Spot On 50 Radar+ JXF 13x10 Elétrica = 224 Km/h

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Reinaldo Martins
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Spot On 50 Radar+ JXF 13x10 Elétrica = 224 Km/h

Mensagem por Reinaldo Martins »

Prezados Amigos,

Depois de alguns meses impossibilitado de construir novos modelos devido à repintura em casa, comecei nesta segunda feira a conversão de um modelo que já tive na versão glow, o Spot Os 50.

na versão glow já o tinha montado supermotorizado, e agora farei a versão elétrica, com um setup igualmente potente.

Ainda não pesei o avião, mas nem será necessário, pois o motor a ser instalado têm capacidade de empuxo ensaiada em bancada de até 4Kg, sendo um motor de tamanho 4020. O fabricante não é nada mais do que uma das centenas disponíveis na China, mas notei algumas características construtivas que me chamaram a atenção, assim como a ausência de folgas, perfeita centralização de eixo e um anel de alumínio faceando todos os imãs internos, de maneira que seja eliminada qualquer chance de soltura de imãs. Os ensaios com 6S foram igualmente interessantes, com empuxo máximo alcançado de 4,2kg com 54A de pico. Este dados me incentivaram a fazer um teste prático de vôo e durabilidade deste motor, o que faço e compartilho com vocês neste.

Para o Spot, notei que muita coisa mudou desde a primeira versão que montei:

- Baioneta da asa agora em fibra de carbono - muito mais leve
- Servos das asas são embutidos, proporcionando arrasto mínimo. Antes eram expostos.
- Fuselagem ainda mais aliviada para motores glow até 55
- Espaço criado embaixo do trem de pouso para acomodação de escapamentos. Pra mim poderá ser o compartimento de baterias, se o CG permitir.

Fiz um montante do tipo retrátil para que seja fácil a desmontagem e não alterou as furações originais do glow. A bem da verdade é que tive que fazer este suporte porque não tinha parafusos longos para fixação direta na parede de fogo. De qualquer modo, o resultado ficou de bom nível. Foi trabalho de uma noite.

Bem, chega de papo e vamos às fotos!
Anexos
Motor instalado no montante
Motor instalado no montante
DSC09617.jpg (16.95 KiB) Exibido 12891 vezes
visão frontal
visão frontal
DSC09616.jpg (14.04 KiB) Exibido 12891 vezes
visão traseira com porcas auto cravantes
visão traseira com porcas auto cravantes
DSC09615.jpg (13.1 KiB) Exibido 12891 vezes
Haja paciência...medir, corta, furar, fresar...que saco estas adaptações.
Haja paciência...medir, corta, furar, fresar...que saco estas adaptações.
DSC09614.jpg (11.96 KiB) Exibido 12891 vezes
Reinaldo Martins
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Fotos montagem

Mensagem por Reinaldo Martins »

Seguem mais algumas fotos das etapas cumpridas até o dis 12/10/2010.

Instalação de motor e cowl
Junção dos paineis de asa.

Após isso, a montagem transcorrerá como um glow normal, tais como instalação de servos, comandos, superficies, etc.

Após a conclusão disso, a terceira parte será posicionar a eletrônica de potência a fim de encontrar o CG. Espero que as baterias fique na parte inferior, assim não será necessário fazer grandes cirugias na fuselagem. Mas isso, somente depois de semi montado.

Tenho certeza que será um belo modelo, pois certamente não pesará mais do que 2800gr e com 4kg de empuxo, vai sobrar para treinos de manobras verticais...
Anexos
Cowl instalado e ajustado
Cowl instalado e ajustado
DSC09620.jpg (19.75 KiB) Exibido 12876 vezes
Detalhe da instalação
Detalhe da instalação
DSC09619.jpg (25.57 KiB) Exibido 12876 vezes
Bom resultado, facilitando eventuais remoções.
Bom resultado, facilitando eventuais remoções.
DSC09618.jpg (24.8 KiB) Exibido 12876 vezes
Reinaldo Martins
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Fotos da asa

Mensagem por Reinaldo Martins »

Seguem as etapas da asa.

