Clube 100% elétrico

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Clube 100% elétrico

Mensagem por Luiz Leite »

Pessoal

Gostaria de saber se existe algum clube ou associação de aeromodelismo 100% elétrico e, se for possível, o telefone, e-mail ou endereço do site na internet.

Obrigado,
Avatar do usuário
Therebell
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sáb Abr 02, 2005 7:21 pm
Localização: SAMPA
Contato:

Mensagem por Therebell »

Pacamaníacos!!! www.e-voo.com!!!

Só esse!

Abs...
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Bom, esse aí já conheço e participo meio que virtualmente, via e-vôo. É muito dez!

Mas gostaria de manter contato com outras associações/clubes que porventura existam em outras cidades.

Temos aquí em Joinville a Aeroville (Associação de Aeromodelismo Elétrico de Joinville) funcionando informalmente desde março e que atualmente estamos formalizando, com estatuto, diretoria e tudo mais de direito, específica e direcionada para elétricos e gostaríamos de intercambiar com outras congêneres.

Saudações Aerovilense à todos!
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Porque não temos mais associações/clubes de elétricos?

Encontros informais são de suma importância, pois garantem a descontração, diversão, aprimoramento de conhecimentos e servem como porta de entrada para o esporte. Em Joinville também incentivamos os encontros informais semanais, é assim que começamos e somos felizes.

Mas a formalização da atividade ajuda em mostrar paras as pessoas, que nesse esporte é preciso encará-lo com seriedade, ter regras de segurança e que não é apenas um bando de adultos com brinquedinhos voadores.

O aspecto institucional também é importante nas relações com órgãos públicos e privados. Podemos pleitear uma área da prefeitura para instalar a nossa sede, podemos sensibilizar um secretário de Educação ou Esportes para mostrarmos aos jovens uma forma diferente de aprender coisas novas (vide o rasec_jj em Belém/PA), enfim, ocupar um espaço que é nosso e defender os interesses dos aeromodelistas elétricos.

Eventos regionais e nacionais sómente de elétricos?

Será que estou viajando na "maionese"?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:30cd16ef3a="Luiz Leite"]Porque não temos mais associações/clubes de elétricos?[/quote:30cd16ef3a]

Posso tentar responder? sem ofenças, sem vergonha.
Elétrico é pra se voar em qualquer lugar, parque, campo de futebol, e até na sua rua. por isso desde que acompanho o grupo, percebi que nao havia necessidade nem desejo de nenhum dos membros em se filiar a clube nenhum e a coisa sempre foi a mais informal possível, Voamos USP por um bom tempo, PACA (que acho péssimo pra voar mas excelente pros rolos) e no Campão, tudo sem precisar pagar, nao havia necessidade disso, ao invéz de clube, nos "juntamos" no fórum, que considero um pseudo clube, tem as vantagens de clube sem as desvantagens de um.
Agora estamos mudando um pouco a coisa e nos filiando a pagando no TC, por que? simples, conseguimos um excelente local com segurança e bem próximo de todos de SP pra competir nossos campeonatos, se nao fosse isso, pra voar elétrico, voo na minha rua mesmo. Vc só precisa de um modelo que suba na vertical, e pouse curto, tá feita a brincadeira. :wink:

Conseguimos ( apesar de resistencia) criar um Calendário pros minitérmicos estamos competindo e rankeando os pilotos, fazer duas vezes por ano combate de asas em Pirapora, fora as feirinhas de pulgas e agora a competição de velocidade que vamos debutar.
A coisa cresce como nunca, e o sensacional disso é que nao precisamos de clube, nem estatuto, apenas usando o que pra mim o que é a principal vantagem dos fórums:
REUNIR PESSOAS COM ALGUM INTERESSE COMUM PARA PROMOVER EVENTOS RELACIONADOS.

E claro, se divertir muito voando!

Se nao existem outros eventos relacionados ( eu particularmente acho
que tem muito espaço pra criar) é porque ninguem da turma propôs nada poraqui e/ou nao houve quorum suficiente.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Na minha opinião a criação de uma associação só viria a dar mais representatividade ao grupo junto aos órgão públicos/autoridades.
Aproveitando para também viajar na maionese, nós como associação reconhecidamente constituída e sem fins lucrativos(quiçá também de utilidade pública), poderíamos solicitar junto às autoridades policiamento nos dias de prática do esporte ou algum evento, talvez um ginásio coberto para a prática de indoor, alguma área municipal ou talvez até o estádio do Pacaembú para fazer um evento, ou sei lá quantas outras possibilidades podem surgir...
Quando nos filiamos a um clube particular e pagamos a mensalidade na realidade estamos pagando o aluguel da área/estrutura. No caso de uma associação onde voamos em áreas públicas qual seria a necessidade de uma mensalidade, não seria apenas a existência da associação como uma entidade?
Sei lá, se éra para viajar na maionese, viajei...!

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Antonio,
Entendi seu ponto, criar um clube sem mensalidade, pra poder propiciar melhorias e outras coisas, legal. Proponha isso aqui no forum, quem sabe nao está na hora?
Quando digo proponha, quero dizer, formalize um texto a respeito! e vamos ver o que a turma diz.
Duas ressalvas:
1º já existe um local para voo indoor, o parque do Ibirapuera.
2º pense que os custos ( eles existirão com certeza) deverão ser rateados pelos "sócios" ai nasce a mensalidade.
Alvaro Lacerda
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 3:12 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por Alvaro Lacerda »

Olá Luiz,
Aqui em Recife estamos tentando montar uma associação desse tipo, se você puder, por favor me mande uma mensagem com mais detalhes sobre a Aeroville, seu estatuto, sua organização, etc.
Nosso principal problema por aqui é a falta de locais para a pratica do hobby, e tenho a impressão que só uma estrutura realmente organizada terá o poder de pleitear esse tipo de espaco.
Obrigado
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Eu não gosto muito do termo "clube" pois parece uma coisa fechada, restrita, exclusiva. Eu prefiro usar a palavra "associação" pois me soa mais aberta, receptiva...rsrsrs
Sem querer defender nenhuma tese, apenas na base do "achometro" eu defenderia uma associação para brigar/reinvidicar junto às autoridades o que por exemplo o Cebola faz. Não acho justo elementos individuais travarem uma batalha desgastante e estressante para serem linchados no primeiro revés.
Uma associação estaria distribuindo a responsabilidade/méritos entre outros, tornando o fardo mais leve.
Quando falo em associação não me refiro a criar regras de comportamento/educação/segurança para voar no Pacaembú(por exemplo), isso já é feito hoje sem nada escrito; penso num estatuto de determina qual a missão dessa associação, forma de eleição dos representantes, vigencia dos mandatos, etc como qualquer associação representativa.
Hoje para voar indoor, temos o Ibirapuera(temos ainda?) com o Cebola mantendo-o na base do grito, por um sopro ainda. A missão da associação(por exemplo) seria batalhar para formalizarmos junto ao poder público uma concessão mais duradoura, menos pessoal. Se tiver custo quem for usar paga, como é hoje.

Viajei demais, chega...Tenho que trabalhar.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Responder