Baterias LiFePo4 Turnigy 4500 + Bike eletrica.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Buts
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Baterias LiFePo4 Turnigy 4500 + Bike eletrica.

Mensagem por Buts »

PessoALL,

Chegou minhas baterias Turnigy, veio em dois pedidos separados estou usando 11S então comprei: 1 - 2S, 1 - 3S e 1- 6S. A caixa com a 3S veio toda rasgada com uma fita em volta dos correios que tem impresso os seguintes dizeres " reembalado pelos Correios", ao lado uma etiqueta mostrando o motivo, "Molhado". :(

Bom mas vamos as impressões e números:

Como se era de esperar meu Accuccel6 não deu conta do recado da 6S. :(
Não balanceu nem a pau a 6S a carga máxima que deveria ser 21,6v terminou em 20,80V as céluas ficaram: 3,60v, 3,50v, 3,41V, 3,42V, 3,42V, 3,47V.
Olha que coloquei para carregar, depois usei a função de balancear e ficou 40 minutos e não saia disso e desisti.

Para quem não se lembra eu usava LiPo 3200mAh andei cerca de 10Km e a bateria acabou.

Então vamos aos numeros aos quais fiquei bem satisfeito:

[b:553a46247f]Turnigy LiFePo4 11S 4500mAh.[/b:553a46247f]

Dados Wattmeter
Tensão inicial:[b:553a46247f] 38,2V[/b:553a46247f]
Tensão final: [b:553a46247f]23,42V[/b:553a46247f] (despencou depois dos 29V, mas só baixou dos 34V depois de 15Km).
Consumo: [b:553a46247f]4,393 Ah[/b:553a46247f] ou 4393 mAh
Watts: [b:553a46247f]149,6 Wh[/b:553a46247f]
Pico Corrente: [b:553a46247f]86,98 A[/b:553a46247f] :shock:
pico Watts: [b:553a46247f]2809,4 W[/b:553a46247f]

Consumo sem pedalar ficou em torno de [b:553a46247f]9~11A [/b:553a46247f]
Ajudando mas sem muito esforço[b:553a46247f] 3~5A[/b:553a46247f]

Dados GPS
Velocidade média: [b:553a46247f]13,63Km/h[/b:553a46247f]
Velocidade máxima: [b:553a46247f]45,33Km/h[/b:553a46247f]
Distancia percorrida: [b:553a46247f]18,41Km[/b:553a46247f] :shock: (contra 10Km da lipo 3300mAh)
Altitude relação ao nível do mar: Minima: -5m Máxima: 18m

Pena que o soft que estou usando no Android não deixa eu exportar os dados, mas estou tentando, no celular dá para ver o percurso no Google Maps. :)

O que faltou foi um medidor de vento :(
Mas pelo site Clima tempo - http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/83/vilavelha-es

O vento estava em torno de [b]14Km/h, a volta deu para sentir bem o vento.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Sevla
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Mensagem por Sevla »

buts, essa bicicleta você montou ou comprou montada? coloca mais detalhe dela pra gente, obrigado.
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Buts
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Mensagem por Buts »

Montei a bike, as fotos estavam em outro tópico, mas vou juntar nesse. Se não puder Moderadores, favor apagar.

Agora animei e voltou a idéia de montar uma motinho.

Vamos as peças:

Motor Us$ 60.00 paguei Imposto :(

[img:7463b8cba6]http://tncscooters.com/images/106130.gif[/img:7463b8cba6]

MY1018Z 36 Volt, 450 Watt, 3000 RPM, 16.0 Amp, permanent-magnet motor.
# 9 tooth sprocket for 1/2'' x 1/8'' pitch chain.
# 12 gauge power leads
# Gear Ratio: 79:11 (7.182)


O controlador queimou e não consigo tirar a porqueira da "cola" que fica em cima do circuito para tentar acertar o mesmo, portanto a bike está tudo ou nada com uma chavinha perto do punho.

Montante para o motor - Us$ 10.00
[img:7463b8cba6]http://tncscooters.com/images/106030.gif[/img:7463b8cba6]

Adaptador de catraca. Essa rosca ai, eu pedi para fazer, me custou R$ 30,00

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3008_291.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3009_232.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3010_107.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3016_121.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3017_519.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3018_436.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3026_284.jpg[/img:7463b8cba6]

[img:7463b8cba6]http://www.e-voo.com/forum/files/dscf3028_174.jpg[/img:7463b8cba6]
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Aker-Nato
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Mensagem por Aker-Nato »

Muito interessante e pelo valor dos componentes para a modificação ainda mais.

