Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Gilberto
membro
Contato:

Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Mensagempor Gilberto » 31 Mai 2012 15:55

Permitam-me dar início a este tópico, pois como comentei no outro projeto, seria interessante manter o mesmo grupo para desenvolvermos um treinador que sirva para representar o E-voo como modelo "padrão" para iniciantes que querem fazer o seu próprio modelo.
Neste caso, as características do projeto serão bem diferentes do esporte.

Precisamos de um modelo com característica "ideais" de voo para um primeiro modelo. Por exemplo:

1- Perfil sustentador para baixa velocidade;

2- Fuselagem com linhas agradáveis, porém simples e não escala;

3- Asa retangular com diedro adequado para uso com e sem ailerons (opção do construtor).

4- Momento de cauda adequado para um comando suave sem sustos;

Gostaria de propor que a mesma equipe do E-voo esporte se engajasse neste projeto. Tanto os desenhistas, como os demais palpit... quero dizer, conselheiros que tanto ajudam.

Mac2, seja nosso coordenador?!
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.

Mott
membro

Mensagempor Mott » 31 Mai 2012 16:56

Bom, posso ajudar como palpiteiro hehe

Talvez seria interessante ele ser pusher, por dificultar a quebra da hélice/motor em caso de lenha (como é para iniciantes..). Mas não sei se é viável quanto ao ajuste de inclinação do motor, etc, que pelo que andei vendo (também sou iniciante), é meio que no erro e acerto, o que dificulta para um iniciante.

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 17:08

Gilberto,

Posso ajudá-los sim na organização do pessoal.

Vamos seguir a mesma metodologia do projeto anterior?

Sugiro que nos policiemos para que não haja muita "fuga do foco", para que o tópico não fique parecendo discussão de botequim.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Renato_Pullin
membro

Mensagempor Renato_Pullin » 31 Mai 2012 18:23

Se permitirem eu dou mais uns pitacos aqui também :lol:

Assim como no outro projeto, acho que podemos começar a definir alguns conceitos.

Na minha opinião, alem de tudo que o Gilberto já falou, esse modelo deve ser triciclo, para um iniciante é muito fácil de pousar e decolar do que um convencional. Minha sugestão é por um modelo de asa alta também.

Já tenho umas ideias e vou postar um esboço assim que tiver tempo de fazer o desenho.
Renato D. Pullin

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 31 Mai 2012 19:01

[quote:231e5de533="Renato_Pullin"]Se permitirem eu dou mais uns pitacos aqui também :lol:

Assim como no outro projeto, acho que podemos começar a definir alguns conceitos.

Na minha opinião, alem de tudo que o Gilberto já falou, esse modelo deve ser triciclo, para um iniciante é muito fácil de pousar e decolar do que um convencional. Minha sugestão é por um modelo de asa alta também.

Já tenho umas ideias e vou postar um esboço assim que tiver tempo de fazer o desenho.[/quote:231e5de533]
Acho que não é legal ser triciclo. A construção da triquilha é o grande empecilho.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

warne
membro
Contato:

Re: Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Mensagempor warne » 31 Mai 2012 19:05

[quote:c2224952d6="Gilberto"]Permitam-me dar início a este tópico, pois como comentei no outro projeto, seria interessante manter o mesmo grupo para desenvolvermos um treinador que sirva para representar o E-voo como modelo "padrão" para iniciantes que querem fazer o seu próprio modelo.
Neste caso, as características do projeto serão bem diferentes do esporte.

Precisamos de um modelo com característica "ideais" de voo para um primeiro modelo. Por exemplo:

1- Perfil sustentador para baixa velocidade;

2- Fuselagem com linhas agradáveis, porém simples e não escala;

3- Asa retangular com diedro adequado para uso com e sem ailerons (opção do construtor).

4- Momento de cauda adequado para um comando suave sem sustos;

Gostaria de propor que a mesma equipe do E-voo esporte se engajasse neste projeto. Tanto os desenhistas, como os demais palpit... quero dizer, conselheiros que tanto ajudam.

Mac2, seja nosso coordenador?![/quote:c2224952d6]
Acho que estou vendo o Maritaca asa alta... :P
Ele já tem o perfil certo, momento de cauda muito bom, conjunto de cauda que pode ser melhorado e terá um peso bem satisfatório para um iniciante.
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 19:06

[quote:68f808037f="warne"]A construção da triquilha é o grande empecilho.
[/quote:68f808037f]

Isso foi uma piada né, diz que foi.

