Qual melhor forma de alinhar avião?
Qual melhor forma de alinhar avião?
Aê pessoal, bom dia. Gostaria de alguma dica de qual seria a melhor forma de alinhar a sua construção. Sempre acabo no final vendo que alguma coisa ficou um pouco torta, seja profundor, asa, leme, motor. Existe alguma ferramenta ou forma de eu conseguir ver e colar da melhor forma possível? faço sempre no olhometro e sempre depois vejo que ficou algo um pouco torto.
Renato Boró... RC e Parapente
- roberto.mazza
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Use réguas e esquadros, sem isso, nunca terá nada alinhado e dizer que faz no olhômetro e dá certo, é estória de pescador, pois se medir, verá que não está.
primeiro de tudo a fuselagem tem que estar alinhada, pois fuselagem torta, não tem alinhamento que dê certo.
Esse é um dos motivos que plantas impressas em A4 e coladas nunca serão boas, pois "NUNCA" ficarão corretamente alinhadas as partes do início ao fim e quando uma planta não está perfeita e precisa, é totalmente inútil.
Ao começar uma fuselagem estrutural, "NUNCA" comece colando todas as cavernas em um lado da fuselagem para depois colar o outro lado, é a receita de porcaria mais certa que existe.
Como em 95% das vezes as fuselagens são mais estreitas nas extremidades, sempre se cola primeiro as duas cavernas que vão no bordo de fuga da asa e no bordo de ataque, pois essas é que serão as responsáveis pelo alinhamento final da fuselagem.
Após ter colado essas duas em ambos os lados da fuselagem, una a ponta da cauda e deite a fuselagem sobre a mesa e meça do centro da cauda até a mesa, anote a medida, vire a fuselagem para o outro lado e meça novamente do centro da cauda até a mesa, é obrigado que dê a mesma medida até nos milímetros, pois se não der, corrija até dar, pois se aí estiver torto, já começam os problemas de alinhamento depois.
Só depois de estar a ponta da cauda alinhada, com a mesma medida em ambos os lados é que se começa a colar as demais cavernas da cauda.
Depois de ter terminado a cauda, faça o mesmo com o nariz do aeromodelo na hora de colar a parede de fogo, pois se o nariz estiver desalinhado, babaus para tentar alinhar o resto.
Feito todo o alinhamento da fuselagem, agora sim poderá colar o fundo e o dorso da fuselagem.
Depois da fuselagem pronta, vamos alinhar as asas.
Encoste o bordo de ataque de um lado da asa na mesa, deixando o perfil em pé na mesa e não a asa deitada, encoste uma régua na mesa, ao lado da asa e marque na asa, vamos supor, 10 cm, faça um ponto ali e faça a mesma coisa no outro lado da asa, assim terá um ponto de referência de cada lado da asa a ser medido.
Feito essas marcas nas asas, coloque as asas na fuselagem e com uma régua, de preferência de 1 metro pelo menos, meça do canto do nariz da fuselagem até o ponto que foi feito lá na ponta da asa e meça no outro lado também, terá que em ambos os lados, dar a mesma medida e meça desse ponto que foi feito na asa, até a ponta da cauda. As medidas que derem no lado esquerdo, tem obrigatoriamente que dar no lado direito a mesma coisa, dando certo, asa está alinhada a fuselagem.
Agora vamos alinhar o estabilizador.
Depois da asa alinhada e fixada na fuselagem, vamos alinhar o estabilizador fazendo nas pontas dele, a mesma coisa que se fez nas asas, mas como a corda do estabilizador sempre é pequena, vamos marcar só um 2 cm ou 4 cm, tanto faz, desde que seja a mesma medida nos dois lados do estabilizador.
Agora colocamos o estabilizador na fuselagem e enquanto a cola não seca, vamos medido desse ponto marcado no estabilizador, até o ponto marcado na asa e nos dois lados tem que dar a mesma medida novamente, a medida que deu em um lado, tem que ser igual a do outro lado, se não der, vá movendo o estabilizador até as medidas darem certo.
Deu certo as medidas, meça as pontas das asas até a mesa e ambos os lados tem que estar com a mesma medida e meça as pontas do estabilizador até a mesa e novamente, ambos os lados tem que estar com a mesma medida.
Acertou tudo isso, beleza, está se saindo um bom construtor e será um exímio construtor admirado por muitos futuramente.
Bom, vamos alinhar agora a deriva.
Ao colar ela na fuselagem, antes que a cola seque, coloque uma régua na lateral da deriva e olhe se a régua permanece alinhada com a fuselagem, assim saberá se a deriva está ou não alinhada e para saber se está no esquadro com o estabilizador, fixe com fita crepe, dois esquadros, um em cada lado da deriva e no estabilizador (como na foto abaixo), isso garante que a deriva não fique inclinada para nenhum lado.
PS: Peço aqueles que acham que não precisa nada disso, que para mim é preguiça pura de fazer corretamente, que não incentive quem quer aprender corretamente a cometer erros, pois quem está aprendendo, tem que aprender corretamente a construir um aeromodelo e com o tempo, ele vai criando manhas e ou macetes para agilizar o seu trabalho sem perder a qualidade.
Olhômetro é a ferramenta de medição mais errada que existe, até um paquímetro de plástico é mais preciso do que o olhômetro.
PS2: As dicas aqui foram para aeromodelo em depron, cujo as asas foram feitas em isopor cortado com fio quente.
