Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?
- guildy93
- membro
- Mensagens: 4328
- Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
- Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000
Está pensando na cereja do bolo!!
Empresas aéreas dificilmente contratam pilotos sem curso de vôo de instrumentos e ao menos 500h de voo. Vai ter que ralar bastante em outros trabalhos até chegar lá.
Quer sair do zero e voar um avião de 30 milhões de reais com 200 almas nas mãos em menos de 5 anos? :lol:
Abraços!
Empresas aéreas dificilmente contratam pilotos sem curso de vôo de instrumentos e ao menos 500h de voo. Vai ter que ralar bastante em outros trabalhos até chegar lá.
Quer sair do zero e voar um avião de 30 milhões de reais com 200 almas nas mãos em menos de 5 anos? :lol:
Abraços!
- Michael Thies
- membro
- Mensagens: 168
- Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
- Localização: Teutônia - RS
- Contato:
[quote:b868a14fb1="guildy93"]Está pensando na cereja do bolo!!
Empresas aéreas dificilmente contratam pilotos sem curso de vôo de instrumentos e ao menos 500h de voo. Vai ter que ralar bastante em outros trabalhos até chegar lá.
Quer sair do zero e voar um avião de 30 milhões de reais com 200 almas nas mãos em menos de 5 anos? :lol:
Abraços![/quote:b868a14fb1]
Primeiro eu cheguei a pensar que 500horas de vôo era pouco, mas só que não né? A pergunta é, como acumular horas de vôo de forma "auto-sustentável"? Sendo instrutor? Daí me vem a dúvida? Não está muito concorrido esta modalidade?
Empresas aéreas dificilmente contratam pilotos sem curso de vôo de instrumentos e ao menos 500h de voo. Vai ter que ralar bastante em outros trabalhos até chegar lá.
Quer sair do zero e voar um avião de 30 milhões de reais com 200 almas nas mãos em menos de 5 anos? :lol:
Abraços![/quote:b868a14fb1]
Primeiro eu cheguei a pensar que 500horas de vôo era pouco, mas só que não né? A pergunta é, como acumular horas de vôo de forma "auto-sustentável"? Sendo instrutor? Daí me vem a dúvida? Não está muito concorrido esta modalidade?
- Michael Thies
- membro
- Mensagens: 168
- Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
- Localização: Teutônia - RS
- Contato:
- felipe westin
- membro
- Mensagens: 447
- Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:93ec177bad="Michael Thies"]Alguém aqui é PLA e começou na a carreira na faixa dos 30 anos?[/quote:93ec177bad]
Michael,
Eu conheci alguns instrutores em Sorocaba que começaram na faixa dos 30 mas estavam seguindo para a aviação agrícola, inclusive alguns que acabaram o curso muito rápido: foram do zero à PC/INVA em apenas 2 anos. A linha aérea é uma das inúmeras opções para a carreira de piloto.
Michael,
Eu conheci alguns instrutores em Sorocaba que começaram na faixa dos 30 mas estavam seguindo para a aviação agrícola, inclusive alguns que acabaram o curso muito rápido: foram do zero à PC/INVA em apenas 2 anos. A linha aérea é uma das inúmeras opções para a carreira de piloto.
Editado pela última vez por felipe westin em Qua Mai 13, 2015 9:58 pm, em um total de 1 vez.
Felipe Westin
- Michael Thies
- membro
- Mensagens: 168
- Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
- Localização: Teutônia - RS
- Contato:
Desculpem, acho que me expressei mal. Eu quis dizer se alguém iniciou o treinamento nessa faixa de idade?
Tipo, com 30 anos começar do zero instrução, sem nenhum contato do meio até PLA?
Desculpem aos que me vêem e pareço uma menininha só fazendo pergunta boba, mas é que estou decidindo se vou fazer uma grande mudança no rumo da minha vida, estou um pouco receoso. Como disse, não conheço nenhum piloto, logo não tenho ninguém a que recorrer e pedir ajuda.
Tipo, com 30 anos começar do zero instrução, sem nenhum contato do meio até PLA?
Desculpem aos que me vêem e pareço uma menininha só fazendo pergunta boba, mas é que estou decidindo se vou fazer uma grande mudança no rumo da minha vida, estou um pouco receoso. Como disse, não conheço nenhum piloto, logo não tenho ninguém a que recorrer e pedir ajuda.
- guildy93
- membro
- Mensagens: 4328
- Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
- Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000
[quote:3ed6c29fe7="Michael Thies"]Alguém aqui é PLA e começou na a carreira na faixa dos 30 anos?[/quote:3ed6c29fe7]
A legislação permite que comandantes de voos internacionais voem até os 60 anos.
Que comece aos 30 e entre no cockpit de um grande jato aos 40 (exagerando). Terá 20 anos de serviço em uma linha aérea.
http://www2.anac.gov.br/habilitacao/Pilotos5.asp
Para a aviação doméstica, não sei ao certo te dizer como funciona. creio que não exista limitação de idade, só o exame de saúde para dizer.
Abraço.
A legislação permite que comandantes de voos internacionais voem até os 60 anos.
Que comece aos 30 e entre no cockpit de um grande jato aos 40 (exagerando). Terá 20 anos de serviço em uma linha aérea.
http://www2.anac.gov.br/habilitacao/Pilotos5.asp
Para a aviação doméstica, não sei ao certo te dizer como funciona. creio que não exista limitação de idade, só o exame de saúde para dizer.
