Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!
- alexcmag
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Me sinto meio que "pegando o bonde andando e querendo sentar na janela" já que andei olhando o tópico "de longe" mas sem tempo para ler e opinar.
Mas queria dar um pitaco no tamanho do modelo, com minha opinião pessoal, e endossar o triciclo.
Por algum tempo no início eu tentei fazer modelos leves de 90cm a 100cm de envergadura que é o que o pessoal usava na época para voar com motor 280 reduzido (eca) e bateria de 300mAh, que era o que havia na época.
Acabei nunca conseguindo fazer algo tão leve, meus modelos pequenos na época acabaram ficando ariscos.
Um dia por um erro na hora de imprimir uma planta acabei fazendo um aero maior, mas que não ficou tão grande assim para os padrões atuais (meu falecido Piper J3) com 120cm de envergadura. Voou na boa com o mesmo 280 reduzido, bem mais lento do que os demais modelos.
A partir deste ponto a maioria de meus modelos teve deste tamanho para maior. Por outro lado já treinei alguns colegas com treinadores de 1,5 a 1,6m e apesar de decolarem e voarem bem fácil e serem bem manobráveis, acabam tendo pouco afundamento e atravessam a pista sem tocar quando há pouco vento, o que também não é um comportamento ideal.
Minha opinião, portanto, é que envergadura de 1,2m é uma boa relação entre estabilidade, peso, preço, agilidade, etc. para um treinador elétrico. Nesta faixa é fácil manter o peso entre 500g e 800g, o que vai bem com motores em torno de 150W que são bastante comuns (2822, Park450, KDA, latinha, etc.), ESC de 25A (dos mais comuns), bateria 3S de 1300mAh (igualmente comuns) e 2 a 4 servos de 9g (mais baratos e menos frágeis que os de 5g), e hélices 9x5 a 10x6.
Para ficar lento e ter um estol mais dócil recomendo corda entre 21 e 24cm, não menos que isto.
Com relação a trem de pouso, triciclo é de longe o ideal para correr pista e deixar o aero sair com velocidade, além de não capotar para a frente em pousos piorzinhos e sair fácil do chão mesmo em locais não tão ideais como gramado baixo ou piso de terra.
Trem convencional para os primeiros voos vai bem se não houver vento ou se for liso alinhado com a pista, em modelos maiores, etc., mas acho muito mais difícil de fazer direito, taxiando, decolando depois de uma corrida, etc.
Além de que protege hélice e motor em pousos um pouco mais duros. Meu primeiro modelo foi triciclo (não comandável).
Mas queria dar um pitaco no tamanho do modelo, com minha opinião pessoal, e endossar o triciclo.
Por algum tempo no início eu tentei fazer modelos leves de 90cm a 100cm de envergadura que é o que o pessoal usava na época para voar com motor 280 reduzido (eca) e bateria de 300mAh, que era o que havia na época.
Acabei nunca conseguindo fazer algo tão leve, meus modelos pequenos na época acabaram ficando ariscos.
Um dia por um erro na hora de imprimir uma planta acabei fazendo um aero maior, mas que não ficou tão grande assim para os padrões atuais (meu falecido Piper J3) com 120cm de envergadura. Voou na boa com o mesmo 280 reduzido, bem mais lento do que os demais modelos.
A partir deste ponto a maioria de meus modelos teve deste tamanho para maior. Por outro lado já treinei alguns colegas com treinadores de 1,5 a 1,6m e apesar de decolarem e voarem bem fácil e serem bem manobráveis, acabam tendo pouco afundamento e atravessam a pista sem tocar quando há pouco vento, o que também não é um comportamento ideal.
Minha opinião, portanto, é que envergadura de 1,2m é uma boa relação entre estabilidade, peso, preço, agilidade, etc. para um treinador elétrico. Nesta faixa é fácil manter o peso entre 500g e 800g, o que vai bem com motores em torno de 150W que são bastante comuns (2822, Park450, KDA, latinha, etc.), ESC de 25A (dos mais comuns), bateria 3S de 1300mAh (igualmente comuns) e 2 a 4 servos de 9g (mais baratos e menos frágeis que os de 5g), e hélices 9x5 a 10x6.
Para ficar lento e ter um estol mais dócil recomendo corda entre 21 e 24cm, não menos que isto.
Com relação a trem de pouso, triciclo é de longe o ideal para correr pista e deixar o aero sair com velocidade, além de não capotar para a frente em pousos piorzinhos e sair fácil do chão mesmo em locais não tão ideais como gramado baixo ou piso de terra.
Trem convencional para os primeiros voos vai bem se não houver vento ou se for liso alinhado com a pista, em modelos maiores, etc., mas acho muito mais difícil de fazer direito, taxiando, decolando depois de uma corrida, etc.
Além de que protege hélice e motor em pousos um pouco mais duros. Meu primeiro modelo foi triciclo (não comandável).
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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Pessoal,
Está lançado o desafio!
As luzes de navegação que foram cedidas pelo Marco Antonio serão o prêmio para a melhor construção do modelo deste projeto.
Sei que é um pouco cedo para isso, mas vamos botar mais combustível neste projeto.
A idéia não é avaliar o modelo pronto, e sim todo o processo de construção, as técnicas empregadas, as soluções adotadas para cada dificuldade e por último e não menos importante, o aspecto geral do modelo e o maiden flight.
