Dicas sobre Aerógafos - Manual Básico
Dicas sobre Aerógafos - Manual Básico
Este é para ajudar os iniciantes na aerografia..
Aí vai algumas explicações e dicas...
- Pra pintar sobre o DOPE aconselho tintas acrílicas como a Tamiya ou Gunze Sangyo por exemplo. Dilua com álcool isopropílico (vc encontra pra comprar em farmácias de manipulação) Proporção depende da cor, mas use 3 de alcool para 1 de tinta que deve dar certo.
- Tinta acrílica da Acrilex (não é aquela para tecido !!) também funciona, mas dilua ela com Vidrex (sim aquele de limpar vidro) é a melhor coisa pra diluir essa tinta.
- Aerográfos de ação simples, são um pouco mais difíceis para regular a passagem de ar e tinta, pinte com mais ar do que tinta, de modo que saia um pozinho bem fininho de tinta (isso evita, aquelas escorridas (spydering) feitas pela tinta por quem ainda não pegou o jeito) e também mantem a pintura bem leve , o que é muito importante para nós.
Lembre -se sempre que: [b:823ddf9989]É MELHOR DAS DEZ DEMÃOS DE TINTA EM CAMADAS BEM FINAS, QUE DAR UMA ÚNICA DEMÃO DE TINTA GROSSA [/b:823ddf9989]
- A pressão do ar ideal é entre 16 - 20 psi, dependendo do aerógrafo e diluição da tinta também. Mas é um ponto pra começar.
- Treine com um pouco de água em uma folha de papel antes de começar a pintar. Isso vai ajudar você a pegar os macetes de distância, velociade de movimento da mão, e quantidade de tinta necessária para pintar... veja mais abaixo alguns exercícios.
Estas fotos podem ser muito úteis para os inciantes entenderem um pouquinho mais sobre aerógrafos...
Esse aqui é um de Dupla Ação (controla ar e tinta) com reservatório por sucção.
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/doblesuccion.jpg[/img:823ddf9989]
Este aqui é de dupla ação por gravidade:
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/doblegravedad.jpg[/img:823ddf9989]
Este de ação simples (controla o ar) por gravidade
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/sencillagravedad.jpg[/img:823ddf9989]
Este é de ação simples por sucção..
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/sencillas.jpg[/img:823ddf9989]
Aqui alguns erros básicos:
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/trazos.jpg[/img:823ddf9989]
Na primeira linha a tinta está muito diluída e está saindo mais tinta que ar.
Na segunda linha a tinta está muito "grossa" e se pode perceber a saída obstruída pela tinta (as manchinhas), também existem pouco pressão de ar.
Nas outras figuras a mistura de tinta e ar não estão se "encaixando"
No primeiro ponto a mistura está muito espessa, e nos seguintes acontece o chamado "spydering" acontece quando o aerográfo está muito próximo da superfície a ser pintada.
Aqui alguns exercícios:
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/lineas.jpg[/img:823ddf9989]
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/practica.jpg[/img:823ddf9989]
Se consegue estes efeitos regulando a saída de ar, tinta, velocidade de movimento e distância da superfície.. é bastante coisa para ajustar.. heheeheh
Bom pessoal, é isso aí...
Se precisarem de ajuda é só chamar...
Aeroabraços,
Lucas
Aí vai algumas explicações e dicas...
- Pra pintar sobre o DOPE aconselho tintas acrílicas como a Tamiya ou Gunze Sangyo por exemplo. Dilua com álcool isopropílico (vc encontra pra comprar em farmácias de manipulação) Proporção depende da cor, mas use 3 de alcool para 1 de tinta que deve dar certo.
- Tinta acrílica da Acrilex (não é aquela para tecido !!) também funciona, mas dilua ela com Vidrex (sim aquele de limpar vidro) é a melhor coisa pra diluir essa tinta.
- Aerográfos de ação simples, são um pouco mais difíceis para regular a passagem de ar e tinta, pinte com mais ar do que tinta, de modo que saia um pozinho bem fininho de tinta (isso evita, aquelas escorridas (spydering) feitas pela tinta por quem ainda não pegou o jeito) e também mantem a pintura bem leve , o que é muito importante para nós.
