Qual melhor forma de alinhar avião?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Qual melhor forma de alinhar avião?

Mensagem por borokite »

Aê pessoal, bom dia. Gostaria de alguma dica de qual seria a melhor forma de alinhar a sua construção. Sempre acabo no final vendo que alguma coisa ficou um pouco torta, seja profundor, asa, leme, motor. Existe alguma ferramenta ou forma de eu conseguir ver e colar da melhor forma possível? faço sempre no olhometro e sempre depois vejo que ficou algo um pouco torto.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

use gabaritos. Esquadro e régua também ajudam.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:1cf294dff1="roberto.mazza"]use gabaritos. Esquadro e régua também ajudam.[/quote:1cf294dff1]

Gabarito que você diz é aquela folha toda riscada?
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Não é bem isso.
Não sei se entendi direito então, mas o que chamo de gabarito:
Anexos
gabarito.jpg
gabarito.jpg (25.22 KiB) Exibido 4837 vezes
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

com esse gabarito, consigo alinhar a fuselagem com o profundor, leme e o encaixe da asa.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Tem para a montagem da asa também:

[img:b68e2bfa2b]http://images.rcuniverse.com/forum/upfiles/24729/Jg14109.jpg[/img:b68e2bfa2b]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Use réguas e esquadros, sem isso, nunca terá nada alinhado e dizer que faz no olhômetro e dá certo, é estória de pescador, pois se medir, verá que não está.
primeiro de tudo a fuselagem tem que estar alinhada, pois fuselagem torta, não tem alinhamento que dê certo.
Esse é um dos motivos que plantas impressas em A4 e coladas nunca serão boas, pois "NUNCA" ficarão corretamente alinhadas as partes do início ao fim e quando uma planta não está perfeita e precisa, é totalmente inútil.
Ao começar uma fuselagem estrutural, "NUNCA" comece colando todas as cavernas em um lado da fuselagem para depois colar o outro lado, é a receita de porcaria mais certa que existe.
Como em 95% das vezes as fuselagens são mais estreitas nas extremidades, sempre se cola primeiro as duas cavernas que vão no bordo de fuga da asa e no bordo de ataque, pois essas é que serão as responsáveis pelo alinhamento final da fuselagem.
Após ter colado essas duas em ambos os lados da fuselagem, una a ponta da cauda e deite a fuselagem sobre a mesa e meça do centro da cauda até a mesa, anote a medida, vire a fuselagem para o outro lado e meça novamente do centro da cauda até a mesa, é obrigado que dê a mesma medida até nos milímetros, pois se não der, corrija até dar, pois se aí estiver torto, já começam os problemas de alinhamento depois.
Só depois de estar a ponta da cauda alinhada, com a mesma medida em ambos os lados é que se começa a colar as demais cavernas da cauda.
Depois de ter terminado a cauda, faça o mesmo com o nariz do aeromodelo na hora de colar a parede de fogo, pois se o nariz estiver desalinhado, babaus para tentar alinhar o resto.
Feito todo o alinhamento da fuselagem, agora sim poderá colar o fundo e o dorso da fuselagem.
Depois da fuselagem pronta, vamos alinhar as asas.
Encoste o bordo de ataque de um lado da asa na mesa, deixando o perfil em pé na mesa e não a asa deitada, encoste uma régua na mesa, ao lado da asa e marque na asa, vamos supor, 10 cm, faça um ponto ali e faça a mesma coisa no outro lado da asa, assim terá um ponto de referência de cada lado da asa a ser medido.
Feito essas marcas nas asas, coloque as asas na fuselagem e com uma régua, de preferência de 1 metro pelo menos, meça do canto do nariz da fuselagem até o ponto que foi feito lá na ponta da asa e meça no outro lado também, terá que em ambos os lados, dar a mesma medida e meça desse ponto que foi feito na asa, até a ponta da cauda. As medidas que derem no lado esquerdo, tem obrigatoriamente que dar no lado direito a mesma coisa, dando certo, asa está alinhada a fuselagem.
Agora vamos alinhar o estabilizador.
Depois da asa alinhada e fixada na fuselagem, vamos alinhar o estabilizador fazendo nas pontas dele, a mesma coisa que se fez nas asas, mas como a corda do estabilizador sempre é pequena, vamos marcar só um 2 cm ou 4 cm, tanto faz, desde que seja a mesma medida nos dois lados do estabilizador.
Agora colocamos o estabilizador na fuselagem e enquanto a cola não seca, vamos medido desse ponto marcado no estabilizador, até o ponto marcado na asa e nos dois lados tem que dar a mesma medida novamente, a medida que deu em um lado, tem que ser igual a do outro lado, se não der, vá movendo o estabilizador até as medidas darem certo.
Deu certo as medidas, meça as pontas das asas até a mesa e ambos os lados tem que estar com a mesma medida e meça as pontas do estabilizador até a mesa e novamente, ambos os lados tem que estar com a mesma medida.
Acertou tudo isso, beleza, está se saindo um bom construtor e será um exímio construtor admirado por muitos futuramente.
Bom, vamos alinhar agora a deriva.
Ao colar ela na fuselagem, antes que a cola seque, coloque uma régua na lateral da deriva e olhe se a régua permanece alinhada com a fuselagem, assim saberá se a deriva está ou não alinhada e para saber se está no esquadro com o estabilizador, fixe com fita crepe, dois esquadros, um em cada lado da deriva e no estabilizador (como na foto abaixo), isso garante que a deriva não fique inclinada para nenhum lado.

PS: Peço aqueles que acham que não precisa nada disso, que para mim é preguiça pura de fazer corretamente, que não incentive quem quer aprender corretamente a cometer erros, pois quem está aprendendo, tem que aprender corretamente a construir um aeromodelo e com o tempo, ele vai criando manhas e ou macetes para agilizar o seu trabalho sem perder a qualidade.
Olhômetro é a ferramenta de medição mais errada que existe, até um paquímetro de plástico é mais preciso do que o olhômetro.

PS2: As dicas aqui foram para aeromodelo em depron, cujo as asas foram feitas em isopor cortado com fio quente.
Asas estruturais, requerem uma superfície plana e 100% plana, pois gabaritos suspensos, não garantem o alinhamento, pois a madeira das longarinas pode empenar a medida em que se vai colando as nervuras das asas.
Anexos
P1210127.JPG
P1210127.JPG (38.03 KiB) Exibido 4811 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Legal, cada um tem de se adaptar a melhor forma. Os aviões cortados em CNC ficam mais fáceis de acertar mas como corto no fio quente fica mais complicado pois não é tão perfeito, mas valeu as dicas, gabarito, réguas, esquadros, tudo ajuda a um perfeito alinhamento pra depois não ter que ficar corrigindo no aero pronto.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Renato,

Com um pedaço de barbante e esquadro já se consegue 100% de alinhamento, recomendo dar uma olhada no vídeo do Paul Naton que postei abaixo, vai tirar suas dúvidas.

[yt]waekuXmwy3c[/yt]
Anexos
Performance Tuning.JPG
Performance Tuning.JPG (17.01 KiB) Exibido 4749 vezes
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

Laercio,
Obrigado pelas dicas, uma aula de graça, em plena noite de terça. Show!
Abraços!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
Responder