se você for iniciante no vôo também e não só na construção.
Se o aeromodelo passar muito disso (600g por exemplo), o avião vai ficar muito arisco e rápido para iniciar e possívelmente vai precisar de um motor mais forte...[/quote:4162f70278]
Oi
Obrigado pelas suas recomendações... K-line é cartao pluma revestido a papel nao o retirei vou entelar depois... Logico que essa decisao mexe logo com o factor peso.. mas ja pensei nisso tambem...
Aqui deixo a electronica dele:
Material:
Motor:
TR 35-30B 1400kv Brushless Outrunner (Eq AXi 2808
Input Voltage : 7.4V~11.1V (2~3S Li-po)
KV : 1400 rpm/V within 10%
Nb. of turns : 22 Delta
Max. efficiency current : 10~15A
Current capacity : 22A/60s
Internal Resistance : 76 mohm
No Load current @ 7V: 1.19A
Dimensions : 35mm X 30mm / 1.38in X 1.18in
Shaft diameter : 4mm / 0.16in
Weight : 77g / 2.72oz
Number of poles/magnets : 14
Recommended model weight : 600~1300g / 21~45oz
Power equivalent : .12,2stroke
Helice:
TGS Sport 8x3.8E Precision propeller
Servos:
2 x 9g servos
Bateria:
Turnigy 2200mAh 3S 30C Lipo Pack
Minimum Capacity: 2200mAh
Configuration: 3S1P / 11.1v / 3Cell
Constant Discharge: 30C
Peak Discharge (10sec): 40C
Pack Weight: 207g
Pack Size: 117 x 34 x 24mm
Charge Plug: JST-XH
Discharge Plug: XT60
Variador:
Hobbyking SS Series 50-60A ESC
Spec.
Weight: 63g
Size: 55x35x8mm
Cells: 6-20Ni MH ~ 2-7S Li Po
Max Current: 50A
Burst: 60A
No BEC
Timing: 1/7/15/30 programmable
PWM: 8/16K
Features.
Constant current 50A Max 60A <10S
Li-Poly 2-7 cells Ni-MH 6-20 cells
Low Resistant 0.0014 Ohms;
Dynamic Braking
BEC: opto
Auto shut down when lose signal
Slow down at 3.0V per cell Lipo, Cut-off at 2.9V per cell Lipo 0.8V NiMh
User Programming options:
Battery settimg
Throttle Range
Brake setting 4 options:
Direction and Cutoff Type
Timing Mode Setting: 1 / 7 / 15 / 30
PWM setting: 8K/16K
Carregador de baterias:
Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger w/ accessories
Features;
Microprocessor controlled
Delta-peak sensitivity (NiMH/NiCd)
Individual cell balancing
Li-ion, LiPo and LiFe capable
Ni-Cd and NiMH capable
Large range of charge currents
Store function, allows safe storage current
Time limit function
Input voltage monitoring. (Protects car batteries at the field)
Data storage (Store up to 5 packs in memory)
Battery break in and cycling.
Spec.
Input Voltage: 11~17v
Circuit power: Max Charge: 50W / Max Discharge: 5W
Charge Current Range: .1~6.0A
Ni-MH/NiCd cells: 1~15
Li-ion/Poly cells: 1~6
Pb battery voltage: 2~20v
Weight: 355g
This charger has a JST-XH charge plug, which makes it compatible with Zippy, HXT, TURNIGY and any pack with a JST-XH adapter.
Com um motor para 1300g o aviao vai decolar na vertical mesmo :wink:
Cumprimentos