Asa x Bola de Golfe
Re: Asa x Bola de Golfe
[quote:89d085ee3c="Eduardo Yamin"][quote:89d085ee3c="padula"]Minha pergunta é, por que eu nunca vi isso em nenhum aeromodelo ou aeronave convencional?[/quote:89d085ee3c]
Longe de ser conhecedor de aerodinâmica, mas vou dar meus pitacos, sempre sujeitos a lágrimas e ferimentos.... :wink:
Minha resposta começa tentando explicar que 90% dos aeromodelistas NÃO ESTÃO NEM UM POUCO preocupados em otimizar seu aeromodelo ou mesmo utiliza-lo como mesa de testes para um melhor entendimento da física aplicada ao voo. O que querem geralmente é voar, por isso invariavelmente voam modelos com o que eu chamo normalmente de "pobres aerodinamicamente", modelos com CG adiantado, muit a Margem de estabilidade, muito diedro longitudinal etc etc etc acabam tendo que usar mais motor que o necessário, os modelos planam pessimamente etc etc.
E tudo isso porque srs "voadores domingueiros?" muito simples, voa assim, pra que eu vou ficar mudando coisas no aero se voa desse jeito?
Me chamou muito atenção no seu positivo interesse nesses aspectos (acredito que em breve você estará voando planadores no mínimo ou quem sabe até os fabulosos modelos de voo livre. :roll: ) pessoas que investigam sem parar fazem da evolução uma rotina em suas vidas e em tudo que fazem. Excelente!
Sobre colocar "algo" nas asas para evitar essas situações subcriticas de descolagem laminar, pesquise [b:89d085ee3c]turbuladores e invigorizadores[/b:89d085ee3c] (TODOS modelos Hi Performance de voo livre usam) e também [b:89d085ee3c]gurney flap[/b:89d085ee3c] (para os perfis sustentadores) se bem que ara asinhas e outros modelos RC creio mais eficiente olhar para os sistemas de redução de vortex de ponta de asa (winglets) e a sempre horrível guinada adversa (adverse yaw). Tem alguma coisa no meu blog, se precisar de explicações nao exite em perguntar por e mail.
Abs,
EY[/quote:89d085ee3c]
Muito obrigado!, atualmente estou lendo tutoriais e buscando ajuda aos professores de mecânica da minha faculdade para conseguir fazer alguma simulação dessa teoria e pode deixa caso haja alguma duvida eu vou te procurar,hehe
Hoje consegui fazer o video da asinha, quando o câmera me enviar o video eu posto aqui.
Longe de ser conhecedor de aerodinâmica, mas vou dar meus pitacos, sempre sujeitos a lágrimas e ferimentos.... :wink:
Minha resposta começa tentando explicar que 90% dos aeromodelistas NÃO ESTÃO NEM UM POUCO preocupados em otimizar seu aeromodelo ou mesmo utiliza-lo como mesa de testes para um melhor entendimento da física aplicada ao voo. O que querem geralmente é voar, por isso invariavelmente voam modelos com o que eu chamo normalmente de "pobres aerodinamicamente", modelos com CG adiantado, muit a Margem de estabilidade, muito diedro longitudinal etc etc etc acabam tendo que usar mais motor que o necessário, os modelos planam pessimamente etc etc.
E tudo isso porque srs "voadores domingueiros?" muito simples, voa assim, pra que eu vou ficar mudando coisas no aero se voa desse jeito?
Me chamou muito atenção no seu positivo interesse nesses aspectos (acredito que em breve você estará voando planadores no mínimo ou quem sabe até os fabulosos modelos de voo livre. :roll: ) pessoas que investigam sem parar fazem da evolução uma rotina em suas vidas e em tudo que fazem. Excelente!
