TUCANO 60 TWM - FINALIZADO

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

TUCANO 60 TWM - FINALIZADO

Mensagem por bennesantana »

Senhores,

Estou finalizando a montagem de um Tucano 60 da TWM, se a entelagem não fosse mal acabada e a opção de eletrificar fosse verdadeira eu daria nota 10, mas por isto e por alguns detalhes eu dou 8.0 no geral.

Fixar a bateria é uma história a parte afinal neste item não a espaço para falha, após fazer um suporte adequado ela só sai quando eu quero. Aqui um ponto negativo, ter que tirar a asa para trocar a bateria var ser um saco! o tucano triones faz a troca pelo canopy.

Achar o GC é uma novela a parte, mas com a ferramenta certa, é só mais uma etapa.

Antes que me perguntem segue:

Tucano TWM envergadura 1,60, até o momento não levei para pesar.
Motor: Emax GT 4020/07 - 620KV - 6s
Hélice: APC 13x6.5e - Consumindo 58.58Ap no máximo do stick, em breve testarei uma 12x6 tripá
ESC 80A FLYFUN - HobbyWing - COM BEC 3A, mas está desligado
UBEC HobbyWing com chave liga desliga - Usei um Y para usar somente um canal na receptora.
As extensões de aluminio para o motor são os grandes responsáveis pelo GC correto.

Espero que curtam.
T+
Bene
Anexos
Alinhamento de CG concluído
Alinhamento de CG concluído
DSC00001_1.jpg (39.92 KiB) Exibido 8893 vezes
Verificação da distância 90mm da borda de ataque conforme manual
Verificação da distância 90mm da borda de ataque conforme manual
DSC00002_1.jpg (39.02 KiB) Exibido 8893 vezes
Verificação da ampulheta de nível, está um milimetro adiantada, margem de erro aceitável.
Verificação da ampulheta de nível, está um milimetro adiantada, margem de erro aceitável.
DSC00006_1.jpg (38.57 KiB) Exibido 8893 vezes
Observem que abri muito mais a área destinada ao motor e a refrigeração.
Observem que abri muito mais a área destinada ao motor e a refrigeração.
DSC00015_1.jpg (39.14 KiB) Exibido 8893 vezes
A tubulação de ar lateral também está aberta, ou seja escapamentos funcionando como saída de ar.
A tubulação de ar lateral também está aberta, ou seja escapamentos funcionando como saída de ar.
DSC00016_1.jpg (39.31 KiB) Exibido 8893 vezes
fixação da bateria é impossível move-la ou seja, posso fazer mergulhos radicais ou ir ao infinito!!!
fixação da bateria é impossível move-la ou seja, posso fazer mergulhos radicais ou ir ao infinito!!!
DSC00028_1.jpg (38.83 KiB) Exibido 8893 vezes
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Novas fotos

Mensagem por bennesantana »

Fotos do montante do motor, comentem.
Anexos
GT4020/07 - 620KV tão poderoso quanto o BL4030, com a vantagem de ser 6s
GT4020/07 - 620KV tão poderoso quanto o BL4030, com a vantagem de ser 6s
DSC00029_1.jpg (39.8 KiB) Exibido 8883 vezes
Montante feito em CNC MUITO BOM e resistente.
Montante feito em CNC MUITO BOM e resistente.
DSC00032_1.jpg (39.18 KiB) Exibido 8883 vezes
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Modelo CG

Mensagem por bennesantana »

Pessoal, desculpem mas as fotos ficam ao contrário da sequencia.
Anexos
CG
CG
DSC00004_1.jpg (39.92 KiB) Exibido 8878 vezes
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Fotos - SkyDrive

Mensagem por bennesantana »

Senhores,


Segue link para fotos em tamanho real via SkyDrive.



[url]https://skydrive.live.com/redir?resid=8ABAB5CF867A4ADB!260[/url]

T+
Bene[url][/url]
...cadoborgo...
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 5:12 pm
Localização: contagem, Minas Gerais

Mensagem por ...cadoborgo... »

Ola amigo favor verificar o tren de pouso dianteiro,pois o mesmo e fraco,se possivel faça a substuiçao do mesmo,abraços.
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Trem de pouso

Mensagem por bennesantana »

Senhores,

Hoje 14/07 fiz primeiro voo, com ajuda de meu instrutor Allisson (Obrigado pelo apoio de sempre), realmente o trem de pouso dianteiro afundou após o segundo ou terceiro pouso, mas não houve nenhuma quebra.

