Construindo um ultraleve

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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jujuba
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Construindo um ultraleve

Mensagempor jujuba » 07 Out 2013 13:33

Alguem se habilita?

[yt]xtDqOReFZWQ[/yt]
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jujuba
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Mensagempor jujuba » 07 Out 2013 13:42

Vendo assim parece bem fácil, acho que as maiores dificuldades nessa construção são a aquisição dos aviônicos e um motor zero. A fuselagem pode ser feita com cedro mesclado que tem até mais resistência que o freijó.

snag
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Mensagempor snag » 07 Out 2013 14:50

Sempre gostei dos modelos dessa empresa ( http://www.fisherflying.com/ ). Creio que todos eles são feitos de madeira. Antigamente alguns deles eram equipados um motor VW cortado ao meio. Os meus favoritos são dois dos mais antigos:

FP-202 Koala:
[img:ac7cc67160]http://imageshack.us/scaled/landing/844/aupy.jpg[/img:ac7cc67160]

e este biplano, o FP-404:
[img:ac7cc67160]http://imageshack.us/scaled/landing/571/lc67.jpg[/img:ac7cc67160]

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jujuba
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Mensagempor jujuba » 07 Out 2013 22:53

Já estou com a planta desse ultraleve aqui, se chama Aeromax e pode ser todo feito de madeira de pinho, cedro de mescla ou freijó. Notem a semelhança a um aeromodelo trainer.

[yt]6z-ZMV0MmCs[/yt]



[yt]27fr80GA-Bw[/yt]
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jujuba
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Mensagempor jujuba » 07 Out 2013 23:15

O bichinho decola e pousa usando o mesmo tanto de pista que um dos nossos aeromodelos usaria, e me parece que voa mais lento que um aeromodelo também!

[yt]rqXb74T02uo[/yt]
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jujuba
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Mensagempor jujuba » 07 Out 2013 23:22

Aqui está o link para obter as plantas de graça de qualquer ultraleve de madeira feito pelo Time MiniMax.

http://www.teammini-max.com/aircraft/1700r-hi-max/#

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CONDOR 2
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Mensagempor CONDOR 2 » 07 Out 2013 23:29

Muito bom.

Gostei do link jujuba.

Mas não teria coragem.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

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offsyde
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Mensagempor offsyde » 08 Out 2013 10:42

Eu comecei a construir um afordaplane a uns 5 anos, mais quando vi o tamanho do brinquedo acabei desistindo por não ter onde operar com ele, guardar Etc. Cheguei a montar 2 motores de fusca 1600 para colocar nele... hoje a estrutura esta la parada enferrujando... mais da vontade de voltar a montar algo parecido... Hoje eu iria de trike 1600 sem duvida.

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Everton de Castro
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Mensagempor Everton de Castro » 08 Out 2013 11:07

Qual será teto de operação desses ultraleves ? Com o Aeromax fica bem frio ligeiro rsss. No site achei o fpm que é a razão de subida. Também fico imaginando como uma aeronave dessa se comportaria numa turbulência...

alexandrepalhynha
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Mensagempor alexandrepalhynha » 08 Out 2013 11:34

asa fixa tem esse problema de espaço. por isso sai do UL convencional e fui para o trike e girocoptero. o trike é ainda mais simples pq poe na carretinha e traz pra casa. mas asa fixa tem uma vantagem, voa com menos motor e é mais rapido.

celso-jr
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Mensagempor celso-jr » 08 Out 2013 11:48

Alexandre, vc esta voando girocoptero atualmente ou já parou.
abs

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alexandre lopes
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Mensagempor alexandre lopes » 08 Out 2013 11:56

[quote:9f7068e55e="offsyde"]Eu comecei a construir um afordaplane a uns 5 anos, mais quando vi o tamanho do brinquedo acabei desistindo por não ter onde operar com ele, guardar Etc. Cheguei a montar 2 motores de fusca 1600 para colocar nele... hoje a estrutura esta la parada enferrujando... mais da vontade de voltar a montar algo parecido... Hoje eu iria de trike 1600 sem duvida.[/quote:9f7068e55e]

Se não for para deixar hangarado um ultraleve desse, é melhor não finalizar mesmo. Por mais barato que o avião seja, os custos mensais são altos.