Sobre colocar "algo" nas asas para evitar essas situações subcriticas de descolagem laminar, pesquise [b:89d085ee3c]turbuladores e invigorizadores[/b:89d085ee3c] (TODOS modelos Hi Performance de voo livre usam) e também [b:89d085ee3c]gurney flap[/b:89d085ee3c] (para os perfis sustentadores) se bem que ara asinhas e outros modelos RC creio mais eficiente olhar para os sistemas de redução de vortex de ponta de asa (winglets) e a sempre horrível guinada adversa (adverse yaw). Tem alguma coisa no meu blog, se precisar de explicações nao exite em perguntar por e mail.
Abs,
EY[/quote:89d085ee3c]
Muito obrigado!, atualmente estou lendo tutoriais e buscando ajuda aos professores de mecânica da minha faculdade para conseguir fazer alguma simulação dessa teoria e pode deixa caso haja alguma duvida eu vou te procurar,hehe
Hoje consegui fazer o video da asinha, quando o câmera me enviar o video eu posto aqui.
- Arthur S. de Almeida
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- Leonardo M.T.
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[quote:5daaa84ae9="Arthur S. de Almeida"]Estou revivendo o tópico para postar uma informação nova, ainda não li o artigo mas logo que vi o titulo lembrei do tópico.
Vejam:
http://www.rcsoaringdigest.com/pdfs/RCSD-2013/RCSD-2013-07.pdf[/quote:5daaa84ae9]
Exato, leiam a materia nesta ediçao da RCSD explica o assunto com testes feitos em tunel de vento :D
Vejam:
http://www.rcsoaringdigest.com/pdfs/RCSD-2013/RCSD-2013-07.pdf[/quote:5daaa84ae9]
Exato, leiam a materia nesta ediçao da RCSD explica o assunto com testes feitos em tunel de vento :D
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eu vi essa bobagem!!! coisas da globo, já havia visto essa questão aqui no e-voo a mt tempo, fiquei revoltado ontem kkkk, mais fazer o que né? Eles não foram os primeiros e acho que isso nem seja viável em grandes aeronaves pois se fosse os engenheiros já teria colocado isso nos aviões, eu não acredito que engenheiros que trabalham para o maior rendimento dos aviões e economia de combustível, não teria pensado nisto.
AC/DC!!!
- Felipe Thurler
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[quote:b0430ab253="padula"]Ressuscitando o tópico, olha com o que me deparo...fazer o que né, bem 'originais' esses meninos...
[url]http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2014/08/jovens-inventores-criam-complemento-para-asa-de-aviao.html[/url][/quote:b0430ab253]
Já existia antes, eu me lembro de uma matéria da revista Skydive , que falava disso existe até uma fita que usam principalmente em montantes de biplanos e em trem de pouso, existem também os geradores de vórtice que são vendidos em kit para a instalação em aeronaves
http://www.trikepilot.com/members/profile/576/pictures/11462/2
[img:b0430ab253]http://static-2.socialgo.com/cache/631/image/11462.jpg[/img:b0430ab253]
[url]http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2014/08/jovens-inventores-criam-complemento-para-asa-de-aviao.html[/url][/quote:b0430ab253]
Já existia antes, eu me lembro de uma matéria da revista Skydive , que falava disso existe até uma fita que usam principalmente em montantes de biplanos e em trem de pouso, existem também os geradores de vórtice que são vendidos em kit para a instalação em aeronaves
http://www.trikepilot.com/members/profile/576/pictures/11462/2
[img:b0430ab253]http://static-2.socialgo.com/cache/631/image/11462.jpg[/img:b0430ab253]
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
E pelo jeito o "Dimpletape" do anúncio era uma espécie de facas Guisu - meias Vivarina, o domínio nem existe mais... :)
Para planadores (reais) - diz ser mais eficiente que a fita furada (que também vendem):
[img:89e497b1f9]http://www.wingsandwheels.com/images/60-degrees-zigzag-turbulator.jpg[/img:89e497b1f9]
http://www.wingsandwheels.com/page28.htm
Av8r
Para planadores (reais) - diz ser mais eficiente que a fita furada (que também vendem):
[img:89e497b1f9]http://www.wingsandwheels.com/images/60-degrees-zigzag-turbulator.jpg[/img:89e497b1f9]
http://www.wingsandwheels.com/page28.htm
Av8r