Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

Está pensando na cereja do bolo!!

Empresas aéreas dificilmente contratam pilotos sem curso de vôo de instrumentos e ao menos 500h de voo. Vai ter que ralar bastante em outros trabalhos até chegar lá.

Quer sair do zero e voar um avião de 30 milhões de reais com 200 almas nas mãos em menos de 5 anos? :lol:

Abraços!
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

[quote:b868a14fb1="guildy93"]Está pensando na cereja do bolo!!

Empresas aéreas dificilmente contratam pilotos sem curso de vôo de instrumentos e ao menos 500h de voo. Vai ter que ralar bastante em outros trabalhos até chegar lá.

Quer sair do zero e voar um avião de 30 milhões de reais com 200 almas nas mãos em menos de 5 anos? :lol:

Abraços![/quote:b868a14fb1]

Primeiro eu cheguei a pensar que 500horas de vôo era pouco, mas só que não né? A pergunta é, como acumular horas de vôo de forma "auto-sustentável"? Sendo instrutor? Daí me vem a dúvida? Não está muito concorrido esta modalidade?
atr72
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Abr 28, 2014 10:28 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por atr72 »

Tem muita gente que está na linha que entrou com 150 horas. Muitas. Vide projeto asa.

Auto-sustentável só na instrução ou trabalhando... Mas aí o mercado também difícil. São ciclos como eu disse. Se quer ser piloto encare tudo. Senão....
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

Alguém aqui é PLA e começou na a carreira na faixa dos 30 anos?
Avatar do usuário
felipe westin
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por felipe westin »

[quote:93ec177bad="Michael Thies"]Alguém aqui é PLA e começou na a carreira na faixa dos 30 anos?[/quote:93ec177bad]

Michael,

Eu conheci alguns instrutores em Sorocaba que começaram na faixa dos 30 mas estavam seguindo para a aviação agrícola, inclusive alguns que acabaram o curso muito rápido: foram do zero à PC/INVA em apenas 2 anos. A linha aérea é uma das inúmeras opções para a carreira de piloto.
Editado pela última vez por felipe westin em Qua Mai 13, 2015 9:58 pm, em um total de 1 vez.
Felipe Westin
atr72
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Abr 28, 2014 10:28 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por atr72 »

[quote:abfe8dd380="Michael Thies"]Alguém aqui é PLA e começou na a carreira na faixa dos 30 anos?[/quote:abfe8dd380]

Eu!

Comecei a voar na linha precisamente com 34 anos.
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

Desculpem, acho que me expressei mal. Eu quis dizer se alguém iniciou o treinamento nessa faixa de idade?

Tipo, com 30 anos começar do zero instrução, sem nenhum contato do meio até PLA?

Desculpem aos que me vêem e pareço uma menininha só fazendo pergunta boba, mas é que estou decidindo se vou fazer uma grande mudança no rumo da minha vida, estou um pouco receoso. Como disse, não conheço nenhum piloto, logo não tenho ninguém a que recorrer e pedir ajuda.
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

[quote:3ed6c29fe7="Michael Thies"]Alguém aqui é PLA e começou na a carreira na faixa dos 30 anos?[/quote:3ed6c29fe7]

A legislação permite que comandantes de voos internacionais voem até os 60 anos.

Que comece aos 30 e entre no cockpit de um grande jato aos 40 (exagerando). Terá 20 anos de serviço em uma linha aérea.

http://www2.anac.gov.br/habilitacao/Pilotos5.asp

Para a aviação doméstica, não sei ao certo te dizer como funciona. creio que não exista limitação de idade, só o exame de saúde para dizer.


Abraço.
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Re: Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Mensagem por Cicero Rodrigo »

[quote:7279c80a01="Michael Thies"]Amigos, há tempos venho com uma vontade que, por eu ser natural de uma cidade do interior e de família de classe média/baixa, mais me parecia um sonho que uma meta: ser piloto de linhas aéreas.

Bem, já li um pouco a respeito dos procedimentos, dos cursos, da duração, etc... E eu pergunto: Eu tendo 23 anos, faculdade de Eng. Elétrica 20% concluída, ainda é possível eu pensar em realizar meu sonho? Notem que eu trabalho em um emprego que me permite pagar em média 3 ou 4 cadeiras da faculdade. Esta é minha única fonte de renda, e para fazer os cursos de preparação é necessário dedicação em tempo integral.

Gostaria da opinião de colegas que já são pilotos e que compartilhem suas experiências e percepções sobre o assunto. Se há "caminhos das pedras" que me deem uma noção de tempo, custos e perspectivas para eu ter uma ideia do que fazer.


Desde já, agradeço a atenção de todos.
Abraços!!![/quote:7279c80a01]

Amigo talvez eu posso te ajudar,

Eu tenho 41 anos de idade,comecei na aviação com 17 anos,no aeroclube,tirei meu PP com 18,hoje sou PLA CMTE. de 737 NG (700,800,900) trabalho na GOL.

Eu sou de uma época em que logo que se saia do aeroclube a nossa preocupação era procurar aviões para poder VOAR, para aprender realmente a navegar,acumular EXPERIENCIA e acumular horas de voo.

Nesta época se voava nos aeroclubes como instrutor,fazia-se voos panorâmicos,lançava-se paraquedistas, voava-se com pilotos mais experientes fazendo navegações instrumento real,noturna,voando em mal tempo enfim, voava-se de verdade.

Hoje a moçada quer ir a um aeroclube e fechar um "pacotão" e pagar seu PP, PC, IFR e até o PLA porque o seu objetivo é voar Boeing ou Airbus o quanto antes.

Bom isso ??? eu acho péssimo, porque???

Porque a falta dessa experiencia vai se manifestar quando esse cidadão estiver sentado na cabine desse jato,e é ali que ele vai ter que aprender a duras penas aquilo que ele já deveria ter aprendido antes ,pelo menos ter tido alguma noção, não é por acaso que as companhias exigem experiencia de voo, não horas de voo,entende a diferença?

Então o conselho,se é isso que você está pedindo, é que se dedique realmente a aviação, estude estude estude e voe bastante, antes de querer pilotar Boeing,ou Airbus sei lá...
Você tem tudo,o principal é a sua vontade,a idade favorece, mas estude tire as carteiras, quando tirar seu PC vá procurar um taxi aéreo, voe bastante depoooiiiss pense em linha aérea ok??
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

Para os pilotos de plantão como ainda estou terminando meus estudos (ensino médio) queria saber se treinar no Flight Simulator serve para alguma coisa ou isso não passa de um jogo para PC.
Responder