Como construir moldes para cowl ou canopy?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Como construir moldes para cowl ou canopy?

Mensagem por MarcialAMF »

Boa noite a todos do evoo.
Estou construindo um Extra 300 e na hora do cowl a coisa pegou! Pesquisei bastante no forum e não encontrei algum tópico que mostrasse como esculpir o molde em gesso.
Alguém poderia me dar alguma dica de como esculpir tal molde? É possível com lixa apenas? Ou tenho de usar alguma ferramenta específica???
Antecipadamente, agradeço.
Futaba 7C 2.4GHz / BRA 16.119
Avatar do usuário
CRGROU
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 3:17 pm
Localização: Maringá-PR

Mensagem por CRGROU »

Fiz uma vez estas duas mesmas peças para um aero meu (este do meu Avatar). Como exemplo do cowl, eu desenhei duas peças de cada das três vistas da frente do avião (dois da lateral, dois da vista superior e dois da parede de fogo) e a partir destes desenhos eu cortei em um bloco de isopor com o cortador ( por isso o de ter feito dois desenhos de cada ). Feito isto, arredondei todos os cantos no estilete e na lixa e passei duas demão de massa tapa-tudo da renner com intervalo de lixa. Com a peça de isopor pronta, cortei o cowl no eixo simétrico e fiz dois moldes negativos em gesso. Depois de estar bem seco, ai sim fiz o molde positivo em gesso. Passei uma massa para tampar algumas imperfeiçoes que ficaram no gesso ( algumas bolhas) e pronto...rsrsrsrs. O cowl foi feito em fibra de vidro e o canopy na vacum.

Deu trabalho? Muito...mas o resultado final foi muito satisfatório, só não entro em uma empreitada desta novamente. Boa sorte!!
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Não sei se alguém aqui já usou, mas o melhor que achei até hoje foi o concreto celular!

É uma pedra produzida através da mistura de cimento, cal e areia com pó de alumínio.

Conheci o material quando fiz um escultura de porta retrato para minha noiva, na época minha namorada.

Muito mais fácil de escupir do que madeira, muito leve apesar do material.

Para ser ter uma ideia eu usei apenas uma lixa grossa e faca para fazer esse COW.

Essas fotos foram tiradas em 2007 e na época não tinha câmera de qualidade. Para se ter uma ideia da facilidade de manusei do material, fiz apenas uma única peça e pronto! O molde do cow estava pronto.

Em seguida peguei uma garrafa PET e coloquei em uma panela com água quente.

Basta usar a imaginação e fazer o que quiser com esse material!

Para os tiozinhos de plantão, é uma ótima terapia!

https://www.google.com/search?um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&q=artesanato+em+concreto+celular&revid=315254955&sa=X&ei=wL-uUcr1EIOa8wTO_YCwAg&ved=0CFEQgxY&biw=1600&bih=812
Anexos
cow 01.JPG
cow 01.JPG (10.31 KiB) Exibido 6849 vezes
cow 02.JPG
cow 02.JPG (5.74 KiB) Exibido 6849 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Obrigado CRGROU e SH4RK0. Se mais alguém tiver alguma outra possibilidade de confecção de molde, muito agradeceria. Já vi fazer com bloco de isopor e cobrir com gesso. Vou continuar na busca!!!!
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

Re: Como construir moldes para cowl ou canopy?

Mensagem por Edson_planeta »

[quote:5d057a3632="MarcialAMF"]Boa noite a todos do evoo.
Estou construindo um Extra 300 e na hora do cowl a coisa pegou! Pesquisei bastante no forum e não encontrei algum tópico que mostrasse como esculpir o molde em gesso.
Alguém poderia me dar alguma dica de como esculpir tal molde? É possível com lixa apenas? Ou tenho de usar alguma ferramenta específica???
Antecipadamente, agradeço.[/quote:5d057a3632]

Marcial, se vc ta querendo os detalhes de como fazer o molde realmente nao vai encontrar fotos e nem passo passo.... eu dei um pesquisada aqui no forum e li muito e nao encontrei em ilustraçao somente relatos... existe uns videos mais ja com o molde pronto na parte de finalizaçao...