Lembre -se sempre que: [b:823ddf9989]É MELHOR DAS DEZ DEMÃOS DE TINTA EM CAMADAS BEM FINAS, QUE DAR UMA ÚNICA DEMÃO DE TINTA GROSSA [/b:823ddf9989]
- A pressão do ar ideal é entre 16 - 20 psi, dependendo do aerógrafo e diluição da tinta também. Mas é um ponto pra começar.
- Treine com um pouco de água em uma folha de papel antes de começar a pintar. Isso vai ajudar você a pegar os macetes de distância, velociade de movimento da mão, e quantidade de tinta necessária para pintar... veja mais abaixo alguns exercícios.
Estas fotos podem ser muito úteis para os inciantes entenderem um pouquinho mais sobre aerógrafos...
Esse aqui é um de Dupla Ação (controla ar e tinta) com reservatório por sucção.
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/doblesuccion.jpg[/img:823ddf9989]
Este aqui é de dupla ação por gravidade:
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/doblegravedad.jpg[/img:823ddf9989]
Este de ação simples (controla o ar) por gravidade
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/sencillagravedad.jpg[/img:823ddf9989]
Este é de ação simples por sucção..
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/sencillas.jpg[/img:823ddf9989]
Aqui alguns erros básicos:
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/trazos.jpg[/img:823ddf9989]
Na primeira linha a tinta está muito diluída e está saindo mais tinta que ar.
Na segunda linha a tinta está muito "grossa" e se pode perceber a saída obstruída pela tinta (as manchinhas), também existem pouco pressão de ar.
Nas outras figuras a mistura de tinta e ar não estão se "encaixando"
No primeiro ponto a mistura está muito espessa, e nos seguintes acontece o chamado "spydering" acontece quando o aerográfo está muito próximo da superfície a ser pintada.
Aqui alguns exercícios:
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/lineas.jpg[/img:823ddf9989]
[img:823ddf9989]http://www.u-modelismo.com/manuales/inicio_aerografia/practica.jpg[/img:823ddf9989]
Se consegue estes efeitos regulando a saída de ar, tinta, velocidade de movimento e distância da superfície.. é bastante coisa para ajustar.. heheeheh
Bom pessoal, é isso aí...
Se precisarem de ajuda é só chamar...
Aeroabraços,
Lucas
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- Localização: Campinas
OS aerógrafos Gatti são muito bons.. entretanto devido a precisão (pois são para plastimodelismo) são bem carinhos... assim como os melhores do mundo (na minha opnião) os Badger...
Para pintar aeromodelos os da Lince ou mesmo este modelo aqui da Lee Tools, são mais que suficientes...
http://www.commerce-center.com.br/subcategoria.php?categoria=Ferramentas&subcategoria=Aerógrafos/Pinceis
Recomendo os de Dupla Ação, pois ajudam bastante a pintar camuflagens....
Quanto a exercícios recomendo os da última figura, experimente fazer linhas e círculos de várias espessuras, variando a quantidade de ar e tinta.
Faça isso com tinta, para poder "ver" o que se está fazendo.
Só mais uma coisa, no caso dos de dupla ação, apertar o gatilho libera o ar, puxar o gatilho, libera a tinta, dominar estes dois movimentos é primordial para pegar o jeito...
Só praticando, praticando e praticando...
Aeroabraços,
Lucas
Para pintar aeromodelos os da Lince ou mesmo este modelo aqui da Lee Tools, são mais que suficientes...
http://www.commerce-center.com.br/subcategoria.php?categoria=Ferramentas&subcategoria=Aerógrafos/Pinceis
Recomendo os de Dupla Ação, pois ajudam bastante a pintar camuflagens....
Quanto a exercícios recomendo os da última figura, experimente fazer linhas e círculos de várias espessuras, variando a quantidade de ar e tinta.
Faça isso com tinta, para poder "ver" o que se está fazendo.
Só mais uma coisa, no caso dos de dupla ação, apertar o gatilho libera o ar, puxar o gatilho, libera a tinta, dominar estes dois movimentos é primordial para pegar o jeito...
Só praticando, praticando e praticando...
