CUIDE DE SUAS LI-PO ..... OLHEM O QUE OCORREU COMIGO

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

CUIDE DE SUAS LI-PO ..... OLHEM O QUE OCORREU COMIGO

Mensagem por johnny2008 »

ola pessoal .


bom , estou postando este fato pois ocorreu comigo isso hj e espero que não ocorra com os amigos .


frequentemente costumo guardar minhas li-po na caixa de campo perto da ferramentas basicas ... cheves de fendas , philips , alicates e etc..

bom , hj de manha abri minha caixa depois de 3 dias sem mecher nela e logo de cara tomei um susto ...

na ultima vez que mexi na caixa deixei as li-pos onde costumo guardalas porem avia um estilete com um pedaço da ponta para fora ...

resultado ..... com o chaqualha da qui , chaqualha da li o estilete perfuro uma das celulas de um pack de 2s 2200MA novinha ... menos de 8 voos :x .

bom ... o susto voi quando vi a bateria muuuuinto inchada ... parecia uma bolinha prateada .

logo após isso desmontei o pack ( com o KUF'S na mão :lol: ) e separei a celula inchada da boa ...

bom .... minha sorte é que eu tenho um pack 2S 2200MA tbm da mesma marca que vai vira agora 3S ........

e a celula inchada dei curto nela em um local perto de casa e ela não esplodiu ..... mas começo a vazar algo estranho dela .... acabei enterando ela ..... pobrezinha


bom ..... depois desta ja arrumei uma caixinha lacrada onde só vai ser para guardar baterias ... mais nada


bom amigos .... t+ e espero que nunca ocorra com vcs isso

t+
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Quando for querer descartar suas li-po devem mergulha-la em um recepiente com agua salgada e deixar por 2h, só depois descartar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

marco, esta é uma duvida minha: devo fura-las ou apenas deixar na agua salgada ???
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:924308b40c="-=|Novelli|=-"]marco, esta é uma duvida minha: devo fura-las ou apenas deixar na agua salgada ???[/quote:924308b40c]


Só deixar, se vc furar pode acontecer como aconteceu na wings... expansão rapida de gases e ignição do mesmo resultando em chamas.

Ao se deixar na agua salgada, sendo ela condutora, haverá um esgotamento da célula e ela estando em meio liquido o calor será controlado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

entendi, 2hs sera o suficiente pra acabar com uma bateria de 2100 mah ? pergunto isso pq um pack meu tb foi pro saco
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu acredito que sim, vai depender claro da capacidade da bateria, e da condutibilidade da agua salgada, mas na duvida deixe mais tempo.
Para se desfazer dela use um coletor de lixo solido.. a gente não pode simplesmente jogar no lixo ou na terra.. vai que uma pessoa pega e se machuca.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:316d063750="Marco Antonio"]Quando for querer descartar suas li-po devem mergulha-la em um recepiente com agua salgada e deixar por 2h, só depois descartar.[/quote:316d063750]


amanhã vou resgatava e fazer este isto ..... mergulhar em em agua salgada e depois quem sabe .... desecar ela :D .. nunca vi uma por dentro


t+ e obrigado pela dica ......
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Marco, e para descartar baterias NiCd e NiMh???

Tenho algumas aqui em casa que estragaram e não sei como me desfazer delas...

[]'s
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

[quote:717e6772a6="Roberto M Besser"]Marco, e para descartar baterias NiCd e NiMh???

Tenho algumas aqui em casa que estragaram e não sei como me desfazer delas...

[]'s[/quote:717e6772a6]


Nicd e Nimh devem ser devolvidas ao fabricantes p/ que seja feito o descarte correto, pois são toxicos.


Obrigado!
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

Eu fiz algo mais pratico!
Levei minha celula de lipo estragada na hora que fui trocar meu celular!
Perguntei se eles encaminhariam para um lixo expecifico, a atendendi disse que sim, entao entreiguei pra ela e pronto!
Simples, Rapido e Pratico!
Responder