Rumo do hobby assusta

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Rumo do hobby assusta

Mensagem por sancler »

Ontem a noite revendo uma fotos das antigas no nosso amigo Carlos Roberto Martins que faz parte hoje em dia da equipe verde amarelo me veio uma certa saudade e uma certa preocupação em ver o rumo que o aeromodelismo esta tomando no Brasil
Hoje em dia estão Banalizando de tal forma o nosso Esporte / Ciência que o camarada com apenas 1 ano ou menos de Hobby já se acha apto a dar instrução de vôo , ou até mesmo de fabricar aeromodelos .
O cara abre um curso de Aeromodelismo mesmo sem ter o BRA que na minha opinião deveria no mínimo ser obrigatório , esses mesmos caras fazem apostilas de vôo sem mesmo saber que esse mesmo vôo tem um sentido obrigatório dependendo da direção do vento e sem saber que um aeromodelo precisa ter um envelope de vôo , e o mais importante de tudo , tem que ter um espaço apropriado para não coloca a vida de outrem em risco .
O Caras constroem um aeromodelo treinador com asa simétrica pois acha que fica mais “bunitu “, e se acha ainda que é um especialista , sem nem mesmo sonhar ou saber o que vem a ser arfagem , e quando vê uma palavra dessa escrita tem que correr no Computador e digitar no GOOGLE para ver o que é e do que se trata
Gente vamos ser um pouquinho mais conscientes e deixar de apoiar esses atos , pois quem realmente perde com isso tudo e o Hobby , não precisamos de milhares de soltadores de aviões para tornar o nosso hobby melhor , precisamos sim de aeromodelistas conscientes, sejam eles elétricos , glow ou Gasolina , não importa , o que importa realmente é a verdadeira essência, e esta está se esvaindo a cada dia .
Se você é um aeromodelista correto e que busca informações , parabéns , você com certeza chegará longe e terá muito prazer no Hobby , agora se você é um soltador de avião com um ano ou dois de experiência e já pensa que é instrutor ou que é construtor , você infelizmente será mais um que o mercado e a vida vai passar por cima ou engolir , pois realmente só quem é verdadeiro e real sobrevive nesse nosso meio
Desculpem o meu desabafo , mais nos últimos dias tenho visto cada coisa nas redes sociais e fóruns que fiquei preocupado e vi que esta na hora de alguém fazer algo , pois se continuar assim logo o Hobby acaba tomando um rumo que ninguém deseja .
Tenho 32 anos de hobby e nunca vi uma fase tão negra no aeromodelismo , e as fotos do Helcio Luiz Miziara que foram postadas pelo Carlos Roberto Martins me fizeram escrever esse pequeno texto , pois infelizmente não temos como combater a falta de responsabilidade de alguns de outra forma , pois falta fiscalização por parte das entidades
Por favor leiam e se concordarem compartilhem , pois só dessa maneira poderemos colocar pessoas responsáveis com seus aeromodelos nos céus
Sancler Claudino
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
mccorrea
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Ter Out 28, 2008 2:58 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina

Mensagem por mccorrea »

Sou aeromodelista a uns 3 anos. Tenho muito o que aprender ainda. Não sabia o que é arfagem. Agora sei. hehehehehehehehe!
Mas tem coisas que chocam mesmo. Uma delas que acho uma das piores, é o não uso do leme. Mas os caras teimam em falar que não serve pra nada.
Assim ficam duas situações perigosas, na decolagem, que conseguem correr imensos 10cm na pista em linha reta e saem pra qualquer lado, e as lenhas na hora do pouso.
Outra é o fato de fazer de pista qualquer terreno baldio. Sem se preocupar com casas, carros, pessoas, animais, que circulam pelo mesmo.
Quanto ao BRA, não é garantia de que a pessoa saiba voar. Conheço pelo menos umas 5 pessoas aqui que tem, e nem pousar direito conseguem. Só voam se tiver alguém do lado para pegar o rádio no momento de desespero.
Hoje BRA virou sinônimo de dinheiro para a COBRA. Tanto que aumentaram o valor absurdamente. Não há um teste(prova) para verificar a capacidade da pessoa, basta pagar o valor e você tem sua carteira(brevê, BRA).
Falta seriedade no esporte. Aeromodelistas sempre foram respeitados, não por serem seres superiores, mas pela arte que é o Aeromodelismo.
Hoje ouvimos: Vai soltar aviãozinho amanhã?
Que brinquedo mais caro!
E por aí vai.
Goblin 500 | T-Rex 450L Dominator 6S | T-Rex 150 | JR 11X | AccuRC Simulator
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Nunca houve tanto "sem noção" voando... :roll:
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Anderson.Sky
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Seg Abr 30, 2012 3:46 pm
Localização: LINHARES, ES

Mensagem por Anderson.Sky »

Infelismente estão banalizando demais o Aeromodelismo. Aqui em Linhares temos um ótimo clube perto da cidade, com pista asfaltada, banheiros, energia elétrica a vontade, estacionamento, box...e principalmente um espaço perfeito para voos com segurança...Mas muitos colegas não frequentam o clube, preferem voar em qualquer terreno que acham por ai, em cima de casa, carros e pessoas (como já foi falado anteriormente). Isso sem contar os "sabe tudo" que entram no hobby e com 03 meses já tem 5555 compras na HK e logo depois somem, viram comerciantes e não praticantes de Aeromodelismo. Nós mais veteranos já notamos: De cada 05 novatos, apenas 01 ou 02 ficam no Hobby. O restante é pura empolgação desastrada.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Foi por isso que eu larguei do hobby (e do Fórum....), Sancler...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não acho tão negra.

Pessoas sem noção existem desde que o mundo é mundo, infelizmente o número delas parece estar aumentando muito com o aumento populacional. A cada dia nasce mais um sem-noção do mundo, enquanto os sem-noção mais velhos continuam existindo.

Isto vale para fabricantes sem noção, instrutores sem noção e pilotos sem noção, claro. Aliás vale para muitas áreas, as empresas estão cheias de pessoas sem noção em diversos níveis, as pessoas inteligentes, trabalhadoras.

Conheço caras tão sem noção que são desonestos sem saber. Como uma criança que acredita em fadas e no velhinho Noel, tem caras que acham que uma coisa é de um jeito, acreditam e vendem a idéia, às vezes de forma tão convincente que um monte de gente segue ou acata até dar alguma m***a, tipo avião cair, empresa falir, etc.

Pilotos sem noção não são um fenômeno novo. Quando comecei no modelismo um amigo, piloto de glow, citou um colega de pista que apesar de muito tempo não consegue pousar o aeromodelo, sempre entrega para alguém pousar e já até testou colocar para-quedas no treinador. E sempre voou em clube, portanto deve ter BRA, certo?

Tenho alguns colegas que fabricam aeromodelos que começaram há pouco tempo. Mas estudaram, aprenderam, testaram, retestaram, otimizaram, até produzir modelos com qualidade, acabamento e custo/benefício excelentes, e fazem coisas que pessoas com décadas de modelismo não conseguem ou complicam muito. Não ia dar exemplos para não ser injusto mas (em ordem alfabética) Antonio Carlos, Cesar, Idogawa, Igor, Mauri, entre outros. Da "velha guarda", Motta e Randal por exemplo conseguem ao mesmo tempo manter qualidades antigas com inovações.

Por outro lado conheço um monte de modelistas tanto antigos quanto novos que produzem lixo, que os infelizmente incautos acabam comprando, não posso citar nomes mas já testei alguns exemplos como uma desgraça dum Piper que um monte de gente comprou e só deu m***a, e uma desgraça dum clone genérico de modelo clássico criado por um fabricante de rádios que voa como uma pata choca, consome como um dragster, pesa como um tijolo e dá mais trabalho para montar do kit do que a partir de uma placa de depron.

Eu não tenho BRA (não compensa me filiar a um clube, a logística não compensa para mim), mas já treinei vários colegas e tenho certeza de que fiz um ótimo trabalho. Obviamente não cobrei por isto, não preciso nem vivo disto. Conheço instrutores sem BRA que treinam qualquer pessoa razoável em tempo recorde e apesar de cobrar um bom valor pela diária sai mais barato do que instrutores que enrolam o cara durante meses oi até anos a uma aula por semana. Conheço instrutores de pouca idade mas grande responsabilidade que atuam com seriedade e competência.

Vários de meus amigos já sofreram na mão de instrutores em tempos antigos e atuais, instrutores de certa forma inescrupulosos e irresponsáveis que ficam conversando com colegas de pista enquanto o novato, na primeira aula, se desespera e quebra o avião. Instrutores que empurram mais e mais aulas. Instrutores que "empurram" equipamentos inadequados (aeromodelos pesados, motores ruins) simplesmente porque é o que já conhecem.

Em relação a equipamentos nunca estivemos tão evoluídos:
- Rádios altamente configuráveis e programáveis que, claro, não são obrigatórios, mas facilitam a montagem e voo de muitos modelos;
- Rádios com telemetria que permitem voos muito mais relaxados (não tenho a mínima saudade do tempo em que tinha que cronometrar voos);
- Motores brushless e baterias LiPo que permitem até as merdas de modelo que descrevi acima conseguirem voar, apesar de toda a ineficiência;
- Sistemas de rádio e vídeo que permitem ampliar os horizontes;
- Grande variedade de modelos;
- Preços bem mais acessíveis (consigo me divertir bem mais sem comprometer o orçamento doméstico).
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Mensagem por rogeriomodao »

[quote:36ef53e19b="claudiorfernandes"]Foi por isso que eu larguei do hobby (e do Fórum....), Sancler...[/quote:36ef53e19b]

Largou?rara

Falando sério, mesmo eu sendo um novato,fico tambem abismado com algumas coisas que vejo. A falta de vontade de muitos em ler, em estudar, em aprender de fato sobre o hobby. A falta de respeito com os mais experientes tambem me assusta. Gente que quer a receita do bolo pronta que surge a todo momento, e que não tolera uma bronca que seja... Acho que o esporte não vai acabar. Acho que ainda vão continuar existindo os clubes sérios, e que com o tempo os curiosos e os soltadores de avião somem por si só. A popularização do esporte nos últimos 3 anos está trazendo essa nuvem negra. Mas ela passa.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Concordo com o que está sendo colocado, mas isso é muito mais profundo do que simplesmente o nosso hobby, isso é uma questão cultural e pode ser notado em diversas modalidades, sejam de lazer, esportivas e até profissionais...

Se formos analisar a grosso modo, praticamente tudo hoje em dia está mais acessível e com isso acaba por ficar mais banalizado.

-Nunca tivemos tantos automóveis nas ruas, e nem tantos motoristas ruins;
-Nunca tivemos tantas faculdades e cursos acessíveis, e nem tantos médicos, engenheiros e demais profissionais pessimamente preparados;
-Nunca tivemos acesso a tanta informação, basta ter um computador para se conectar com o mundo e ter acesso às mais maravilhosas informações, mas nunca tivemos tantas pessoas com preguiça de pesquisar e pouca vontade de aprender;
-Nunca tivemos acesso tão fácil ao dinheiro e a qualidade de vida (perguntem para os idosos como era dura a vida antigamente), mas nunca tivemos tantas pessoas endividadas, e nem tantas "doenças modernas" como obesidade mórbida, depressão, estresse, sedentarismo, etc...


Sabem o que eu faço? Até onde posso faço a minha parte, no hobby por exemplo, sempre que tenho a oportunidade de aconselhar um novato, tento passar as coisas de forma correta, agora se a pessoa em questão vai me escutar já foge da minha alçada, e se eu fosse me preocupar com o fato das pessoas chamarem meu helimodelo de "brinquedinho" eu já teria parado com o hobby a muito tempo...
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Sancler, entendo exatamente o que você quer dizer, mas essa fase negra é antiga.

Foi-se o tempo que o camarada aprendia a voar na pista com espaço limitado, circuíto e pernas de vento, com cabo e puxão de orelha do instrutor...

Hoje realmente caiu na banalidade, o sujeito mal sabe voar, ve a oportunidade de ganhar um troco e passa a revender radio HK e modelo de isopor mal feito em casa. O pior? Dando instrução sendo que mal consegue voar seu próprio aeromodelo.

Há também alguns poréns na sua fala:
1- Conheço gente que tem o BRA e mal consegue desenhar um ZERO com o fundo de um copo. Ter ou não o BRA não diz se o camarada sabe ou não voar...

2- Se o camarada não sabe do que se trata o termo e vai no google pesquisar, perfeito! É de gente assim que a gente precisa. O que arrebenta é ver o sujeito usar pente como régua, tesoura como estilete, medidas da cabeça, etc...

3- Não se pode generalizar sobre os construtores, há iniciantes tão caprichosos quanto veteranos, mas infelizmente são minoria.


Há uma série de coisas que ajudam a explicar a banalização do aeromodelismo, mas quando a gente fala, surge algum ofendido dizendo que somos elitistas.

O que podemos fazer?
Simples, buscar locais privados pra voar, onde o número de "sortadô de aviãozin" seja reduzido e ocorram menos absurdos no quesito segurança.

Uma vez fui criticado aqui por dizer que tinha horror a gente pobre... pobre de espírito... Mas poucos entendem que isso nada tem a ver com $$$$ e metem o pau.
Só me resta lamentar!


Infelizmente não acredito em nenhum trabalho de conscientização desse tipo, uma vez que os voadores que estão aparecendo ultimamente se acham aptos a voar qualquer coisa em qualquer lugar, desconhecendo os limites do bom senso e respeito ao próximo.

Enfim, fazer o que?!?!?!?


Abs
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Re: Rumo do hobby assusta

Mensagem por offsyde »

[quote:53139a1805="sancler"]Ontem a noite revendo uma fotos das antigas no nosso amigo Carlos Roberto Martins que faz parte hoje em dia da equipe verde amarelo me veio uma certa saudade e uma certa preocupação em ver o rumo que o aeromodelismo esta tomando no Brasil
Hoje em dia estão Banalizando de tal forma o nosso Esporte / Ciência que o camarada com apenas 1 ano ou menos de Hobby já se acha apto a dar instrução de vôo , ou até mesmo de fabricar aeromodelos .
O cara abre um curso de Aeromodelismo mesmo sem ter o BRA que na minha opinião deveria no mínimo ser obrigatório , esses mesmos caras fazem apostilas de vôo sem mesmo saber que esse mesmo vôo tem um sentido obrigatório dependendo da direção do vento e sem saber que um aeromodelo precisa ter um envelope de vôo , e o mais importante de tudo , tem que ter um espaço apropriado para não coloca a vida de outrem em risco .
O Caras constroem um aeromodelo treinador com asa simétrica pois acha que fica mais “bunitu “, e se acha ainda que é um especialista , sem nem mesmo sonhar ou saber o que vem a ser arfagem , e quando vê uma palavra dessa escrita tem que correr no Computador e digitar no GOOGLE para ver o que é e do que se trata
Gente vamos ser um pouquinho mais conscientes e deixar de apoiar esses atos , pois quem realmente perde com isso tudo e o Hobby , não precisamos de milhares de soltadores de aviões para tornar o nosso hobby melhor , precisamos sim de aeromodelistas conscientes, sejam eles elétricos , glow ou Gasolina , não importa , o que importa realmente é a verdadeira essência, e esta está se esvaindo a cada dia .
Se você é um aeromodelista correto e que busca informações , parabéns , você com certeza chegará longe e terá muito prazer no Hobby , agora se você é um soltador de avião com um ano ou dois de experiência e já pensa que é instrutor ou que é construtor , você infelizmente será mais um que o mercado e a vida vai passar por cima ou engolir , pois realmente só quem é verdadeiro e real sobrevive nesse nosso meio
Desculpem o meu desabafo , mais nos últimos dias tenho visto cada coisa nas redes sociais e fóruns que fiquei preocupado e vi que esta na hora de alguém fazer algo , pois se continuar assim logo o Hobby acaba tomando um rumo que ninguém deseja .
Tenho 32 anos de hobby e nunca vi uma fase tão negra no aeromodelismo , e as fotos do Helcio Luiz Miziara que foram postadas pelo Carlos Roberto Martins me fizeram escrever esse pequeno texto , pois infelizmente não temos como combater a falta de responsabilidade de alguns de outra forma , pois falta fiscalização por parte das entidades
Por favor leiam e se concordarem compartilhem , pois só dessa maneira poderemos colocar pessoas responsáveis com seus aeromodelos nos céus
Sancler Claudino[/quote:53139a1805]

