Bricomodelismo II - Iluminação Hobbyking

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Bricomodelismo II - Iluminação Hobbyking

Mensagem por alexcmag »

Quem já foi em casa sabe que a maioria das minhas lâmpadas é incandescente.

Não acho as fluorescentes compactas nem econômicas (gastam menos energia mas pelo menos comigo não duram mais que as incandescentes mas custam bem mais), nem ecológicas (as convencionais têm vidro, tungstênio, cerâmica e um pouco de metal genérico, as fluorescentes têm metais pesados cancerígenos) além de atrapalhar os controles remotos.

Mas tem uma desgraça de uma lâmpada que fica no corredor entre os quartos que é a campeã de queimar, por uma soma de fica ficar ligada a noite toda e ser ligada/desligada toda hora durante o dia.

Ultimamente vinha usando uma lâmpada 220V no lugar, fica uma luz alaranjada irritante mas pelo menos é confiável.

Esta semana chegaram umas fitas de LED hobbyking e quando as testei achei bem fortes e comecei a ter idéias...

O resultado foi que montei um circuito com elas:

1 resistor de cerâmica 1R8 10W (podia ser resistência maior e potência ou potência menor, mas é o que estava à mão
1 diodo 1N4007 velho conhecido
1 capacitor de 300V 100uF Do catodo do diodo para o comum.
13 trios de LEDs da fita de LEDs da Hobbyking em série.

Como a fita é feita para alimentar com LiPo 3S, cada grupo de 3 LEDs suporta 12,7V. Multiplicado por 13 dá 165V.

127V retificados e filtrados dão no máximo 177,8V, mas com a queda de tensão no resistor e a carga dos próprios LEDs o capacitor entrega 166V com pouca flutuação.

Claro que um resistor de resistência menor, ou um capacitor maior afetariam tudo. Mas para mim está bom assim, era só um teste mas ficou bom e deixei no teto, não vou mais mexer.

O resultado está abaixo, já instalado em um plafon.

Não foi tão barato quanto uma lâmpada, mas dura muito tempo, coisa que as lâmpadas comuns ou fluorescentes compactas não fazem, utiliza um circuito muito simples que não queima tão cedo (os reatores das fluorescentes normais também queimam muito rapidamente nos dias de hoje) ilumina o suficiente para o corredor e ainda permite achar coisas no armário ou ler os rótulos dos remédios que guardo no armário, e gasta apenas 2,5W, bem menos do que os 11W de fluorescente compacta que já testei ali e extremamente menos que os 60W de incandescente que também já usei no mesmo lugar.
Anexos
e.jpg
e.jpg (30.76 KiB) Exibido 3945 vezes
d.jpg
d.jpg (19.46 KiB) Exibido 3945 vezes
c.jpg
c.jpg (31.47 KiB) Exibido 3945 vezes
b.jpg
b.jpg (40.69 KiB) Exibido 3945 vezes
a.JPG
a.JPG (58.84 KiB) Exibido 3945 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
betomeconi
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 6:22 pm
Localização: Franco da Rocha/ Mairiporã

Mensagem por betomeconi »

Olá Alex, muito legal! Estou declinando a utilizar este tipo de lâmpadas em casa, mas as marcas conhecidas encontro com o preço muito elevado e não tenho coragem de comprar as que aparecem no sites de compras coletivas!
Acho que vou encomendar umas tiras dessas na HK e fazer uma para colocar no corredor de casa, pois passo pela mesma situação!
Abraços e obrigado por compartilhar, Beto!
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

Muito boa idéia Alex, o resultado ficou legal!

Tenho opinião parecida quanto às fluorescentes, ela tem suas vantagens quanto ao fluxo luminoso, cor fria e "economia", mas a instalação indiscriminada tem outros problemas que o pessoal não se preocupa por exemplo as harmônicas (em grandes instalações) e até mesmo o ruído dos reatores que eu acho irritante quando fica muito próximo da luminária...
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

kkk A minha ja esta a um mês funcionando. Tinha uma incandescente de 60W no meu rancho onde guardo e faço meus aeros.

Comprei um led de 10W :shock: e quando coloquei até levei um susto, o brilho é muito forte e não tem mais aquele amarelado da outra lampada.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

Ficou bom Alex.

Eu aproveitei esta ideia do vídeo para dar um destino nas lampadas eletrônicas que tinham queimado.
E usei para iluminar corredores de acesso e para a luminária da bancada.
Fica aí a sugestão, é um pouco parecido como que o Alex fez com algumas alterações.
É bem simples.

[yt]-o5SCLkhaxo[/yt]
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

Robson, em que cômodo está usando esta lâmpada e ela está sendo bem satisfatória?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Legal a idéia, e para quem não tem a manha de fazer adaptações, basta procurar lâmpada de led pronta que já tem no mercado.

Abraços.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Sou doido para montar uma luminária LED para o aquário.
O que está na moda são os leds CREE com temperatura da cor entre 10000K ou mais.
Há ótimos relatos de aquários de rochas vivas e corais já usando LEDs, duram mais e iluminam melhor que as HQIs, sem falar que gastam e esquentam menos também.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:da18f173fa="jdomes"]Robson, em que cômodo está usando esta lâmpada e ela está sendo bem satisfatória?[/quote:da18f173fa]

Antes de mais nada desculpe a demora, este vídeo que postei não é meu, mas peguei esta ideia para mim, uso em corredores ou em lugares que preciso de luz acesa durante toda noite.
A minha luminária da bancada troquei por led também, ficou bom.
É claro que já tem no mercado, tem até de 20 ou 30 led`s, mas como é meu ramo e gosto de fazer, resolvi por em pratica.
Responder