Asas estruturais, requerem uma superfície plana e 100% plana, pois gabaritos suspensos, não garantem o alinhamento, pois a madeira das longarinas pode empenar a medida em que se vai colando as nervuras das asas.
primeiro de tudo a fuselagem tem que estar alinhada, pois fuselagem torta, não tem alinhamento que dê certo.
Esse é um dos motivos que plantas impressas em A4 e coladas nunca serão boas, pois "NUNCA" ficarão corretamente alinhadas as partes do início ao fim e quando uma planta não está perfeita e precisa, é totalmente inútil.
Ao começar uma fuselagem estrutural, "NUNCA" comece colando todas as cavernas em um lado da fuselagem para depois colar o outro lado, é a receita de porcaria mais certa que existe.
Como em 95% das vezes as fuselagens são mais estreitas nas extremidades, sempre se cola primeiro as duas cavernas que vão no bordo de fuga da asa e no bordo de ataque, pois essas é que serão as responsáveis pelo alinhamento final da fuselagem.
Após ter colado essas duas em ambos os lados da fuselagem, una a ponta da cauda e deite a fuselagem sobre a mesa e meça do centro da cauda até a mesa, anote a medida, vire a fuselagem para o outro lado e meça novamente do centro da cauda até a mesa, é obrigado que dê a mesma medida até nos milímetros, pois se não der, corrija até dar, pois se aí estiver torto, já começam os problemas de alinhamento depois.
Só depois de estar a ponta da cauda alinhada, com a mesma medida em ambos os lados é que se começa a colar as demais cavernas da cauda.
Depois de ter terminado a cauda, faça o mesmo com o nariz do aeromodelo na hora de colar a parede de fogo, pois se o nariz estiver desalinhado, babaus para tentar alinhar o resto.
Feito todo o alinhamento da fuselagem, agora sim poderá colar o fundo e o dorso da fuselagem.
Depois da fuselagem pronta, vamos alinhar as asas.
Encoste o bordo de ataque de um lado da asa na mesa, deixando o perfil em pé na mesa e não a asa deitada, encoste uma régua na mesa, ao lado da asa e marque na asa, vamos supor, 10 cm, faça um ponto ali e faça a mesma coisa no outro lado da asa, assim terá um ponto de referência de cada lado da asa a ser medido.
Feito essas marcas nas asas, coloque as asas na fuselagem e com uma régua, de preferência de 1 metro pelo menos, meça do canto do nariz da fuselagem até o ponto que foi feito lá na ponta da asa e meça no outro lado também, terá que em ambos os lados, dar a mesma medida e meça desse ponto que foi feito na asa, até a ponta da cauda. As medidas que derem no lado esquerdo, tem obrigatoriamente que dar no lado direito a mesma coisa, dando certo, asa está alinhada a fuselagem.
Agora vamos alinhar o estabilizador.
Depois da asa alinhada e fixada na fuselagem, vamos alinhar o estabilizador fazendo nas pontas dele, a mesma coisa que se fez nas asas, mas como a corda do estabilizador sempre é pequena, vamos marcar só um 2 cm ou 4 cm, tanto faz, desde que seja a mesma medida nos dois lados do estabilizador.
Agora colocamos o estabilizador na fuselagem e enquanto a cola não seca, vamos medido desse ponto marcado no estabilizador, até o ponto marcado na asa e nos dois lados tem que dar a mesma medida novamente, a medida que deu em um lado, tem que ser igual a do outro lado, se não der, vá movendo o estabilizador até as medidas darem certo.
Deu certo as medidas, meça as pontas das asas até a mesa e ambos os lados tem que estar com a mesma medida e meça as pontas do estabilizador até a mesa e novamente, ambos os lados tem que estar com a mesma medida.
Acertou tudo isso, beleza, está se saindo um bom construtor e será um exímio construtor admirado por muitos futuramente.
Bom, vamos alinhar agora a deriva.
Ao colar ela na fuselagem, antes que a cola seque, coloque uma régua na lateral da deriva e olhe se a régua permanece alinhada com a fuselagem, assim saberá se a deriva está ou não alinhada e para saber se está no esquadro com o estabilizador, fixe com fita crepe, dois esquadros, um em cada lado da deriva e no estabilizador (como na foto abaixo), isso garante que a deriva não fique inclinada para nenhum lado.
PS: Peço aqueles que acham que não precisa nada disso, que para mim é preguiça pura de fazer corretamente, que não incentive quem quer aprender corretamente a cometer erros, pois quem está aprendendo, tem que aprender corretamente a construir um aeromodelo e com o tempo, ele vai criando manhas e ou macetes para agilizar o seu trabalho sem perder a qualidade.
Olhômetro é a ferramenta de medição mais errada que existe, até um paquímetro de plástico é mais preciso do que o olhômetro.
PS2: As dicas aqui foram para aeromodelo em depron, cujo as asas foram feitas em isopor cortado com fio quente.
Asas estruturais, requerem uma superfície plana e 100% plana, pois gabaritos suspensos, não garantem o alinhamento, pois a madeira das longarinas pode empenar a medida em que se vai colando as nervuras das asas.
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Legal, cada um tem de se adaptar a melhor forma. Os aviões cortados em CNC ficam mais fáceis de acertar mas como corto no fio quente fica mais complicado pois não é tão perfeito, mas valeu as dicas, gabarito, réguas, esquadros, tudo ajuda a um perfeito alinhamento pra depois não ter que ficar corrigindo no aero pronto.
Renato Boró... RC e Parapente
- alexandre lopes
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