Avião treinador recebe esse nome por ser um treinador, e uma das coisas que se deve treinar e muito é POUSAR!!!

Pusher, acho lindo modelos pusher. Mas usar isso de muleta é dose.

O modelo proposto pelo Renato é na essência um treinador! Sair disso então muda o título logo.

Avião muleta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 19:09

Bom pessoal,

O trem triciclo é realmente bem mais fácil para pouso e decolagens, porem tem o empecilho da dificuldade de construção.

Eu concordo que devemos facilitar a montagem ao máximo, mas se conseguirmos facilitar a construção desta peça, poderemos matar dois coelhos com um cajadada só.

Precisamos definir se o trem de pouso (triciclo ou não) será desenvolvido pelo projeto ou assumiremos que será comprado a parte.

Essa "premissa" vai depender também da envergadura do modelo. Se a envergadura do modelo estiver alinhada aos modelos comerciais, teremos maior facilidade para adquirir essas peças.

Também não acredito que um modelo pusher seja o ideal.

Abs

Marco Aurelio

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 31 Mai 2012 19:12

[quote:b2a368ca2a="Marco Antonio"][quote:b2a368ca2a="warne"]A construção da triquilha é o grande empecilho.
[/quote:b2a368ca2a]

Isso foi uma piada né, diz que foi.

Avião treinador recebe esse nome por ser um treinador, e uma das coisas que se deve treinar e muito é POUSAR!!!

Pusher, acho lindo modelos pusher. Mas usar isso de muleta é dose.

O modelo proposto pelo Renato é na essência um treinador! Sair disso então muda o título logo.

Avião muleta.[/quote:b2a368ca2a]

Estou falando a realidade!! Fazer um modelo triciclo requer experiência
Agora vc com seus aninhos de aeromodelismos nas costas...talvez não entenda isso.

Warne

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 19:16

Para meu.. Experiencia em que????

Se isso é difícil então para porque tu está no hobby errado. Justamente por ter tanto tempo de hobby eu posso dizer que não é.

Pergunto ao renato se quando se aprende a voar o instrutor fala assim. Ó, pousar é difiiiiiiiiiiiiiiiiiicil então enfia ele de barriga no chão porque sabe né, é muito difícil. Vai voando e depois você aprende.

.. Fazer bequilha triciclo dificil??? Juro cara to olhando pra duas.

:shock: :shock: :shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 19:21

... Ou então mete ai um propsaver. Imagina o tamanho do elastico???

8)
As calçola de minha avô talvez.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 19:31

Coloque Slat(ou seria Slot) removível na asa, assim o modelo vai ter uma velocidade de pouso bem baixa e depois que o sujeito aprender a POUSAR ele retira.

Nino
membro
Contato:

Mensagempor Nino » 31 Mai 2012 19:41

[quote:d2f6ee751f="Mac2"]

...Precisamos definir se o trem de pouso (triciclo ou não)... [/quote:d2f6ee751f]

Considerando que modelos elétricos, por terem um tamanho reduzido, em relação aos modelos glow mais difundidos, torna sua decolagem muito mais curta.

Realmente modelos elétricos com envergadura em torno dos 1000 mm decolam rapidamente, então, eu sugiro um trem de pouso tricíclo, porém, com comando fixo.

O modelo com triciclo passa uma aparência mais amistosa, e também reflete boa estabilidade em solo.

É apenas uma sugestão
Nino Silveira.

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 19:45

Da mesma forma que foi feita no modelo esporte, poderíamos elencar aqui quais os melhores treinadores comerciais, suas qualidades e defeitos e tentar fazer um "apanhado" das especificações que seriam ideais ao projeto.

Acredito também que uma envergadura maior facilite o aprendizado e por não ter peças tão pequenas, facilitará também a construção

Treinadores Glow Clássicos:
- Calmato Treiner;
- Avistar;
- Sky Raider Mach I
etc..

Abs

Marco Aurelio

Nino
membro
Contato:

Mensagempor Nino » 31 Mai 2012 19:50

[quote:6c44522f4f="Mac2"]Da mesma forma que foi feita no modelo esporte, poderíamos elencar aqui quais os melhores treinadores comerciais, suas qualidades e defeitos e tentar fazer um "apanhado" das especificações que seriam ideais ao projeto.

Acredito também que uma envergadura maior facilite o aprendizado e por não ter peças tão pequenas, facilitará também a construção

Treinadores Glow Clássicos:
- Calmato Treiner;
- Avistar;
- Sky Raider Mach I
etc..

