Lenha após rajada de vento

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Lenha após rajada de vento

Mensagem por Bivo »

Senhores sou novo no hobby. Tenho um cessna de isopor e já me sinto um pouco mais seguro para voá-lo, entretando, após 20 minutos de voo quando eu estava fazendo a volta para aproximação a baixa altitude, começou um vento forte e repentino o que levou o avião para o chão.

Vocês tem alguma dica de como proceder quando ocorrer isso? :roll:
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Nesses casos, se o avião estiver em baixa velocidade evite usar os ailerons bruscamente ou com comandos longos.

Um solução é acelerar e abortar o pouso.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

VOCÊ QUER DIZER EVITE USAR O AILERON NO POUSO NÃO É? A não ser que venha Glissando...

Use leme!!! Se chama leme de direção por algum motivo!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Daniel nicolaud
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 11:46 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Daniel nicolaud »

E como o marco falou no pouso use leme eu depois que aprendi usar somente leme no pouso meus pousos mudaram, para melhor.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Acredito que vai depender da velocidade do vento, tipo de vento, características do avião e potência do motor. Agora me recordo que decidi fazer a volta para a aproximação para o mesmo lado em que o vento soprava, o que provavelmente contribuiu para aumentar a perda de sustentação. Não me recordo de ter acelerado o motor. Talvez se eu tivesse feito a volta no sentido oposto ao vento e acelerando o motor a plena carga, a perda de sustentação não teria sido tão grande. Mesmo assim não tenho certeza se seria possível, pois com o avião de isopor, envergadura de 1M, 650g e motor turnigy 2210C com hélice 9x5 com um vento que calculo ser aprox 20 Km/h acho que sería difícil. O que acham?
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:032467cd44="Bivo"]...Agora me recordo que decidi fazer a volta para a aproximação para o mesmo lado em que o vento soprava...[/quote:032467cd44]
maisssss... você tava fazendo aproximação pra pousar? com vento de caUda?
.....................
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Não exatamente, eu fiz a aproximação com vento de proa, arremeti, e ao fazer a volta em baixa altitude para nova aproximação (com vento de cauda ) é que tive problema.
Avatar do usuário
andrevanzolin
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 4:16 pm
Localização: Orlândia, SP

Mensagem por andrevanzolin »

Nesse fim de semana eu vim em um pouso glissado tão bonito, pena que a filmagem que fizeram filmou tudo, menos meu avião......
Treinadorzão acrobático (Peteleco) e Ipanemão na ativa. Até o fim do ano eu monto o Super Skybolt pra voar.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:79d2530f08="Bivo"]Não exatamente, eu fiz a aproximação com vento de proa, arremeti, e ao fazer a volta em baixa altitude para nova aproximação (com vento de cauda ) é que tive problema.[/quote:79d2530f08]

mais aí não pode ser lento... velocidade relativa...senão acontece isso mesmo.
perna do vento tem que fazer no motor. tirar motor só da perna base pra final.
agora tu já sabe....
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Obrigado pela dica.
Responder