Só um detalhe, essa corrente não precisa de ser lubrificada!? hehehhe
DX7 DSX7 DX7 DSX7
Sevla
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Mensagem por Sevla »

Buts, esse kit você comprou no ebay?

Tinha visto um assim la, esse motor é bom porque alem de compacto ja vem com redução, e a instalação é simples, vai direto na roda.

Buts, e pra acelerar, o que você usou, veio algo junto ao motor ou você teve que fazer, tentei achar o seu post mas não encontrei, se puder coloca o endereço aqui, assim evita algumas perguntas já respondida, obrigado.
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

Muito legal, Carlos.
Já tem autonomia pra ir trabalhar e voltar pra casa?

Abração
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Puxa!

Já vi esse motor instalado em umas bikes na Centauro... ~1000 contos uma "e-bike"... :P

Esse motor tu comprou na TNC (WTF!?!?!? :shock:) Scooters?

Foi o primeiro site que vi no Google...
http://www.tncscooters.com/product.php?sku=106130

Mas... Voltando...

Gostei desses números!

Já estava de olho nas LiFe TGY para usar em um patinete elétrico que tenho.

Uso ele para ir ao trabalho. :lol:

Era um brinquedo de criança, mas que suportava até 80Kg...Mas daí ficou parado um tempo, até que num dia de inspiração, fui testar... A bateria 24V (devia ser 2Ah) de chumbo-ac. já era!

A arranquei a bateria e vou sem embalo... como pego descida, economizo um bom tempo, e ainda... é muito gostoso ouvir o som do motor sendo girado elétrico (ainda ligado numa correia ligada na roda)... ...zzzzuuuuuUUUUUUUUU...

Devo estar indo a uns 5~10km/h, mas já é mais rápido que ir caminhando a 2~4km/h, fora que dá para chegar sem suar muito. :lol:

Já abri meu patinete e encontrei algumas pista interessantes...

Tem um "baita" RELÉ de 30A (e 120V, se não me engano) e um "grude de proteção"... Bom... o circuito parece bom, mas terei que trocar umas chaves de ativação...

O sistema funciona da seguinte, originalmente tem 2 chaves que ficam em série, mas que apenas trabalham como "sinalização" para o controlador.

A primeira chave é ativada quando pisa no deck do patinete e a outra fica ativada enquanto o freio está desativado.

Basta uma chave abrir para o motor parar.

A partida do motor é o que me deixar mais curioso... é um sisteminha besta, mas que polpa muita bateria...

Para ligar o motor, as 2 chaves precisam está fazendo contato e o motor precisa de um pequeno embalo para começar a funcionar.

Isso mesmo... se não tem rotação, o motor fica desligado, se tiver um pouco, ele inicia!

Bom... A bateria original era uma pequena Chumbo-Ac. 24V com algo em torno de 2~3Ah...

No manual do carregador B6 tem o seguinte:

[quote:d9579a7b39]Pb
Nível de tensão: 2,0 V/célula(Chumbo-ácido)
Tensão máxima de carregamento: 2,46 V/célula
Corrente de carga rápida permissível: 0,4C ou menos
Nível de corte da tensão de descarga: 1,75 V/célula ou mais[/quote:d9579a7b39]

Vou supor que a bateria carregada chegava a uns 28V...

Como a LiFe deve ter menos queda na tensão, ainda da para ter uma folguinha com a tensão... 7S de LiFe parece ser a melhor opção.

Estava querendo um pack pequeno, mas parece que as Zippy de 4200mAh deve dar... acho...

Também, se não couber, basta adaptar a carcaça...

Cada vez mais acho que as LiFe estão melhores para substituir Pb e LiPo 'mais pesadas'. :D
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Buts
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Mensagem por Buts »

[quote:770da5f520="Aker-Nato"]Muito interessante e pelo valor dos componentes para a modificação ainda mais.

Só um detalhe, essa corrente não precisa de ser lubrificada!? hehehhe[/quote:770da5f520]

hehehehhe.... Essa corrente é a velha, a bicicleta estava jogada, usei ela para alinhar as coisas, mas está rodando com duas correntes novinhas.. :)


[quote:770da5f520="wildcat"]Muito legal, Carlos.
Já tem autonomia pra ir trabalhar e voltar pra casa?

Abração[/quote:770da5f520]

Acho que dá para vir e colocar aqui para carregar, estou esperando chegar a minha fonte que encomendei para fazer um carregador.

