Recuperando cianoacrilato viscoso e desentupir bico de ciano

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Recuperando cianoacrilato viscoso e desentupir bico de ciano

Mensagem por Marco Antonio »

Depois de um temp o ciano começa a ficar pastoso, em pouco tempo endurece e é o fim.
Consegui recuperar dois tubos usando Acetona PA, não serve acetona de farmácia!!! Bastou colocar um pouco e esperar um dia e ela retomou a viscosidade.
Um pouco... o quanto é isso??? Vai depender de como ela está e de como ela era, tem que ir por tentativa e aos poucos, acertei da primeira.

[b:d954af45dd]DESENTUPIR O BICO FUNCIONA COM ACETONA DE FARMÁCIA!!![/b:d954af45dd]
Editei para acrescentar essa parte pois havia esquecido.. basta colocar o bico em um copo com acetona, tapar com um pano e esperar 12h

[img:d954af45dd]https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/10394796_10202792656912400_3133512483966763839_n.jpg[/img:d954af45dd]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
MAX
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Qui Mai 04, 2006 10:28 pm
Localização: Ex Sampa.Sp. Now....Varzea Grande - Mato Grosso

Mensagem por MAX »

Será solta um eixo do motor de um bimotor micrinho que eu voava no Ibira que por descuido meu caiu no eixo e nunca mais mexi nele.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7102f389b9="MAX"]Será solta um eixo do motor de um bimotor micrinho que eu voava no Ibira que por descuido meu caiu no eixo e nunca mais mexi nele.[/quote:7102f389b9]

Já consegui fazer isso, deu trabalho mas consegui.

Outra coisa que funciona muito bem é desentupir bico de ciano... você deixa dentro de um copo com acetona, [b:7102f389b9]pode ser até mesmo de farmácia[/b:7102f389b9] e coloca um pano por cima.
No dia seguinte ta sem nada!!!!

..Alias vou incluir isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
MAX
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Qui Mai 04, 2006 10:28 pm
Localização: Ex Sampa.Sp. Now....Varzea Grande - Mato Grosso

Mensagem por MAX »

Vou tentar.
Obrigado.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu considero cola como componente crítico da construção, se a cola não está 100% eu não uso para nada que voe, deixo para coisas menos nobres.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Alex.. antes de postar eu fiz um teste de resistência com a cola e ela continua a mesma. Eu havia notado isso a anos quando fui desfazer uma colagem errada com debonder e notei que a ciano amolecia e depois adesivava novamente.

Peguei três materiais, entre eles metal com metal e coloquei ciano recuperada e nova, a mesma numeração. Em todas o resultado foi o mesmo.
Não sei isso com o passar do tempo...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder