Asa Zagi Speed 92cm entrando em parafuso (Resolvido)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Asa Zagi Speed 92cm entrando em parafuso (Resolvido)

Mensagem por luisfhobby »

Galera ,me expliquem melhor quem entende do assunto vi varios topicos ainda não intendi oque devo fazer ... toda vez que vou para o pouso da asa com baixa velocidade ela tem tendencia a cair de um dos lados ja aconteceu de descer em parafuso e nao conseguir tirar mais, e ela tambem está muito instavel no voo...ja dei varias pancadas sorte que reforçei o bico dela com muita fibra se não ja tinha ido para fita minha asinha hehe, e vi esse problema de washout e tirei uma foto com a asa numa superficie plana e me digam oque eu faço para arrumar este problema, Obrigado!
o perfil é mh45 ambos lados estão com 7mm acima nas duas pontas.
Lado esquerdo da asa;
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/152/asinha001.jpg/][img:a8c3ed294a]http://img152.imageshack.us/img152/2854/asinha001.jpg[/img:a8c3ed294a][/URL]

Lado direito da asa;
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/580/asinha002.jpg/][img:a8c3ed294a]http://img580.imageshack.us/img580/2024/asinha002.jpg[/img:a8c3ed294a][/URL]
Não é o mau tempo que vai me impedir de voar!
Avatar do usuário
Matheus CAITA
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:38 pm
Localização: Valinhos-SP

Mensagem por Matheus CAITA »

Cg esta correto ?
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

excesso de comando pode deixar o voo instável e é fatal em baixa velocidade...
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

minha zagi tem esse mesmo problema em baixa velocidade, sempre estola de ponta de asa, entrou em parafuso já era, acredito que seja um problema crônico desse tipo de modelo, pelo menos quem conheço que voa zagi tem esse mesmo problema.
Pode ser excesso de comando, mas acredito que seja uma característica do modelo.

Em tempo, a minha tem 120 cm e tem washout (3º) em cada ponta de asa. Tinha uma de 90 também com washout e tinha o mesmo problema, até que entrou num parafuso e não saiu mais....
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

O cg está correto mas coloquei um chumbo de 10gramas no bico , vou aumentar o tamanho dos winglets e colocar o clevis no primeiro buraco do horn ... estava no segundo buraco. Fiquei de cara com uma asa sem winglets plana muito e é rapida essa é a proxima que vou fazer , modifiquei essas coisas vamos ver este final de semana se não acontece mais de entrar em parafuso ja entrou 2 vezes e nas duas quebrou o servo sempre cai do lado esquerdo dela e os servos deste lado tambem. Obrigado Pessoal.
Não é o mau tempo que vai me impedir de voar!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:be071881f9="luisfhobby"]O cg está correto mas coloquei um chumbo de 10gramas no bico , vou aumentar o tamanho dos winglets e colocar o clevis no primeiro buraco do horn ... estava no segundo buraco. Fiquei de cara com uma asa sem winglets plana muito e é rapida essa é a proxima que vou fazer , modifiquei essas coisas vamos ver este final de semana se não acontece mais de entrar em parafuso ja entrou 2 vezes e nas duas quebrou o servo sempre cai do lado esquerdo dela e os servos deste lado tambem. Obrigado Pessoal.[/quote:be071881f9]
Isso tem cara de CG.
Mesmo assim, vc deixou os elevons um pouco cabrados??? Ou estar seguindo o Perfil?
Mesmo estando com o CG certo e estando com os elevons alinhados, ele tende a fazer isso, e o voo fica um pouco critico.
Testa cabrar ele no trim quando estiver voando...
Há, uma asa em parafuso a coisa é feia...kkk! Ela só recupera a estabilidade se estiver bem alto para poder ganhar velocidade com motor a full
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

[quote:075a818cb6="warne"][quote:075a818cb6="luisfhobby"]O cg está correto mas coloquei um chumbo de 10gramas no bico , vou aumentar o tamanho dos winglets e colocar o clevis no primeiro buraco do horn ... estava no segundo buraco. Fiquei de cara com uma asa sem winglets plana muito e é rapida essa é a proxima que vou fazer , modifiquei essas coisas vamos ver este final de semana se não acontece mais de entrar em parafuso ja entrou 2 vezes e nas duas quebrou o servo sempre cai do lado esquerdo dela e os servos deste lado tambem. Obrigado Pessoal.[/quote:075a818cb6]
Isso tem cara de CG.
Mesmo assim, vc deixou os elevons um pouco cabrados??? Ou estar seguindo o Perfil?
Mesmo estando com o CG certo e estando com os elevons alinhados, ele tende a fazer isso, e o voo fica um pouco critico.
Testa cabrar ele no trim quando estiver voando...
Há, uma asa em parafuso a coisa é feia...kkk! Ela só recupera a estabilidade se estiver bem alto para poder ganhar velocidade com motor a full
Abs
Emerson[/quote:075a818cb6]

Sim Warne deixei alinhado os elevons conforme a parte de baixo , olhando de cima parecia que estava cabrada...no dedo ela até subiu tranquila sem cabrar só que em baixa velocidade é muito dificil domar ela ou ela stola de bico ou de ponta de asa , de bico estolou no primeiro voo depois arrumei e fui fazer outro voo voei com acelerador a full nao estolou só na hora do pouso eu me atrapalhei e taquei ela no mato , depois no 3 voo eu lancei ela subiu normal , tirei acelerador na hora ja desceu em parafuso e quebrou o servo , depois comprei um servo de um colega e troquei ali mesmo em campo ai tentei novamente , lancei ela voou uns 50m fui fazer a curva bá mais uma vez em parafuso e servo quebrado e pá comprei mais um servo e arrumei aqui em casa , vamos ver esse final de semana , coloquei um chumbo no bico e diminui os comandos , só falta arrumar os winglets que eu estou sem depron aqui, Obrigado!
Realmente coisa feia ver uma asa entrando em parafuso hehe nao só a asa mas tambem todos aeros.
Não é o mau tempo que vai me impedir de voar!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pois é, levanta (cabra), uns 0,5cm os elevons do que estar atualmente. Se não melhorar, é problemas de construção do washout.
Abs
Emerson
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Já tive esse problema também quando estava em baixa velocidade, no meu caso adiantei um pouco o cg e resolveu.

Zagi precisa ficar com o CG um pouco mais a frente pra ser estável.
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

[quote:c8028a87f8="warne"]Pois é, levanta (cabra), uns 0,5cm os elevons do que estar atualmente. Se não melhorar, é problemas de construção do washout.
Abs
Emerson[/quote:c8028a87f8]
sim é do jeito que esta só que com 4mm nao 5mm , o resto eu vou trimar no radio! Obrigado!
Não é o mau tempo que vai me impedir de voar!
Responder