1º eu fiz a minha carenagem do motor de papel (tecnica da papietagem) mais confesso que nao gostei do resultado, talves por falta de experiencia.... entao resolvi fazer de (garrafa pep)....

eu fiz o meu molde semana passada, e gostei do resultado, pra descrever do geito bem simples (nada de termos tecnicos como negativo ou positivo) estes termos tecnico complica e confunde a vida de quem ta aprendendo.......

o que eu fiz foi o seguinte, fiz o molde de isopor com todos os detalhes que vc gostaria de ter na sua carenagem, mais lembrado que quando vc moldar a carenagem na garrafa pep os detalhes dificulta a extraçao do molde, eu falo isto por que eu sofri com isto....

depois que vc fizer o molde de isopor, vai em uma casa de materiais de construçao compra uns 2 saquinhos de gesso que deve custar uns 8 reais, encontre uma vasilha pra preparar o seu molde de gesso, eu usei uma vasilha de pote de sorvete (2 kilos), meça com agua a altura antes de colocar o cal, coloque agua na vasilha e coloque o molde de isopor e observe se vai ficar na altura desejada, se tiver tudo certo, tire o molde de isopor e acrescente o gesso e mexa tudo ate disolver tudo as bolinhas, entao coloque o molde de isopor dentro desta mistura e segure com as maos ate vc sentir que a mistura segurou o molde, eu nao sei se este é o modo correto e se existe maneira mais facil..... assim que a mistura foi ficando mais durinha eu comecei a retirar o molde ao poucos, fiz assim por que se tiver alguma imperfeiçao no molde vc ainda consegue consertar passando o dedo de leve tirando rugas ou buraquinhos.......

depois que secou bem, vc vai preparar novamente a mistura pra ai entao fazer o seu molde, eu li em relatos que o pessoal passa cera incolor dentro do molde pra facilitar na hora de retirar um molde do outro.... eu nao tinha cera incolor em minha casa entao como eu ja tinha feito a mistura e ela seca bem rapido eu usei oleo de bronzear da minha esposa, alias ele ate ajudou por que quando eu coloquei a mistura no molde ficou aparecendo uma linha vermelha do oleo separando os moldes.... depois depois e so deixar secar bem eu deixei pra retirar o molde no outro dia, tentei tirar o molde puxando mais nao quiz sair nao entao eu dei uma batidinhas no molde externo e ele foi quebrando e ficou somente o molde da carenagem, ficou perfeito, mais se ainda assim tiver algum detalhe que nao agrade é so da uma lixdinha ate conseguir o que vc deseja.....

espero ter te ajudado...

obs; quando vc for colocar a segunda mistura no molde coloque um suporte pra ajudar na hora de extrair os moldes eu coloquei um cabo de vasoura com uns pregos em cruz, o suporte facilitou muito ate na hora de moldar na garrafa pep...

se ainda tiver duvida é so mandar um mp
Anexos
2013_05_29_142400_970.jpg
2013_05_29_142400_970.jpg (34.17 KiB) Exibido 6783 vezes
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Valeu, Edson. Ontem tentei um molde com gesso, baseado em um cowl remendado. Ficou até razoável. Vamos ver se consigo puxar na vaccum de um amigo.
Avatar do usuário
Edson_planeta
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Qui Jan 19, 2012 12:08 am
Localização: Varzea Grande-MT

Mensagem por Edson_planeta »

[quote:973196b2c5="MarcialAMF"]Valeu, Edson. Ontem tentei um molde com gesso, baseado em um cowl remendado. Ficou até razoável. Vamos ver se consigo puxar na vaccum de um amigo.[/quote:973196b2c5]


pelo menos o molde saiu entao.... e ai foi dificil extrair um molde do outro?

a minha carenagem do motor (cowl), eu moldei na chama do fogao, imagino que no vaccum devera ficar perfeito..(mais claro vai depender do molde de gesso)
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Cara, na verdade o que fiz foi recortar um cowl maior que um amigo havia me passado, colei as laterais, enchi de gesso e depois tirei o cowl. Acho que vai dar certo. Depois posto algumas fotos. Obrigado pelo apoio.
Responder