Dicas sobre Aerógafos - Manual Básico

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

[quote:7cc9747489="rbmoreira"][quote:7cc9747489="rbmoreira"]Qual destes 2 filtros são melhores? o primeiro é o que eu tenho instalado no meu compressor

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139466927-filtro-de-ar-c-regulador-de-presso-profissio-dreno-auto-_JM


ou


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138462161-filtro-de-ar-com-regulador-de-presso-arprex-14-dreno-auto-_JM[/quote:7cc9747489]


Alguem pode informar qual dos 2 filtros é melhor e consegue retirar a umidade (agua) 100% do AR, ou os dois em dias umidos na faixa de 80% ainda sai agua no aerografo[/quote:7cc9747489]

rbmoreira, eu tenho um schulz de 50Lts, não lembro o modelo e sempre usei o segundo filtro que você postou. Porem comprei bem mais caro em loja especializada. desde então não tive mais problemas! Mas como este negócio de filtro é algo bem "variável", pois depende de clima, local do compressor, condições de manutenção do mesmo e etc... aconselho apertar um pouco o cinto e procurar uma loja especializada, assim você terá o filtro ideal para seu compressor!
Vendo Tudo!!
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Lucas,

Sempre pintei com aerografos ação simples bolhas de autos e plasti, sempre utlizei tintas tamiya! Mas agora estou procurando uma solução mais barata para meus canopys de heli, o que você aconselha?!
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

[quote:3285dfb8b7="floydbh"]Lucas,

Sempre pintei com aerografos ação simples bolhas de autos e plasti, sempre utlizei tintas tamiya! Mas agora estou procurando uma solução mais barata para meus canopys de heli, o que você aconselha?![/quote:3285dfb8b7]

Um solução barata é utilizar as tintas acrílicas da Acrilex, você acha em lojas de artesanato. Dilui com água e dá um excelente acamento, e no caso do aeros, você pode joga rum verniz automotivo por cima para proteger. Fica muito bom, no meu blog tem um artigo sobre pintura de plastimodelos com acrilex dá uma olhada:

http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2010/03/utilizando-tinta-acrilex-para-pintar-kits/

Aerobraço !
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

acessando e estudando.... Valeuzao Lucas!
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Depois de ler os livros, os alunos apresentam suas dúvidas:

Caro Professor, após ler todo o post, notei uma certa gama de tintas diferentes para efeitos diferentes e isso me deixou meio na dúvida:

Até onde entendi, para canopys, a melhor escolha para um efeito bem "brilhante", seria a Acrilex Verniz Vitral finalizando com o verniz automotivo. Acertei?

E quanto ao solvente dele? seria tambem o ecosolv? Eu semprei usei o limpador de vidros e Alcool Isopropilico e agua (para tintas tamiya)... e a mistura sempre foi do tipo todinho... e quanto a esta mistura como deve ficar?

PS.: Blog Bookmarked
Vendo Tudo!!
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Opa, obrigado pelo Bookmarked. :D Fico feliz que gostou.

Vamos as suas dúvidas:

- A tinta é a acrilex acrílica mesmo, essa que você já tem usado, diluída com vidrex. A utilização do verniz automotivo é para dar o brilho final e proteger a tinta, porque ela sozinha, descasca fácil.

Recomendo inclusive dar uma demão de primer antes de pintar com elas, assim elas aderem melhor a superfície.

O verniz automotivo, tem umas mistruas já prontas para uso, é só por no aerógrado e mandar bala, são muito bons.

Cuidado ao aplicar tintas a base de solvente sobre peças plásticas, pois o solvente pode atacá-las e até derreter as peças. Claro que isso acontece somente em alguns tipos de plásticos, então se possível sempre teste num pedacinho do materia antes.

Isso pode acontecer também com tintas em "spray". Portanto testar sempre antes de usar.

Acho que é isso... hehe

Aeroabraços e boa pintura !
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Pessoal,

A parte II já está no ar !

http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2010/05/aerografosparte_2/

Valeu !
Avatar do usuário
Francoo
membro
Mensagens: 867
Registrado em: Ter Jun 09, 2009 4:09 pm

Mensagem por Francoo »

Agora eu tenho dúvidas, principalmente sobre o compressor
Eu ouvi que eles são MUITOOOO barulhentos (falando dos compressores profissionais com reservatorio de 15litros+), queria saber se não tem como fazer uma caixa "acustica" (não sei se é esse o termo, mas é aquela caixa que não deixa vazar som) para o compressor? Eu sei que tem que ter entradas de ar, mas com vários pequenos furos acho que entra o suficiente e não vai sair muito som, ne? E tambem com a saída de ar e o manômetro para checar a pressão do reservatório.

E queria saber também se aquele aerógrafo do HK vale a pena, sim sim, eu sei que já perguntaram isso aqui, mas na realidade e que eu vou comprar um Badger 360 (por succão ou gravidade, tem os 2) e eu queria um "kamikaze" primeiro, só para saber exatamente como se limpa eles, a diluição, etc. Pois não quero arriscar um equipamento tão caro.
O da HK que eu vou comprar é este:
[url]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9294[/url]

E eu vou comprar o Badger na TowerHobbies:
[url]http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXNW36&P=ML[/url]
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Franco, a idéia da caixa acústica funciona sim, tem muita gente que usa.

Se você for comprar o aerógrafo só pra pintar seus aeromodelos, pode comprar o HK que resolve o problema numa boa. Tem gente usando ele até pra montar plastimodelismo.

O Badger serve também, mas não precisa de tudo isso pra pintar aeromodelos não.

Como eu sempre falo, aerógrafos sofisticados (e mais caros) servem para plastimodelismo onde você precisa pintar peças minúsculas, para aeromodelos onde as áreas são grandes, até um ação simples resolve o problema.

É isso aí !
Avatar do usuário
Francoo
membro
Mensagens: 867
Registrado em: Ter Jun 09, 2009 4:09 pm

Mensagem por Francoo »

O que acontece é que eu estou me interessando por plasti também ;) Por isso eu quero alguma coisa que funcione para os 2
Responder