Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Mensagempor Mac2 » 10 Jun 2012 14:04

Pessoal,

Comecei a rascunhar a planta. A fuselagem está quase pronta, faltam apenas os encaixes do fundo e da tampa superior.

Reparem que na parede de fogo já desenhei o montante comandável da bequilha, para verem como é simples a fixação da peça

No desenho do Renato, não entendi os prolongamentos do profundor se são móveis ou fixos.

As áreas de comando do profundor não estão muito grandes para um modelo treinador?

[img:1ebaad47f7]http://img228.imageshack.us/img228/3055/evootrainer.gif[/img:1ebaad47f7]

Abs

Marco Aurelio
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Mensagempor Mac2 » 10 Jun 2012 20:58

Pessoal,

Os encaixes da fuselagem já foram feitos. Acredito que com o que está disponível na planta já dê para iniciar uma montagem

O suporte do trem de pouso e a fixação das asas deixei por conta do construtor.

O perfil da asas é o mesmo do desenho, neste mesmo angulo de ataque.

[img:991604da75]http://img7.imageshack.us/img7/3055/evootrainer.gif[/img:991604da75]

A planta está disponível para download no link:


[url]http://www.4shared.com/office/iM4bQIFu/Evoo_Trainer.html[/url]

Abs

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Mensagempor Renato_Pullin » 10 Jun 2012 21:03

[quote:c98fe89e76="Mac2"]Pessoal,

Comecei a rascunhar a planta. A fuselagem está quase pronta, faltam apenas os encaixes do fundo e da tampa superior.

Reparem que na parede de fogo já desenhei o montante comandável da bequilha, para verem como é simples a fixação da peça

No desenho do Renato, não entendi os prolongamentos do profundor se são móveis ou fixos.

As áreas de comando do profundor não estão muito grandes para um modelo treinador?

Marco Aurelio[/quote:c98fe89e76]

Eu desenhei o profundor sem prolongamento, o que aparece no desenho é apenas a ponta da empenagem horizontal. Se estiverem de acordo acho que não precisa de prolongamento.

Eu fiz proposital a área do profundor grande, imaginando uma velocidade bem baixa de estol do modelo não corremos o risco de falta de comando próximo do estol , se ficar grande, é algo fácil de se regular na programação do rádio ou simplesmente no dedo. Área grande não necessariamente quer dizer que vai usar batente de comando, aliás, nunca se deve usar batente de comando em nenhuma atitude do vôo, sempre tem que sobrar e muito. Batente de comando só para acrobacia e parafuso.
Renato D. Pullin

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Mensagempor Marco Antonio » 10 Jun 2012 21:35

A coisa não é assim não...


http://dc621.4shared.com/download/dAQwia0R/tsid20120611-095956-62df3074/Regras_basicas.jpg

[img:964d1ce37b]http://dc621.4shared.com/download/dAQwia0R/tsid20120611-095956-62df3074/Regras_basicas.jpg[/img:964d1ce37b]
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Mensagempor Marco Antonio » 10 Jun 2012 21:38

O projeto de um treinador, um bom treinador segue essa regra a[b:39e6471c8d] Décadas[/b:39e6471c8d].

Essa área de profundor está grande demais!
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Mensagempor Marco Antonio » 10 Jun 2012 21:39

Aconselho ver esses parâmetros com atenção.

Os próximos arquivos estão enormes, aconselho "salvar como" e depois ler

http://dc589.4shared.com/download/gZl8FyTX/tsid20120611-100111-b24eab77/Calculo_Modelo_1.JPG

http://dc628.4shared.com/download/LFYvk2tm/tsid20120611-100221-d040d30f/Calculo_Modelo_2.JPG

http://dc613.4shared.com/download/1uVayH-_/tsid20120611-100222-6a3849ac/Calculo_Modelo_3.JPG
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Mensagempor Renato_Pullin » 10 Jun 2012 22:15

[quote:1b83e23009="Marco Antonio"]O projeto de um treinador, um bom treinador segue essa regra a[b:1b83e23009] Décadas[/b:1b83e23009].