Abs
Marco Aurélio
Está lançado o desafio!
As luzes de navegação que foram cedidas pelo Marco Antonio serão o prêmio para a melhor construção do modelo deste projeto.
Sei que é um pouco cedo para isso, mas vamos botar mais combustível neste projeto.
A idéia não é avaliar o modelo pronto, e sim todo o processo de construção, as técnicas empregadas, as soluções adotadas para cada dificuldade e por último e não menos importante, o aspecto geral do modelo e o maiden flight.
Abs
Marco Aurélio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Renato_Pullin
- membro
- Mensagens: 787
- Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
[quote:30447d151c="Drzinho"]Idéia que este projeto tenha o mesmo grafismo que o sport, para deixar saliente a procedencia etc. e termos nossa marquinha ;P[/quote:30447d151c]
Acho que não, é outro estilo e esse tem que ser bem fácil a execução também, no outro é permitido desenhos mais arrojados porque não é inexperiente que vai estar construindo.
Acho que não, é outro estilo e esse tem que ser bem fácil a execução também, no outro é permitido desenhos mais arrojados porque não é inexperiente que vai estar construindo.
Renato D. Pullin
Fala pessoal do e-voo, peço licença aos "papas" (sem ironia) do aeromodelismo, para dar minha simplória opinião. Estou começando no aeromodelismo (nem tenho o radio ainda, que fique claro ainda...) mas estou estudando, lendo um pouco de teoria, e quando me deparei com esse tópico fique bastante entusiasmado, porque deste tópico sairá meu primeiro aeromodelo.
Conheço alguns aeromodelistas, uns "futabistas" que voam a mais de 10 anos e outros que iniciaram há pouco tempo, e como iniciante estava meio que seguindo essa tendência atual de "marginalização" do aeromodelismo, aviões pusher (nada contra e mais para frente quero fazer um pois pelo que li são ótimos para FPV), sem trem de pouso, que voce lança com a mão e pousa jogando na moita. Mas este futabista me falou a realidade, não tem avião sem trem de pouso que você joga no chão para pousar, que você põe um motor exagerado, voa sempre com 100% e não conhece nada de aerodinâmica e sustentação.
Por isso resolvi opinar neste tópico, e estou fazendo isso para que vocês não deixem esse tópico sem finalização, sem que esse projeto saia de verdade. pois quero que meu PRIMEIRO AEROMODELO saia deste tópico.
Só uma critica, como diversos tópicos aqui no fórum, muitos entram em discussões ferrenhas que fogem o objetivo deste topíco que é um TREINADOR, tem seis paginas nas quais, umas três são de pessoas que insistem em coisas que fogem ao tema, e isso, pra quem, que nem eu, quer utilizar este topico como referencia fica muito massante. SEJAM OBJETIVOS, POR FAVOR!!!!!
Acompanhando....
____________________________________________________________________________
"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar" Santos Dumont
Conheço alguns aeromodelistas, uns "futabistas" que voam a mais de 10 anos e outros que iniciaram há pouco tempo, e como iniciante estava meio que seguindo essa tendência atual de "marginalização" do aeromodelismo, aviões pusher (nada contra e mais para frente quero fazer um pois pelo que li são ótimos para FPV), sem trem de pouso, que voce lança com a mão e pousa jogando na moita. Mas este futabista me falou a realidade, não tem avião sem trem de pouso que você joga no chão para pousar, que você põe um motor exagerado, voa sempre com 100% e não conhece nada de aerodinâmica e sustentação.
Por isso resolvi opinar neste tópico, e estou fazendo isso para que vocês não deixem esse tópico sem finalização, sem que esse projeto saia de verdade. pois quero que meu PRIMEIRO AEROMODELO saia deste tópico.
Só uma critica, como diversos tópicos aqui no fórum, muitos entram em discussões ferrenhas que fogem o objetivo deste topíco que é um TREINADOR, tem seis paginas nas quais, umas três são de pessoas que insistem em coisas que fogem ao tema, e isso, pra quem, que nem eu, quer utilizar este topico como referencia fica muito massante. SEJAM OBJETIVOS, POR FAVOR!!!!!
Acompanhando....
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"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar" Santos Dumont
skyrock,
Legal que esteja acompanhando e que pretenda construir este modelo.
Muitas das discussões que são feitas aqui tem o objetivo de escolher características do modelo e muitas vezes há o desvio do assunto. Isso é natural em qualquer tipo de reunião e cabe ao coordenador (nesse caso eu) manter os integrantes dentro do foco.
São muitas ideias e desejos em jogo, por isso ha que se esgotar cada assunto para que todos tenham o conhecimento e o consentimento das definições.
Logo logo teremos a planta desse modelo para que todos possam construí-lo
Abs
Marco Aurelio
Legal que esteja acompanhando e que pretenda construir este modelo.
Muitas das discussões que são feitas aqui tem o objetivo de escolher características do modelo e muitas vezes há o desvio do assunto. Isso é natural em qualquer tipo de reunião e cabe ao coordenador (nesse caso eu) manter os integrantes dentro do foco.
São muitas ideias e desejos em jogo, por isso ha que se esgotar cada assunto para que todos tenham o conhecimento e o consentimento das definições.
Logo logo teremos a planta desse modelo para que todos possam construí-lo
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001