Faz um ano que estou na pilha de construir algo para voar, depois de muito pesquisar cheguei a conclusão que o mais seguro e barato é um mini trike monoplace ou uma asa delta com motor no pé (FLPHG)...

Espero em um futuro próximo, realizar este sonho de ter algo para voar nos finais de semana. :D

Mini Trike
[yt]1yOn73slPUE?t=1m29s[/yt]

Asa Delta c/ motor no pé
[yt]uidh6aGYRiE[/yt]

Asa Delta c/ chassi kite buggy 180~250cc
[img:9f7068e55e]http://trikebuggy.com/assembly/delta/images/tbdelta_800x.jpg[/img:9f7068e55e]

Asa delta motor no pé
[img]http://xa.yimg.com/kq/groups/1892045/homepage/name/homepage.jpg?type=sn[/img]
[img:9f7068e55e]http://static-2.socialgo.com/cache/142422/image/159.jpg[/img:9f7068e55e]
[img:9f7068e55e]http://forums.bmaa.org/attach.aspx/1919/IMG_0250.JPG[/img:9f7068e55e]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.

alexandrepalhynha
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Mensagempor alexandrepalhynha » 08 Out 2013 14:44

comecei no giro em 1994 ou 95, acho, mas depois parei por causa da minha filha que tinha nascido e um acidente que matou um amigo. dai fui pro ultraleve comum e depois trike.
estou de olho nisso aqui agora: http://uk.groups.yahoo.com/group/Back-Pack-Helicopter/messages/

quem quiser saber mais sobre minitrikes, acesse o meu grupo: http://groups.yahoo.com/neo/groups/MiniTrikeQuadBR/conversations/messages

abcs

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Cesar-SP
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Mensagempor Cesar-SP » 08 Out 2013 16:41

O nosso amigo Pedro esta construindo este STOL CH-701 ,
lick da construção http://www.tudoquevoa.com/messages.aspx?TopicID=5
Anexos
STOL.jpg
STOL.jpg (115.53 KiB) Exibido 14768 vezes
warp drive Sr Sulo

celso-jr
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Mensagempor celso-jr » 08 Out 2013 18:24

alexandre, voei quase trinta anos de girocoptero faltou pouco.
inclusive dei aulas de giro, e hj a maquina esta guardada aqui em casa, mas é uma maquina muito gostosa de voar e mto segura.
abs

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jujuba
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Mensagempor jujuba » 08 Out 2013 21:13

Eu também já comecei a fazer o Affordaplane a alguns meses, parei por enquanto devido ao preço do alumínio aeronáutico que é muito caro, vai ficar em stand by por algum tempo.

Também estou envolvido na construção do aeromodelo mega, super, ultra giant de 8m de envergadura por 5,5 de fuselagem. Já fiz a planta do meu jeito, já que é um modelo de criação própria. Cortei as nervuras da asa e fotografei, vai ser todo de pinho e compensado 4mm, vou passar às longarinas e iniciar a fuselagem aí... Pausa...

Me deparei com esse AeroMax e apaixonei na hora, baixei a planta e vou mandar plotar em uma gráfica pra iniciar a construção.
Minha oficina já tem: Uma serra de mesa Skill, uma tupia fresadora, serra tico-tico, furadeira manual mas vou comprar também uma de bancada, parafusadeira elétrica com jogo de brocas, micro retífica Dremel, esmeril de bancada, soprador térmico, lixadeira elétrica e um compressor de 4hp, chaves de boca, fendas, plaina manual, e eu, uma boa experiência com mecânica em motores dois tempos.