Abs

Marco Aurelio[/quote:6c44522f4f]

Marco Aurélio, direcionar o projeto desta forma seria muito bom, agruparemos qualidades e eliminaremos defeitos. Mas é importante lembrar que sertos detalhes, que trazem melhorias, tem um grau de contrução um pouco mais difícil.
Nino Silveira.

Nino
membro
Contato:

Mensagempor Nino » 31 Mai 2012 20:03

Aqui nesta foto, mostro o comando de bequilha, móvel. Funciona muito bem, porém é um tanto frágil, e leva um tempo maior para ser construída.

"Projeto Mini Avistar"

[img:a0c0689018]http://1.bp.blogspot.com/-z8aRN3i_M24/TewRvLUoL-I/AAAAAAAAAEg/jKbRfnDN2YU/s1600/Bequilha.JPG[/img:a0c0689018]

Abaixo, mostro o trem de pouso. Utilizei um "sanduiche" com duas madeiras, o arame usado como trem de pouso fica no meio de ambas as madeira, e pode ser melhorado, acresentando dois parafusos, aumentado a união entre as madeiras, tornando o trem de pouso mais rígido e resistente.

Nesta foto, não é possível ver com clareza, espero que possam visualizar.

Essa técnica pode ser usada na bequilha dianteira, isso se for adotado o sistema de triciclo sem comando.

[img:a0c0689018]http://2.bp.blogspot.com/-IHVjKK1-cPQ/TepZYpBOhQI/AAAAAAAAADY/QpxmwiBy7I0/s1600/Imagem+001.jpg[/img:a0c0689018]

Apenas mais uma sugestão.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 20:10

Gente... isso vende pronto, custa 10 reais a 20 reais. Tem para modelos de 90cm de envergadura em diante.

Porque fazer uma coisa que fica frágil, tosca e que deixa a desejar pra economizar 20 reais.
Então faz tb o motor, faz o avião de bandejinha, isopor de caixa de papelão do lixo e roda de chinelo.

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 20:13

U$ 2,96 um pacote com 5

[img:270b97ddf7]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/07-1001.jpg[/img:270b97ddf7]

Abs

Marco Aurelio

Nino
membro
Contato:

Mensagempor Nino » 31 Mai 2012 20:19

o pessoal vai chega a bronca e dexa tudo fixo, poucos vão parar pra comprar certas peças. Já fui iniciante, sei como é.
Mas apoio o aquisição de peças prontas.

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 20:26

Nino,

Podemos colocar no projeto qual material o iniciante terá que comprar para executar a construção sem "gambiarras".

Se vai comprar bateria, motor, servo, tudo na china, incluir algumas pecinhas que facilitam a construção não irá onerar o valor final do modelo.

No começo é tentador tentar fazer as peças "by myself", porém o custo acaba sendo mais alto e a qualidade geralmente é sofrível.

Abs

Marco Aurelio

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 20:33

Pessoal,

Quem for participar ativamente do projeto e tiver que compartilhar arquivos, por favor me envie o email por MP para que possa liberar o acesso ao drive virtual.

Renato, já mandei o invite para você.

Abs

Marco Aurelio

Nino
membro
Contato:

Mensagempor Nino » 31 Mai 2012 21:02

E sobre o perfil de asa? algo tão importante!,eu sugiro um perfil assimétrico. E para quem quiser deixar o perfil com mais qualidade, legal é adotar o semi-simétrico. Facilita para acrobacias básicas, como voar de dorço ou até mesmo lupings.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 21:05

looping.

Um perfil simétrico já é para um treinador avançado.

Por isso deve-se pensar em que categoria de treinador pois até um jato tem treinador.

Mas pera-la.

Eu faço looping até com o Piper da GWS.

:roll:

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 31 Mai 2012 21:07

Poderia ser o NACA2415?

[img:7bc96265ed]http://asaero.chez.com/Profils/naca2415.gif[/img:7bc96265ed]

Abs

Marco Aurelio

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 31 Mai 2012 21:08

[quote:fb806e1639="Mac2"]Poderia ser o NACA2415?

[img:fb806e1639]http://asaero.chez.com/Profils/naca2415.gif[/img:fb806e1639]

Abs

Marco Aurelio[/quote:fb806e1639]

Sim.. caso faça voo de dorso basta manter o nariz levantado.

Voltar para “Papo de modelista”