trem de pouso de arame bem simples

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Olá Marco realmente eu não sou dos melhores, mas também não sou tão ruim, na maioria das vezes volto com todos meus aviões inteiros!


Mas tem muitos fatores que influenciam, eu faço muito experiência as vezes o avião é ruim ou não está bem equilibrado, ou o tempo ta muito ruim.. costumo voar num lugar que venta bastante, e a pista tem só uma direção, as vezes muito vento de través e as vezes você é obrigado a escolher entre pousar contra o sol sem enxergar nada ou a favor do vento que é catrapo na certa, as vezes precisa pousar no mato por algum motivo, entre outros fatores. As vezes você não ta num dia bom.

Mas com certeza quando eu tiver 40 anos de modelismo como você estarei pousando bem melhor, por enquanto só tenho um ano de RC e ainda tou aprendendo muito então prefiro fazer o trem de pouso de um jeito que quebre a cola num pouso mais forte do que correr o risco de arrebentar a fuselagem!

Mesmo assim vejo que acidentes ocorrem com os melhores profissionais, acho que ninguém está imune então não devemos desprezar essa possibilidade.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Gostei muito do trem de pouso feito com PVC ( tem um tutorial aqui explicando), hoje tenho feito só assim nos modelos pequenos.

pra fazer de arame o melhor meio de fixar é no assoalho apoiado em compensado, e o arame ideal é o de mola, pois tem memória.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Um trem de pouso bem projetado deve absorver os impactos de forma a distribuir o esforço na estrutura e não provocar danos, nem à estrutura e nem a ele.
Já vi um aeromodelo comercializado e feito de balsa, ter o trem de pouso arrancado no segundo pouso (foi pouco mais duro do que o considerado normal), e danificou o suporte (ficou fraco) e parte da asa.
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

[quote:8ec6650f8f="Gilberto"]Há uma boa chance de danificar a fuselagem já no primeiro pouso, pois o arame está apoiado direto no isopor.[/quote:8ec6650f8f]

não esta direto no isopor, tem uma placa de vinil por baixo, embaixo da placa soldei arruelas com solda de cabo elétrico. exatamente para não danificar a fuselagem
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

[quote:e4196c3edd="Marco Antonio"][quote:e4196c3edd="Gilberto"]Percebi isso, mas mesmo assim pode amassar.[/quote:e4196c3edd]

E vai mesmo.

O que eu não entendo é que faz 40 anos que fazem trem de pouso de arame com uma base de compensado, ou outro material distribuído no "chão" do modelo pra dissipar a energia na hora do pouso.

De uma hora pra outra tudo o que foi aprendido foi jogado no lixo e idéias das mais esquisitas aparecem e vem com ar de "a melhor idéia do mundo"


... além de ficar MEDONHO![/quote:e4196c3edd]

Presta bem atenção, mas bem atenção mesmo na primeira foto.
(vou te ajudar a ver: aquela "orelhinha que tem é exatamente esse reforço em compensado no assoalho da fuselagem que o senhor cita ai, é que entelei antes da foto, a orelhinha faz parte de uma chapinha de vinil, bem forte por sinal, colado ai ).

Minha mãe me ensinou a não ser como o senhor, que ta bravinho ae e sai julgando kkkk .

Desculpa ai viu, não tive nem sequer de perto intenção de "AR DE MELHOR IDEIA DO MUNDO" só quis ajudar(não preciso ser assim não)

Pousou hoje cedo umas 8 vzs, em uma delas meio com vento lateral faltou dedo e entortou um pouco o arame, mas a hélice não encostou no chão , voltei o arame e ficou bem alinhado de novo, também não ofendeu a fuselagem, exatamente por causa da arruela que soldei com estanho emvbaixo da plaquinha de vinil,embaixo do assoalho da fuselagem ufaaa.


cara vou me desligar do forun,pelo menos não vou mais postar nada, só ler mesmo, participo de vários sobre vários assuntos e nesse aqui ja é a segunda vez que acontece isso.não to generalizando naum eim.
vou só postar o link das plantas que prometi que disponibilizaria aqui e fecho a conta por aqui

abraçaoproceis

:( :( :(
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

[quote:48dbdaf186="Sevla"]Gostei muito do trem de pouso feito com PVC ( tem um tutorial aqui explicando), hoje tenho feito só assim nos modelos pequenos.

pra fazer de arame o melhor meio de fixar é no assoalho apoiado em compensado, e o arame ideal é o de mola, pois tem memória.[/quote:48dbdaf186]

esta fixado no assoalho, orelhina da primeira foto, explicado antes
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

[quote:c0f2aa8657="Gilberto"]Um trem de pouso bem projetado deve absorver os impactos de forma a distribuir o esforço na estrutura e não provocar danos, nem à estrutura e nem a ele.
Já vi um aeromodelo comercializado e feito de balsa, ter o trem de pouso arrancado no segundo pouso (foi pouco mais duro do que o considerado normal), e danificou o suporte (ficou fraco) e parte da asa.[/quote:c0f2aa8657]

esta afff
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

[quote:e601fec55a="ricardosette"][b:e601fec55a]na foto um o que passa da fuselagem é um pedaço de vinil que sobrou de um outro kit do mauri[/b:e601fec55a], colei com cola de isopor usando como cola de contato, alias é a unica cola que uso para montar meus aeros.
[b:e601fec55a]esqueci de tirar a foto que coloquei uma arruela por baixo da plaquinha em cada arame e soldei com estanho para que no impacto do pouso não entorte o arame ou transmita muita força para as varetas de reforço.[/b:e601fec55a]
[b:e601fec55a]vou também colocar um "triangulo" de depron por traz de cada arame para não entortar no pouso...[/b:e601fec55a]

ahh na ultima foto aparece o nariz de meus dois bambinos hehehe..
um pastao e um pastinha asa baixa artal.[/quote:e601fec55a]

puts
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Ricardo, deixe a adrenalina abaixar.
Pelas fotos não é possível avaliar de maneira precisa o que você fez, a aparência é de algo bastante frágil, pois qualquer ponto de apoio no isopor é algo questionável.
Se deu certo, ótimo, os comentários foram apenas para transmitir informações que devem ser avaliadas, se elas não condizem com os fatos é só esclarecer, para isso serve um fórum técnico.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mas que ta MEDONHO.. está.

Tem quem gosta de coisa feita assim... já vi até galho de arvore coo fuselagem com asa colada cinco vezes, profundor de um avião, leme de outro.

[b:9b88fac52c]MAGAVILHA[/b:9b88fac52c] (com "g" mesmo)
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder