Como Construir uma CNC Fresa 3 a 4 eixos?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
JotaHerre
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 4:19 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por JotaHerre »

Raphael,

Como está sua maquina?

Fiz a ligação da fonte com a minha placa cnc3ax porem queimou os 3 fusíveis da fonte
Vi que minha placa 3ax tem algumas pontes a mais q a sua segue algumas fotos.

Att.

Jota
Anexos
Fonte.JPG
Fonte.JPG (31.88 KiB) Exibido 9494 vezes
Fonte2.JPG
Fonte2.JPG (36 KiB) Exibido 9494 vezes
placa.JPG
placa.JPG (37.84 KiB) Exibido 9494 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:48f86162c6="JotaHerre"]Raphael,

Como está sua maquina?

Fiz a ligação da fonte com a minha placa cnc3ax porem queimou os 3 fusíveis da fonte
Vi que minha placa 3ax tem algumas pontes a mais q a sua segue algumas fotos.

Att.

Jota[/quote:48f86162c6]

O que você fez foi a maior loucura na eletricidade.
NUNCA se deve ligar em série dois transformadores de potências diferentes e esperar que a potência do maior prevaleça, pois isso não acontece.
Quando você ligou um transformador de 1A e um de 10A, irá predominar o de 1A, pois se ligar algo que tenha um consumo superior a 1A, o transformador menor irá pro saco.
No seu caso, ter ligado dois transformadores, um de 24V e o outro de 12 V em série, teve somente 36V X 1A e não 36V X10A como imagina.
Isso sem mencionar que ligar dessa maneira, o transformador de 12V irá trabalhar forçado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JotaHerre
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 4:19 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por JotaHerre »

Laercio,

Os trafos n estão ligados em série, os fios estão perto atrapalhando um pouco a visualização, mas a fonte está montada conforme o Rafhael postou. Os cirquitos são separados um n interfere no outro. Os fusíveis que queimaram era de 4A cada um e os motores são de 3 n tinha o pq queimar.
Vou ter q rever minha placa pois já faz tempo q montei e vi que na placa do Raphael tem umas ligações que eu n fiz.

Obrigado.
Avatar do usuário
Raphael Oliveira
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 3:25 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Raphael Oliveira »

Boa Noite JotaHerre,

Como e a primeira vez que esta ligando a 3ax, teste um Eixo por vez começando pelo eixo Z(pois é nessa parte do circuito que se encontra o oscilador), Lembrando que esta placa tem que ser ligada primeiramente a parte logica logo depois a parte dos drives!
Para desligar: desligue os drives e depois a logica.

Se estiver usando o Fet IRF640 precisamos fazer Wire-Wrap como citado na primeira pagina!

Veja se os fet estão em curto com o dissipador de alumínio!

Uma duvida, vi que o suporte do CI L297 está maior do que o original?

da uma olhadinha :
http://www.guiacnc.com.br/projeto-cnc3ax/queima-de-fusivel-da-retificacao/
JotaHerre
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 4:19 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por JotaHerre »

Raphael,

Muito obrigado pela ajuda, revi tudo e o que estava errado era os fet's que estavam em curto.

Porem vou ter que trocar o dissipador pois esta esquentando muito.
A ponte de 10A também, esqueta demais, vou colocar uma de 20A, meus motores são de 3A cada um.

No teste liguei cada eixo por vez, a começar pelo "Z" como vc falou, mas qnd liguei o segundo motor deu perda de passo, e quando liguei o terceiro, todos os 3 deram perda de passo, vou fz os ajuste conforme citado a cima, se o problema de perda de passo continuar, acredito q deve ser configuração no mach3.

Obrigado.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.
Deve ter algo errado, uso na minha fresadora uma 3ax com o irf640 sem dissipador, motores de 10 quilos, alimentados com fonte de 60 volts 6 amperes e não esquenta nada, só os motores, regulo o consumo para 2 amperes, uso velocidade de 3600 e não perco passo, com a tb os motores quase pegavam fogo, tanto que queimei dois com a com a tb6560.


[], motta
[], motta
cristiano lopes costa
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 9:42 pm
Localização: cajobi /SP

Mensagem por cristiano lopes costa »

Raphael Oliveira ,cara muito obrigado por fazer este tutorial,é meu sonho de consumo uma cnc, amigo só uma pergunta,tem como fazer ela de 60cm / 40cm / 110cm?sou leigo no assunto ,mas tenho muita força de vontade e paciência,e c vc ou alguém q sabe me ajudar ,quero fazer uma,abç
JotaHerre
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 4:19 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por JotaHerre »

Motta,

Montei uma caixa de aluminio para colocar as placas, ficou bacana logo posto fotos.
Porem no teste que fiz, ja com as modificações que postei anteriormente, os motores não rodaram bem, estão perdendo passo e outro problema que tive foi que meu trafo de 10A está esquentando muito.
Os CI's estão regulado como o raphael falou, meus motore são de 3A por passo. Eu regulei para .300v sera que devo baixar?

Marco.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:dd19b7a401="JotaHerre"]Motta,

Montei uma caixa de aluminio para colocar as placas, ficou bacana logo posto fotos.
Porem no teste que fiz, ja com as modificações que postei anteriormente, os motores não rodaram bem, estão perdendo passo e outro problema que tive foi que meu trafo de 10A está esquentando muito.
Os CI's estão regulado como o raphael falou, meus motore são de 3A por passo. Eu regulei para .300v sera que devo baixar?

Marco.[/quote:dd19b7a401]

Tem algo errado na tua montagem, ou componente estragado, podem ser várias coisas.
JotaHerre
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 4:19 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por JotaHerre »

Vou ter que verificar, meu pai falou que pode ser a chave de liga/desliga que está conectada na saída do trafo, vou mudar de posição, pois antes o trafo não esquentava, o que esquentava era a ponte retificadora de 10A coloquei uma nova de 35A e ela fica normal, mas testei novamente com a de 10A (pois poderia ser a ponte) e esquentou o trafo e a ponte.

Vou mudar a chave e tomara que de certo.


Marco.
Responder