As rodas de espuma são e ficam ovaladas e pedem a substituição por rodas de borracha.

Antes de ir para pista o modelo foi pesado e está com exatos 3.5k menos que no ensaio do Reinaldo martins, isto devido a um motor diferente, montante usando peças em alumínio e 1 bateria 6s e não duas de 3s.

Bom, eu tenho 6 meses de hobby, e não tive segurança no pouso, todos ficaram por conta de meu instrutor que obteve exito em todos os pousos.

O modelo é rápido, mesmo com flap´s acionados, só fiz voos básicos sem muitas manobras mas é muito bom voar este modelo.

Os voos duraram em torno de 8min com sobra para pelo menos uns 2min, estava com telemetria para acompanhar as informações, um pilotava e o outro ficava na telemetria.

Amanhã posto mais fotos....

Obrigado a todos.
Avatar do usuário
Alessandro Paz
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 12:32 am

Re: Trem de pouso

Mensagem por Alessandro Paz »

[quote:49504aef13="bennesantana"]Senhores,

Hoje 14/07 fiz primeiro voo, com ajuda de meu instrutor Allisson (Obrigado pelo apoio de sempre), realmente o trem de pouso dianteiro afundou após o segundo ou terceiro pouso, mas não houve nenhuma quebra.

As rodas de espuma são e ficam ovaladas e pedem a substituição por rodas de borracha.

Antes de ir para pista o modelo foi pesado e está com exatos 3.5k menos que no ensaio do Reinaldo martins, isto devido a um motor diferente, montante usando peças em alumínio e 1 bateria 6s e não duas de 3s.

Bom, eu tenho 6 meses de hobby, e não tive segurança no pouso, todos ficaram por conta de meu instrutor que obteve exito em todos os pousos.

O modelo é rápido, mesmo com flap´s acionados, só fiz voos básicos sem muitas manobras mas é muito bom voar este modelo.

Os voos duraram em torno de 8min com sobra para pelo menos uns 2min, estava com telemetria para acompanhar as informações, um pilotava e o outro ficava na telemetria.

Amanhã posto mais fotos....

Obrigado a todos.[/quote:49504aef13]

Parabens amigo, tbm estou montando um na versão eletrico, um kit da junaier Top 120. Paraben,s um perfeito escala. Mas cade o video???????????????

Bons voos
>>> T-27 Top Juniaer > ASW-28 > DG-808s > Hitec Aurora 9 >>>
Avatar do usuário
fpvmorrinhos
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 4:23 pm
Localização: MORRINHOS GOIÁS

Mensagem por fpvmorrinhos »

Bonitão o tucano elétrico. Sempre tive aeromodelos glow, agora tou partindo para
os elétricos com a construção do meu próprio aeromodelo. Talvez eu deixe de voar
glow, pela praticidade do elétrico. Abraços
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Fotos 1º Voo

Mensagem por bennesantana »

Senhores, hoje levei a câmera, vejam as fotos do voo, também arrisquei um pouso e foi tranquilo, rápido mas dentro do esperado, o modelo alinhou com a pista e quando tocou correu feito carrinho, uma beleza, só não tive habilidade para fazer o contorno e ele saiu para grama, mas com o tempo acerto meu dedo.

Eu desejo montar no futuro um Tucano Triones que me permita trocar a bateria pelo canopy, se alguém teve solução para este da TWM por favor, entre em contato.

Obrigado
Bene
Anexos
Modelo retornando ao local de decolagem
Modelo retornando ao local de decolagem
DSC00005_1.jpg (39.4 KiB) Exibido 8635 vezes
Modelo pronto para decolar.
Modelo pronto para decolar.
DSC00008_1.jpg (39.95 KiB) Exibido 8635 vezes
Modelo pousando, vejam o alinhamento paralelo com o solo, muito bom!!
Modelo pousando, vejam o alinhamento paralelo com o solo, muito bom!!
DSC00004_1.jpg (39.76 KiB) Exibido 8635 vezes
Passagem do modelo.
Passagem do modelo.
DSC00001_1.jpg (39.9 KiB) Exibido 8635 vezes
Avatar do usuário
fpvmorrinhos
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 4:23 pm
Localização: MORRINHOS GOIÁS

Mensagem por fpvmorrinhos »

Muito bonito o tucano, ta de parabéns.
Responder