ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Pois é Av8r, ta bem confuso. depois disso ja postaram esse mod sem usar o conversor, uma vez que o próprio modulo ja faz isso, só precisa buscar as trilhas certas no modulo, ta ai o problema, os que mostram o módulo DJT mostram o 9xr, os que mostram o 9x mostram o módulo DHT...

Continuo na pesquisa, se alguem souber exatamente o que fazer (sem o conversor 232 e com o módulo DJT) dê um sinal de vida, por favor...
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

achei muitos tutoriais explicando a mudança para o modulo DHT sem o conversor rs232, uma vez que ja existe um conversor desses, passando de rs232 para TLL na placa, portanto é desnecessário colocar em rs232.

fiz uma extrapolação do DHT para o DJT, não sei se é válida, por isso estou postando aqui como pergunta, negativas são aceitas com agradecimentos pois não quero danificar nem meu modulo nem meu controle...

Segui o seguinte tutorial analisando as ligações na placa DHT e procurando os equivalentes na DJT, usei a deste vídeo tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=3zTFOrjl4Ew

e esse post

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1510047

e cheguei à conclusão que não precisamos adicionar resistores, mas só refazer algumas rotas, na minha extrapolação para o DJT cheguei a isso. por favor me corrijam se eu estiver errado.

Temos o sinal saindo do CI "U3" e indo para "U1" por duas trilhas (mosi e miso), precisamos dar um jeito de fazer isso chegar ao mosi e miso do t9x (proximos ao atmega). mas é preciso cortar a ligação entre o "U3" e "U1" no módulo, trilhas que pintei de vermelho (mosi) e amarelo (miso) (fazer a interrupção entre os CIs e soldar os fios do lado do "U3".

no t9x é só fazer a ligação conforme o tutorial que eu citei acima

http://blog.oscarliang.net/turnigy-9x-advance-mod/

só que nesse ele usa uma resistência de 470 ohm, e no vídeo não tem nenhuma resistência (não sei se no tutorial ele não usa um conversor rs323 para ttl externo e por isso precisaria da resistência).

Para os que conhecem, por favor me esclareçam, não quero fazer nada que não tenha certeza...

ABS
Anexos
Placa do frsky DHT mostrando onde esta o MOSI e MISO, vista em melhor qualidade no link para o rcgroups acima
Placa do frsky DHT mostrando onde esta o MOSI e MISO, vista em melhor qualidade no link para o rcgroups acima
placa frsky dht.jpg (37.49 KiB) Exibido 987 vezes
placa do Djt ligada
placa do Djt ligada
placa frsky djt.jpg (37.21 KiB) Exibido 989 vezes
placa frsky de frente com trilhas destacadas
placa frsky de frente com trilhas destacadas
placa frsky djt frente.jpg (37.47 KiB) Exibido 989 vezes
verso da placa DJT com trilhas destacadas
verso da placa DJT com trilhas destacadas
placa frsky djt verso.jpg (37.47 KiB) Exibido 989 vezes
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

achei um post que fala dessa mudança especifica,
http://forum.flitetest.com/showthread.php?4604-Just-finished-the-9X-Frsky-DJT-Telemetry-mod

fora o re-roteamento no atmega do t9x, ele corta a trilha amarela e põe um resistor de 1k para conseguir fazer o upgrade de firmware do modulo, então as duas trilhas (miso e mosi) são ligadas ao miso e mosi do t9x, cada uma com um resistor de 470ohm (um no t9x e outro no modulo frsky)

basicamente isso, com essas mudanças oautor diz que é possivel até atualizar o firmware do t9x sem tirar o modulo.

Vou fazer isso essa semana (ja que meus receptores com telemetria devem chegar antes do fds) e posto o resultado.

ABS
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

deu certo, levei para um amigo que mexe com eletronica e ele fez as soldas pequenas, usou resistores smd, os dois de 470 ficaram direto na plava do modulo, ai no t9x foi só refazer a rota dos comandos no atmega e fazer a ligação com a placa onse conecta o modulo.

testado e funcionando.

depois posto fotos.
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: ER9x

Mensagem por rbmoreira »

qual está sendo mais usado hoje em dia o Firmware ER9x ou OpenTX, qual o melhor entre eles?
Responder