Voos na chuva

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Voos na chuva

Mensagem por fabricio spindler »

acesso videos sempre que posso de aeromodelismo principalmente helimodelismo desde que comecei a 3 anos no hobby , nunca assisti um heli voando na chuva,1° vez .

Quais os procedimentos necessários para um voo na chuva tanto com o HELI como no AERO ?
all right
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Tem vídeo?
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Mensagem por fabricio spindler »

[quote:3d58661c45="oswaldo pires"]Tem vídeo?[/quote:3d58661c45]

Nunca fiz voos com meus helis na chuva , mas a pergunta sempre vinha a toa em sab e dom de chuva . meus helis não são de scala , e quanto ao rádio(cuidados) ?

esse video assisti pela 1° vez ,chuvendo
[yt]Hho4LPYaFXY[/yt]
all right
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Bom... eu não vejo necessidade de voar na chuva, mas, se for "necessário" tomar cuidado de proteger o receptor, envolvendo com um balão de festa os camisinha, e torcer para não entrar água no venturi do carburador, se tratando ce Glow.

No caso de elétrico, desiste! Água e eletronica (motor, esc, conectores) não se misturam e caso se misturem alguém saí perdendo, neste caso, o aeromodelista. hehe
Avatar do usuário
grampani
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Dom Jan 30, 2011 10:52 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por grampani »

Eu já descordo do Douglas. Já voei na chuva, inclusive fpv. (Avião)
Sem qualquer problema.

Abraços
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Grampani

Com motor exposto? Qual intensidade da chuva?

Acho que esta relação tem muito a ver com a intensidade da chuva né?
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Motor brushless funciona até dentro da água (se não me engano o brushed também!)! Se não houver eletrônica exposta com chance de molhar o rx, os contatos da bateria e do motor com o speed, não tem problemas. O máximo que vai acontecer é que dependendo da intensidade da chuva a turbulência do vôo vai ser maior ou menor.
Se for possível fica sob uma cobertura com o rádio melhor, já se tiver de ir para a chuva junto com o modelo melhor arranjar um jeito de proteger o TX para não entrar água.
No geral, claro que não há necessidade de se pilotar na chuva, mas eu já fiz isso com avião e foi bem divertido pois as condições de pilotagem mudam muito e o desafio é inédito! Só nunca pilotei helicóptero então não poderia me aprofundar mais!
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Mensagem por queiroga »

Quando tinha meu asa alta GLOW, voei algumas vezes na chuva(chuva fraca), é muito bom.

No asa alta, a eletronica fica toda dentro da fuselagem, e com o vento gerado pela hélice, duvido que entre agua no carburador.

abs!
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Esse vídeo eu já vi, mas diretamente na chuva não[yt]anBhPpB-fBI[/yt]
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Mensagem por fabricio spindler »

ta ok ,isolamento , no RX , ESC , e rádio(tx) motor não precisa ter maiores cuidados , quantos aos servos ? entrar água no eixo do horn ,dificil ?
Responder