Pra mim, em partes tudo isso é fruto do que os proprios aeromodelistas antigos plantaram.

Primeiramente tudo era elitizado e a maioria não gostava de dividir informações.

Sem falar que a maioria tenta enfiar a faca nos inciantes, sempre querem sair ganhando nas costas de quem não tem conhecimento no hobby. Vejo isso diáriamente na internet, na pista e em todos os lugarem ondo o aeromodelismo está envolvido.


O sonho de voar é muito grande, então a maioria acaba iniciando com o a teoria do erro e acerto.

Fazer o Bra realmente deveria ser um item obrigatório, porem a COBRA deveria oferecer alguma coisa em troca.

O aeromodelismo é praticado em todo Brasil e são milhares de praticantes. Não seria dificil cadastrar ao menos um fiscal em cada estado ou região e fazer com que este fiscal fiscalize a pratica do esporte em locais publicos e clubes cadastrados. Ao meu ver ela só existe para a região sul e sudeste. Tambem não acho correto a cobrança que fazem. Pago 380 reais de Conselho de Contabilidade por ano. A COBRA tem uma taxa de 130 sem oferecer nada em troca. Por isso voo a 8 anos e não tenho cadastro lá.

Enfim Sancler não são todos os apaixonados pelo hobby que tem a mesma paciencia e curiosidade que nós. Nem todos param para procurar informações.
Mais isso deveria ser coisas discutidas em pista. Todos os fins de semana estou na pista, seja pra voar ou apenas observar. Sempre tenho ajudar os iniciantes e aprender com os demais debatendo informações e buscando aperfeiçoar os conhecimentos. Quando vejo algum iniciante meio perdido, tendo explicar com o pouco que sei.


Pra mim o hobby não está passando por nenhum mal momento e sim por um momento de renovação e expansão. Agora precisamos é de um amadurecimento da mentalidade dos modelistas. Com a popularização dos chinas o pessoal acha que quem tem um carregador X que faz milhares de coisas, não precisa entender de baterias, por que o carregador vai fazer tudo. e por ai vai, isso acontece com tudo no hobby.

E quanto as construções, acredito que todo esforço é bem vindo. Tenho amigos na pista que levam aviões tortos e muito mal construidos, mais a gente vai dando dicas e a cada dia a coisa vai evoluindo. O bom é ver o sorriso deles ao ver aquelas "coisas" voando, mesmo que desalinhados. Normalmente não duram muito, voam por pouco tempo e o proximo ja vem melhor. Foi assim comigo e com centenas de outros que iniciaram no hobby. Ninguem chega fazendo obras de arte, a não ser que ja tenha outras habilidades incorporadas.

Ao meu ver parece um saudosismo meio elitizado e discriminatório.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Responder