Essa área de profundor está grande demais![/quote:1b83e23009]

Você esta correto, mas tem um detalhe importante nessa história toda que é a deflexão do profundor ou qualquer outra superfície móvel de comando. Uma área pequena pode funcionar praticamente da mesma forma que uma área grande, desde que a deflexão da superfície maior seja bem menor, por isso comentei de fazer o ajuste no rádio, mas realmente sendo um aeromodelo para iniciantes, muitos podem estar voando com rádios de 4 canais sem programação, o que vai impossibilitar isso. Então melhor reduzir a área.

O ideal é que alguém experiente construa o modelo exatamente como na planta e depois passe o "rate" considerado ideal para ficar mais dócil e harmonioso, para servir de parâmetro para os outros. Já o exponencial eu acho que é algo muito particular de cada um, de estilo de pilotagem, eu por exemplo voo todos os modelos com 40% de expo de aileron, 25% de profundor e 30% de leme. Gosto de sensibilidade no profundor, acho importante para o pouso, não gosto de modelos que é preciso muito comando de profundor para mudar a atitude do avião, prefiro os que com pequenos movimentos se voa ele o tempo todo, em todas as configurações, assim acho que ficamos com o dedo mais "afinado".
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Mensagempor Gilberto » 11 Jun 2012 02:05

Marco, por algum motivo o link que você postou está dando esta mensagem:
Document Not Found
The document you requested could not be found.

Renato, uma área grande do profundor é adequada se a velocidade do modelo for bem baixa, como no caso do SlowStick, mas para maior velocidade a área pode ser menor.
Eu mesmo prefiro área maior, mas diminuo a amplitude do movimento, contudo, se é para iniciante, convém não esperar que saibam regular a lincagem e entender todos os detalhes.
O ideal mesmo é fazermos os protótipos e observarmos o comportamento e então deixarmos na forma definitiva.

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Mensagempor Marco Antonio » 11 Jun 2012 06:45

Estranho, abriu pra mim e pro Mac, vou colocar em outro lugar.
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Mensagempor Marco Antonio » 11 Jun 2012 07:03

... já está arrumado.
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Mensagempor Gilberto » 11 Jun 2012 11:27

Perfeito, ótimo artigo!

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Mensagempor Fabiano-Bono » 11 Jun 2012 11:37

Complemento deste artigo postado pelo Marco:
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-101989-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-111989-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-121989-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-011990-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-021990-1-1.pdf

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Mensagempor LaercioLMB » 11 Jun 2012 13:24

Quanto maior for a superfície móvel de comando, maior será a força exercida sobre ela nas manobras e com isso, mais torque terá que ter o servo.
Comando com dual rate ou não, não mudará a pressão exercida sobre a superfície e sabemos do uso constante de servos inadequados e dizer que será por conta e risco de cada um, não seria lógico.
Como estamos projetando aeromodelos de pequena escala e com pesos em torno de 900 g, us servos de torque em torno de 1,2 kg está bom para começar, embora ainda não seja o recomendado em muitos casos, mas para treinadores de superfícies móveis pequenas, está mais do que bom.


PS: Mencionei torque de 1,2 kg, pois os servos HK de 9g que dizem ter 1,6 kg de torque, dificilmente tem esse torque, pois o torque máximo de um servo só é conseguido quando usamos o princípio da alavanca (mais uma regra básica da física), usando o furo do braço do servo mais perto do centro e do horn, o mais longe, coisa que 98% dos modelistas não fazem, usam o furo mais afastado do eixo do braço do servo, o que diminui muito o torque final do servo e para aqueles que pensam que o torque do servo é sempre o mesmo, não importando onde seja colocado o pushroad, estão completamente enganados.
Lembrem-se sempre do princípio da alavanca na física, pois no aeromodelismo, a física está presente em praticamente tudo, desde a construção, até o voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Gilberto » 11 Jun 2012 15:55

Excelente contribuição Fabiano-Bono

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Mensagempor Renato_Pullin » 11 Jun 2012 18:30