Abraço.
- Cicero Rodrigo
- membro
- Mensagens: 86
- Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
- Localização: Foz do Iguaçu Paraná
- Contato:
Re: Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?
[quote:7279c80a01="Michael Thies"]Amigos, há tempos venho com uma vontade que, por eu ser natural de uma cidade do interior e de família de classe média/baixa, mais me parecia um sonho que uma meta: ser piloto de linhas aéreas.
Bem, já li um pouco a respeito dos procedimentos, dos cursos, da duração, etc... E eu pergunto: Eu tendo 23 anos, faculdade de Eng. Elétrica 20% concluída, ainda é possível eu pensar em realizar meu sonho? Notem que eu trabalho em um emprego que me permite pagar em média 3 ou 4 cadeiras da faculdade. Esta é minha única fonte de renda, e para fazer os cursos de preparação é necessário dedicação em tempo integral.
Gostaria da opinião de colegas que já são pilotos e que compartilhem suas experiências e percepções sobre o assunto. Se há "caminhos das pedras" que me deem uma noção de tempo, custos e perspectivas para eu ter uma ideia do que fazer.
Desde já, agradeço a atenção de todos.
Abraços!!![/quote:7279c80a01]
Amigo talvez eu posso te ajudar,
Eu tenho 41 anos de idade,comecei na aviação com 17 anos,no aeroclube,tirei meu PP com 18,hoje sou PLA CMTE. de 737 NG (700,800,900) trabalho na GOL.
Eu sou de uma época em que logo que se saia do aeroclube a nossa preocupação era procurar aviões para poder VOAR, para aprender realmente a navegar,acumular EXPERIENCIA e acumular horas de voo.
Nesta época se voava nos aeroclubes como instrutor,fazia-se voos panorâmicos,lançava-se paraquedistas, voava-se com pilotos mais experientes fazendo navegações instrumento real,noturna,voando em mal tempo enfim, voava-se de verdade.
Hoje a moçada quer ir a um aeroclube e fechar um "pacotão" e pagar seu PP, PC, IFR e até o PLA porque o seu objetivo é voar Boeing ou Airbus o quanto antes.
Bom isso ??? eu acho péssimo, porque???
Porque a falta dessa experiencia vai se manifestar quando esse cidadão estiver sentado na cabine desse jato,e é ali que ele vai ter que aprender a duras penas aquilo que ele já deveria ter aprendido antes ,pelo menos ter tido alguma noção, não é por acaso que as companhias exigem experiencia de voo, não horas de voo,entende a diferença?
Então o conselho,se é isso que você está pedindo, é que se dedique realmente a aviação, estude estude estude e voe bastante, antes de querer pilotar Boeing,ou Airbus sei lá...
Você tem tudo,o principal é a sua vontade,a idade favorece, mas estude tire as carteiras, quando tirar seu PC vá procurar um taxi aéreo, voe bastante depoooiiiss pense em linha aérea ok??
Bem, já li um pouco a respeito dos procedimentos, dos cursos, da duração, etc... E eu pergunto: Eu tendo 23 anos, faculdade de Eng. Elétrica 20% concluída, ainda é possível eu pensar em realizar meu sonho? Notem que eu trabalho em um emprego que me permite pagar em média 3 ou 4 cadeiras da faculdade. Esta é minha única fonte de renda, e para fazer os cursos de preparação é necessário dedicação em tempo integral.
Gostaria da opinião de colegas que já são pilotos e que compartilhem suas experiências e percepções sobre o assunto. Se há "caminhos das pedras" que me deem uma noção de tempo, custos e perspectivas para eu ter uma ideia do que fazer.
Desde já, agradeço a atenção de todos.
Abraços!!![/quote:7279c80a01]
Amigo talvez eu posso te ajudar,
Eu tenho 41 anos de idade,comecei na aviação com 17 anos,no aeroclube,tirei meu PP com 18,hoje sou PLA CMTE. de 737 NG (700,800,900) trabalho na GOL.
Eu sou de uma época em que logo que se saia do aeroclube a nossa preocupação era procurar aviões para poder VOAR, para aprender realmente a navegar,acumular EXPERIENCIA e acumular horas de voo.
Nesta época se voava nos aeroclubes como instrutor,fazia-se voos panorâmicos,lançava-se paraquedistas, voava-se com pilotos mais experientes fazendo navegações instrumento real,noturna,voando em mal tempo enfim, voava-se de verdade.
Hoje a moçada quer ir a um aeroclube e fechar um "pacotão" e pagar seu PP, PC, IFR e até o PLA porque o seu objetivo é voar Boeing ou Airbus o quanto antes.
Bom isso ??? eu acho péssimo, porque???
Porque a falta dessa experiencia vai se manifestar quando esse cidadão estiver sentado na cabine desse jato,e é ali que ele vai ter que aprender a duras penas aquilo que ele já deveria ter aprendido antes ,pelo menos ter tido alguma noção, não é por acaso que as companhias exigem experiencia de voo, não horas de voo,entende a diferença?
Então o conselho,se é isso que você está pedindo, é que se dedique realmente a aviação, estude estude estude e voe bastante, antes de querer pilotar Boeing,ou Airbus sei lá...
Você tem tudo,o principal é a sua vontade,a idade favorece, mas estude tire as carteiras, quando tirar seu PC vá procurar um taxi aéreo, voe bastante depoooiiiss pense em linha aérea ok??
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR