14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Mensagem por Marcos Quito »

Eu recebi este texto por e-mail, apenas para compartilhar.
Também gostaria de saber se alguém sabe da veracidade ou não de tudo o que está escrito.
===========================================

14 BIS, um sonho que não pode ser roubado

No ano de comemoração dos 100 anos da aviação mundial o Brasil passa pelo seu maior orgulho e também por uma vergonha sem parâmetros.

Depois de vários anos de tentativas de pilotos, engenheiros, mecânicos, inclusive instituições tecnologicas de renome, o mecânico Sr. Alan Calassa em quatro anos de trabalho, com investimento próprio de aproximadamente R$ 1.500.000,00, um milhão e meio de reais, pesquisas incansáveis, muito suor e força de vontade finalmente construiu e alçou vôo com o primeiro 14 BIS após Santos Dumont.

Após algumas tentativas, o Sr. Alan conseguiu autorizações para apresentar-se com a sua obra de arte em algumas capitais brasileiras, o porém é que a Força Aérea, se mordendo de inveja, autorizou seus vôos apenas em cidades onde o vento se apresenta muito forte em relação à capacidade da estrutura e do motor do 14 BIS do Sr. Calassa. Mesmo com os problemas BURROcráticos, nosso piloto fechou o aeroporto de fortaleza por duas horas em função da perfeição da decolagem, vôo e pouso que fez o público literalmente pedir Bis, pedido que foi atendido com muito gosto e sucesso.

No dia 22 de outubro de 2006, os militares não gostariam que mais um vôo desse certo em frente da imprensa mundial e fizeram o possível para atrapalhar a apresentação, autorizaram apenas meia hora, das 16:30 às 17:00 para a tentativa de decolagem, impediram que o Sr. Calassa fizesse o reconhecimento da "pista" de grama no meio da esplanada dos ministérios e não forneceram uma biruta para que se pudesse saber a direção do vento, este que sofria variações e estava muito forte obrigando Calassa a improvisar uma biruta com um cano de pvc e uma fita de isolamento e a receber a ajuda dos amigos incluindo famoso aviador e escritor Gerard Móss, que arrancavam a grama do chão e jogavam pra cima para saber a direção do vento. Contudo, mais uma vez Calassa contrariou os invejosos e decolou com sua aeronave que, pela irregularidade da grama, quebrou a roda no pouso, nada acontecendo com o piloto e murchando o peito de quem não queria o seu sucesso. Indignados com a situação Calassa, Móss, e autoridades da aviação conhecidas mundialmente deixaram a esplanada muito decepcionados com a falta de ética dos militares, alguns com lágrimas nos olhos..

No dia seguinte o Jornal Hoje apresentou uma matéria onde era entrevistado um piloto da FAB ridiculamente fantasiado de Santos Dumont e assumindo todo o credito pelo vôo que obviamente não foi ele quem comandou. Em uma manipulação de imagens, a TV Globo mostrou o 14 BIS voando mas nunca o rosto do piloto, que era na verdade o Sr. Calassa e não o coronel da FAB que levou o credito pelo vôo em rede nacional. MENTIRA.

Planeja-se agora, repetir o vôo do 14 BIS no mesmo local em que Santos Dumont mudou a história da humanidade mas a Força Aérea não quer permitir que o mecânico Calassa voe lá por que ele não possui a licença para pilotagem, brevê, e escalou um piloto, não o das entrevistas, para pilotar a aeronave em Paris, mas necessitou que o Sr. Alan, detalhe, sem brevê, instruísse um piloto brevetado, com varias horas de vôo inclusive com caças em seu currículo, para pilotar um "simples" 14 BIS. Humildemente, Calassa aceitou a situação constrangedora e instruiu no aeroporto de caldas novas, por um único dia, o comandante militar, que se julgou capaz de voar a aeronave sozinho no dia seguinte, sem dar ouvidos ao dono da aeronave que, logicamente, não o julgara nada capaz.

