O CG é proporcionalmente ampliado na ampliação da planta?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
borokite
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O CG é proporcionalmente ampliado na ampliação da planta?

Mensagem por borokite »

Pessoal, se tenho uma asa em um modelo onde o CG é 4,5 e eu amplio a planta e esta asa vai proporcionalmente para 180cm, é claro, o perfil fica mais gorduxo, o CG é ampliado proporcionalmente e vai para 5,8 ou ele pode ir para 8,7 cm?
Renato Boró... RC e Parapente
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roberto.mazza
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Mensagem por roberto.mazza »

qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais, mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles, pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:5ba8911daa="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:5ba8911daa]

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borokite
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Mensagem por borokite »

[quote:a4bd16f40a="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:a4bd16f40a]

É isso mesmo, a asa original era 140cm e 4,5 e foi para 180 5,8. Mas no site do fabricante, o modelo Easy Flite de 180cm de corda é marcado com 8,7 e já o de 140 4,5. Como estou com a cópia dos 2, queria saber qual é a correta.
Renato Boró... RC e Parapente
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

O CG (Centro de gravidade) é o local onde são aplicadas as forças gravitacionais neste corpo, ou seja, é o ponto onde há o equilíbrio do corpo, caso este esteja "dependurado" por este ponto.

A posição ideal do CG para aeronaves e aeromodelos dependem de diversos fatores, mas como regra geral e simplista devem ficar entre 1/4 e 1/3 do comprimento da corda. Que no caso do seu modelo com corda de 180 mm deverá variar entre 45mm e 60mm.

Abs

Marco Aurelio
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roberto.mazza
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Mensagem por roberto.mazza »

[quote:18535eddb5="LaercioLMB"]O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais,[b:18535eddb5] mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles[/b:18535eddb5], pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:18535eddb5="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:18535eddb5]

Enquanto você ficar tentando intender as coisas, ficará sempre sem entender nada.[/quote:18535eddb5]

Discordo com o que foi colocado, pois se os dois aeromodelos possuem a mesma medida, independente do peso acrescentado na cauda, a posição do CG deve ser a mesma para o vôo, a posição indicada na planta deve ser respeitada, independente do peso extra na cauda, deve-se acrescentar peso no nariz até chegar no ponto mostrado na planta.
A medida do CG não é feita baseada na construção, e sim o inverso, a construção deve ser feita baseada na indicação do CG na planta.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
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Ericfly
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Mensagem por Ericfly »

[quote:c0fed854d8="roberto.mazza"][quote:c0fed854d8="LaercioLMB"]O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais,[b:c0fed854d8] mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles[/b:c0fed854d8], pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:c0fed854d8="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:c0fed854d8]

Enquanto você ficar tentando intender as coisas, ficará sempre sem entender nada.[/quote:c0fed854d8]

Discordo com o que foi colocado, pois se os dois aeromodelos possuem a mesma medida, independente do peso acrescentado na cauda, a posição do CG deve ser a mesma para o vôo, a posição indicada na planta deve ser respeitada, independente do peso extra na cauda, deve-se acrescentar peso no nariz até chegar no ponto mostrado na planta.
A medida do CG não é feita baseada na construção, e sim o inverso, a construção deve ser feita baseada na indicação do CG na planta.[/quote:c0fed854d8]

É isso aí mesmo, Roberto!
E ao "Borokite", sim, quando você amplia a planta, o CG será proporcional, pois a asa também crescerá proporcionalmente. Assim, pelo princípio muito bem explicado pelo MAC2, o CG também será mais distante do Bordo de Ataque, para que permaneça na mema proporção da corda.
Uma dica de um excelente construtor que já faleceu, era fazer um pequeno modelo do seu modelo, em escala, como planador vôo livre (jogado com a mão) nas mesmas proporções do seu original, e ir ajustando ele para voar bem.
Pode ser um modelinho com uns 20cm de envergadura, e não precisa seguir o perfil, pode ser perfil plano com balsa 1/16".
Assim descobre-se o CG ideal em relação à corda. Aí é só usar a mesma proporção no seu modelo maior, e ainda ganha um planadorzinho vôo livre para se divertir em casa em dias de chuva!

Boas construções!

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
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matheusbolivar
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Mensagem por matheusbolivar »

Concordo com Roberto aliás o CG não pode ser "ampliado" pois ele é apenas um ponto, mas tu se ampliou a planta então a distância entre o CG e o bordo de ataque aumenta proporcionalmente ou seja se era um terço da corda, continua sendo um terço da corda mas como a corda aumentou essa distância aumentou.

Ressaltando que esse negócio de ampliar ou reduzir plantas, nem sempre dá certo, tudo depende do projeto, por exemplo um parkjet de depron pode ficar péssimo se diminuir a planta, ficando com pouca área de asa para o peso dele. Um avião de balsa pode ficar com a estrutura frágil ao aumentar a planta. Por aí vai, tudo depende do projeto por isso o ideal é construir no tamanho correto para o qual foi projetado.
borokite
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Mensagem por borokite »

[quote:146193ccca="Mac2"]O CG (Centro de gravidade) é o local onde são aplicadas as forças gravitacionais neste corpo, ou seja, é o ponto onde há o equilíbrio do corpo, caso este esteja "dependurado" por este ponto.

A posição ideal do CG para aeronaves e aeromodelos dependem de diversos fatores, mas como regra geral e simplista devem ficar entre 1/4 e 1/3 do comprimento da corda. Que no caso do seu modelo com corda de 180 mm deverá variar entre 45mm e 60mm.

Abs

Marco Aurelio[/quote:146193ccca]

Desculpe, escrevi errado, o aero menor tinha 140cm de envergadura e 19 de corda e o maior 180cm e 24cm de corda. O planeio dele tirando o motor é perfeito, mas na decolagem ele tem dificuldade em ganhar altura e nas curvas ele parece que fica afundando a cauda e o comando fica esquisito, o avião as vezes vira em faca e fica difícil retornar a posição, lembrando, só estou usando leme, não coloquei airelons pois na versão de 140cm ele só voa com leme também.
Renato Boró... RC e Parapente
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matheusbolivar
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Mensagem por matheusbolivar »

Outro detalhe é que, apesar de que teoricamente você deveria seguir rigorosamente a posição do CG indicada no manual, independente da escala, muito vezes a planta ou até mesmo o manual de aviões de marca como a TWM vêm com a indicação incorreta do CG, ness caso é importante identificar o comportamento em voo e fazer os ajustes necessários.
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