The History Channel - Esquadrões de Honra

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Fernando Krambeck
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Jan 29, 2010 3:09 pm
Localização: Ibirama / SC

The History Channel - Esquadrões de Honra

Mensagem por Fernando Krambeck »

Conduzido por João Barone, integrante da banda Paralamas do Sucesso, Esquadrões de Honra: Latino-americanos na II Guerra Mundial, a nova produção original do HISTORY, estreia dia 1/8, segunda-feira, às 22h. O documentário mostrará, pela primeira vez e com exclusividade, comoventes depoimentos de pilotos de Brasil, Argentina e México que participaram do confronto entre as potências Aliadas e os inimigos do Eixo.

Com material de vídeo inédito e gravações realizadas em diferentes locações do Continente, o especial do HISTORY narra, como nunca antes, as grandes batalhas em que os esquadrões latino-americanos estiveram envolvidos. Além das animações em CGI, foram realizadas imagens aéreas com aviões iguais aos da época e com trajes originais, no formato de reconstituição.

Em Esquadrões de Honra: Latino-americanos na II Guerra Mundial, especialistas em aviação, historiadores e protagonistas do conflito oferecem uma visão íntima, profunda e detalhada das perigosas missões aéreas que tiveram a participação destes heróis.

Ainda que a Segunda Guerra Mundial não tenha se desenvolvido propriamente na América Latina, voluntários de vários países da região saíram para lutar junto aos Aliados. É pouco conhecida a história de três esquadrões formados por latino-americanos que participaram no conflito e estão retratados no programa: o Senta a Púa do Brasil, o Firmes Volamos da Argentina e o Águilas Aztecas do México, que lutaram no Norte da Itália, no Atlântico Norte e nas Filipinas, enfrentando kamikazes, participando do decisivo Dia D e colaborando com a reconquista do continente Europeu.

Além da apresentação de João Barone, o especial do HISTORY conta com música original de Mario Siperman, um dos fundadores da banda Fabulosos Cadillacs, e com a assessoria de Claudio Meunier, historiador aeronáutico e reconhecido autor de quatro livros que abordam e narram a história dos pilotos voluntários argentinos na Segunda Guerra Mundial.

Entrevistados: Do Brasil, os pilotos Rui Moreira Lima, José Revelo Meira, Osias Machado da Silva e o mecânico Joao Rodrigues; da Argentina, os voluntários Ronald Scott, Harold Hygland e Cynthia Mckern; e do México, o piloto Carlos Garduño, os mecânicos Bernardo Mendoza, Cervantes e Luis Guzmán, o voluntário Fernando Nava Muzza e o técnico de radares Agustín Vallejo.

Pesquisadores: Os brasileiros João Barone, Luis Gabriel, historiador aeronáutico, Henrique Barone, historiador da Segunda Guerra; os argentinos Claudio Meunier, historiador aeronáutico e autor, e Isidoro Ruiz Moreno, historiador; e os mexicanos Aldo Flores, historiador aeronáutico, e Manuel Reyna, historiador militar.
Chame o Buonasera, vamos precisar dele! (Dom Vito Corleone)
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Os argentinos do Esquadrão 164 (RAF) começaram a operar em meados de 1943 com missões de patrulha e, depois, em missões de ataque ao solo. Os mexicanos chegaram às Filipinas em meados de 1945 (no finzinho da guerra) com as mesmas funções. Os brasileiros, como é sabido, chegaram à Itália em 1944 também com a missão de destruir o que restava das forças nazistas no Vale do Pó. Não se tem notícia de que nenhum deles tenha derrubado qualquer coisa no ar, a despeito de seu trabalho extremamente perigoso. Isso não tira o mérito de seu feito, mas nunca pudemos avaliar a capacidade de "caçadores" dos nossos pilotos. Houve alguns casos isolados, como o do Wing Commander Cosme Lockwood Gomm, nascido em Curitiba (como o grande Clostermann), que derrubou alguns alemães pilotando um Beaufighter, ou de Wolfgang Ortmann (nascido em São Bento do Sul, RS) que voou pela Luftwaffe, ou de outro Curitibano, Egon Albrecht, que derrubou 25 aviões na Frente Russa. Este foi o único brasileiro codecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro[i:3986526019] (Ritterkreuz). [/i:3986526019]Tivemos outra oprtunidade de demonstrar habilidades de caça em 1948, com um grupo chamado[i:3986526019] The Trujillo Boys[/i:3986526019], mas a única vitória creditada a um de seus 8 pilotos foi a destruição de um Catalina pertencente a forças rebeldes pousado num lago.
Avatar do usuário
evandro gomes
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 10:19 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por evandro gomes »

[yt]AUvikDHBu04[/yt]
Responder