Calassa passou a noite em claro, preocupado com a segurança do piloto irresponsável e egocêntrico. Ás 5:30 da manhã, Calassa e sua filha Aline, que é a única pessoa que pilota o 14 BIS alem do pai, aumentando ainda mais a inveja e a cobiça dos militares antigos por ser mulher, acordaram e rumaram para o aeroporto de caldas, presenciando em menos de vinte minutos o piloto assumir uma atitude anormal com a aeronave subindo cabrado demais e cortando o motor ao ver que estava fazendo besteira, atitude que foi claramente proibida por Calassa na instrução pois o 14 BIS não pode ter o seu motor cortado em vôo. O resultado dos erros foi a cena do piloto entrando em uma bela queda livre quebrando a aeronave que, felizmente não é a única.Ah, o piloto saiu ileso.

Nós não podemos deixar que um grande representante da persistência e inteligência brasileira seja apagado pelo ego de uma Força que utiliza literalmente da força para ganhar os créditos pelos quais não apoiaram nem financeira nem moralmente e pelo contrario, só fizeram atrapalhar. Se você quer fazer a sua parte em apoio ao nosso amigo Alan Calassa, repasse esse e-mail a conhecidos, à imprensa e à Força Aérea e os faça conseguir que o mérito e o reconhecimento sejam dados à pessoa certa e que ele vá à França mostrar sua proeza, a pessoa que sem a ajuda do governo ou de qualquer organização, conseguiu realizar a façanha de construir e voar o grande sonho de Santos Dumont, o Senhor Alan Calassa.
Pedro Rodrigues Parente Neto

Estudante de Ciências Aeronáticas da Universidade Católica de Goiás
================================================
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1524
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

http://www.defesanet.com.br/eads/eads_helibras_14bis.htm
http://www.santosdumont.14bis.mil.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=40

|Acho que ajuda a entender um pouco...
Pedro Buta
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Set 25, 2015 11:09 am
Localização: tabatinga -am

Re: 14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Mensagem por Pedro Buta »

Bom dia, sou o autor do texto. O escrevi ha nove anos, não sabia que estava online. Fico satisfeito. Sim, conheci o Sr. Alan Calassa em um seminário acadêmico ocorrido na PUC de Goiás, então UCG, quando fazia o curso de Ciências Aeronáuticas. La ele foi solicitado pelos presentes a detalhar cada acontecimento da sua historia, as dificuldades que passou naturalmente e as que lhe foram impostas. Não tenho contato com ele ha vários anos, mas ele trabalha e frequenta o aeroporto de Caldas Novas em Goiás. Reside na mesma cidade também. Se o blogger desse canal visualizar esta resposta. Entre em contato comigo por favor!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: 14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Mensagem por Gilberto_CWB »

Li todo o texto, mas muita coisa não é clara.
Pessoalmente, não creio que a FAB criaria tanto problema, exceto, claro, os de ordem técnica.
O que me deixou intrigado foi ler que "militares" não permitiram a ida e o voo da réplica em Paris ( afinal foi lá que Dumont deu a volta na torre).
Parece-me que tal "autorização" é exclusiva do governo francês, juntamente com os orgãos responsáveis de lá, e havendo concordância, nem a Presidente do Brasil pode proibir.
Quem são esses "militares"?
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: 14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Mensagem por Antonio Carlos »

Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: 14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Mensagem por LaercioLMB »

Gilberto_CWB escreveu:Li todo o texto, mas muita coisa não é clara.
Pessoalmente, não creio que a FAB criaria tanto problema, exceto, claro, os de ordem técnica.
O que me deixou intrigado foi ler que "militares" não permitiram a ida e o voo da réplica em Paris ( afinal foi lá que Dumont deu a volta na torre).
Parece-me que tal "autorização" é exclusiva do governo francês, juntamente com os orgãos responsáveis de lá, e havendo concordância, nem a Presidente do Brasil pode proibir.
Quem são esses "militares"?



De fato.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: 14 BIS, em defesa e apoio a Alan Calassa

Mensagem por oswaldo pires »

Nos comentários do vídeo um gringo reclama que o motor do 14bis, é atual, portanto não é réplica fiel
duro porém voando
Responder