O tubo encaixase perfeitamente e basta um sargento e 2 argolas de elástico para fixá-las no lugar. Não economize no epoxi nesta fase, pois a resistencia mecânica é importantíssima. Apesar de ser baionetada, a asa DEVERÁ ser colada. Como ela tem apenas 1,36mts, não atrapalhará o transporte.
Anexos
Asa em posição de repouso para cura da cola epóxi.
Asa em posição de repouso para cura da cola epóxi.
DSC09624.jpg (21.97 KiB) Exibido 12873 vezes
Seção inferior.
Seção inferior.
DSC09623.jpg (12.42 KiB) Exibido 12873 vezes
Encaixe simples e sem necessidade de ajustes
Encaixe simples e sem necessidade de ajustes
DSC09622.jpg (23.13 KiB) Exibido 12873 vezes
Tubo de fibra de carbono da asa. Muito leve e forte.
Tubo de fibra de carbono da asa. Muito leve e forte.
DSC09621.jpg (12.68 KiB) Exibido 12873 vezes
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Padero
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Mensagem por Padero »

Reinaldo, este motor é aquele KDA 50-12S ?
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Reinaldo Martins
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Mensagem por Reinaldo Martins »

Por questões profissionais, ainda não é o momento para abrir o fabricante deste motor. Como disse, ele não tem nada além dos inumeros fabricantes de brushless, mas de qualquer modo, este eu gostei e merece um ensaio mais detalhado. Em caso positivo, disponibilizarei para venda.

Suas medidas e características são similares a um EMAX 4020, mas o resultado de bancada de testes foi superior.Uma das justificativas dadas pelo fabricante foi a distência enter imãs e enrolamentos. Antes de atestar como um bom produto, deixe-me testá-lo em campo.


Um abraço,
Reinaldo
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Mensagem por GRANATO »

[quote:c6e228dac5="Reinaldo MArtins"]Haja paciência...medir, corta, furar, fresar...que saco estas adaptações.[/quote:c6e228dac5]

Reinaldo, um montante desses funcionaria no caso ?

[img:c6e228dac5]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/mount(1).jpg[/img:c6e228dac5]
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Mensagem por Padero »

Ok, Reinaldo. A título de informação, temos um Spot-On eletrificado voando em nosso clube. Atualmente ele usa um motor Hacker 50-12S com hélice APC 14x7E Speed Hacker X-70 SB e bateria 6S 3000mAh 20/30C. Servos spektrum digitais, receptor AR-7000 ? e usa o Bec do proprio speed. O peso do modelo é exatos 2.900g. A performance é 9000 RPM com essa hélice, mas vou ficar devendo o consumo, pois não temos equipamento para medí-lo.

Acompanhando....
Reinaldo Martins
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Mensagem por Reinaldo Martins »

Granato,

Esse é o montante que gostaria de ter em casa, no ato da montagem. Como não foi o caso, preciso criar vergonha e comprar alguns desses para facilitar a vida nas próximas conversões!!!

Na prática, pensei que uma noite de trabalho era mais rápido do que 15 dias de Hobby King! Aeromodelista com pressa é complicado..KKKK
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Sei bem o que é isso :lol: :lol:
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
Reinaldo Martins
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Continuação

Mensagem por Reinaldo Martins »

Após a colagem da asa, procedí com a montagem geral do modelo, a qual não detalharei demais pelo fato de ser procedimentos similares para qualquer outro ARF.

Minha dificuldade foi encontrar o CG do Spot com as baterias no lugar onde gostaria de instalar. Simplesmente impossível. A Radar deu uma boa aliviada no modelo de maneira que motores de bloco leve, assim como os 55Ax da vida, permitissem o CG sem adição de peso, tornando o conjunto leve e excelente.

Pois bem, ao tentar colocar as baterias na parte inferior do cowl, o peso de nariz foi absurdo. Nem colocando uma bateria de receptor lá trás no profundor resolveru. Então danou-se....

Ao reposisionar as baterias, ficou um negócio estranho. Uma debaixo do trem, outra debaixo da tampa inferior da asa e a de receptor 10 cm atrás do bordo de fuga.

O resultado foi que para trocar a bateria da asa, terei que desparafusar o suporte que é preso nos parafusos da asa. Então, já que terei que desmontar, que fiquem dentro da fuselagem , juntas e organizadas... eu vôo pouco mesmo...

A novidade é que consegui instalar o micro ima para leitura do sensor de rotação magnético da telemetria dentro no eixo do motor. Foi fácil, Colei o micro ima com epoxi ao eixo e colei também uma pequena porca do lado oposto para não desbalancear demais. Mas, querem saber? Nem precisava...o ima naquele posição quase central é insignificante dado a seu pequeno tamanho. Para garantir, sobre a colagem de epoxi, coloque um tubo termo-contrátil. Pus o motor para girar e o sensor distante 1mm do ima. Funcionou perfeitamente. Ta aí a dica pra quem quiser aproveitar!!!

um abraço,

Reinaldo
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