Minha preferência sempre foi trabalhar com madeira e esse Aeromax caiu como uma luva! Tenho aqui um motor Rotax 503 de dupla carburação que comprei de um cara que voa um paratrike, o bicho vaza óleo pra caramba mas vou desmontar todo e trocar todas as juntas rsrs.

Sei que vão pensar: Mas o cara ainda nem terminou o primeiro projeto e já está se metendo no terceiro! É que minha cabeça trabalha pensando em linha de produção industrial, e desse jeito eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo sem sair do foco de nenhuma.

Meu maior problema reside na compra dos aviônicos que são um pouco caros e o orçamento esse ano foi um pouco apertado devido a muitos compromissos.

Estou frequentando um fórum de aviação experimental a alguns meses e tenho aprendido muito, além de agregar conhecimentos daqui do E-voo em meus projetos. Afinal de contas, um aeromodelo é um avião em menor escala! :lol: :lol:
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Mensagempor alexandrepalhynha » 09 Out 2013 08:33

celso vc tem um ac4? acho que ja te vi no forum girocoptero.com.br
eu acho o giro uma das mais seguras aeronaves. so quem voa nele acredita.
inclusive quase montei um giro rc.....

tenho aqui em casa ainda um minitrike com asa de pano duplo e motor rotax 377. quem sabe eu monte ele de novo agora no verão.

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Mensagempor celso-jr » 09 Out 2013 11:11

Sim Alexandre
AC4 biplace- Montalva, ta guardado aqui e tenho um ac4 monoplace para montar, com quase todas as peças.
abs

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Mensagempor alexandrepalhynha » 09 Out 2013 11:17

Celso tira a planta desse biplace pra fazer um "escalinha".....

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Mensagempor offsyde » 09 Out 2013 11:35

Estou voando de parapente... e estou muito feliz... pretendo montar um paramotor em breve...

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Mensagempor celso-jr » 09 Out 2013 12:35

Sim Alexandre
AC4 biplace- Montalva, ta guardado aqui e tenho um ac4 monoplace para montar, com quase todas as peças.
abs

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Mensagempor Cesar-SP » 09 Out 2013 22:52

Quer um Ultraleve fala com o Honorio

[yt]IpIkoS6YqGU#t=49[/yt]
warp drive Sr Sulo

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Mensagempor jujuba » 09 Out 2013 23:35

Algumas fotos do AeroMax.

[img:e2a590d168]http://www.lightsportaircraftpilot.com/aeromax_jdtmini-max_ultralight/images/aeromax/aeromax-1.JPG[/img:e2a590d168]

[img:e2a590d168]http://www.lightsportaircraftpilot.com/aeromax_jdtmini-max_ultralight/images/aeromax/aeromax-4.JPG[/img:e2a590d168]
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Mensagempor jujuba » 09 Out 2013 23:43

[quote:0d1b9032da="Cesar-SP"]Quer um Ultraleve fala com o Honorio

[yt]IpIkoS6YqGU#t=49[/yt][/quote:0d1b9032da]

Rapaz! Esse Honório é o cara! Gostei demais Cesar!
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Mensagempor jujuba » 10 Out 2013 12:43

[quote:7645b784b4="offsyde"]Eu comecei a construir um afordaplane a uns 5 anos, mais quando vi o tamanho do brinquedo acabei desistindo por não ter onde operar com ele, guardar Etc. Cheguei a montar 2 motores de fusca 1600 para colocar nele... hoje a estrutura esta la parada enferrujando... mais da vontade de voltar a montar algo parecido... Hoje eu iria de trike 1600 sem duvida.[/quote:7645b784b4]

Existe a opção de fazer a asa "folding". Fica muito fácil levar o ultraleve pra qualquer lugar em uma carreta.

[yt]FLs3Hzqr9oQ[/yt]
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