[quote:6d410f1068="Gilberto"]
Renato, uma área grande do profundor é adequada se a velocidade do modelo for bem baixa, como no caso do SlowStick, mas para maior velocidade a área pode ser menor.
Eu mesmo prefiro área maior, mas diminuo a amplitude do movimento, contudo, se é para iniciante, convém não esperar que saibam regular a lincagem e entender todos os detalhes.
[/quote:6d410f1068]

Desenhei assim pensando dessa forma, mas melhor diminuirmos mesmo, ficará melhor e mais fácil para os iniciantes.
Renato D. Pullin

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Mensagempor Mac2 » 11 Jun 2012 20:41

Pessoal,

Com base nas últimas conversas e baseado nas proporções sugeridas para um aeromodelo básico, fiz algumas alterações no esboço do Renato.

- Reduzi a área de comando do profundor;
- Alonguei a fuselagem;
- Coloquei Striped Ailerons
- Subi a base do leme, para que o profundor seja uma peça única, facilitando a construção e lincagem;
- Deixei a lateral do motor aberta para melhor visualização das dimensões.

[img:b3393a12a7]http://img835.imageshack.us/img835/6907/evootrainerv2.gif[/img:b3393a12a7]

O que me dizem?

Abs

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Mensagempor Marco Antonio » 11 Jun 2012 20:47

:lol: :lol: Eu sempre acho estranho um modelo sem montante.

Coisa de glow...

:lol: :lol: :lol: :P

Um modelão básico com tudo pra voar bem.

Coloca a opção de ter uma cobertura no nariz tiu.. só pra quem quiser, pode ser vasada.
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Mensagempor Marco Antonio » 11 Jun 2012 20:52

... coloca um "ski" de compensado na callllllda pra evitar ralar em um pouso
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Mensagempor Mac2 » 11 Jun 2012 21:22

[quote:f1ded58f1e="Marco Antonio"]... coloca um "ski" de compensado na callllllda pra evitar ralar em um pouso[/quote:f1ded58f1e]
Assim:

[img:f1ded58f1e]http://img220.imageshack.us/img220/6907/evootrainerv2.gif[/img:f1ded58f1e]

Abs

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Mensagempor Gilberto » 11 Jun 2012 21:32

Ficou legal, tem uma aparência agressiva.

Como ficaram as dimensões Mac2?

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Mensagempor Mac2 » 11 Jun 2012 21:43

- Envergadura total (inclusive pontas das asas): 1.244 mm
- Comprimento (exceto Leme): 1.003 mm
- Corda: 220 mm
- Área Alar: 26,4 dm²
- Envergadura Estabilizador horizontal: 508 mm
- Corda Média Estabilizador horizontal: 81,5 mm
- Corda Profundor: 40 mm
- Parte mais larga da Fuselagem (berço da asa): 100 mm


Abs

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Mensagempor Mac2 » 11 Jun 2012 21:45

[quote:0c0282d090="Gilberto"]Ficou legal, tem uma aparência agressiva.

Como ficaram as dimensões Mac2?[/quote:0c0282d090]
Gilberto,

A aparência agressiva deve ser por contado "alongamento" da fuselagem, mas na prática sabemos que o modelo fica mais estável com o braço da cauda maior...

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Mensagempor Gyovane » 11 Jun 2012 21:45

Gostei mais da segunda versão, realmente ficou mais bonito.

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Mensagempor Renato_Pullin » 11 Jun 2012 21:50

Perfeito! Ficou muito bom!
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Mensagempor Gilberto » 11 Jun 2012 21:54

[quote:ec9c1bde7f="Mac2"][quote:ec9c1bde7f="Gilberto"]Ficou legal, tem uma aparência agressiva.

Como ficaram as dimensões Mac2?[/quote:ec9c1bde7f]
Gilberto,

A aparência agressiva deve ser por conta do "alongamento" da fuselagem, mas na prática sabemos que o modelo fica mais estável com o braço da cauda maior...

Abs

MArco Aurelio[/quote:ec9c1bde7f]

Certamente Marco, me referi somente à aparência mesmo, ficou bonito.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.


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