Paramotor RC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
rafaelvitorio
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 8:16 am
Localização: cachoeirinha

Mensagem por rafaelvitorio »

outra duvida essa vela da hk de 2,15 tem todos os comandos de uma vela real pelo que eu vi a duvida é se temos que usar todos os comandos esq dir freio e solta?

ou somente da para usar os comando esq e dir?

tenho muitas duvidas pois onde estou voando num tem muita chance de erro caiu ja era heheheh é em igrejinha onde o pessoal voa de glider e asa.

vou ver se coloco umas fotos do paraglider aqui

abraços
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Amigo, a vela da HK possue os batoques que são os comandos do bordo de fuga, no meu caso fiz um mixer nos comandos e tenho os mesmos comandos do parapente, libero os dois (subo os dois braços) os dois juntos para baixo (freio, stol), e os comandos da direita e esquerda, quando um sobe o outro desce. tem caso de paramotores que funcionam somente com o comando de puxar todos os tirantes para um lado e visce e versa, neste caso seria como no parapente você voar comandando a vela usando o peso do corpo para os lados, creio que funcione mas deve ser uma curva mais aberta sem tanta força.

[quote:b852185743="rafaelvitorio"]outra duvida essa vela da hk de 2,15 tem todos os comandos de uma vela real pelo que eu vi a duvida é se temos que usar todos os comandos esq dir freio e solta?

ou somente da para usar os comando esq e dir?

tenho muitas duvidas pois onde estou voando num tem muita chance de erro caiu ja era heheheh é em igrejinha onde o pessoal voa de glider e asa.

vou ver se coloco umas fotos do paraglider aqui

abraços[/quote:b852185743]
Avatar do usuário
Cristiano Goulart
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Seg Jul 26, 2010 10:20 pm
Localização: Imaruí, Santa Catarina

Mensagem por Cristiano Goulart »

Muito massa...
Para quem não é tão criativo em fazer o carrinho, a HK está vendendo ele prontinho para receber a eletrônica e o velame

[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16577&aff=134582][img:c9f3b3514d]http://hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Gondola.jpg[/img:c9f3b3514d][/url]
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16577&aff=134582[/url]
Avatar do usuário
Maicol Baum
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Set 08, 2010 12:15 pm
Localização: Sapiranga,Rio Grande do Sul

Mensagem por Maicol Baum »

Eu estou usando os comandos iguais aos que o Borokite mencionou,mixado, muito legal o carrinho da HK, mas eu prefiro fazer mesmo.
Avatar do usuário
Maicol Baum
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Set 08, 2010 12:15 pm
Localização: Sapiranga,Rio Grande do Sul

Mensagem por Maicol Baum »

Dae Pessoal, estou postando o link do video da decolagem do paramotor.

http://www.youtube.com/watch?v=giDzmg7MQ1U
Martello
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 2:47 pm
Localização: Concórdia SC

Mensagem por Martello »

Oi Maicol

Testei o meu paramotor seguindo suas dicas, o mesmo voou muito bem, se você me permitir estarei postando aqui fotos e vídeo no próximo final de semana (se as condições climáticas permitirem).
Estou voando com um carrinho que eu mesmo fiz o conjunto esta pesando 750 gr aproximadamente com bateria 2.200 mAh 3s.

Abraço Martello.
Avatar do usuário
Maicol Baum
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Set 08, 2010 12:15 pm
Localização: Sapiranga,Rio Grande do Sul

Mensagem por Maicol Baum »

Dae cara, tudo bom, posta ai as fotos e videos do teu paramotor pra gente vê.

Abraço
Crazywoodpecker
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 4:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Meu primeiro projeto que vôa...

Mensagem por Crazywoodpecker »

Após ver alguns anúncios de paramotores na internet, eu e um amigo resolvemos construir o nosso.

O velame, compramos no ML, e o carrinho nós construímos usando como base fotos de trackers de asas delta 1/1, e algumas idéias de outros modelistas que eu achei na internet.

Seguem dois vídeos dele voando, o primeiro é do vôo inaugural, já feito quase a noite, quando conseguimos achar o jeito certo de decolar com ele.

Primeiro vôo: http://www.youtube.com/user/crazywoodpecker2307?feature=mhum#p/a/u/1/kP3WALlbRhE

Nesse primeiro vôo, o mesmo se mostrou muito dócil e fácil de pilotar, porem, ele estava com pouco comando para os lados, e inclusive, para a direita com quase comando nenhum... Mas fiquei empolgado pois o pouco que conseguimos voar, superou em muito a minha expectativa.

No segundo vôo, fizemos algumas alterações na barra de comando dele, o que nos garantiu excelente manobrabilidade com um vôo muito manso.

Segundo vôo: http://www.youtube.com/user/crazywoodpecker2307?feature=mhum#p/a/u/0/sA98LWuS2gE

Temos a melhorar(se é que é possível) a estabilidade dele com vento, pois tentamos voar em uma encosta com o vento mais acentuado e foi quase impossível de controlar, tb precisamos redimensionar a potência do motor, pois com um pouco mais de máquina ele fácil, fácil dá um looping (eu nem sabia que um paramotor podia fazer isso).

Outra coisa imprescindível é o aro de proteção da hélice, na realidade, nem é pra proteger a hélice, e sim impedir que as linhas do parapente de enrosquem nela em caso de alguma manobra mais radical... (manobra mais radical = incompetência do piloto).

O velame que usamos mede 1.60m
O carrinho completo pesa entre 500 e 600
Toda a estrutura é de alumínio com umas plaquinhas de acrílico (usei o que tinha em casa) e a elétrica é a que segue abaixo:
Bateria : 3celulas, 20c 1800.
Motor: Tower Pro 2409-18
Esc: HobbyKing 25/30
Helice: 9X6

Conforme o modelo for evoluindo, vou postando aqui para dividir com os senhores...

Att;

Beto.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Alguém me corrija se eu estiver falando besteira.

Mas estava lendo sobre colocar um angulo de ataque mais negativo para ter mais velocidade.

Vi também que muito motor faz o paramotor dar looping.

Ouvi falar também de algo em relação com fazer mixagem com acelerador para deixar mais positivo com pouco motor e mais negativo com mais motor, sob risco de dobrar a vela numa transição mais brusca de velocidade (angulo fica negativo antes de atingir a velocidade adequada, dobrando a vela).

Observando o ultimo vídeo acabei de ter uma ideia...

Que tal usar um servo ligado em um gyro para controlar o angulo de ataque da vela?

Quando o carrinho cabrasse, a vela ficaria um pouco mais negativa.
Quando o carrinho picasse, a vela ficaria um pouco mais positiva.

Vejo que em algumas ocasiões, um gyro poderia tentar corrigir o angulo de forma mais precisa, não?

Estou errado?

--edit

[quote:cdffb81bbf]Primeiro vôo: http://www.youtube.com/user/crazywoodpecker2307?feature=mhum#p/a/u/1/kP3WALlbRhE
[/quote:cdffb81bbf]

Vela autodobravel em pouso? :shock:
Avatar do usuário
Maicol Baum
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Set 08, 2010 12:15 pm
Localização: Sapiranga,Rio Grande do Sul

Mensagem por Maicol Baum »

Dae Sukyake, não da para colocar um servo para aumentar o angulo de ataque porque a vela acaba fechando, como eu citei mais acima, ainda mais colocar um gyro.
Responder