Como Construir uma CNC Fresa 3 a 4 eixos?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:43c29c1852="eliezer"]Maravilha motta! Obrigado por sempre ter paciencia com os principiantes como eu...rs
Estou esperando a placa chegar (é cruel a espera) assim que estiver com mais coisas em mãos eu volto para mostrar os resultados e as possíveis dúvidas.
Obrigado
Eliézer[/quote:43c29c1852]

Perfeito eliezer,

estamos a disposição, para as duvidas que tiveres.
[], motta
leopezzini
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Set 28, 2008 9:08 pm
Localização: Matozinhos - MG

Mensagem por leopezzini »

Desculpe estar desenterrando o topico, mas queria esclarecer algumas coisas...
Eu e mais alguns amigos estamos querendo contruir uma cnc mas estou com duvidas em relação aos motores, vamos cortar somente depron e balsa seria necessário um motor de 9 kg de torque ou o de 5 daria tranquilo.

Obrigado.

Leonardo
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:eb740501f5="leopezzini"]Desculpe estar desenterrando o topico, mas queria esclarecer algumas coisas...
Eu e mais alguns amigos estamos querendo contruir uma cnc mas estou com duvidas em relação aos motores, vamos cortar somente depron e balsa seria necessário um motor de 9 kg de torque ou o de 5 daria tranquilo.

Obrigado.

Leonardo[/quote:eb740501f5]


Bueno, cortar seria com uma cortadora por fio quente, neste caso só deprom e isopor, para balsa seria fresar, no caso uma fresadora, agora vamos aos detalhes, qual o tamanho dos cortes ou fresamentos ?, tenha em conta que fresadoras grandes tem um custo elevado, maiores do que 60x40 quase triplicam o custo. isto em fresadoras em cortadoras por fio quente não acontece isto.

Usando em uma cortadora de isopor por fio quente, que funcionam com motores de 500 gramas de torque, os de 5 quilos sobram potencia, no caso de uma fresadora, dependendo fuso, pode faltar potencia, com um fuso de 2 mm de passo e uns 12 de espessura a uma velocidade de 2000 mm/m deve funcionar com os de 5 quilos, cortando a 1.200 os de 5 dão conta do recado perfeitamente.
[], motta
leopezzini
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Set 28, 2008 9:08 pm
Localização: Matozinhos - MG

Mensagem por leopezzini »

desculpe...
Disse cortar mas seria para fresar mesmo pois o uso inicial seria para balsa e depron para fazer os avioes,
O proposito inicial seria fazer uma que coubesse uma placa de depron inteira dentro, tipo 1000x500 de depron ai deveria ser uma de 1200x600 o ideal? acho que para este tamanho os motores deverão ser maiores tipo 9,9kg, mesmo para material macio, pois o vão é muito grande e vai ficar pesado, mas para o comprimento maior (ainda não sei se é x ou y) um de 9,9 e para os menores poderão ser de 5 kg?
Desculpe a quantidade de perguntas...
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:3631940188="leopezzini"]desculpe...
Disse cortar mas seria para fresar mesmo pois o uso inicial seria para balsa e depron para fazer os avioes,
O proposito inicial seria fazer uma que coubesse uma placa de depron inteira dentro, tipo 1000x500 de depron ai deveria ser uma de 1200x600 o ideal? acho que para este tamanho os motores deverão ser maiores tipo 9,9kg, mesmo para material macio, pois o vão é muito grande e vai ficar pesado, mas para o comprimento maior (ainda não sei se é x ou y) um de 9,9 e para os menores poderão ser de 5 kg?
Desculpe a quantidade de perguntas...[/quote:3631940188]


O que vai dificultar não são os motores e sim os deslocamentos, para um vão de 1200 mm para teres um aproveitamento de 1000 mm no fresamento, tens que começar com um fuso de no minimo 18mm, os eixos de 25mm ou mais, ou guias lineares, fica uma máquina cara, motores de no minimo 15 quilos para não teres problema, na minha é de 1000x1000 e uso eixos de 25 mm 4 pilllows para o eixo X e 20mm 2 pilows no eixo Y a coisa vai longe, para balsa uma pequena de 50x30 dá e sobra, para deprom, melhor uma cortadora, enquanto na fresadora fresas uma peça, na cortadora podes cortar dependendo da necessidade 100 peças em uma passada, eu para o caso de dar algum problema na hora do corte corto de 10 em 10 peças.
[], motta
leopezzini
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Set 28, 2008 9:08 pm
Localização: Matozinhos - MG

Mensagem por leopezzini »

ok.
Valeu pela resposta.
Outra pergunta...
A placa cnc3ax não estou achando nos sites de compra tipo mercadolivre somente a placa para solda dos componentes e uma que depois fui ver era so controladora e precisaria de uma para o drive o que passaria dos 500 dilmas , a questão é a seguinte se eu montar a placa (comprando uma para soldar os componentes) corro o risco dela estar defasada em relação aos Softwares que vou precisar? ou isso não acontece? Posso usar qualquer motor nela (de passo né!!), até a corrente de 2A?

Obrigado.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:276985725a="leopezzini"]ok.
Valeu pela resposta.
Outra pergunta...
A placa cnc3ax não estou achando nos sites de compra tipo mercadolivre somente a placa para solda dos componentes e uma que depois fui ver era so controladora e precisaria de uma para o drive o que passaria dos 500 dilmas , a questão é a seguinte se eu montar a placa (comprando uma para soldar os componentes) corro o risco dela estar defasada em relação aos Softwares que vou precisar? ou isso não acontece? Posso usar qualquer motor nela (de passo né!!), até a corrente de 2A?

Obrigado.[/quote:276985725a]


Primeiro tens que decidir que tipo de mecânica, tamanho, materiais que vais usar etc.., depois a placa e motores, podes comprar uma placa com maior capacidade do que a necessária como podes comorar uma placa e motores com menor desempenho, leia bastante sobre o que vais fazer.
Se for para fabricar modelos elétricos, cortadora, se for para modelos elétricos ou glows em balsa, fresadora, uma boa, uma mais ou menos não vai te dar produção, para isto reserve uns bons 6.000,00 ou um pouco mais.
[], motta
sandy silva de oliveira
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sáb Dez 07, 2013 4:37 pm
Localização: Aparecida de Goiânia goias

Mensagem por sandy silva de oliveira »

ola motta tudo bem estou entrando nesse mundo da cnc e pretendo fazer uma fresadora com area util de 1200x800 visando fresar compensado de ate 3,5mm alem de balsa e deprom e claro, para isso ja adquiri 3 motores sanyo de 2,7A que equivalem a um nema de 17kg e tbm uma cnc3ax para a logica irei usar uma fonte de pc e para os motores uma fone de 24v por 10A a pergunta e a seguinte, irei usar pilow block com guias lineares retificados, para essa medida de area legal os pilow de 20mm ou mais grossos? irei usar ao invez de fusos irei usar correias dentadas. obrigado pela ajuda
sempre sonhando em voar
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

Amigo o Motta faleceu...
sandy silva de oliveira
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sáb Dez 07, 2013 4:37 pm
Localização: Aparecida de Goiânia goias

Mensagem por sandy silva de oliveira »

nossa, entao perdemos uma grande fonte de sabedoria. rezarei por ele.
sempre sonhando em voar
Responder