Da minha casa ao trampo tem uns 11Km pelo google maps
Isso de carro, passando pela ponte nova (3ª ponte)
http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=R.+Dr.+Jair+Andrade+-+Praia+de+Itapo%C3%A3,+Vila+Velha+-+Esp%C3%ADrito+Santo,+29101-700,+Brasil&daddr=-20.274919,-40.306621&hl=pt-BR&geocode=FU12yf4ddDqZ_SmjY2DCEha4ADGKxxZQ-YqMgA%3BFRmhyv4dQ_iY_Q&mra=ltm&dirflg=w&sll=-20.318067,-40.318108&sspn=0.110755,0.174408&ie=UTF8&ll=-20.313077,-40.321369&spn=0.110758,0.174408&t=h&z=13

Agora de Bike, tem que passar pela ponte antiga(1ªponte) chamada de 5 pontes.
Ai o percurso fica em 21Km :(

Acredito que chego lá sim com a Bike.. Só vou ter que sair 1 hora e meia antes de casa.. :)
Anexos
Trajeto de carro
Trajeto de carro
casa_trabalho_carro_pq.JPG (36.64 KiB) Exibido 21413 vezes
Trajeto de Bike ou a pé.
Trajeto de Bike ou a pé.
casa_trabalho_bike_pq.JPG (37.53 KiB) Exibido 21413 vezes
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
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Buts
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Mensagem por Buts »

Sukyake, acredito que 7S vai ficar bom, mas eu meio que me arrependi de comprar 3 baterias para fazer uma, mas facil se compra-se 2 de 6S no seu caso acho que pode comprar duas 4S. Com trabalho ela vai fica com uns 24V, totalmente carregada 28,8V.

Rapaz agora quando cai, é engraçado a bike fica toda xoxa.. huahuahuahua Pedalando vc vai mas rapido.

Vou trocar meus pneus para aqueles tipo slick, esses de montain bike são piores para andar no asfalto. o Atrito é maior que os fininhos, quase lisos.
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

[quote:ca1c45de52="Buts"]Sukyake, acredito que 7S vai ficar bom, mas eu meio que me arrependi de comprar 3 baterias para fazer uma, mas facil se compra-se 2 de 6S no seu caso acho que pode comprar duas 4S. Com trabalho ela vai fica com uns 24V, totalmente carregada 28,8V.

Rapaz agora quando cai, é engraçado a bike fica toda xoxa.. huahuahuahua Pedalando vc vai mas rapido.

Vou trocar meus pneus para aqueles tipo slick, esses de montain bike são piores para andar no asfalto. o Atrito é maior que os fininhos, quase lisos.[/quote:ca1c45de52]


Acho que vou seguir teu conselho... 28,8V ainda está ok para o sistema... o patinete já trabalhava frio mesmo.

Só espero não me matar com a velocidade extra na ladeira... já teve dia que baixei o guidão e fui sentado... nunca passei tanto medo... :lol: auhheauhaeuhaeuhaeuh

Parecia que iria capotar a qualquer momento... pelas minha contas, atingi 13 a 14km/h, porém com a sensação de velocidade do bumbum a menos de palmo do chão e com 2 pernas esticadas para frente... kkkkkkkkkkkkkkkk... PÉSSIMA IDÉIA! O neguinho aqui chegou suando frio no trabalho... :lol:

Pneu slick dá uma diferença boa. Outra coisa... se tiver um asfaltinho bom, deixe os pneu com mais pressão, pois, quanto mais duros, menor será a perda de energia por deformação do pneu, porém evite pressão alta se estive em off-road nervoso, porque rasga o pneu mais fácil.

No meu caso, uso rodas de Silicone 130mm. O arrasto é pouco, mesmo com o ocasionais buracos... legal é se o asfalto de ciclovia fosse bom mesmo e se tivesse mais espaço para andar na rua sem risco de ser atropelado... certamente que já teria um protótipo elétrico para andar na cidade.

Outra coisa, se quiser reduz arrasto e perdas pra valer, vale a pena investir em:

-uma boa roda (com "tampas")
-pneu slick fino
-rolamentos
-investir num quadro mais leve possível
-ir ao banheiro antes de andar de bike (sério... dá entre 200 a 1100g de redução de peso... dependendo da situação :lol:)

Meu sonho mesmo seria poderia andar em um triciclo (2 rodas na frente e 1 atrás) híbrido, com um motorzinho 50 a 150cc e um belo brushless de 5000W... arrancava com o motor BL, depois o motor de combustão daria partida apenas em velocidade mais alta, mas quando parasse, o motor de combustão desligaria... se houvesse maior flexibilidade para utilizar esses tipos de veículos no transito, certamente já tinha metido a "mão na fibra de vidro", caprichado no design e conjunto mecânico.

Bom...

Continue dando notícias da sua e-bike aqui no e-voo!

Queria ver uns testes de aceleração (0 a 20km/h e 0 a 40km/h) com e sem assistência do pedal e outras coisitas mais. :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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