Aeroabraços,
Lucas
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- Localização: Campinas
[quote:6810bbec87="Noitintera"]Valeu Lucas.
Muito obrigado pelas dicas.... Eu ja tenho um ação simples nao sei a marca... Vou juntar uma graninha e ver se compro um Gati ou ateh mesmo um Badger.
Abraço
Ricardo[/quote:6810bbec87]
heheheh não precisa de tudo isso não.... pode comprar um Lee de dupla ação que já está de bom tamanho.. e com a economia de grana dá pra comprar + 1 pack de Li-Po hehehehe
Aeroabraços,
Lucas
Muito obrigado pelas dicas.... Eu ja tenho um ação simples nao sei a marca... Vou juntar uma graninha e ver se compro um Gati ou ateh mesmo um Badger.
Abraço
Ricardo[/quote:6810bbec87]
heheheh não precisa de tudo isso não.... pode comprar um Lee de dupla ação que já está de bom tamanho.. e com a economia de grana dá pra comprar + 1 pack de Li-Po hehehehe
Aeroabraços,
Lucas
Lucas,
como ainda estou na saga do compressor fiz o seguinte:
comprei um compressor de enxer pneu de carro, 20 reais.
fiz o esquema do pet.
o compressor tem manometro....
fiz uns testes com a pressao ideal, e de 30 a 20 estava pintando legal com a acrilica um pouco diluida.
so que quando tentei primer automotivo, mesmo bem diluido, nada... nao saia...
alguma ideia?
como ainda estou na saga do compressor fiz o seguinte:
comprei um compressor de enxer pneu de carro, 20 reais.
fiz o esquema do pet.
o compressor tem manometro....
fiz uns testes com a pressao ideal, e de 30 a 20 estava pintando legal com a acrilica um pouco diluida.
so que quando tentei primer automotivo, mesmo bem diluido, nada... nao saia...
alguma ideia?
[quote:48274c8adb="hate"]Lucas,
como ainda estou na saga do compressor fiz o seguinte:
comprei um compressor de enxer pneu de carro, 20 reais.
fiz o esquema do pet.
o compressor tem manometro....
fiz uns testes com a pressao ideal, e de 30 a 20 estava pintando legal com a acrilica um pouco diluida.
so que quando tentei primer automotivo, mesmo bem diluido, nada... nao saia...
alguma ideia?[/quote:48274c8adb]
me desculpe intrometer, já que a pergunta foi direcionada ao Lucas...
mas isso aocnteceu comigo depois de uma vez que eu nao limpei o aerografo muito bem.. a pecinha que fica antes da agulha(peça 3 do primeiro dezenho)
ela estava um pouco "entupida" para limpala, usei a propria agulha e uma lupaai a tinta voltou a fluir normalmente.. inclusive dope e tintas automotivas..
flows
como ainda estou na saga do compressor fiz o seguinte:
comprei um compressor de enxer pneu de carro, 20 reais.
fiz o esquema do pet.
o compressor tem manometro....
fiz uns testes com a pressao ideal, e de 30 a 20 estava pintando legal com a acrilica um pouco diluida.
so que quando tentei primer automotivo, mesmo bem diluido, nada... nao saia...
alguma ideia?[/quote:48274c8adb]
me desculpe intrometer, já que a pergunta foi direcionada ao Lucas...
mas isso aocnteceu comigo depois de uma vez que eu nao limpei o aerografo muito bem.. a pecinha que fica antes da agulha(peça 3 do primeiro dezenho)
ela estava um pouco "entupida" para limpala, usei a propria agulha e uma lupaai a tinta voltou a fluir normalmente.. inclusive dope e tintas automotivas..
flows
- Luis_Claudio
- membro
- Mensagens: 1770
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Para não abrir outro tópcio com praticamente o mesmo assunto, posto aqui mesmo.
Alguém conhece este aerógrafo que é vendido na HC? Uma pechincha, e pelo que falam no RCgroups, é bom.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9294&Product_Name=Twin-action_air_brush_set.
Abraços,
Alguém conhece este aerógrafo que é vendido na HC? Uma pechincha, e pelo que falam no RCgroups, é bom.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9294&Product_Name=Twin-action_air_brush_set.
Abraços,