É minha gente, os eletricos estão na aviação escala, demorou

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Gui-plano
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É minha gente, os eletricos estão na aviação escala, demorou

Mensagem por Gui-plano »

Deem uma olhada nessa materia..achei maneríssimo

http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/04/aviao-eletrico-produz-menos-barulho-e-poluicao.html


Abração
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

O conceito é pra lá de interessante, mas o grande problema continua sendo a alimentação...

Aos entendidos do assunto, um dinamo no eixo do motor não ajudaria a repor parte da energia consumida? Ou ainda aquele sistema de captação de energia eólica? Placas solares sobre as asas? Pequenas coisas que sozinhas não oferecem grande quantidade de energia, quando juntas, podem oferecer quantidade relevante!

Não pretendo fazer um sistema moto contínuo, apenas reaproveitar parte desse potencial energético que é "desperdiçado".


Abs
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:97058eb8fe="wildcat"]O conceito é pra lá de interessante, mas o grande problema continua sendo a alimentação...

Aos entendidos do assunto, um dinamo no eixo do motor não ajudaria a repor parte da energia consumida? Ou ainda aquele sistema de captação de energia eólica? Placas solares sobre as asas? Pequenas coisas que sozinhas não oferecem grande quantidade de energia, quando juntas, podem oferecer quantidade relevante!

Não pretendo fazer um sistema moto contínuo, apenas reaproveitar parte desse potencial energético que é "desperdiçado".


Abs[/quote:97058eb8fe]

Dínamos e alternadores consomem energia para funcionar, instalar um no eixo do motor faria a bateria se gastar mais rapidamente. O mesmo vale para energia eólica.

Placas solares podem ajudar bem, a AC Propulsion fez há alguns anos um motoplanador ( SoLong ) que voava usando energia solar e ainda armazenava o excedente em baterias LiIon para passar a noite no ar.

Carros elétricos usam freios regenerativos, captam a energia da desaceleração para enviar de volta à bateria, mas isto não é útil em aviões, que têm velocidade de cruzeiro mais constante.
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Gui-plano
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Mensagem por Gui-plano »

Pois é...e um hibrido entre eletrico/combustao sairia do conceito de ecologicamente correto... mas aumentaria a autonomia, 400 km eu acho relativamente pouco.
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

Bacana, ALex!
Acho que essa preocupação de baterias melhores anda ao lado com o desenvolvimento de tecnologia pra reaproveitar parte dessa energia.

Se não me engano, já vi esse planador em algum programa da Discovery, mas ele voa e só isso. A carga alar deveria ser bem baixa, aumentando bastante colocando duas pessoas como carga em uma provável viagem.

Pra tudo tem um começo... So Long... Panthera...

O fato é que tudo pode ser otimizado, sejam novas técnicas de construção, motores elétricos com maior eficiência e menor consumo, baterias e recargas, etc...

Ainda tem muita coisa pra acontecer!


Abs
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Leonardo Camargo Corrêa
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Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Fizeram uma versão do avião experimental Sonex eléctrica também, ficou bem legal, mas tem pouca autonomia.
abraço
Sevla
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Mensagem por Sevla »

Autonomia é só questão de tempo, os automoveis ja estão prontos só esperando baterias com boa autonomia e baixo peso pra ir pra linha de montagem.
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rafakrav
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Mensagem por rafakrav »

Curiosidade... Lembram que tinham feito um sistema que "girava" para gerar sustentação a uns tempos atrás? Que o aero parecia um cortador de grama lá.

O conceito era o seguinte, eram 2 ou 3 tubos com "espirais" no meio e quando estes giravam geravam sustentação...

Se fosse construido um avião com uma "cobertura" disso nas asas (digamos, a asa normal e uma pequena parte disso ficaria para fora) girando pequenos geradores dentro do avião sem gerar um arrasto enorme, isso não ajudaria?

Apenas idéias, rsrs
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rafakrav
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Mensagem por rafakrav »

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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:d31b2fbc59="rafakrav"]Curiosidade... Lembram que tinham feito um sistema que "girava" para gerar sustentação a uns tempos atrás? Que o aero parecia um cortador de grama lá.

O conceito era o seguinte, eram 2 ou 3 tubos com "espirais" no meio e quando estes giravam geravam sustentação...

Se fosse construido um avião com uma "cobertura" disso nas asas (digamos, a asa normal e uma pequena parte disso ficaria para fora) girando pequenos geradores dentro do avião sem gerar um arrasto enorme, isso não ajudaria?

Apenas idéias, rsrs[/quote:d31b2fbc59]

E lá vem outro moto-contínuo...

Não existe isto de girar pequenos geradores, qualquer coisa que gere energia gasta mais energia do que gera no processo.

E este fan wing só é útil para demonstrar a equação de Bernoulli, e pra mais nada. O protótipo mostrado no evento aeronáutico, que gerou este vídeo, na minha opinião é apenas para captar investimentos de incautos e ganhar uma grana em cima, mas não algo com aplicação prática.

[img:d31b2fbc59]http://www.ignitepixels.com/ilold/lulz/3/examples/facepalm_picard.jpg[/img:d31b2fbc59]
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