Segurança?!?!?! Onde?!?!?! (filosofando)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Segurança?!?!?! Onde?!?!?! (filosofando)

Mensagem por wildcat »

A popularização dos aeromodelos elétricos é um fato, e o E-voo é um bom local pra captação de informações e troca de idéias sobre o assunto. Acho que ninguém irá negar isso.

Já foi melhor, com certeza! Mas ainda sobrou bastante gente boa por aqui. Infelizmente alguns migraram...
Ao mesmo tempo, muito se fala sobre segurança e dos perigos de vôo em locais inadequados, fato mais grave quando associado a iniciantes.

Certo. E daí?!?!?!

Parece contraditório, mas as informações que o pessoal anda conseguindo aqui não vem sendo aplicadas de maneira correta. Estão ajudando ou colaborando a baixar o nível do aeromodelismo?!?!?!?

Explico: sempre que fiz alguma postagem pra iniciantes, a vida toda tentei induzí-los a procurar um instrutor(ainda que pago), fazer algumas amizades, conhecer o dia a dia de um clube, de uma pista, de um local adequado pra se voar. Ver o esporte na prática, se inteirar das regrinhas básicas de segurança, entre outras tantas gentilezas que não são obrigatórias, mas são bem vistas!
Infelizmente, indicar um avião “facinho” pra aprender sozinho é o que mais se vê por aqui.

Alguns usuários banalizam o aeromodelismo. Não é normal iniciante lenhar avião.Não é normal ter que começar com aeromodelo pusher pra evitar quebrar hélices.

Ao mesmo tempo que o pessoal parece interessado em ajudar, a ajuda é fornecida de maneira errada! Não precisamos mais de malucos voadores, e sim de pilotos de aeromodelos.

Em MP trocada com o Gustavo Murad, relatei alguns pontos que levei na mão por causa de um irresponsável que comprou um 450 e foi tentar voar/regular ao meu lado. Nada adiantou eu dizer que os acertos deveriam ser feitos em bancada, com calma e com o manual do rádio em mãos.

O que eu podia fazer, fiz. Como ele não quis ouvir, estava juntando minhas coisas pra ir embora e me deparei com um 450 funcionando na minha cara. A reação foi colocar a mão na frente pra proteger sei lá o que!

E a cara de /\/\ERD@ que ele fez depois?!??! Confesso que se eu não tivesse tão assustado com a quantidade de sangue que saiu de 3 pequenos cortes, eu tiria pisoteado o helicoptero e descido o braço no sujeito.

Pra sorte dele (e minha também) fiquei bastante assustado e tratei logo de guardar as coisas no carro pra resolver a questão da minha mão/dedo.
Óbvio que de cabeça fresca sou o camarada mais sossegado do mundo e nunca levantaria um dedo pra agredir ninguém, mas parece que tem gente que só aprende dessa maneira. Não interpretem que estou fazendo pose de machão ou qualquer coisa parecida. Apenas fico indignado com acontecimentos desse tipo.

Onde ele conseguiu as informações de leitura? Aqui no E-voo. Eu mesmo indiquei alguns links.

Mas indiquei também bastante leitura no manual do rádio, videos explicativos de montagens e outros materiais básicos pra ajustes de helicopteros.
Concordo que o bom senso é essencial, mas a história e alguns acontecimentos provam que a gente não pode contar com o bom senso do outro. Estamos errados em esperar dos outros atitudes que a gente teria.

Peço então ao pessoal que tem mais energia e tempo pra auxiliar os iniciantes que pense bem na hora de indicar o Easy Star ou algum clone ao invés de um instrutor!
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por coutinho_fly »

Comecei com o aeromodelismo em 2007 e por acaso foi o Marcelo que me deu muitas dicas, até explicações sobre elétrica... A melhor coisa que fiz quando meu primeiro modelo estava pronto foi procurar um grupo de aeromodelistas. Trimaram meu modelo, verificaram tudo e voaram. Na segunda lipo eu já estava voando, na terceira vez até pousei e por aí vai. Foi muito melhor do que ter tentado voar sozinho e detonado o aero na primeira - teria sido desanimador. Além disso, há ainda muita coisa que só se aprende no campo observando e conversando com os colegas. Os fóruns de discussão fazem a sua parte, disponibilizam muita informação, a outra parte é a realidade do campo. Tão ou mais importante que a primeira.

Abraços!
Avatar do usuário
andrevanzolin
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:16 pm
Localização: Orlândia, SP

Mensagem por andrevanzolin »

Que eu me lembro, dava pra ver que era uma estrada de terra batida, inclusive parecia que o cara estava muito perto de uma curva. Poeira, sim, tinha muita poeira no local também. Estou no trampo e não acessa o you tube, se quiser eu acho o vídeo lá em casa e posto aqui. Abraços
Treinadorzão acrobático (Peteleco) e Ipanemão na ativa. Até o fim do ano eu monto o Super Skybolt pra voar.
Avatar do usuário
pontofraco
membro
Mensagens: 995
Registrado em: Qua Jul 28, 2010 5:37 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por pontofraco »

Brother, eu concordo discordando... Eu aprendi Heli na marra... sem instrutor e simulador... peguei um raptor 30 numa troca e como ja tinha experiencia com aeros... fui a campo ser feliz....

Más hoje considero sim, a contratação de um instrutor... É um investimento e não um dinheiro jogado fora...

Quanto indicação de seres voadores baratos pra começar, a galera tem que entender, que barato 1x, barato 2x, 3x, saí caro... É melhor começar com um material bom e com instrução..
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:db0a17686b="coutinho_fly"]Comecei com o aeromodelismo em 2007 e por acaso foi o Marcelo que me deu muitas dicas, até explicações sobre elétrica... A melhor coisa que fiz quando meu primeiro modelo estava pronto foi procurar um grupo de aeromodelistas. Trimaram meu modelo, verificaram tudo e voaram. Na segunda lipo eu já estava voando, na terceira vez até pousei e por aí vai. Foi muito melhor do que ter tentado voar sozinho e detonado o aero na primeira - teria sido desanimador. Além disso, há ainda muita coisa que só se aprende no campo observando e conversando com os colegas. Os fóruns de discussão fazem a sua parte, disponibilizam muita informação, a outra parte é a realidade do campo. Tão ou mais importante que a primeira.

Abraços![/quote:db0a17686b]

Pois é, Bruno.
Você foi um cara que tava realmente disposto a aprender, a escutar.
Meu tempo "gasto" com você foi realmente bem aproveitado.

Hoje você tem um radio top de linha, está terminando um belo Yak eletrificado...
Há quem prefira voar modelo de isopor mal feito e lenhado! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Como já dizia Tony Soprano: "Fazer o que???"

Acompanho seu progresso no aeromodelismo desde que começou, passe o que sabe hoje adiante!
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:b71872b180="andrevanzolin"]Que eu me lembro, dava pra ver que era uma estrada de terra batida, inclusive parecia que o cara estava muito perto de uma curva. Poeira, sim, tinha muita poeira no local também. Estou no trampo e não acessa o you tube, se quiser eu acho o vídeo lá em casa e posto aqui. Abraços[/quote:b71872b180]


Fique a vontade! Vamos ver se com esse tópico a gente consegue acordar algumas pessoas, e que elas passem a ajudar o iniciante da maneira correta!


[quote:b71872b180="pontofraco"]Brother, eu concordo discordando... Eu aprendi Heli na marra... sem instrutor e simulador... peguei um raptor 30 numa troca e como ja tinha experiencia com aeros... fui a campo ser feliz....

Más hoje considero sim, a contratação de um instrutor... É um investimento e não um dinheiro jogado fora...

Quanto indicação de seres voadores baratos pra começar, a galera tem que entender, que barato 1x, barato 2x, 3x, saí caro... É melhor começar com um material bom e com instrução..[/quote:b71872b180]

Eu também comecei no heli com a cara e a coragem, mas com um amigo experiente do lado, dizendo o que fazer e o que não fazer!
Na segunda bateria já estava hoverando.... na quinta ou sexta bateria comecei os circuítos.

Hoje não voo mais nada! hehehehe
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

wildcat,

Fatos assim são complicados mesmo. Desde que comecei com os helis fico buscando mais e mais locais seguros, afastados, sem ninguém por perto. Sou meio chato com as máquinas. Reviso cada detalhe. E não voo enquanto não tenho segurança de que a máquina estaja perfeita, o local apropriado e o tempo, clima, adequado.

Os iniciantes precisam ter esta noção.

Eu passei algumas situações até que tranquilas, de perda de segurança, quando voei no CE Imigrantes. Foi por opção que deixei de frequentar o local. Minhas máquinas são glows, grandes, pesadas. Lá tem crianças... Não quero dar chance para qualquer azar.

O povo tem que se concientizar. Infelismente, alguns iniciantes, só aprendem com o erro. E aí, pessoas podem se machucar.

Bom, bola pra frente.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Complicado, Gazo.
Pior que estas pessoas acabam colocando outras pessoas em situação de risco.

Interessante sua colocação de que "os iniciantes precisam ter essa noção".
Aí eu pergunto ao pessoal que indica Easy Star e aquela série de modelos que "dá pra começar a voar sozinho": Esses modelos vem com toda essa noção que o iniciante precisa?

É obvio que não! Então... porque continuar indicando algo que vai criar mais um monstro? Quer dar a dica? Dê! Mas faça da maneira correta...

Vide o exemplo do camarada que me machucou com o helicoptero.
Eu indiquei tudo certinho pra ele, o que ler... as isntruções...

O cara fez lambança, me machucou, acabou com meu fim de semana de vôos e pronto.

Isso já tem quase 3 meses. Nem a cicatriz aparece.
Mas pode ter certeza que não dou uma dica sequer pra esse rapaz! Pra dizer a verdade, depois dessa lambança toda nem voltei mais na tal pista.

Uma pena ter que deixar de voar com meia dúzia de bons amigos por causa de um irresponsável.

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Po Wild, realmente é revoltante ver iniciantes fazendo lambança que poderiam ser evitadas com uma leitura mais "sincera"!


Eu que comecei a um ano e pouco, tive muitas dúvidas tiradas por você, inclusive, e o que tenho até hoje é uma certa noção de segurança!

por eu não saber ainda voar (pois acho que quem sabe meeeesmo, são poucos!) prefiro não me arriscar. evito locais populosos, e meu heli, que também é um 450, só levanta voo em locais muito distantes de qualquer pessoa....

Claro que ninguém vai ler tudo e nunca vai fazer alguma besteira, somos humanos e erramos, eu já errei inúmeras vezes com o 450, mas na ultima, em que em um teste de bancada eu tive que segurar o rotor no braço para não acertar meu filho que por ser criança, estava bem próximo tentando matar sua curiosidade!

Fiz m***a, sim, fiz! mas eu aprendi... e com muita sorte até hoje não tive nenhum problema e pretendo continuar assim!

hoje já arrumei um instrutor para os helis e os aeros eu não tenho nem coragem de voar sozinho! Por mais que eu tenha noção dos comandos, das regulagens e etc... aprendi que tudo tem sua hora e neste caso, não adianta passar o carro na frente dos bois... antes de voar, tem que SABER o que está voando e como está voando!!!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

POis e, Wild. INfelizmente, tm horas que e preciso desligar a educacao e a polidez e partir p/ a ignorancia, mesmo.

Aqui tivemos um problema parecido e ampliado. No final das contas fiquei eu, o chato, maluco que dizia que tinha que se seguir uma serie de coisas que "nao precisa" e um monte de malucos voando de forma aleatoria e completamente ao Deus dara, todos nas maos da sorte. O guru deles dizia coisas como "O local inspira descuido" O local em questao e uma pista que acaba sob os fios da rede eletrica e a aprox. 10m de uma avenida movimentada nos fins de semana.

Hoje, temos um novo grupo e a unica forma que encontramos de bloquear comportamentos inadequados foi sendo chato, mesmo. O pessoal anterior nao gostava de ter sua atencao chamada por essas questoes. Alegavam que "a amaizade e mais importante" e que "todos estavam ali p/ se divertir". Ora, se vc leva um corte ou tem seu aero danificado/ destruido, sua diversao acaba. Se a diversao de um acaba com a do outro, entao, nao pode se aplicar o discurso "esta todo mundo aqui p/ se divertir".

Mas isso e a cultura do brasileiro: Se lixar p/ o proximo (veja o transito e os problemas de estacionamento) e nao ler manuais.

Nos e-mails diarios ao nosso grupo local, eu vivo combatendo habitos tipicamente brasileiros, como o de nao responder perguntas dirigidas a terceiros.


Mesmo quando se voa em um local apropriado, ainda e essencial preservar certos habitos seguros e um deles e nao deixar aquela conversa com os amigos te desligar do que esta acontecendo la na pista. E que existem pessoas (e muitas delas insistem em querer voar - e dirigir) cuja atencao so consegue se voltar p/ uma atividade / estimulo por vez. Entao, nao adianta gritar PISTA! p/ um cara desses que ele nao vai ouvir. Entao, os outros, que estao ou nao voando, podem (e devem) ajudar, informando a quem pediu a pista se a mesma esta ou nao livre.

Existe muita resistencia a criacao de regras. De fato, basta um conjunto, ainda que pequeno delas, p/ tarnsformar qq lazer em paranoia. Mas se, ao inves delas se criar habitos seguros, ja ajuda um bocado.

No nosso grupo aqui, nao deixamos iniciantes ficarem voando sozinhos. Antes de um certo tempo de voo, sempre fica um dos mais experientes acompanhando-o. Alguns reclamam, tipo "Po, se eu nao voar sozinho agora, vou voar quando ?" A resposta: "Quando vc estiver pronto. Agora, nao". E combatemos mesmo a alegada "Amizade". Amigo que e amigo, agradece pelo toque qdo o outro lhe chama a atencao, nao fica putinho. A pior coisa que pode existir e um inciante desvairado voando sem orientacao, principalmente, quando o cara nao tem muita nocao. Ate tivemos alguns que voaram sozinhos. Mas mesmo esses o fizeram em locais e horarios completamente livres de qualquer presenca humana, de obstaculos ou veiculos.
Responder